A EVOLUÇÃO DO JABUTI.. FASE 1: (Outubro - Setembro 2005) Motor,transmissão, tcase originais nesta fase inicial o samuca era recém comprado e fiz as seguintes modificações:
A – Serviço de funilaria
B - Body lift de 3 polegadas para calçar pneus de 31 polegadas.
C - Jumelos com 5 centímetros nos 2 eixos.
D - Troquei a cor de branca para esse tom de verde do Fiat Adventure, mais condizente com o “Jabuti”..
FASE 2: (Dezembro 2005) Pensando em priorizar a segurança:
A - inclui uma gaiola de proteção externa, mas percebi que a mesma impedia a instalação do Snokel. Optei pelo Snokel OGZ e em breve mando fazer uma gaiola interna.
B – Troca do motor original 1.3 pelo VW 1.9D com maior torque em baixas rotações e com originais 62cv, no meu samuca deve estar beirando os 75cv
,
C – Troca do radiador, por um com capacidade para 5 litros e mais 1 litro em expansor, com ventoina elétrica com relé liga desliga e válvula termostática.
D – Inclusão de radiador de óleo para melhorar o arrefecimento, já que esse motor esquenta muito.
E.Alternador 90 A VW (Golf).
F.Substituição do para choque dianteiro, por outro de ferro maciço acoplado ao guincho.
G.Radio PY.
FASE 3: (Janeiro 2006 a Abril 2006) Agora o Jabuti começou realmente a mudar, mostrificando-se, foram feitas as seguintes alterações:
A - SPOA
B - Jumelos revólver com 4 feixes, que permitem aumento significativo do ângulo de abertura da suspensão e também dá rotação lateral ao conjunto .
C - Inclusão na tcase de kit Calmini 6,5:1 DL Rock Crawler, o qual reduz o 4x4L em 187% e o 4x4H em 20,2%.
D - Troca dos feixes de mola pelos da toyota bandeirantes (que são maiores) usando-se apenas 3 lâminas, que permitem um pouco mais de conforto e maior articulação da suspensão.
E - Troca das mangueiras de freio, por maiores.
F - Colocação de suspiros para os diferenciais e caixas.
G - Amortecedores dianteiros do caminhão Mercedes e traseiro do GM Monza.
H - Adaptação de mais uma ventoina, desta vez na frente do radiador, pois ainda esquentava quando forçava um pouco mais o motor.
I – Adoção de pneus Wangler 35 em novas rodas da Bronco 15x11
FASE 4: Previsto para fevereiro de 2007.
Os diferenciais e a “monstrificação” do Jabuti...
A - Troca dos diferenciais originais pelos da F75 com relação de 43X9 (coroa e pinhão, respectivamente).Já comprados!!!!
B - Colocação de freio a disco nas 4 rodas.
C - Rodas livre AVM
D - Bloqueio nos 2 diferenciais (traseiro Ensimec fase IV e dianteiro desligável provavelmente macrotorque). Já comprados!!!!
E - Substituição do burrinho de freio original pelo da s10
F - Pneus 38 (talvez mantenha por um pouco mais de tempo os meus atuais 35)
G - 4 amortecedores novos.
H - Recuo do motor cerca de 15 centímetros.Melhorando a distribuição de pêso e criando espaço para a colocação de intercooler ou ar condicionado.
I - E mais algumas cositas !!!
FASE 5: Devo turbinar o motor, colocar intercooler e gaiola interna (Talvez para o final de 2007)
LISTA DE LEGENDA PARA AS FOTOS:
Foto 1: Samurai Jabuti (fase 1), em sua primeira trilha em 2005
Fotos 2 e 3 : Fase 2
Foto 4: Snorkel OGZ (fase 2)
Fotos 5 e 6 : Motor VW 1.9D no cofre do Samuca Jabuti (fase2).
Foto 7: Guincho e novo para choque.
Fotos 8 e 9: Jumelos revólver.
Foto 10: SPOA.
Foto 11: Suzuki Samurai “Jabuti” em fase 3.
Foto 12: Pneus 35 calçados em aro 15X11
Foto 13: Eixos Dana 44 da F75 para o Samurai (Fase 4)
Fotos 14 e 15: Bloqueio Ensimec IV (Fase 4)
Fotos 16 a 18 : Como deve ficar na fase 4
Foto 19 e 20 : Herbert no trabalho (consultório) e com meu filho Danielzinho na trilha.
OBS: Qualquer dúvida perguntem...