FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
autodata 3.41 pt-pt link direto
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Quem está conectado?
81 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 81 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 382 em Qua Nov 06, 2024 9:36 am
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

Manete de velocidades de vitara sai da caixa!

Ir para baixo 
+4
canaubis
fmbq
Vitoy
miguel_156
8 participantes
AutorMensagem
miguel_156

miguel_156

Número de Mensagens : 629

Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Empty
MensagemAssunto: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeQui Jan 22, 2015 11:00 am

A minha esposa acabou de me telefonar a dizer que agora ao estacionar o vitara na garagem a manete de velocidades ficou completamente morta/solta como se não estivesse agarrada a nada mas depois lá a conseguiu encaixar não sabe como e meteu 2ª e lá estacionou de frente o vitara em 2ª com medo de tentar meter 1º e ficar novamente solta.

Estou aqui amarrado no trabalho e a pensar o que será?! Vou sair ás 24h e ainda vou para casa a ver o que se passou com o vitara a ver se dá para amanha ir trabalhar com ele se não a "Maria" esta lixada.

O certo é que depois de alguns testes e experiencias da "Maria" comigo ao telemóvel ela consegui perceber que se puxar a manete para cima ela desencaixa de algum lado juntamente com o ferro ate á caixa mas depois as segas lá a consegue encaixar novamente e fica normal a meter normalmente as velocidades!

De onde será que a manete desencaixa? Será algum tipo de avaria grave ou alguma coisa que se desencaixou?

Sou bastante desenrascado em mecânica com muito conhecimento mas não estou a ver o que possa ser e nem sei muito bem como aquilo encaixa lá na caixa.

Era mais para logo quando chegar a casa á meia noite ir com algumas luzes do que possa ser.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitoy

Número de Mensagens : 82

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeQui Jan 22, 2015 11:45 am

Espreita aqui... talvez ajude

https://suzuki.forumeiros.com/t6249-ajuda-caixa-de-velocidades-vitara

ou aqui (talvez seja só de enroscar/desenrroscar)...

https://suzuki.forumeiros.com/t4807-como-retirar-manete-velocidades

Tens também um esquema do sistema alavanca caixa a partir das págs 1371 e depois da 1394 do manual referido primeiro post (acima)... Digo, Pág. 1393

Última edição por Vitoy em Qui Jan 22, 2015 3:10 pm, editado 1 vez(es)
miguel_156

miguel_156

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeQui Jan 22, 2015 1:53 pm

Obrigado amigo mas não tem nada a ver!
Segundo o que a minha esposa descreveu , se puxar a manete para cima ela sai de algum lado e depois se andar ali a tentar as segas ela volta a encaixar no sitiu! e pelo que deu a entender sai manete e ferro por isso deve sair mesmo da zona da caixa de velocidades.
Vitoy

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeQui Jan 22, 2015 3:42 pm

miguel_156 escreveu:
Obrigado amigo mas não tem nada a ver!
Segundo o que a minha esposa descreveu , se puxar a manete para cima ela sai de algum lado e depois se andar ali a tentar as segas ela volta a encaixar no sitiu! e pelo que deu a entender sai manete e ferro por isso deve sair mesmo da zona da caixa de velocidades.

Se entendi bem eu continuaria a apostar naquilo que disse.

Acredito que saia/entre a des/enroscar(a parte de cima).

Acredito que o esquema esteja na página1393 do tal manual que postei.

E até penso que se trata de um casquilho de teflon onde encaixa a alavanca (toda) que se desencaixou ou que se estragou.
(Mas isto é apenas de ler por aqui, pois de mecânica não entendo nada)

Já agora deixo mais um link com fotos e tudo...
https://suzuki.forumeiros.com/t5739-caixa-vedantes-capot

Neste post fala-se também de umas molas, para lá do casquilho. Esperemos que seja coisa simples....
miguel_156

miguel_156

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeQui Jan 22, 2015 6:29 pm

Não é nada disso, o meu vitara é de 1995 e tambem as pecas que eles falam de nylon o meu não as tem. O meu vitara é mais aço e ferro.

Ja descobri o problema Suspect
Foi uma mola de aco que partiu e tambem descobri que andava lá um fole roto dai o cheiro estranho que a "Maria" ás vezes se queixava de sentir! poderia ser o cheiro da valvulina se saia pelo fole roto. diga-se de passagem que aquilo sem o fole cheira um bocadinho a valvulina podre pale deve ser por estar ali meia presa nas cavidades de cima da caixa.
Por acaso tive a sorte de ter não os pedaços todos da mola e não ter caído nenhum para dentro da caixa se não ia ter uma bomba reogio estar sempre sojeito á caixa pifar por cause de ter entrado algum bocadinho de aco lá para dentro, é que a mola émesmo aço duro....

Algumas fotos do que é e como esta montado

Manete de velocidades de vitara sai da caixa! 2n7ijo1
Manete de velocidades de vitara sai da caixa! 24dlau1
Manete de velocidades de vitara sai da caixa! 11scnig
Manete de velocidades de vitara sai da caixa! 2r7szrm
Manete de velocidades de vitara sai da caixa! 333alcg
Manete de velocidades de vitara sai da caixa! 9veb9s
Manete de velocidades de vitara sai da caixa! F07kn5
Manete de velocidades de vitara sai da caixa! 14v435w
Manete de velocidades de vitara sai da caixa! 1zeihd1
Manete de velocidades de vitara sai da caixa! 3178ume
Manete de velocidades de vitara sai da caixa! 3479nyh
Manete de velocidades de vitara sai da caixa! 2lu5ggn
Manete de velocidades de vitara sai da caixa! 2res6cp
Manete de velocidades de vitara sai da caixa! 124fupv
Manete de velocidades de vitara sai da caixa! 123abcz
miguel_156

miguel_156

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeQui Jan 22, 2015 6:34 pm

Agora vou ver a onde vou arranjar esta mola.... e quanto me vão pedir por ela!
O fole em qualquer casa de borrachas arranja-se agora a mola....

Para depois meter ao sitio vasta fazer força para baixo naquela "carica" e rodar para ela ficar presa naqueles 2 prafusos tipo pinos que tem na abertura da caixa e depois como a mola fica a fazer força para cima ela já não sai.
O que a mola faz basicamente e fazer força para baixo empurrando a "carica" para cima e como ela esta presa nos pinos obriga a que fique sempre aquela esfera na ponta do ferro metida dentro da caixa, se a mola partir deixa de haver essa obrigação dai a alavanca subir e a esfera desencaixar.
Vitoy

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeSex Jan 23, 2015 3:05 am

Boas fotos!!

Repara que no último post também te referi que podia ser a mola (muitos users referem-se a isso). E a tal peça em teflon até pode ser essa (que se vê no fundo do "buraco" nas tuas fotos) em que encaixa a ponta arredondada da alavanca - como se pode ver nas fotos do último link que meti. Alguns users falam mesmo que essa peça se desfaz ou se solta. Mas pelo pouco que se vê, essa (de aço ou de teflon) aparenta estar boa.

Depois de resolvido conta como foi e diz onde compraste as peças e por quant€.

Ficaremos aqui com um belo tutorial ilustrado.

Cmpts
miguel_156

miguel_156

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeSex Jan 23, 2015 5:24 am

Vou meter nos classificados aqui do forum em procuro mola xpto e vou tentando ver em casa de pecas ou na net a ver se alguem desenrasca.
Vou tambem tentar encontrar um representante suzuki aqui no porto a ver quanto custa na marca mas o unico que conhecia fechou, que era a cimpomovel na zona industrial.
Se alguem tiver alguma ideia....
Para já tinha aqui arame em aco e fiz uma mola parecida mas que nada tem a ver, agora é andar com o vitara com cuidade para não puxar a manete.
fmbq

Número de Mensagens : 96

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeSex Jan 23, 2015 5:28 am

Embora não tenha este problema agradeço a partilha..

Parabéns e obrigado!
miguel_156

miguel_156

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeSex Jan 23, 2015 5:32 am

canaubis

canaubis

Número de Mensagens : 26

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeTer Jan 27, 2015 6:30 am

Boas,

No meu tive o mesmo problema, mola partida, e folgas, fui a suzuki e comprei o material novo.
A mola especifica não se vende à parte, mas o sr das peças disse que a mola é igual a uma mola do selector da caixa de transferências, não sei te dizer a referencia mas podes ver as fotos no meu post:

https://suzuki.forumeiros.com/t7878-vitara-19d-fatboy
miguel_156

miguel_156

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeTer Jan 27, 2015 1:41 pm

canaubis escreveu:
Boas,

No meu tive o mesmo problema, mola partida, e folgas, fui a suzuki e comprei o material novo.
A mola especifica não se vende à parte, mas o sr das peças disse que a mola é igual a uma mola do selector da caixa de transferências, não sei te dizer a referencia mas podes ver as fotos no meu post:

E preços dessas peças?
As referençias acho que sao as que se ve nos sacos.
miguel_156

miguel_156

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeTer Jan 27, 2015 1:41 pm

canaubis escreveu:
Boas,

E preços dessas peças?
As referençias acho que sao as que se ve nos sacos.
Xumbázio

Xumbázio

Número de Mensagens : 168

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeTer Jan 27, 2015 2:51 pm

Boas miguel_156,

Tal como o canaubis disse, a mola não se vende à parte, nem o retentor, eu recentemente mandei vir uma "haste" nova da suzuki para o meu grand vitara 2.0TD (SQ420WD), custou-me nova aproximadamente 67€.

Para o teu (se procurei bem o código do teu Vitara -> SE416) deve ser esta com este código 28101-60A02, isto claro se não conseguires orientar uma mola e retentor compatíveis:

Manete de velocidades de vitara sai da caixa! 6ptiwz

Deixo também aqui o link de onde obtenho todos os códigos de peças originais, para facilitar ao encomendar directamente da suzuki (no meu caso autoavenida) Cool

Nota: cola o link no tradutor do google pois está em Russo Laughing -> Suzuki Cat-RU

Espero ter ajudado, cumprimentos Vitaristas cheers

miguel_156

miguel_156

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeTer Jan 27, 2015 3:44 pm

Obrigado pelo link, esta 5 estrelas.
Ja me tinham dito que a alavanca de transferências do samurai tambem gasta uma mola e se for igual ou se fizer o mesmo serviço em principio já tenho quem me oriente uma.
Pelo menos no "boneco" marca uma mola e o sistema é exactamente igual á alavanca de velocidades do vitara !
Peca 14 com a referencia 29996-80050
o link - http://suzuki-cat.ru/?&action=detail&region=EU&modeltitle=Samurai&model=SJ413&modif=03&gr=2&page=30
Manete de velocidades de vitara sai da caixa! ?&action=img2&img=52344&idm=329&page=30
canaubis

canaubis

Número de Mensagens : 26

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeQua Jan 28, 2015 6:00 am

Boas as referencias são as que estão nos sacos, a mola é realmente a que está no esquema do post anterior!
Eu pelas 3 peças paguei +- 25€ de origem.

Já agora uma questão se souberem responder, quando tirei a alavanca da caixa de velocidades o fole estava roto e tinha água lá dentro, será que a restante valvulina estará contaminada com água ou a parte onde encaixa o seletor é independente do resto da caixa onde está a valvulina.
miguel_156

miguel_156

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeQua Jan 28, 2015 11:26 am

Se tens duvidas quanto á valvulina não hesites! manda trocar a valvulina alias é uma coisa que tambem se deve fazer de tempos a tempos e a caixa agradece e nem fica assim muito caro. Atroveita e troca tambem a valvulina dos diferenciais. Se calhar com pouco mais de 50€ fazes isso.
Paulo Moleano

Paulo Moleano

Número de Mensagens : 316

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeQua Jan 28, 2015 11:38 am

boas pessoal...
em falar em vavolinas....
alguem sabe o tipo das valvolinas dos diferenciais e da caixa?
obrigado
Xumbázio

Xumbázio

Número de Mensagens : 168

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeQua Jan 28, 2015 12:47 pm

Retirado do autodata para um Vitara 1.6 (G16A), as "valvulinas" devem ser iguais independentemente do motor, no entanto confirmem Rolling Eyes

Lubrificantes e capacidades
Opções de óleo de motor
Temperatura ambiente Clima frio
Qualidade do óleo do motor SAE 5W/30
Classificação do óleo de motor API/ACEA SH/A2
Temperatura ambiente Clima temperado
Qualidade do óleo do motor SAE 10W/30
Temperatura ambiente
Alternativa para climas
temperados
Qualidade do óleo do motor SAE 10W/40
Temperatura ambiente Clima quente
Qualidade do óleo do motor SAE 20W/50
Motor com filtro(s) litros 4,2

Outros lubrificantes e capacidades
Óleo do tipo para caixas de velocidades manuales SAE 75W/90
Caixa de velocidades manual litros 1,5/1,7
Óleo da caixa de velocidades automática Tipo Dexron II
Caixa de velocidades automática (drenar e reatestar) litros 2,8
Óleo do tipo para diferenciais dianteiros SAE 80W/90
Classificação do óleo do diferencial dianteiro GL-5
Diferencial dianteiro/transmissão automática litros 1,0
Óleo do tipo para diferenciais traseiros SAE 80W/90
Diferencial traseiro litros 2,2
Sistema de arrefecimento litros 5,3
Fluido dos travões Tipo DOT 3
Fluido da direcção assistida Tipo Dexron II
Fluido da direcção assistida litros 0,72

Cumprimentos Cool
sapog

sapog

Número de Mensagens : 14

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeSex Fev 13, 2015 2:33 am

Boas,
Já tive esse problema à uns anos e foi necessário substituir a alavanca das velocidades que se bem me lembro custou 12€ na Suzuki.
O problema foi o casquilho de plástico que o meu carro tinha na cabeça esférica no fundo da alavanca que caiu para dentro do compartimento superior da caixa de velocidades onde estão os tirantes.
Como ficou solto lá dentro, umas vezes não me deixava meter a 1, 3 ou 5, outras a 2 e 4ª, conforme o local onde se encontrasse.
Foi uma grande chatice porque foi necessário libertar caixa dos suportes para ela descair um pouco e assim poder desmontar a parte superior onde estão os tirantes e remover o casquilho.
Boa sorte.
Victor

Victor

Número de Mensagens : 122

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitimeDom Nov 08, 2015 12:57 pm

Boas pessoal eu tb tive esse problema, mola partida.
A solução foi fazer uma artesanalmente. foi fácil e funciona perfeitamente.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Manete de velocidades de vitara sai da caixa!   Manete de velocidades de vitara sai da caixa! Icon_minitime

Manete de velocidades de vitara sai da caixa!
Ir para o topo 
Página 1 de 1