Olá pessoal.
Sou mais um dos felizes possuidores de uma destas máquinas que, apesar de todas as coisas más que dizem sobre eles, nunca me deixou ficar mal!
Vou-vos então contar a história do meu "pequeno" Vitara.
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Vitara24](https://i.servimg.com/u/f43/12/43/67/05/vitara24.jpg)
O Vitara original.
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Im000714](https://i.servimg.com/u/f73/12/43/67/05/im000714.jpg)
O Vitara actual.
1. A minha história...Apesar de ter a carta já desde 2003, só em Maio do ano passado tive a necessidade de ter a minha própria viatura. Tal como todos sabem, o nosso primeiro carro, mesmo que seja uma arrastadeira velha, é sempre um carro especial!
Apesar de não ter muito dinheiro para gastar, o problema era mesmo a escolha, pois as opções são tantas e a variedade de preços tão extensa que se torna um pouco difícil dizer "é mesmo este que quero". Uma coisa tinha a certeza, seria um carro a gasóleo (na altura a diferença de preços dos combustíveis ainda era bastante significativa).
Após correr vários stands e ver várias viaturas, acabei por achar o carro do meu irmão (um Suzuki Vitara 1.9TD Metal Top) uma viatura bastante engraçada. Claro que o facto de ele ser mecânico e já estar muito habituado a lidar com aquela viatura também ajudou á escolha. Estava então na altura de procurar o meu Vitara!
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Eu10](https://i.servimg.com/u/f73/12/43/67/05/eu10.jpg)
Mais um feliz dono de um Suzuki Vitara.
2. A compra...O melhor sítio para procurar um carro é, sem dúvida a Internet. É possível encontrar verdadeiros negócios, principalmente se o carro for comprado directamente ao proprietário. Após uma noite de busca, encontrei um Suzuki Vitara 1.9TD de 1999 de cor preta com 49.250Km. Após consultar vários entendidos, fiquei com a ideia que era um bom negócio, no caso de o carro estar realmente como aparentava nas fotos.
Então, um belo dia de Verão, resolvi fazer uma viagem de cerca de 200Km para ver pessoalmente a máquina.
Após a inspecção mecânica por parte do meu irmão e estética pela minha parte (o veículo estava mesmo novo!) acabei por comprá-lo. O único problema visível que tinha era estar ferrugento nas partes de ferro expostas, porque o antigo dono vivia perto do mar.
E assim comprei o meu primeiro carro, o meu Vitara!
3. Transformá-lo no MEU Vitara... Exceptuando a cor e um ou outro acessório, todos os Vitaras são iguais. Cabe a cada dono transformar o seu Vitara no SEU Vitara. De seguida deixo aqui descritas as principais alterações que fiz (e vou fazendo) ao meu Vitara.
3.1. Eliminar a ferrugem... Antes mesmo de conhecer a minha garagem, o meu Vitara ficou a conhecer a garagem de um chapeiro/pintor amigo. Aí levou um tratamento por baixo para eliminar/prevenir a ferrugem e foi pintado. Um trabalho excelente, pois ficou mesmo como novo.
3.2. O som...Quem tem um Vitara e gosta de ouvir música no carro sabe bem que, por melhores que sejam as colunas que lá ponha, nunca será um bom som. Isto é facilmente explicado pela disposição das colunas no carro. As da frente são colocadas na horizontal, e não possuem "caixa", pelo que o grave que produzem e praticamente nulo. As de trás, apesar de já terem um pouco de "caixa", estão num sítio apertado, pelo que o grave é também muito fraco.
Originalmente o meu carro trazia duas colunas Sony à frente e duas Philips atrás (provavelmente as originais), e um rádio Kenwood leitor de cassete com caixa de 10 CDs.
Como era material bastante fraco e antigo, resolvi substituir tudo. Coloquei então quatro colunas Sony Xplod e um rádio leitor de CDs/MP3 com Line In e USB da mesma marca. Tal como previsto, o som melhorou muito, mas mesmo assim faltava-lhe o grave.
Foi então que decidi abdicar da pouca mala que o carro tem e colocar-lhe uma caixa feita á medida com um amplificador mono da Sony Xplod e um subwoofer de 15 polegadas da mesma marca. Finalmente consegui ter no meu Vitara um som decente!
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Radio_11](https://i.servimg.com/u/f43/12/43/67/05/radio_11.jpg)
Rádio com entrada USB e Line In.
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Coluna10](https://i.servimg.com/u/f43/12/43/67/05/coluna10.jpg)
Esta e mais três iguais equiparam os quatro pontos de som originais do jipe.
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Subwoo10](https://i.servimg.com/u/f43/12/43/67/05/subwoo10.jpg)
Caixa com subwoofer e amplificador.
3.3. O poder...Apesar de ser um carro com turbo, até este entrar o Vitara é um bocado arrastadeira. Isto é verdade e, infelizmente, após ter comprado o meu verifiquei que é mesmo assim. Sendo um indivíduo com poucos recursos, o que fazer?
Tendo como exemplo o Vitara do meu irmão, que anda mesmo muito (tem uma bomba injectora alterada, um turbo alterado e intercooler), resolvi alterar a bomba injectora do meu também.
Numa sucata consegui arranjar uma de um Peugeot, que ficou perfeita no meu Vitara.
Após uma tarde trabalho, chegou a altura de o testar. As diferenças eram notórias, principalmente nas subidas mas ainda assim, até entrar o turbo, o carro desenvolvia pouco. A solução foi alterar a rotação de entrada do turbo das 3.000 para as 2.000. Assim, sim, o carro ficou com bastante mais alma!
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Bomba_10](https://i.servimg.com/u/f43/12/43/67/05/bomba_10.jpg)
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Bomba_11](https://i.servimg.com/u/f43/12/43/67/05/bomba_11.jpg)
A nova bomba injectora, original de um Peugeot 306 1.9TD.
3.4. Demasiado colorido...Definitivamente o Vitara é um carro bonito. Tem umas linhas bonitas e cuidadas, não admira que se vejam também mulheres bonitas a conduzir alguns!
Mas sempre achei que o meu Vitara era um pouco colorido demais. O carro é preto, tem a parte de baixo em fibra cinzenta e o hard-top é branco...duas cores misturadas ficam bem, mas três acho que é um pouco exagerado. Como o preto e cinzento ficam bem juntos, só havia uma solução: mudar a cor do hard-top.
Foi então que me dirigi de novo ao meu amigo que me havia feito o tratamento contra a ferrugem e tratei de pintar o meu hard-top de preto fusco.
Esta alteração ficou bem melhor do que eu pensava e, embora pintar por cima de fibra não seja fácil (tem até de levar um tratamento antes), mais uma vez o trabalho ficou brutal.
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Tejadi10](https://i.servimg.com/u/f43/12/43/67/05/tejadi10.jpg)
O Vitara com tejadilho preto.
3.5. Acho que me esqueci de algo...Sempre que abandonava o meu Vitara, tinha de voltar atrás para verificar se a mala estava fechada. Apesar de ter fecho centralizado, a mala não estava ligada a este, por isso sempre que necessitava tinha de a abrir ou fechar independentemente das outras as portas.
Por razões de comodidade e segurança, resolvi então ligar também o meu fecho centralizado à mala. Foi mais simples do que eu pensava, apenas foi necessário um fio e uma "pistola", para trancar/destrancar a mala automaticamente. Mais uma vez tive a sorte de a mão de obra ser à borla, pois o irmão da minha cunhada é electricista auto.
3.6. Abram alas...Há quem os tenha e não goste, há quem goste e não os tenha. Eu pessoalmente acho que o mata-vacas é mais uma das imagens de marca de um todo-terreno.
Desde que comprei o meu Vitara que procuro um mata-vacas para o meu, mas nunca tinha encontrado um que gostasse ou que tivesse um preço razoável. Corri sucatas, oficinas...até cheguei a falar com quem tivesse um no seu Vitara, mas ninguém os queria vender.
Finalmente um dia acabei por desistir de comprar um, por isso dirigi-me a uma serralharia de alumínios para fazer um por medida (e para tratar de saber preços para uma possível armação para o soft-top). Infelizmente não faziam esse tipo de trabalhos (o mata-vacas) mas, qual não é o meu espanto, quando me mostram um mata-vacas original da Suzuki que lá tinham esquecido numa arrecadação já há anos! Nem pensei duas vezes, e fiz logo negócio!
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Mata-v10](https://i.servimg.com/u/f43/12/43/67/05/mata-v10.jpg)
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Mata-v11](https://i.servimg.com/u/f43/12/43/67/05/mata-v11.jpg)
Já com o mata-vacas montado e com os suportes para os faróis em fase de testes.
3.7. Eu não estou a ver muito bem...Quando se anda no meio do monte nas noites escuras do Inverno, convém ter uma visão bastante boa daquilo que nos rodeia, senão há um grande risco de acabar encostado a uma árvore ou no fundo duma ribanceira. Além disso, um mata-vacas sem uns faróis a completar não fica a mesma coisa. Tendo isto em mente, foi só mesmo uma questão de escolher os faróis a colocar e tratar da sua instalação.
Mais por uma questão de estilo do que propriamente luminosidade, resolvi instalar uns pequenos faróis com 4 leds a imitar os "angel eyes" dos BMW e Audi. Os leds foram ligados aos mínimos, ficando sempre activos quando as luzes são ligados. Quando á luz central é activada com um interruptor interno instalado para esse efeito.
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Farois10](https://i.servimg.com/u/f43/12/43/67/05/farois10.jpg)
Faróis já aplicados no mata-vacas.
3.8. Viajar nas alturas...Todas as pessoas são diferentes. Em termos de carros, há quem goste deles clássicos, há quem gostes deles confortáveis, alguns preferem os desportivos...e há quem compre jipes!
Verdade seja dita, nos dias que correm existem muitos jipes cujo objectivo não é andar no monte, pois são tão bonitos que dá pena andar com eles a conhecer a natureza. Mas uma das características que diferencia os jipes dos outros carros é a sua altura em relação ao solo. E digamos que, para quem realmente gosta do seu jipe, quanto mais alto melhor!
A Vitara é uma viatura que tem uma altura bastante boa, mas a sua suspensão é muito mole. Se descermos um passeio um pouco mais alto com alguma velocidade, o mais normal é que ele acabe por bater/roçar por baixo. Claro que no monte isto se torna bem pior...
Quando se juntam as palavras Vitara e altura, a certo ponto estas irão resultar numa outra palavra, bem conhecida pelos amantes de TT: Calmini!
Mais por ideia do meu irmão do que minha, resolvi então comprar um kit de 6 polegadas da Calmini que irá levantar o meu brinquedo cerca de 14cm.
Aproveitando uns dias de férias do meu irmão, foi então altura de levantar o Vitara um pouco mais. Foi então instalado o kit de suspensão de 3 polegadas, enquanto que o body lift ficou adiado para uma próxima oportunidade (principalmente por possíveis implicações do pessoal das inspecções).
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Suspen10](https://i.servimg.com/u/f43/12/43/67/05/suspen10.jpg)
Já com o "rabo" levantado graças à suspensão Calmini.
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Suspen11](https://i.servimg.com/u/f43/12/43/67/05/suspen11.jpg)
A cor azul é a imagem de marca destas suspensões.
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Suspen12](https://i.servimg.com/u/f43/12/43/67/05/suspen12.jpg)
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Suspen13](https://i.servimg.com/u/f43/12/43/67/05/suspen13.jpg)
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Suspen15](https://i.servimg.com/u/f43/12/43/67/05/suspen15.jpg)
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Suspen16](https://i.servimg.com/u/f43/12/43/67/05/suspen16.jpg)
Alguns testes à nova suspensão.
3.9. Virar o barco...Apesar de ser uma viatura bastante segura (o Vitara foi criado devido ao elevado número de capotamentos do Samurai), depois de levantado com a suspensão Calmini o risco de capotamento aumenta significativamente.
Tendo este problema em mente, foi então necessário arranjar umas jantes mais largas, para aumentar a estabilidade da viatura.
Felizmente encontrei na Suzuki um Vitara usado para peças (o carro estava novo, mas era do Luxemburgo e não o quiseram legalizar), que tinha umas jantes de 15'' de altura por 8'' de largura com uns pneus praticamente novos, que assentaram muito bem no meu Vitara, depois de fazer umas pequenas adaptações ao pára-choques.
![[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares Jantes10](https://i.servimg.com/u/f43/12/43/67/05/jantes10.jpg)
O Vitara já com as novas jantes e pneus.
CONTINUA...