| Vitara XO 1.6 a GPL | |
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Autor | Mensagem |
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tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 41 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
| Assunto: Vitara XO 1.6 a GPL Sex Ago 23, 2013 10:19 am | |
| Boas, já andava para comprar um vitara faz algum tempo, entretanto lá me foi possível comprar o dito cujo. Entrou ontem à tarde na garagem um vitara com as seguintes características: -Vitara 1.6 a carburador com kit GPL de 1991 com AC, conta neste momento com 191.000 km, cabrio com Hard top canvas (não sei se é bom se é mau, mas para mim é um Hard top), preto (com uma pintura muito ajavardada, à falta de melhor palavra), uma vez que já foi vermelho, e deixaram partes ainda em vermelho.... O verniz nem o viu e a qualidade da mudança de cor diga-se deixa muito a desejar. Tem umas jantes da Mangels (penso que é assim que se escreve, perdoem-me se me enganei), com OT negativo, pneus praticamente novos mas de estrada e com medida por legalizar ainda (215/75 R15), com amortecedores Monroe (bastante macios por sinal), amortecedores posteriores da KYB Novos (não sei se a medida é de origem ou não), tem estribos e abas de alargamento para as rodas, já tem preparação para rádio CB, com antena e tudo. Tem um mata vacas um pouco ranhoso que sairá dentro em breve, faróis de longo alcance para a frente e farol de trabalho para trás. Tem body Lift de 4 ou 5 cm. Tem inclinómetro. Felizmente nem tudo tem a qualidade da pintura e até descobri posteriormente à compra agradáveis surpresas... Tem revisão feita em que consta óleo de motor, caixa, difs e caixa de transferências, filtros. Os amortecedores de trás, bem como os bombitos, cabos de travão e bateria são novos. Tenho transmissões verdes Deu entrada nas minhas "urgências" com os seguintes problemas: -Embraiagem a fazer barulho por todos os lados. (Resolvido) -Direcção imprecisa e a dar estalos. (Resolvido) -Fole de transmissão roto (em vias de resolução, só segunda) -Ponteira do triângulo de suspensão roto (em vias de resolução, só segunda) -Carpete rasgada (em vias de resolução) -Porta luvas partido (em vias de resolução) -Puxador da mala (nem sei se vou arranjar, pois a mala está ocupada permanentemente com o depósito de GPL) -AC descarregado -Babas generalizadas no motor e na caixa -Várias lâmpadas fundidas (resolvido) -Manómetro da temperatura inoperacional, quero muito ver o que se passa com este, pois para mim é um indicador bastante importante. Aceito dicas para pesquisar! Basicamente é tudo o que me ocorre do meu novo brinquedo Pretendo fazer o seguinte neste momento: (1º passo) -Arranjar as babas todas do motor para tal já encomendei jogo de juntas de motor completo (sim vou trocar tudo), acho que faz sentido, pois tudo o que lá está tem 22 anos, acho que faz sentido. -Fazer a troca da correia de distribuição, pois não sei o estado dela e pelo sim pelo não -Trocar a bomba de água e o termostato -troca de todos os tubos de água e limpeza de radiador -Troca das relas do motor 2º passo -Levantar o bicho. e nesta etapa precisarei da vossa ajuda, pois estava a pensar em levantar o mesmo ou 2'' ou 3'' e para tal estava a pensar comprar um kit da pro comp (inclui molas para frente e trás, amortecedores para trás e acrescentos para os amortecedores da frente), alguém tem? Se sim podem-me dar feedback? Sei que para colocar o kit de 2'' preciso descer o dif da frente colocar bolachas nos veios de transmissão e baixar, para este kit preciso de mais alguma coisa? Para o Kit de 3'' o que preciso de fazer mais que para o kit de 2''??? -colocar protecção de cárter e de caixa de transf. -colocação de rádio cb (já tenho meio trabalho feito) 3º passo -Troca de pneus, quando estes de ir ao morango morrerem, por uns sciroco ou por uns insa turbo, ainda tenho que pesquisar bem e ver prós e contras Indecisões ainda: -Troca de para-choques por uns de ferro. -Colocação de guincho. Posto fotos assim que tiver o carroço a andar, pois de momento não tem inspecção Penso que seja tudo, agradeço desde já a ajuda e peço desculpa pelo testamento
Última edição por tfmc em Sex Set 13, 2013 1:03 am, editado 2 vez(es) | |
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Pessegueiro
Número de Mensagens : 19 Data de inscrição : 18/08/2013
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Sex Ago 23, 2013 11:56 am | |
| Pelos vistos o carro tem muita coisinha a arranjar. Mas são bons carros merecem bom tratamento. Ficamos a aguardar as fotos 😊
Ah, e bem vindo 😃
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zeribas
Número de Mensagens : 703 Idade : 58 Localização : Várzea de Sintra Data de inscrição : 01/03/2013
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Sex Ago 23, 2013 3:45 pm | |
| A malta quer é alguma coisa para se entreter, desejo-te sorte e muitos km de prazer... | |
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levita
Número de Mensagens : 50 Idade : 36 Localização : Seixal Data de inscrição : 07/07/2013
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Sáb Ago 24, 2013 5:54 pm | |
| Boa sorte com o popo, e põe fotos da maquina abraço | |
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tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 41 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Sex Ago 30, 2013 7:57 am | |
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Última edição por tfmc em Qua Out 16, 2013 3:11 am, editado 1 vez(es) | |
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GSilva
Número de Mensagens : 570 Idade : 42 Localização : Alfena Data de inscrição : 05/03/2012
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Sex Ago 30, 2013 8:18 am | |
| Bem vindo. Mais um 8V a GPL. Boa Sorte com a máquina e cuidado com a escolha dos pneus, as transmissões verdes são melhores um bocadinho mas não fazem milagres (tb partem)
Cump GS | |
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tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 41 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Sex Ago 30, 2013 8:37 am | |
| - Citação :
- Bem vindo.
Mais um 8V a GPL. Boa Sorte com a máquina e cuidado com a escolha dos pneus, as transmissões verdes são melhores um bocadinho mas não fazem milagres (tb partem)
Cump GS Sim, já me contaram e neste momento tenho uma (a do lado esq) prestes a ir à vida, o anterior dono andou com o fole roto aquilo estava cheio de terra Os pneus ainda tenho que procurar muito bem, pois quero uma coisa para terra, mas não quero estragar material por causa de um pneu demasiadamente agressivo/pesado. Com tempo lá chegarei, o meu objectivo no imediato é mesmo coloca-lo totalmente operacional depois levantá-lo só depois me vou preocupar com pneus Já tenho a maior parte das peças para o colocar operacional lá por casa. Depois coloco o trabalho realizado no tópico, pois vai ser uma intervenção engraçada | |
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tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 41 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
| Assunto: Problema travões Ter Set 10, 2013 3:08 pm | |
| Boas, após alguns quilômetros com o carro detectei um problema nos travões e passo a tentar explicar a ver se consigo uma ajuda: Por vezes vou a andar muito bem e carrego no travão e o pedal fica extremamente mole e faz o curso todo até ao "chão" do carro e nada acontece, ou seja, quase nada, abranda ligeiramente, mas mesmo muito ligeiramente. Se largar e travar logo em seguida (tipo bombeamento) na segunda travagem já fica melhor e na terceira volta ao normal, o mais estranho de tudo é que acontece muito poucas vezes (até agora em cerca de 1000 km aconteceu 3 vezes)... Alguém sabe o que poderá ser? Já pesquisei mas encontrei apenas tópicos com o pedal duro e isto não me acontece! | |
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lfteixeira
Número de Mensagens : 2226 Idade : 43 Localização : Braga Data de inscrição : 19/11/2010
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Qua Set 11, 2013 12:37 am | |
| Começa por sangrar o sistema de travões, pelos sintomas parece ser ar no sistema. | |
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metaleiro
Número de Mensagens : 741 Idade : 36 Localização : milheiros Data de inscrição : 01/07/2012
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Qua Set 11, 2013 5:21 am | |
| exato mas na minha opiniao começa pelo mais facil antes de fazers isso espreita por baixo e ve se a pinça de travao nao bate na mola com as rodas viradas ve tambem se nao ha manchas de oleo nos tubos se nao ouver fugas e as pinças nao tiverem a bater em principio e so sangrar se nao ficar em condiçoes ve a afinaçao das cintas de traz | |
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lfteixeira
Número de Mensagens : 2226 Idade : 43 Localização : Braga Data de inscrição : 19/11/2010
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Qua Set 11, 2013 6:01 am | |
| Não lhe falei disso das molas, porque segundo ele o jipe não está levantado! (mas posso não ter lido essa parte!) | |
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tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 41 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Qua Set 11, 2013 8:59 am | |
| Não está levantado e aconteceu sempre em frente, as rodas nao estavam viradas! | |
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tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 41 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Qua Set 11, 2013 11:42 am | |
| - metaleiro escreveu:
- exato mas na minha opiniao começa pelo mais facil antes de fazers isso espreita por baixo e ve se a pinça de travao nao bate na mola com as rodas viradas ve tambem se nao ha manchas de oleo nos tubos se nao ouver fugas e as pinças nao tiverem a bater em principio e so sangrar se nao ficar em condiçoes ve a afinaçao das cintas de traz
Se as cintas dos travões de trás não estiverem esticadas pode originar isto? Se for possível é disso de certeza, que um dos lados (pelo menos no travão de mão) hora trava hora não trava, como os travões falhão (e normalmente o que trava mais forte são sempre à frente) associei o problema à frente.... mas.... Vou ver este problema amanha! | |
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metaleiro
Número de Mensagens : 741 Idade : 36 Localização : milheiros Data de inscrição : 01/07/2012
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Qua Set 11, 2013 1:20 pm | |
| sim pode e tambem podes ter um bombite a verter | |
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metaleiro
Número de Mensagens : 741 Idade : 36 Localização : milheiros Data de inscrição : 01/07/2012
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Qua Set 11, 2013 1:29 pm | |
| - tfmc escreveu:
- Não está levantado e aconteceu sempre em frente, as rodas nao estavam viradas!
nao tem nessessariamente de estar levantado para isso acontecer so e menos comum porque ja vem o curso de direcçao afinado e nao notas ao virar notas quando precisas dos travoes ou seja viras a direcçao a sair de um estacionamento e a pinça bate na mola e recua o bombite depois mesmo com as rodas a direito nao trava a primeira tens de injectar | |
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tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 41 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Qui Set 12, 2013 12:55 am | |
| - metaleiro escreveu:
- nao tem nessessariamente de estar levantado para isso acontecer so e menos comum porque ja vem o curso de direcçao afinado e nao notas ao virar notas quando precisas dos travoes ou seja viras a direcçao a sair de um estacionamento e a pinça bate na mola e recua o bombite depois mesmo com as rodas a direito nao trava a primeira tens de injectar
Pensando bem, todas as vezes antes de acontecer virei as rodas ao maximo sim... Mas não me acontece todas as vezes que viro as rodas ao maximo! Qual é a solução no caso de ser isto??? | |
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GSilva
Número de Mensagens : 570 Idade : 42 Localização : Alfena Data de inscrição : 05/03/2012
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Qui Set 12, 2013 1:32 am | |
| - tfmc escreveu:
- metaleiro escreveu:
- nao tem nessessariamente de estar levantado para isso acontecer so e menos comum porque ja vem o curso de direcçao afinado e nao notas ao virar notas quando precisas dos travoes ou seja viras a direcçao a sair de um estacionamento e a pinça bate na mola e recua o bombite depois mesmo com as rodas a direito nao trava a primeira tens de injectar
Pensando bem, todas as vezes antes de acontecer virei as rodas ao maximo sim...
Mas não me acontece todas as vezes que viro as rodas ao maximo!
Qual é a solução no caso de ser isto???
Concordo, Vire as rodas todas para um lado e para o outro e veja se a pinça toca na mola. Se tocar é só ir ao afinador da direcção e limitar o curso de viragem. Fica com um bocadinho menos de brecagem mas é um mal necessário. | |
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tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 41 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Qui Set 12, 2013 1:35 am | |
| - GSilva escreveu:
- tfmc escreveu:
- metaleiro escreveu:
- nao tem nessessariamente de estar levantado para isso acontecer so e menos comum porque ja vem o curso de direcçao afinado e nao notas ao virar notas quando precisas dos travoes ou seja viras a direcçao a sair de um estacionamento e a pinça bate na mola e recua o bombite depois mesmo com as rodas a direito nao trava a primeira tens de injectar
Pensando bem, todas as vezes antes de acontecer virei as rodas ao maximo sim...
Mas não me acontece todas as vezes que viro as rodas ao maximo!
Qual é a solução no caso de ser isto???
Concordo, Vire as rodas todas para um lado e para o outro e veja se a pinça toca na mola. Se tocar é só ir ao afinador da direcção e limitar o curso de viragem. Fica com um bocadinho menos de brecagem mas é um mal necessário. Amigo GSilva, em primeiro lugar trata-me por tu, muito mais simples, formalidades nos seus sítios no forum não há dessas coisas, desde que o pessoal se respeite Em segundo verificarei todas estas situações hoje ao fim do dia ou no máximo amanha. Depois deixo aqui o resultado! | |
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tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 41 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Sex Set 13, 2013 1:02 am | |
| À partida problema resolvido... O batente do lado esq estava partido/com solda partida e fora do sitio, a maxila estava cheia de marcas da mola lá roçar. Já meti o batente no sitio agora só falta dar lá um pingo para ficar OK. Aproveitei e sangrei os travões com óleo novo (já tinha gasto o dinheiro), só falta afinar travão de mão já que ele está parado, vou aproveitar Um muito obrigado à malta que me ajudou a detectar este problema | |
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lfteixeira
Número de Mensagens : 2226 Idade : 43 Localização : Braga Data de inscrição : 19/11/2010
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Sex Set 13, 2013 2:25 am | |
| O teu caso foi diferente, foi por isso que falamos do carro estar levantado. Por norma, quando se levanta o carro com tacos ou molas mais compridas, as molas tendem a arquear um pouco tocando na maxila quando a direção está completamente virada. Provocando os sintomas que indicaste. Tu foste diferente... Deste logo cabo do batente! Antes assim, está resolvido e foi simples. | |
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tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 41 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
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GSilva
Número de Mensagens : 570 Idade : 42 Localização : Alfena Data de inscrição : 05/03/2012
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Sex Set 13, 2013 2:35 am | |
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tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 41 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Sex Set 13, 2013 10:15 am | |
| - GSilva escreveu:
- tfmc escreveu:
- lfteixeira escreveu:
- O teu caso foi diferente, foi por isso que falamos do carro estar levantado.
Por norma, quando se levanta o carro com tacos ou molas mais compridas, as molas tendem a arquear um pouco tocando na maxila quando a direção está completamente virada. Provocando os sintomas que indicaste.
Tu foste diferente... Deste logo cabo do batente!
Antes assim, está resolvido e foi simples. Não fui eu que dei cabo do batente... ele já vinha assim
Este jipito tem muita invenção (mal feita diga-se), tenho ali muita hora de trabalho ainda pela frente, mas nada que não se resolva! Ainda bem que já se deu com o gato Em relação ás invenções mal feitas parece que é norma nos 8V a GPL O meu trazia a caixa de velocidades pendurada do motor (nenhum dos parafusos estava apertado, alias faltavam 2) motor de arranque faltava 1 parafuso, invenções na admissão, direcção toda desapertada, esta agora do batente/limitador de direcção, mas há mais, muitas mais. Ainda não tive tempo para as descobrir todas com tempo lá chegarei. | |
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Leitao_tsi
Número de Mensagens : 97 Idade : 38 Localização : Figueira da Foz Data de inscrição : 29/07/2013
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Seg Set 23, 2013 1:55 am | |
| Que velas usas pelo motor estar a GPL? As normais referenciadas de origem ou algumas especificas? | |
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tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 41 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL Ter Set 24, 2013 12:00 pm | |
| - Leitao_tsi escreveu:
- Que velas usas pelo motor estar a GPL?
As normais referenciadas de origem ou algumas especificas? Amigo Leitão, não faço a mais pálida ideia de quais são, mas são novas e o anterior dono disse-me que eram as especificas, mas posso ver quais são daqui a umas semanas quando as desmontar. | |
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| Assunto: Re: Vitara XO 1.6 a GPL | |
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