FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
39 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 39 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 Luz da resistencia acessa

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Npreguica




Número de Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/07/2014

Luz da resistencia acessa Empty
MensagemAssunto: Luz da resistencia acessa   Luz da resistencia acessa Icon_minitimeTer Nov 11, 2014 3:15 am

Bom dia,

Precisso de ajuda, tenho um Vitara 2.0 JR de 1997 e ontem aconteçeu o seguinte:

Ponho o carro a trabalhar, arranco e quando acelero a luz da resistencia acendeu e o por muito que carregasse no pedal o vitara não andava mais, ou seja não passa das 2500 rotações, ou seja, cada vez que pisava no pedal e as rotações chegavam ás 2500 a luz acendia e vitara não desenvolvia, tirava o pé e luz apagava. voltei para traz e parei o vitara.
Mais tarde voltei e já não aconteceu. O que pode ser, é que não quero ficar a pé novamente!!
Ir para o topo Ir para baixo
Vitoy




Número de Mensagens : 82
Localização : Ramada
Data de inscrição : 20/04/2014

Luz da resistencia acessa Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistencia acessa   Luz da resistencia acessa Icon_minitimeTer Nov 11, 2014 9:52 am

Espreita na primeiro tópico desta secção (manuais), no último manual linkado (2229 págs. em português), e vê a partir da pág. 916 do manual... pode ser que descubras algo.

Tem outras secções no manual com descrição de anomalias... e eventuais diagnósticos.

Presta atenção porque o manual é para os motores RF ( como o teu Mazda 2.0) e para os motores RHZ (Motor HDI francês). Assegura-te que estás numa secção RF.

Ir para o topo Ir para baixo
Npreguica




Número de Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/07/2014

Luz da resistencia acessa Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistencia acessa   Luz da resistencia acessa Icon_minitimeQua Nov 12, 2014 3:22 am

Obrigado Vitoy, já tinha andado a ver esse manual, não encontrei nada parecido com estes sintomas, já sei que se a luz da resistencia a piscar pode ser o imobilizador, mas não é o caso!
Ir para o topo Ir para baixo
Xumbázio

Xumbázio


Número de Mensagens : 168
Idade : 41
Data de inscrição : 12/07/2013

Luz da resistencia acessa Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistencia acessa   Luz da resistencia acessa Icon_minitimeQua Nov 12, 2014 3:43 pm

Boas,

Tenho esse motor montado num GV.
Nesses casos faço diagnostico da seguinte maneira (para esse não deve ser muito diferente):
- usas um shunt (fio de cobre) para ligar dois pinos que estão numa ficha com uma capa em borracha normalmente no compartimento do motor do lado direito estando de frente para o carro, junto a um grupo de relés.
- dás à chave sem ligar o motor, e esperas que a luz da resistência pisque.
- conta o numero de piscadelas, deverá fazer um padrão que corresponderá a dois números.
- cruzas esse numero (por ex: 51) com a tabela que está no manual e daí já sabes donde vem o problema.

Vou colocar exemplo para o meu grand vitara com motor RF-turbo, que poderá ser ligeiramente diferente para o teu, mas a filosofia deverá ser a mesma:

Luz da resistencia acessa R295xf

Luz da resistencia acessa 2lih6x1

Os códigos 81 até 84 são referentes ao imobilizador, o que não deverá ser como disseste e bem porque senão nem conseguirias ligar o motor.

Espero ter ajudado, cumprimentos cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Npreguica




Número de Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/07/2014

Luz da resistencia acessa Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistencia acessa   Luz da resistencia acessa Icon_minitimeQui Nov 13, 2014 2:11 am

Muito obrigado Xumbázio, vou fazer isso para ver o que dá.
Ir para o topo Ir para baixo
Npreguica




Número de Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/07/2014

Luz da resistencia acessa Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistencia acessa   Luz da resistencia acessa Icon_minitimeSeg Nov 17, 2014 1:48 am

Bom, este fim de semana lá consegui fazer o que o Xumbázio me indicou, e deu o codigo 45 - Closed Throtle position switch signal-Closed Throtle position switch circuit shorted-Detests throtle valve opening as 10%.

Entretenato já me aconteçeu a maesma coisa mais uma vez, mas desta vez ia em andamento, ou seja fiz do Cacém até Arraiolos sem problemas, mas quando sai do alcantão e passei um ribeiro, nem tinha assim tanta água! a luz voltou a acender e o vitara foi a arrastas-se até ao monte, não desenvolvia, não passava das 2000rpm, acho que em "safe mode".
Como já estava atrasado para a caça, deixei o vitara virado ao sol, pensei logo no ribeiro que passsei, e quando cheguei, por volta das 11h00, liguei e tudo estava normal, de volta ao Cacem sem problemas!!
Ir para o topo Ir para baixo
Npreguica




Número de Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/07/2014

Luz da resistencia acessa Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistencia acessa   Luz da resistencia acessa Icon_minitimeSex Nov 21, 2014 3:06 am

Bom, Update:

Sintomas:
Depois ligar a chave, e a luz da resitência de aquecimento de velas apagar e o carro a trabalhar, como é normal, a Luz da resistência de aquecimento de velas acende quando se carrega no acelerador e as rotações chegam ás 2000rpm e não passam deste valor, estando o carro parado em ponto morto, ou em andamento.

Diagnostico:
Depois de realizado o chunt no connector que se encontra no compartimento do motor no lado direito, junto a outros connectores, no meu caso Vitara JR 2.0 TD intercooler, é um conector com dois fios, translucido, existe outro conector branco com um fio, mas ao contrario que diz no manual, o que se deve fazer o chunt não é branco é translucido.
Codigo de erro 45- Closed Throtle position switch signal-Closed Throtle position switch circuit shorted-Detets throtle valve opening as 10%.
O que quer dizer que o ECM está a detectar um problemas no TPS (Trottle Position Sensor) Sensor de acelerador e entra em "Safe-Mode" ou "Fail-Safe" e assume o valor de referência a 10%, ou seja , para assume que o acelerador está a ser presionado a 10% do seu curso, dai as rpm não passarem de 2000rpm.
O TPS e constituido por duas partes, o CTP (Contact Trottle Positiom) contacto normalmente fechado e uma resistência que dá os valores de referência ao ECM para controlar a injecção.

Luz da resistencia acessa Mvrdjm

Neste caso o erro é apenas referente ao CPT, que são os erros 44 e 45, se fosse referente á resistência, valores de referência, seria os erros 21 e22.

Luz da resistencia acessa 5a19n8

Luz da resistencia acessa 2wofxvr

Acção:

Medir os valores de TPS.

Luz da resistencia acessa 2946hib

OS valores de TPS estavam todos bem, medindo o CTP entre os pinos A e B, o contacto estava fechado e rodando manualmente o acelerador o contacto abria, por curiosidade medi tambem a resistencia e os valores desta quando se acelera, estava tudo OK.
Trabalho muito complicado, o TPS encontra-se, nomeu caso, por baixo do intercooler, de muito dificil acesso, para remover a ficha foi quase meia hora!! reparei que a ficha é estanque, e que os 4 fios estavam desnudados a 2mm da ficha, pareçe-me que a ultima pessoa que mexeu, cortou o manto dos 4 fios um pouco antes do que devia e depois desnudou mais á frente e cracou os terminais, resumindo, a 2mm da ficha todos os 4 fios estavam com o cobre á vista, uma abertura de 1mm todo á volta, e para alem disso os 4 fios estavam um pouco esticados. Todos os testess realizados foram conclusivos, existe um curto circuito no circuito do CTP, no contacto que normalmente está fechado e tem que abrir quando se carrega no pedal do acelerador, se fosse em aberto a luz da resistência matinha-se sempre acessa.

Conclusão final:

Foi isoloado os 4 fios do TPS a fim de testar se o factos dos fios estarem sem isolamento ou se o curto-circuito é noutro sitio, como é uma avaria intermitente.

Proximo passo:

Se voltar a aconteçer - passar dois fios directos do ECM, dos pinos referentes) para o compartimento do motor, cortar os fios refrentes ao CPT ( pinos A e B) do TPS na ficha e soldar os novos fios.

Se não voltar a aconteçer - isolar defenitivamente com fita vulcanizadora e manga termoretractil os 4 fios junto á ficha do TPS.





Ir para o topo Ir para baixo
Xumbázio

Xumbázio


Número de Mensagens : 168
Idade : 41
Data de inscrição : 12/07/2013

Luz da resistencia acessa Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistencia acessa   Luz da resistencia acessa Icon_minitimeSáb Nov 22, 2014 3:38 pm

Bom trabalho camarada Npreguiça Cool

Afinal o teu motor RF não foge muito do meu Very Happy

O mais provável como concluíste e bem é a falta de isolamento, basta humidade à volta dos fios e estando eles relativamente próximos uns dos outros, para os valores ficarem adulterados aos "olhos" da ECU!

Vejo que também és caçador! este ano está a ser fraco para mim Suspect e tu tens-te safado?

Cumprimentos Vitaristas lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Npreguica




Número de Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/07/2014

Luz da resistencia acessa Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistencia acessa   Luz da resistencia acessa Icon_minitimeSeg Nov 24, 2014 7:05 am

Bom até agora e depoisdo islomanto provisório, está tudo ok, e olha que no Domingo andou mesmo em muita lama e no caminho sempre debaixo de chuva.

Camarada Xumbázio, isto está muito fraco mesmo, só faço caça aos tordos e quando posso aos pombos, mas aos pombos ainda não houve oportunidade, e tem sido uma miséria mesmo, mas a caça é um vicio F*%&, isto está fraco, mas fui Sábado e Domingo!!, no Sábado a uma abertura num olival que comprei uma porta em Ferreira do Alentejo e no Domingo para Arraiolos, onde comprei uma porta, e onde tenho ido desde o dia 9 de Novembro e tem sido fraco, 5,3,4....em Ferreira a espectativa era muita, mas apenas cobrei 3, o meu companheiro 0, e apenas 3 tiros, ontem em Arraiolos lá enganei 6 mas já vi mais tordos!!
Vamos esperar e acreditar com muita força que vai melhorar...
Ir para o topo Ir para baixo
Xumbázio

Xumbázio


Número de Mensagens : 168
Idade : 41
Data de inscrição : 12/07/2013

Luz da resistencia acessa Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistencia acessa   Luz da resistencia acessa Icon_minitimeSeg Nov 24, 2014 2:14 pm

Boas,

Aqui idem idem aspas aspas Mad

Já o ano passado para mim foi uma banhada, andava a pagar caçadas (20€) em municipais mal geridas e sem caça!
Com o fim definitivo do "livre", visto que já nem lançam editais de verão e inverno, isto ainda ficou pior!
Este ano lá consegui inscrever-me numa reserva turística aqui na margem sul, concelho de Sesimbra, pelo menos parece-me bem organizada e aparenta ter "potencial"!

Cobrei 3 torcazes no inicio da época, agora com a chuva abalaram dali, coelhos muito pouco ou nada, a doença dá cabo deles, mas pelo que consta é em todo o país, este ultimo domingo então um companheiro encontrou um coelho enquanto íamos a bater mato com os cães, estava morto para aí à 2 dias sem nenhum bago de chumbo, abriu-se e o fígado estava todo numa lástima, já me mentalizei, mais vale desistir da "caça de pêlo" e esperar que eles recuperem e fiquem imunes à doença!
Vou dedicar-me aos pombos com esperança que voltem com as geadas e nevoeiros Shocked
Tordos normalmente vou uma vez ou duas para perto de Sao bartolomeu de Messines e Tunes, costuma ser razoável, mas o gasoil tá caro e não sei como vai ser este ano Rolling Eyes  Evil or Very Mad

É como você disse, vamos ter esperança que melhore Rolling Eyes

Cumprimentos Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Npreguica




Número de Mensagens : 20
Data de inscrição : 28/07/2014

Luz da resistencia acessa Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistencia acessa   Luz da resistencia acessa Icon_minitimeTer Nov 25, 2014 12:16 am

Tenho duas portas á època, uma em Arraiolos(Quintas e Domingos) e outra em Ferreira do Alentejo(Quintas e Sábados), as duas com um companheiro, portanto quando quiseres, e se for possível, dá-me um toque e ou vamos os dois, se eu for e o meu parceiro não, ou cedo-te a minha porta se eu não puder ir.
Para esta Quinta ainda não sei se vou, mas já sei que o meu parceiro não vai, por isso, já sabes.

Um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Luz da resistencia acessa Empty
MensagemAssunto: Re: Luz da resistencia acessa   Luz da resistencia acessa Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Luz da resistencia acessa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» luz da bateria acessa

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Vitara-
Ir para: