FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
25 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 25 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Válvulas




Número de Mensagens : 7
Localização : Corroios
Data de inscrição : 29/09/2014

Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Empty
MensagemAssunto: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Icon_minitimeTer Out 07, 2014 10:55 am

Boas a todos,

depois de ter colocado uns posts na minha apresentação, relativamente ao custar a pegar, eis que venho para a secção técnica por causa do mesmo sintoma.

O Xumbázio tinha dito para fazer um teste simples que era desligar a ficha ECT.


Depois de fazer este teste, o comportamento ficou igual exceção para a luz da resistência que não apaga.

De resto, custa sempre a pegar, a frio ou a quente. Dá-se à chave e ele anda ali a rodar montes de tempo sem pegar. Quando finalmente pega, lá vem aquele fumo meio preto e um cheiro a gasóleo queimado que sei lá.

A bateria levou uma nova a cerca de 2 ou 3 meses, 80AH 730A. No teste que fizeram à bateria, continua impecável.

Isto aconteceu do nada, num momento estava bom e depois...ficou assim.

Já experimentei inclusive colocar um booster ligado à bateria e fica igual.

Outro problema que ando a deparar é com a tracção às 4. Sempre que engato as 4, acima dos 30 km/h ou quando necessita de força, por exemplo numa subida, desengata logo a tracção e fico somente com tracção traseira. O manipulo da tracção salta logo e nem vale a pena tentar segurar porque o mais certo é aleijar e bem a mão, tal a força com que salta.


Gosto imenso do carro e por isso mesmo gostava de resolver estas questões.

Aceitam-se ideias e experiências de bom grado!

Cumprimentos a todos
Ir para o topo Ir para baixo
Xumbázio

Xumbázio


Número de Mensagens : 168
Idade : 41
Data de inscrição : 12/07/2013

Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Icon_minitimeTer Out 07, 2014 2:54 pm

Boas camarada Válvulas,

Se desligaste a ficha do ECT e o comportamento é o mesmo é porque o sensor de temperatura está Ok.
Disse-te para fazer este teste porque a centralina calcula o tempo em que as velas ficam acesas consoante o valor dado por esse sensor (ECT), frio= muito tempo, quente= pouco tempo!
Quando o ECT não está bom os arranques do motor são complicados...derivado ao explicado anteriormente.
Com a ficha desligada como a ECU não sabe a temperatura, ela vai reagir no pior cenário, ou seja, extremamente frio, que equivale às velas sempre acesas!
Se mesmo assim custou a pegar, daí não é...
Se acendeu a luz outro bom sinal, é porque o auto diagnostico da centralina também funciona, é só repor a ficha que normaliza de imediato Smile
Essa bateria continua a não ser a ideal, mas não acredito que seja por aí porque está próximo do recomendado...se dizes que já trocaste as velas e meteste uma válvula anti retorno, tudo aponta para a bomba Crying or Very sad mesmo assim ainda podes fazer um despiste, injectores, eu já mandei limpar e re-calibrar os meus na MarcoDiesel (60€ os 4 injectores), e na altura a quantidade de fumo preto reduziu drasticamente, e a resposta melhorou como é obvio!
Como não sou mecânico (sou mais eléctrico), não quero que gastes € desnecessariamente por seguires os meus conselhos, pede a um mecânico entendido em diesel para dar opinião.


Em relação à tracção às 4, estás a usar em que tipo de pavimento? asfalto ou fora de estrada?

Cumprimentos e vai dando novidades cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Válvulas




Número de Mensagens : 7
Localização : Corroios
Data de inscrição : 29/09/2014

Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Icon_minitimeQua Out 08, 2014 12:35 pm

Boas Xumbázio

Pois....relativamente ao pegar, não sei bem o que diga. Já o levei à Barra Diesel (caminho do Barreiro, Palhais) e olharam para aquilo e acharam estranho de facto ao dar à chave, o motor rodar mas segundo eles parece que roda a seco. O que quer que isto queira dizer! Apontei para a bomba ou injectores e descartaram logo essa questão.
Disseram para ir a uma oficina em Almada, que trabalhava com Suzuki, que era a Suzicar ou Suzucar. Sinceramente, e segundo as indicações que me deram, que ficava a caminho do Cristo Rei, não encontrei qualquer oficina ou outro estabelecimento parecido com oficina!

Eventualmente terei que ir à MarcoDiesel para pedir outra opinião.

A tracção às 4, só uso em fora de estrada.....ou tento usar! Assim que ele necessita de força ou/e passo os 20-30 km/h.....salta logo!
A primeira vez que ele fez isto, foi num caminho de areia solta, tipo corta fogo, e numa subida ele saltou (desengatou) as 4x4 e não liguei muito. Depois de acontecer a segunda vez, e outra vez numa subida, que originou logo a traseira a atascar, comecei a reparar no estalo que dava e da manete voltar para a posição 2H.

A ver vamos o que isto dá mas Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
Xumbázio

Xumbázio


Número de Mensagens : 168
Idade : 41
Data de inscrição : 12/07/2013

Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Icon_minitimeQui Out 09, 2014 2:50 pm

Boas Válvulas,

Em relação a oficina oficial Suzuki aqui na nossa zona só conheço a Auto-Avenida antes de chegar a Setúbal como quem vem pela nacional da Volta da Pedra -> AutoAvenida
Essa que te indicaram também não conheço (se calhar já fechou como tantos outros concessionários)!

Em relação ao 4x4 é isso mesmo, os nossos GV's não devem usar o 4WD em asfalto, porque ao ligares o mesmo é como se tivesses um bloqueio a 100% no diferencial central, que neste caso é a própria caixa de transferências que faz esse serviço...ou seja no asfalto ao descreveres uma curva irias estar a forçar a mesma devido à diferença de distância percorrida do eixo dianteiro para o traseiro, e aí sim ele tem esse comportamento de saltar a manete (já fiz isso no meu sem querer Evil or Very Mad ).
Mas já agora qual o comportamento da luz 4WD verde que aparece no topo do painel? fixa? pisca?
Cheira-me que ou a bomba de vácuo está com alguma perda, ou tens o diferencial dianteiro com alguma prisão!!!
E se usares o 4WD em 4L em vez de 4H qual o comportamento?

Cumprimentos Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Válvulas




Número de Mensagens : 7
Localização : Corroios
Data de inscrição : 29/09/2014

Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Icon_minitimeSex Out 10, 2014 2:17 pm

Boas Xumbázio,

isto das oficinas Suzuki...deve ser mesmo isso que disseste. Quando a Suzuki deixou de ter representante em Portugal, o que sobrava de oficinas Suzuki deverá ter fechado.

Em relação à tracção 4x4, quando acciono as 4H, a luz pisca uma vez e depois fica permanentemente acesa.

O comportamento em 4L, experimentei uma vez e foi para nunca mais! Isto porque o sintoma foi exatamente o mesmo, ali entre os 20-30 km/h, saltou e a manete ficou presa na posição N.
Porém, fiquei com tracção 2H. Foi o que valeu senão tinha ficado logo ali.

Tive que desmontar todos aqueles plásticos da consola para aceder e retirar a manete da tracção. Depois alinhei os dois veios de modo a fazer como se fosse um quadrado ou rectangulo. Voltei a encaixar a manete e voilá....voltei a conseguir selecionar tracção de 2H - 4H - N - 4L.

Portanto desde essa vez, usei as 4L até ao máximo 20 km/h e sempre com receio de saltar e voltar a dessincronizar os veios selectivos da tracção.

A sensação que tenho é que parece que existe ali uma restrição qualquer que assim que é necessário alguma força na tracção, salta logo. No diferencial dianteiro? Caixa de transferências? Não sei....mas começa-me a complicar!

Cumprimentos a todos
Ir para o topo Ir para baixo
Valium

Valium


Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 06/11/2008

Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Icon_minitimeTer Out 21, 2014 4:32 pm

Boas!

Com esses sintomas o melhor é veres isso com alguém perceba não só de Suzuki mas também do GV, como referi, posso indicar-te onde o meu vai, apesar de ser em Lx, ainda fica desviado.

O fumo preto pode ser algum excesso de combustível que fique de tentar pegar... também já ultrapassa o pouco que sei.

Quanto à caixa não sentes nenhuma dificuldade a engranar ou ruido? Isso parece-me algum rolamento ou algo que o valha.

Vou tentar que o meu mêcanico dê algumas luzes sobre o que pode estar para aí, com esses sintomas.
Ir para o topo Ir para baixo
Valium

Valium


Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 06/11/2008

Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Icon_minitimeQua Out 29, 2014 3:32 pm

Em conversa, pelos sintomas, a primeira hípotese dele foi para injeção.

Quanto à caixa de transferência é um elemento que não é muito habitual dar problemas... teria que ver.

A ajuda não é muita mas é o que se arranja
Ir para o topo Ir para baixo
Valium

Valium


Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 06/11/2008

Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Icon_minitimeSeg Nov 20, 2017 4:05 am

Como é que ficou a resolução da caixa de transferências saltar para 2wd?
O meu decidiu começar a fazer o mesmo, salvo erro desde que o aumentei 2' ou pelos menos foi por essa altura.
Em baixas nunca me sucedeu, apenas em altas.

Já li desde problemas com o compressor, válvula, entre outros...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» vitara custa a pegar
» custa a pegar quando esta muito tempo parado
» Suzuki Vitara 1.9 TD JLX - 4L salta a mudança
» SUZUKI VITARA 1997 dificuldade em pegar
» Opinião sobre GV

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Grand Vitara-
Ir para: