| Afinar o turbo com apenas 5 centimos | |
|
+9Xumbázio chevalier Dannycosta brotcha vascorfs luisvaz atr lfteixeira Santinhos 13 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Santinhos
Número de Mensagens : 418 Idade : 45 Data de inscrição : 04/01/2011
| Assunto: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Sáb Jan 21, 2012 10:31 am | |
| | |
|
| |
lfteixeira
Número de Mensagens : 2226 Idade : 44 Localização : Braga Data de inscrição : 19/11/2010
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Sáb Jan 21, 2012 10:47 am | |
| Se eu estou a ver correctamente, estás a cortar o acesso á wastegate. Fazendo a pressão do turbo aumentar.
Tens manometro da pressão do turbo instalado? | |
|
| |
atr
Número de Mensagens : 415 Idade : 45 Localização : guimaraes Data de inscrição : 11/11/2011
| Assunto: para que tanto trabalho Sáb Jan 21, 2012 11:24 am | |
| nao vale a pena estar a perder tempo com isto pois basta afinar o embolo da wastegate para ter o mesmo resultado sem nenhum tipo de risco | |
|
| |
Santinhos
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Sáb Jan 21, 2012 11:24 am | |
| - lfteixeira escreveu:
- Se eu estou a ver correctamente, estás a cortar o acesso á wastegate.
Fazendo a pressão do turbo aumentar.
Tens manometro da pressão do turbo instalado? Nao... | |
|
| |
Santinhos
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Sáb Jan 21, 2012 11:27 am | |
| - atr escreveu:
- nao vale a pena estar a perder tempo com isto pois basta afinar o embolo da wastegate para ter o mesmo resultado sem nenhum tipo de risco
Ja uso isto a mais de 2 anos, sempre prego a fundo... problemas ZERO... Como disse, quem quiser experimentar ´´e so seguir os passos, se nao gostar volta a por normal... nao tem custos, nao da quase trabalho nenhum... Peço desculpa se tou a desvendar o segredo dos deuses e a retirar dinheiro ao pessoal do barrete que leva rios de dinheiro para fazer isto... e depois inventa que fez isto e aquilo e mais nao sei o que... Se existem maneira melhores ou mais eficazes ´´e so mostrarem como se faz e nao apenas criticar ... estou a partilhar o que sei, de resto cada um sabe de si... abraço a todos.... | |
|
| |
atr
Número de Mensagens : 415 Idade : 45 Localização : guimaraes Data de inscrição : 11/11/2011
| |
| |
lfteixeira
Número de Mensagens : 2226 Idade : 44 Localização : Braga Data de inscrição : 19/11/2010
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Dom Jan 22, 2012 2:41 am | |
| Não vale a pena estarem a "protestar" nem a reagir mal a questões.
Do que tenho lido, não é só aumentar a pressão do turbo, mas devia-se tambem compensar com um pouco mais de gasoleo, para ai sim, andar mais.
Existem ai guias na net que explicam passo a passo.
Mas achei interessante haver outros metodos de fazer o mesmo.
Obrigado pela partilha. | |
|
| |
atr
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Dom Jan 22, 2012 3:01 am | |
| - lfteixeira escreveu:
- Não vale a pena estarem a "protestar" nem a reagir mal a questões.
Do que tenho lido, não é só aumentar a pressão do turbo, mas devia-se tambem compensar com um pouco mais de gasoleo, para ai sim, andar mais.
Obrigado pela partilha. nao estou nem a protestar nem a reagir mal so dei a minha opiniao se foi mal recebida nao tenho culpa.em relaçao ao turbo nao e uma questao de andar mais ou menos se queres mais andamento abres a bomba e o turbo compença por ele pois a mais gases de escape e tens mais preçao de turbo se quiseres o carro mais rapido que no fundo e o que intereça para ir dar umas voltas para o monte ou seja ter uma melhor resposta em curto espaço entao das so preçao ao turbo o carro nao vai andar mais mas vai responder melhor um bocado.porque tambem depende de como tenhas o carro,no meu tenho o ponto da bomba adiantado dei mais debito a bomba e tenho o turbo ao maximo e o meu samurai da 110 120 no maximo mas no monte ja e outra converça pareçe uma mota tambem tenho os grupos conicos reduzidos dai a falta de velocidade de ponta mas nao se pode ter as duas coisas e nao e carro pelo menos para mim para ir para a auto estrada ando aqui pela cidade em qualquer lado em quinta a 40 ou 50 a hora ja chega para mim comprimentos | |
|
| |
Santinhos
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Dom Jan 22, 2012 3:21 am | |
| - atr escreveu:
- ...
Isso do braço roscado tambemnao e novidade nenhuma... agora compara o trabalho que isso da com o meu toturial que no final vai dar o mesmo resultado ... sem falar que quando quiseres por isso como estava de origem muito diificilmente consegues, sem falar no facto de alterares o desempenho do turbo pois ficas com mais em baixas e perdes em altas... ou mesmo comprar a tal torneira, com um simples parafuso fazes o mesmo... e se ja sabias disto nao percebo porque nunca partilhaste a info com fotos e a explicar como se faz ... o mesmo como avançar a bomba etc... se a net esta cheia de coisas ´´e porque a pessoas que partilhao a info, alias e o proposito de um forum Quanto ao parafuso, tinha de desgastar por completo para depois passar pelos buracos ... mas ainda bem que ja toda a gente sabe disto e o que pus aqui e inutil pois o que tem piada e ter trabalho e gastar rios de dinheiro atencao nao estou chateado com ninguem e sim admito que tenho uma maneira agressiva de abordar alguns temas, mas isso tb tem a sua razao de ser e logica... pois as pessoas so falam do que sabem quando alguem as chateia ... agora mais uma vez digo se tens e sabes como fazer melhor, aproveita tira umas fotos e mostra como se faz assim aprendemos e evoluímos todos, depois as pessoas escolhem a maneira mais indicada de fazerem as alteraçoes... se sabes como avançar a bomba etc mostra como se faz... eu por exemplo nao sei e assim aprendo qq coisa tambem | |
|
| |
Santinhos
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Dom Jan 22, 2012 5:03 am | |
| - lfteixeira escreveu:
- Não vale a pena estarem a "protestar" nem a reagir mal a questões.
Obrigado pela partilha. O que te mostro nao te vai fazer andar mais... mas vais ter "mais força" mal carregas no acelerador, ideal para quem quer andar no mato... e tens outra vantagem o turbo nao vai perder força em altas ao contrario de mexeres no "braço" roscado, e outra coisa ainda, o consumo do carro tb se mantem o mesmo... quanto ao perigo do parafuso se desgastar, mesmo que isso aconteça o mesmo nao vai caber nos buracos por onde o ar passa... alias para o ar desgastar esse parafuso bem nem quero imaginar como estaria o resto do carro ... ja uso isto a mais de 2 anos e o parafuso esta na mesma... se existem outras maneiras de executar e obter o mesmo, sim existem, mas dao mais trabalho e envolvem mais custos... aqui em 5 minutos tem o trabalho feito se nao gostarem do resultado em outros 5 minutos estao com o carro normal... | |
|
| |
luisvaz
Número de Mensagens : 83 Idade : 48 Localização : Macedo de Cavaleiros - Bragança Data de inscrição : 12/05/2011
| Assunto: ola Qui Jan 26, 2012 10:04 am | |
| o meu turbo nao da pa fazer isso, pois ja é um garret...mas fico a espera ce ideias vossas | |
|
| |
atr
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Qui Jan 26, 2012 10:22 am | |
| se o teu turbo tiver um actuador da wastegate igual ao da foto esta marcado apertas o parafuso das mais preçao se o actuador nao der para afinar trocas por um que de eu troquei no meu pois avariou custou 20€ na sucata | |
|
| |
Santinhos
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Sex Jan 27, 2012 12:56 am | |
| Amigo "ATR" estou ah espera que expliques como se avança a bomba Lucas... como ja referi nao sei como se faz. | |
|
| |
atr
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Sex Jan 27, 2012 4:43 am | |
| se procurares encontras ve como se da mais debito https://suzuki.forumeiros.com/t5489-tuning-lucas-injector-pumpspara adiantar o ponto da bomba tiras a proteçao da correia de distribuiçao desapertas a bomba tem s 3 parafusos procuras e desapertas do lado da poli tens outro atras da bomba por baixo dos tubos que vao para o motor desapertas como o motor anda no centido do relogio puchas a bomba no sentido contrario aos poucos e vais vendo como fica ou seja puchas a bomba em direçao a colaça marca a posiçao caso queiras voltar a por como estava atençao nao ponhas o motor a trabalhar sem apertar a bomba nao tires os parafusos nem desapertes a poli e so aliviar os parafusos e fazer um pouco de força | |
|
| |
Santinhos
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Qui Fev 02, 2012 1:20 am | |
| Depois de analisar bem essa afinação na bomba lucas, penso que isso reune todas as condições para correr alguma coisa mal e nunca mais voltar á origem... penso que o melhor ai é nao inventar muito e comprar a bomba bosch + injetores ... mas claro isto é a minha opiniao. | |
|
| |
atr
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Qui Fev 02, 2012 4:32 am | |
| o que dizes por um lado e verdade por outro nao e bem assim pois se fizeres as coisas com calma e bem feitas nao tens problema nenhum em relaçao as bombas a boch e mais facil de dar debito de gasoleo mas as bombas lucas com compençador sao as que equipam os 306 e os charas dao para afinar em altas e em baixas coisa que as boch nao dao para fazer podem ser mais fiaveis mas eu tenho lucas do 306 e nao tenho que dizer pois as boch se tiverem de dar raia dao como as outras | |
|
| |
Santinhos
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Qui Fev 02, 2012 6:30 am | |
| Certo mas a minha bomba ainda é a de origem... penso que seja diferente da Lucas do 306...
E nunca experimentei mas do que tenho lido a diferenca dos 75cv para os 90cv reside apenas nas bomba bosch e injetores de 175bar...
pois a versao de 75cv tras bomba lucas e injetores de 155bar salvo erro.
Última edição por Santinhos em Qui Fev 02, 2012 6:45 am, editado 1 vez(es) | |
|
| |
lfteixeira
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Qui Fev 02, 2012 6:43 am | |
| Só uma nota, os injectores são "medidos" em bar e não mm... (Mas tu sabes isso!) | |
|
| |
Santinhos
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Qui Fev 02, 2012 6:45 am | |
| tens razao sim senhor tava a escrever e a pensar em outra coisa | |
|
| |
atr
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Qui Fev 02, 2012 12:00 pm | |
| isso e um mito pois o que fas a diferença entre as bombas lucas e o compençador os motores td de 64cv samurai ou vitara tem a bomba igual aos motores sem turbo da peugeot e citroen os td intercooler seja com lucas ou bosch tem 90 cv pois a bomba lucas que equipa esses motores tem o compençador como as bosch em relaçao aos injectores o td 64cv tem injectores de 130bar os do peugeot podem ter so os 155bar mas sao compençados pela afinaçao da bomba lucas pois como disse em cima tem dois tipos de afinaçao baixas e altas dai nao ser preciso injectores tao fortes para atingir os 90 cv | |
|
| |
Santinhos
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Sex Fev 03, 2012 12:58 am | |
| è assim tu tens:
Samurai 1.9td de 64cv sem IC bomba Lucas e injetores 130bar turbo kkk com 0.4bar
Vitara 1.9td de 74cv sem IC bomba Lucas e injetores 155bar turbo kkk com 0.4bar
Vitara 1.9td de 90cv com IC bomba bosch e injetores 175bar turbo Garret com 0.6bar
| |
|
| |
atr
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Sex Fev 03, 2012 4:23 am | |
| pois nao discuto isso mas na verçao dos motores xud9 que equipao tanto os peugeot como os citroen tens 90cv com qualquer uma bomba bosch mais injectores 175bar e intercooler ou bomba lucas mais injectores de 155bar e intercooler .eu falo do meu que veio de um 306 e tem bomba lucas e o carro era de 90cv | |
|
| |
vascorfs
Número de Mensagens : 62 Idade : 38 Localização : Ourém Data de inscrição : 01/12/2010
| |
| |
atr
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Ter Fev 21, 2012 9:40 am | |
| | |
|
| |
brotcha
Número de Mensagens : 35 Idade : 38 Data de inscrição : 05/01/2011
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Ter Fev 21, 2012 11:34 am | |
| boas atr se poderes mete ai uns videos desse samurai tgv. abraço | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos | |
| |
|
| |
| Afinar o turbo com apenas 5 centimos | |
|