Peço desculpa de estar a repetir este tópico, mas coloquei este assunto na apresentação. Pode ser que aqui consiga obter resposta a este assunto:
Peço a vossa opinião para o seguinte problema/questão:
1- Desde que tenho o vitara, verifiquei que cerca de metade do curso do acelerador pouco serve para ajudar na subida de rotação do motor (mesmo ao ralenti!) Só de metade para o fim do curso de aceleramento é que verifico alguma resposta por parte do motor. O cabo do acelerador está bem afinado, porque este problema sente-se mesmo acelerando manualmente no próprio veio da bomba injectora! Outro problema que tenho, é que quando piso o acelerador, o motor desenvolve aos soluços. Por vezes, se desacelerar e voltar a acelerar, mas lentamente, deixo de sentir tanto isso! Acima das 2500 rotações, também deixo de sentir este problema! Por fim, a bomba injectora estava a perder gasóleo pela tampa, na zona do veio do acelerador. Levei o carro a uma oficina de viaturas diesel (em Torres Novas), para descrever todos estes problemas. Aconselharam-me a fazer uma revisão completa à bomba e aos injectores, e que o orçamento nunca ficaria abaixo dos 450€! Coloquei a hipótese de substituir todo o sistema de injecção por um do peugeot 306TD, e pedi para apenas solucionarem o problema da fuga de gasóleo (substituíram uns o-rings e paguei 29€). Perguntei se já alguma vez tinham feito uma aplicação do sistema de injecção do 306, disseram-me que não mas que em “princípio” isso não era complicado de se fazer!
2- Consigo arranjar a bomba injectora+injectores+tubos do 306TD, por 225€. Acham que é caro? Agora supondo que compro este material: 1- É possível instalar tudo, e manter o turbo de origem, ou tem-se de afinar a bomba toda porque a pressão do turbo do 306 é de 0,8 bar, enquanto a do vitara é de 0,2bar? 2- Uma vez que a bomba do 306 tem um compensador de débito para quando o turbo entra em acção, o turbo original do vitara permite ligar esse sistema?
Desculpem-me tantas perguntas e todo este relatório, mas tenho de receio de gastar dinheiro para nada!!
Fico a aguardar pelos vossos comentários.
Um abraço,
Nautico 77