| Ar na tubagem do Vitara 2.0 JR de 1997 | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
ESGUEIRA
Número de Mensagens : 4 Idade : 49 Localização : Esgueira Aveiro Data de inscrição : 23/08/2015
| Assunto: Ar na tubagem do Vitara 2.0 JR de 1997 Dom Ago 23, 2015 11:18 am | |
| Boas pessoal Sou novo por aqui e tenho um problema do qual ainda não consegui me livrar, ar na tubagem da refrigeração até a ouço dentro do carro como a consigo retirar? A pouco tempo fui a uma oficina para me fazerem a limpeza do circuito de agua do carro e ficou sempre com ar. Desde já grato pela a vossa ajuda o carro em questão é um Vitara de 5 porta de 1997,2.0 JR | |
|
| |
lb
Número de Mensagens : 471 Data de inscrição : 19/02/2011
| Assunto: Re: Ar na tubagem do Vitara 2.0 JR de 1997 Dom Ago 23, 2015 2:55 pm | |
| vai ao vaso de expansão do radiador a frio e abre a tampa
mete o motor a trabalhar e deixa aquecer; assim que a agua quiser sair pela tampa, fecha!!
o radiador tem de estar sempre ligado;
no dia seguinte a frio, volta a abrir a tampa e mete liquido ao nível! | |
|
| |
ESGUEIRA
Número de Mensagens : 4 Idade : 49 Localização : Esgueira Aveiro Data de inscrição : 23/08/2015
| Assunto: Re: Ar na tubagem do Vitara 2.0 JR de 1997 Ter Ago 25, 2015 7:50 am | |
| - lb escreveu:
- vai ao vaso de expansão do radiador a frio e abre a tampa
mete o motor a trabalhar e deixa aquecer; assim que a agua quiser sair pela tampa, fecha!!
o radiador tem de estar sempre ligado;
no dia seguinte a frio, volta a abrir a tampa e mete liquido ao nível! Obrigado mas fiz o que me disseste e continua a fazer barulho | |
|
| |
Xumbázio
Número de Mensagens : 168 Idade : 42 Data de inscrição : 12/07/2013
| Assunto: Re: Ar na tubagem do Vitara 2.0 JR de 1997 Ter Ago 25, 2015 2:45 pm | |
| - ESGUEIRA escreveu:
- Boas pessoal
Sou novo por aqui e tenho um problema do qual ainda não consegui me livrar, ar na tubagem da refrigeração até a ouço dentro do carro como a consigo retirar? A pouco tempo fui a uma oficina para me fazerem a limpeza do circuito de agua do carro e ficou sempre com ar. Desde já grato pela a vossa ajuda o carro em questão é um Vitara de 5 porta de 1997,2.0 JR Boas camarada Esgueira, Sê bem vindo! Antes de mais este post deveria estar na secção técnica...mas não é por isso que não vou deixar a minha ajuda O motor do seu JR é igual ao do meu GV...estes motores tal como tantos outros têm um procedimento especifico para o denominado "flushing" do circuito de refrigeração O sistema de refrigeração tem um "purgador" na sua parte mais "alta", que ajuda com facilidade a livrar-se das bolhas de ar! Aconselho-o a fazer o procedimento o mais rapido possivel, pois essa condição pode provocar danos dispendiosos Como o seu motor é igual deixo-lhe o link com um PDF a mostrar o procedimento "tim tim por tim tim" a disposição dos componentes pode variar um pouco devido à carroçaria ser diferente mas creio não ser nada de especial Uma dica: colocar o controlo de temperatura no máximo (quente), assim o liquido vai circular também pelo "heater core" ou em lingua de Camões, radiador da sofagem! Procedimento Flushing RF-Turbo 2.0TD Aconselho também vivamente a usar um liquido refrigerante de qualidade e recomendado pelo fabricante, falo por experiência própria visto já ter tido um azar com cabeça estalada...e atribuo essa avaria ao estado em que encontrei o circuito de refrigeração...totalmente barrento e entupido ...apesar destes motores terem a fama de estalar cabeças, para mim acho um pouco infudada, considero o motor bem resistente...para mim foi mesmo desleixo do antigo proprietário a usar a agua da torneira no sitio errado Motul G12 Rosa 5Lt - Texoleo Espero ter ajudado, e boa sorte na manutenção do seu JR Cumprimentos Vitaristas | |
|
| |
vitara92
Número de Mensagens : 54 Idade : 59 Localização : Gaia Data de inscrição : 13/08/2015
| Assunto: Re: Ar na tubagem do Vitara 2.0 JR de 1997 Ter Ago 25, 2015 7:47 pm | |
| Xumbázio esse refrigerante motul é de 5L mas o radiador leva 5,3L achas que bastará um bidon de 5L ou é melhor comprar 2 bidons? | |
|
| |
Xumbázio
| Assunto: Re: Ar na tubagem do Vitara 2.0 JR de 1997 Qua Ago 26, 2015 2:19 am | |
| - vitara92 escreveu:
- Xumbázio esse refrigerante motul é de 5L mas o radiador leva 5,3L achas que bastará um bidon de 5L ou é melhor comprar 2 bidons?
Boas, Deves estar a ver mal a capacidade do sistema de refrigeração, olha que no PDF (pelo menos para o meu GV) no total são 6.6 Litros!!!Compra 2 bidons, mais vale jogar pelo seguro, visto que no procedimento da purga vais desperdiçar liquido...e assim sempre ficas com suficiente para depois ires acertando o nível no vaso de expansão, ou no futuro se precisares de fazer algum atesto sempre tens o liquido original para reposição Cumprimentos. | |
|
| |
vitara92
Número de Mensagens : 54 Idade : 59 Localização : Gaia Data de inscrição : 13/08/2015
| Assunto: Re: Ar na tubagem do Vitara 2.0 JR de 1997 Qua Ago 26, 2015 11:30 am | |
| - Xumbázio escreveu:
- vitara92 escreveu:
- Xumbázio esse refrigerante motul é de 5L mas o radiador leva 5,3L achas que bastará um bidon de 5L ou é melhor comprar 2 bidons?
Boas,
Deves estar a ver mal a capacidade do sistema de refrigeração, olha que no PDF (pelo menos para o meu GV) no total são 6.6 Litros!!!
Compra 2 bidons, mais vale jogar pelo seguro, visto que no procedimento da purga vais desperdiçar liquido...e assim sempre ficas com suficiente para depois ires acertando o nível no vaso de expansão, ou no futuro se precisares de fazer algum atesto sempre tens o liquido original para reposição
Cumprimentos. Xumbázio eu digo 5,3L porque tirei isto da net: Retirado do autodata para um Vitara 1.6 (G16A) Lubrificantes e capacidades Opções de óleo de motor Temperatura ambiente Clima temperado Qualidade do óleo do motor SAE 10W/40 Classificação do óleo de motor API/ACEA SH/A2 Motor com filtro(s) litros 4,2 Outros lubrificantes e capacidades Óleo do tipo para caixas de velocidades manuales SAE 75W/90 Caixa de velocidades manual litros 1,5/1,7 Óleo do tipo para diferenciais dianteiros SAE 80W/90 Classificação do óleo do diferencial dianteiro GL-5 Óleo do tipo para diferenciais traseiros SAE 80W/90 Diferencial traseiro litros 2,2 Sistema de arrefecimento litros 5,3Fluido dos travões Tipo DOT 4 Fluido da direcção assistida Tipo Dexron II Fluido da direcção assistida litros 0,72 | |
|
| |
lb
Número de Mensagens : 471 Data de inscrição : 19/02/2011
| Assunto: Re: Ar na tubagem do Vitara 2.0 JR de 1997 Qua Ago 26, 2015 3:11 pm | |
| esqueci-me de dizer que o radiador da sofagem tem de estar sempre aberto! | |
|
| |
Xumbázio
| Assunto: Re: Ar na tubagem do Vitara 2.0 JR de 1997 Qui Ago 27, 2015 3:45 am | |
| - vitara92 escreveu:
- Xumbázio escreveu:
- vitara92 escreveu:
Boas,
Deves estar a ver mal a capacidade do sistema de refrigeração, olha que no PDF (pelo menos para o meu GV) no total são 6.6 Litros!!!
Compra 2 bidons, mais vale jogar pelo seguro, visto que no procedimento da purga vais desperdiçar liquido...e assim sempre ficas com suficiente para depois ires acertando o nível no vaso de expansão, ou no futuro se precisares de fazer algum atesto sempre tens o liquido original para reposição
Cumprimentos. Xumbázio eu digo 5,3L porque tirei isto da net:
Retirado do autodata para um Vitara 1.6 (G16A)
Lubrificantes e capacidades Opções de óleo de motor Temperatura ambiente Clima temperado Qualidade do óleo do motor SAE 10W/40 Classificação do óleo de motor API/ACEA SH/A2 Motor com filtro(s) litros 4,2
Outros lubrificantes e capacidades Óleo do tipo para caixas de velocidades manuales SAE 75W/90 Caixa de velocidades manual litros 1,5/1,7 Óleo do tipo para diferenciais dianteiros SAE 80W/90 Classificação do óleo do diferencial dianteiro GL-5 Óleo do tipo para diferenciais traseiros SAE 80W/90 Diferencial traseiro litros 2,2 Sistema de arrefecimento litros 5,3 Fluido dos travões Tipo DOT 4 Fluido da direcção assistida Tipo Dexron II Fluido da direcção assistida litros 0,72
Lá está, isso é para um motor a gasolina 1.6...totalmente diferente do 2.0TD | |
|
| |
vitara92
| Assunto: Re: Ar na tubagem do Vitara 2.0 JR de 1997 Qui Ago 27, 2015 5:04 am | |
| Mas o meu é a gasolina, será que também é melhor encomendar 2 bidons? | |
|
| |
Xumbázio
| Assunto: Re: Ar na tubagem do Vitara 2.0 JR de 1997 Qui Ago 27, 2015 3:14 pm | |
| - vitara92 escreveu:
- Mas o meu é a gasolina, será que também é melhor encomendar 2 bidons?
Boas, Já há aqui conversas cruzadas...agora reparei que já não estava a responder ao ESGUEIRA...peço desculpa O do esgueira (1º post) sendo o 2.0TD JR (motor RS equivalente ao RF no meu GV)...confirmei e são os 6.6L. Companheiro vitara92, segundo os dados que tenho o motor a gasolina 1.6 G16A/B são os tais 5.3L, e o motor 2.0 gasolina H20A são 8L...em todos os casos recomendo comprarem 2 bidons! Cumprimentos | |
|
| |
vitara92
| Assunto: Re: Ar na tubagem do Vitara 2.0 JR de 1997 Qui Ago 27, 2015 3:21 pm | |
| | |
|
| |
ESGUEIRA
| Assunto: boas pessoal amigo Seg Fev 22, 2016 10:50 am | |
| Desde já quero pedir desculpa por não ter vindo a mais tempo responder e agradecer todo o apoio que me deram, mas já resolvi o problema . O problema era mesmo a colaça estalada em vários sítios, tive de por uma colaça nova e respectivas juntas. O fervilhar que ouvia dentro do carro era mesmo derivado a isso neste momento só me falta mudar o radiador para ficar como novo. Um grande abraço e obrigado por tudo . | |
|
| |
ESGUEIRA
| Assunto: Re: Ar na tubagem do Vitara 2.0 JR de 1997 Qua maio 25, 2016 3:12 am | |
| Bom dia amigos obrigado por tudo Xumbázio um abraço obrigado pela explicação | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Ar na tubagem do Vitara 2.0 JR de 1997 | |
| |
|
| |
| Ar na tubagem do Vitara 2.0 JR de 1997 | |
|