Número de Mensagens : 415 Idade : 45 Localização : guimaraes Data de inscrição : 11/11/2011
Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Ter Fev 21, 2012 12:24 pm
brotcha escreveu:
boas atr se poderes mete ai uns videos desse samurai tgv. abraço
ok
vascorfs
Número de Mensagens : 62 Idade : 38 Localização : Ourém Data de inscrição : 01/12/2010
Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Ter Fev 21, 2012 12:58 pm
entao e o nivel de oleo vê-se onde?? no quadrante lol,
posta la uns filmes.. para ver-mos o tgv..... :-D
atr
Número de Mensagens : 415 Idade : 45 Localização : guimaraes Data de inscrição : 11/11/2011
Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Ter Fev 21, 2012 3:21 pm
vascorfs escreveu:
entao e o nivel de oleo vê-se onde?? no quadrante lol,
posta la uns filmes.. para ver-mos o tgv..... :-D
boas nao pareçe mas tem bastante espaço a tras depois ponho fotos em relaçao ao tgv tendo algum filme arranjo maneira de meter comprimentos
Santinhos
Número de Mensagens : 418 Idade : 45 Data de inscrição : 04/01/2011
Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Qua Fev 22, 2012 12:52 am
Á aqui qq coisa que nao percebo... se tens um motor com 90cv de origem e supostamente com as afinações que dizes ter deve estar no minimo com 100cv... e dizias no outro dia que isso nao andava muito...
das duas 3, ou tens o motor pifado ou mal afinado, ou estas so a reinar com a malta e isso anda que se mata pois com um motor desses tem de andar...
se o meu so tem 75cv e da a direito 150kms que diria eu se tivesse esse motor... eu sei que o samurai tem a relacao de cx mais curta mas com esse motor isso tem de ripar nas horas
atr
Número de Mensagens : 415 Idade : 45 Localização : guimaraes Data de inscrição : 11/11/2011
Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Qua Fev 22, 2012 4:36 am
Santinhos escreveu:
Á aqui qq coisa que nao percebo... se tens um motor com 90cv de origem e supostamente com as afinações que dizes ter deve estar no minimo com 100cv... e dizias no outro dia que isso nao andava muito...
das duas 3, ou tens o motor pifado ou mal afinado, ou estas so a reinar com a malta e isso anda que se mata pois com um motor desses tem de andar...
se o meu so tem 75cv e da a direito 150kms que diria eu se tivesse esse motor... eu sei que o samurai tem a relacao de cx mais curta mas com esse motor isso tem de ripar nas horas
digo e afirmo tenho a caixa de trasnferencias 4.16 e os grupos conicos 5.14 devido a reduçao das duas castiguei a velocidade de ponta pois tambem nao me intereça que sem barra de torçao e mais alto se tivesse muita ponta e eu andasse a abusar ja tinha tido outra sorte eu pretendo força e a ponta no monte nao e seguificativa para te dar uma ideia da reduçao do meu, em estrada consigo andar em 5 a s 1200 rotaçoes a direito sem ir a soluçar e isto da uma velocidade de 35 40 kl por hora
Santinhos
Número de Mensagens : 418 Idade : 45 Data de inscrição : 04/01/2011
Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Qua Fev 22, 2012 7:23 am
Sim Atr, mas com o motor e suposta afinação que tens e isso tem de tar bruto e com bastante forca em baixas ou seja com um bom binario... e a ajudar com um grupo conico mais reduzido força é o que nao te deve faltar
atr
Número de Mensagens : 415 Idade : 45 Localização : guimaraes Data de inscrição : 11/11/2011
Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Qua Fev 22, 2012 10:56 am
em baixas e de segunda em diante se tentar arrancar em primeira ele nao anda tendo oportunidade ponho uns videos
Santinhos
Número de Mensagens : 418 Idade : 45 Data de inscrição : 04/01/2011
Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Qui Fev 23, 2012 1:05 am
atr escreveu:
em baixas e de segunda em diante se tentar arrancar em primeira ele nao anda tendo oportunidade ponho uns videos
estranho...
atr
Número de Mensagens : 415 Idade : 45 Localização : guimaraes Data de inscrição : 11/11/2011
Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Qui Fev 23, 2012 4:23 am
espremi-me mal em baixas tenho de arrancar em segunda pois em primeira esta tao reduzido que mal acelero chega logo as 4500 rotaçoes so serve para andar ao relanti ou entao subir alguma coisa mesmo de vagar
Dannycosta
Número de Mensagens : 341 Idade : 42 Localização : Valongo Data de inscrição : 04/08/2012
Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Dom Nov 11, 2012 10:02 am
Olha eu a desenterrar topicos....
Vou fazer isto para ver o resultado..se der mais um cheirinho sem aumentar o consumo..fica...espero é que nao dê pressao a mais ao turbo...
Santinhos
Número de Mensagens : 418 Idade : 45 Data de inscrição : 04/01/2011
Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Dom Nov 11, 2012 11:02 am
Dannycosta escreveu:
Olha eu a desenterrar topicos....
Vou fazer isto para ver o resultado..se der mais um cheirinho sem aumentar o consumo..fica...espero é que nao dê pressao a mais ao turbo...
Se o carro estiver de origem nao tem stress... ja ando com o meu assim á + 2 anos ... e praticamente so ando em estrada e sempre a puxar por ele
chevalier
Número de Mensagens : 52 Localização : Coimbra Data de inscrição : 25/03/2014
Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Qua Jan 14, 2015 3:38 pm
Tive de desenterrar este tópico... fiz aquela alteração que o Santinhos disse e nota-se bem a diferênça, mas a embraiagem deu logo de si... deve estar nas ultimas . Assim que calco no acelarador ela patina logo. Já agora devo mudar apenas o disco ou conjunto? Consegue-se fazer in home?? Sachs ou valeo ? Obrigado
Xumbázio
Número de Mensagens : 168 Idade : 42 Data de inscrição : 12/07/2013
Assunto: Ups...tópico desenterrado!!! Sáb Jan 17, 2015 4:33 am
Boas,
Eu também vou meter embraiagem agora, mas por outros motivos, os meus cilindros hidráulicos deram de si, o mestre está a verter o DOT4 pelo retentor e o escravo está com o fole de borracha na sucata, aproveitei e comprei kit de embraiagem da Sachs (prato+disco+rolamento encosto), e cilindros mestre e escravo também da Sachs, comprei aqui -> Oscaro, pessoalmente prefiro Sachs, mas com Valeo não vais mal servido
Em relação à técnica do turbo, usei o método do "Manual Boost Controller" (parafuso+mola+esfera) tipo isto:
O meu turbo é um Hitachi HT-10 (Grand Vitara 2.0TD mazda) e a haste não tem regulação, logo não tinha grandes alternativas, mas gostei do resultado, passei de 0.8Bar para aproximadamente 1Bar e o motor fica bem mais utilizável, consumo é normal, e não noto desgaste excessivo nos restantes componentes:
Agora falta-me é conseguir dar um pouco mais de debito para compensar, na bomba injectora, parte difícil, visto ser semi electrónica
A tua técnica realmente é bem barata e fácil, a da válvula de controlo manual do wastegate é mais cara, mas tem uma grande vantagem, podem regular a pressão pretendida
Cuidado com os vossos ajustes, excesso de pressão pode ser catastrófico, no meu caso estou à vontade porque a centralina não deixa passar para além de 1,1Bar, pelo menos enquanto o "boost sensor" estiver bom
Cumprimentos Vitaristas e bom Tuning
vitaraspostas
Número de Mensagens : 117 Idade : 32 Localização : aveiro Data de inscrição : 15/11/2012
Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Qua Jan 21, 2015 11:10 pm
Santinhos escreveu:
Amigo "ATR" estou ah espera que expliques como se avança a bomba Lucas... como ja referi nao sei como se faz.
Santinhos se quizeres eu digo te como se dá débito a uma lucas, é interno e eu já fiz isso no meu, motor psa 1.9 td com bomba lucas se quizeres depois apita!!
Xumbázio
Número de Mensagens : 168 Idade : 42 Data de inscrição : 12/07/2013
Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Qui Jan 22, 2015 5:37 pm
Boas vitaraspostas,
Tenho um amigo com um Vitara 1.9TD (sem intercooler) e bomba injectora Lucas, e também estou interessado nessas dicas se puder ser
Cumprimentos Vitaristas
JoaoSamur
Número de Mensagens : 144 Localização : Aveiro Data de inscrição : 26/05/2013
Assunto: Re: Afinar o turbo com apenas 5 centimos Sex Jan 23, 2015 12:36 am
fiz exatamente o mesmo como na imagem a minha bomba lucas. mas passado algum tempo começou a verter. fui buscar uma bosh
eduardomeneses
Número de Mensagens : 38 Idade : 67 Localização : Abrantes Data de inscrição : 31/05/2012
Assunto: turbo Seg Out 09, 2017 2:34 pm
atr escreveu:
Santinhos escreveu:
atr escreveu:
nao vale a pena estar a perder tempo com isto pois basta afinar o embolo da wastegate para ter o mesmo resultado sem nenhum tipo de risco
Ja uso isto a mais de 2 anos, sempre prego a fundo... problemas ZERO...
Como disse, quem quiser experimentar ´´e so seguir os passos, se nao gostar volta a por normal... nao tem custos, nao da quase trabalho nenhum...
Peço desculpa se tou a desvendar o segredo dos deuses e a retirar dinheiro ao pessoal do barrete que leva rios de dinheiro para fazer isto... e depois inventa que fez isto e aquilo e mais nao sei o que...
Se existem maneira melhores ou mais eficazes ´´e so mostrarem como se faz e nao apenas criticar ... estou a partilhar o que sei, de resto cada um sabe de si...
abraço a todos....
a desvendar segredos? isso nem tem cabimento quem procurar um bocado na net aprende sem custo nenhum a dar mais preçao a um turbo e escusado andar a inventar parafusos e porcas e sei la o que mas eu digo-te como se fas no teu turbo na saida da valvula que fas actuar a wastegate tem um barao roscado com duas femeas se apertares as femeas das mais preçao se desapertares tiras preçao isto nos turbos com actuador esterno nos turbos com actuador interno ou seja sem embolo tem na parte de tras do nactuador uma femea de 8 milimetros que aperta um parafuso,esse parafuso tem um encaixe para uma chave alen de 3 milimetros desapertas a femea de 8 milimetros e apertas o parafuso das mais preçao desapertas o parafuso tiras preçao se nao quiseres ter este trabalho seja no turbo que for metes o tubo que sai do turbo ligado a uma torneira da torneira ao actuador da wastegate e regulas a passagem de ar a teu gosto dando ou tirando preçao ao turbo se isto e segredo so se for para ti nao sou mecanico nem nunca fui e sei este "segredo" .gostas de criticar toda gente pois atras do pc e facil mas quando te fazem uma critica ficas todo atiçado espero que aprendas que toda gente tem direito a opiniao e na minha dada a facilidade e informaçao que a nao vale a pena andar a inventar o tempo que perdeste com essa aplicaçao fazias o que aqui escrevi e nao corrias o risco de o parafuso com o tempo desgastar a cabeça e por obra do diabo ir parar dentro do motor e ai quero ver quem e que tem segredos se es tu ou o pessoal do barrete que te vai arranjar o motor mas tu la sabes .mais uma coisa para quem critica tanto ferves em pouca agua vive e deixa viver que isso da saude
o varão é de fácil acesso? É preciso desmontar o turbo? Quantas voltas se dá?