Estatísticas | Temos 3284 usuários registrados O último membro registrado é Jose almeida
Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
|
Os membros mais ativos da semana | |
Quem está conectado? | Há 271 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 271 visitantes :: 1 motor de busca Nenhum O recorde de usuários online foi de 382 em Qua Nov 06, 2024 9:36 am |
|
| Apresentação e ... Help! (Vitara JR 2.0 D 1997) | |
| | Autor | Mensagem |
---|
pauloduran
Número de Mensagens : 2 Data de inscrição : 14/05/2015
| Assunto: Apresentação e ... Help! (Vitara JR 2.0 D 1997) Qui maio 14, 2015 2:42 pm | |
| Olá a todos
Sou o Paulo Ferreira, 48 anos, vivo perto de Palmela e estou completamente desesperado com um problema no meu Vitara JR 2.0 D de 1997 (motor mazda). A luz da resistencia acende e o motor abranda, amocha de tal forma que se apanho uma subida mais inclinada mal sobe!
O carro tem agora quase 300.000kms e tenho este problema desde... vá, riam-se... desde os 120.000kms! Por ser um problema intermitente sempre tive muita dificuldade em encontrar quem me conseguisse ajudar, mas agora está cada vez a acontecer mais e durante mais tempo.
Tive o carro na suzuki em Setubal por mais de um mês e não descobriram nada! Bem, na realidade não fizeram nada... devem ter ligado um vez e como não acendeu a luz deixaram-no ficar para lá! Quando o levantei disseram-me que já devia estar bom... enfim, foi ridiculo.
Quando se liga o computador, este indica um defeito mas não aponta para a peça em falha pelo que torna muito dificil descobrir a origem.
Ao longo dos anos fui despistando possiveis causas... tipo de combustivel, quantidade, calor, frio, inclinação, etc... ele limita-se a acender a luz quando muito bem entende e durante o tempo que entende. Por vezes vai durante 1km aos soluços, com a luz da resistencia intermitente, outras vezes acende e fica acesa por 200 ou 300 kms!
A minha actual situação financeira impede-me de o colocar numa oficina e dizer a alguêm que lhe vá trocando peças e sensores até descobrir o problema, pelo que fiquei surpreso e bastante entusiasmado quando descobri este forum.
Será que algum de vocês já passou por algo parecido e/ou tem algum ideia?
Estou ao vosso dispor para mais qualquer informação sobre o veiculo e/ou avaria!
Muito obrigado a todos Paulo | |
| | | Xumbázio
Número de Mensagens : 168 Idade : 42 Data de inscrição : 12/07/2013
| Assunto: Re: Apresentação e ... Help! (Vitara JR 2.0 D 1997) Qui maio 14, 2015 3:18 pm | |
| Boas, Vizinhança, não vale a pena desesperar...tudo tem solução menos a morte Basta pesquisar um pouco pelo forum, tem aqui um post de um forista com um veiculo/problema em tudo semelhante ao seu Luz resistência acesa!Não se esqueça da apresentação (na secção Frota c/uma foto da praxe) vá dando novidades e cumprimentos | |
| | | pauloduran
Número de Mensagens : 2 Data de inscrição : 14/05/2015
| Assunto: Re: Apresentação e ... Help! (Vitara JR 2.0 D 1997) Qui maio 14, 2015 3:48 pm | |
| - Xumbázio escreveu:
- Boas,
Vizinhança, não vale a pena desesperar...tudo tem solução menos a morte
Basta pesquisar um pouco pelo forum, tem aqui um post de um forista com um veiculo/problema em tudo semelhante ao seu
Luz resistência acesa!
Não se esqueça da apresentação (na secção Frota c/uma foto da praxe) vá dando novidades e cumprimentos Obrigado Xumbázio pela rápida resposta! Estive a ver as varias respostas, o suficiente para chegar á conclusão que eu sozinho não conseguirei chegar a qualquer conclusão. Mecanica e electricidade definitivamente não são o meu forte... Já em relação caça... aí já poderei dar alguma opinião, mas só se fôr sobre javalis. sou arqueiro/besteiro e faço esperas a esses "rapazes" Voltando ao tema, será que existe na margem sul algum mecanico ou electricista a quem me possa dirigir e que possa efectuar esses testes no meu vitara? E resolver o problema, claro! amanhã, com fotos tratarei da apresentação Muito obrigado | |
| | | Xumbázio
Número de Mensagens : 168 Idade : 42 Data de inscrição : 12/07/2013
| Assunto: Re: Apresentação e ... Help! (Vitara JR 2.0 D 1997) Qui maio 14, 2015 4:32 pm | |
| Boas novamente Paulo, Vejo que a malta da caça gosta muito dos Vitaras, também comprei o meu Grand Vitara (também com motor mazda) inicialmente com esse propósito Actualmente pouco vou caçar, mas uso-o todos os dias inclusive trabalho, já conta com 250mil no Odometro, e quando vejo pessoal que atinge os 300mil no seu caso e até mais, mais vontade tenho de manter o meu Como primeira abordagem aconselhava-o a fazer o diagnostico com o método do "shunt" e cruzar o código com a tabela, é simples de se fazer e assim fica com a certeza de onde está o problema...e depois é testar e consoante as conclusões ponderar a reparação da peça ou substituição! Veja neste topico e procure o manual para o seu Vitara, eu tenho o do GV 2.0TD com o mesmo motor RF, que não difere muito, mas ter o manual correcto é sempre melhor, talvez pedir ao Npreguiça para partilhar o dele era de valor Vá dando updates, e cumprimentos | |
| | | Npreguica
Número de Mensagens : 20 Data de inscrição : 28/07/2014
| Assunto: Re: Apresentação e ... Help! (Vitara JR 2.0 D 1997) Seg maio 18, 2015 8:21 am | |
| Boas, Só agora vi este post. Amigo e companheiro de caça Paulo, é como o amigo Xumbázio disse, os sintomas que apresenta são exactamnete iguais aos meus, mas no meu caso, este problema co motor "cortar" e a luz da resistência acender é só quando existe humidade, ainda há pouco tempo aconteçeu devido a uma lavagem de motor. No meu caso ainda não resolvi, ou seja, pensei que tinha resolvido porque detectei uns fios descarnados, e isolei-os, mas já me aconteçeu novamente devido a esta lavagem de motor, mas tenho a certeza da origem do problema, é o TPS (Trottle Position Sensor) ou os cabos. Aconselho a fazer o seguinte, que é muito fácil: - usas um shunt (fio de cobre) para ligar dois pinos que estão numa ficha com uma capa em borracha normalmente no compartimento do motor do lado direito estando de frente para o carro, junto a um grupo de relés, no meu caso Vitara JR 2.0 TD intercooler, é um conector com dois fios, translucido, existe outro conector branco com um fio, mas ao contrario que diz no manual, o que se deve fazer o chunt não é branco é translucido. - dás à chave sem ligar o motor, e esperas que a luz da resistência pisque. - conta o numero de piscadelas, deverá fazer um padrão que corresponderá a dois números. - cruzas esse numero (por ex: 45) com a tabela que está no manual e daí já sabes donde vem o problema. No meu caso e no teu, deverá apareçer o codigo 45- Closed Throtle position switch signal-Closed Throtle position switch circuit shorted-Detets throtle valve opening as 10%, depois podes seguir o que foi feito no meu post. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Apresentação e ... Help! (Vitara JR 2.0 D 1997) | |
| |
| | | | Apresentação e ... Help! (Vitara JR 2.0 D 1997) | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |