| tracção ás 4 | |
|
+8vitasmar79 j.amorim zeca4x4 Patricio prt_hgt AHA pedro_evil Johnny X 12 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Johnny X
Número de Mensagens : 117 Idade : 36 Localização : Portimão/Leiria Data de inscrição : 19/12/2008
| Assunto: tracção ás 4 Qua Jan 07, 2009 3:23 pm | |
| a minha duvida é a seguinte dizem-me que de vez em quando devemos andar com as 4 ligadas de manha ás 7 costumo abalar com o meu vitas e gostaria de saber se de vez em quando posso ligar a tracção para fazer 500 metros em alcatrão até chegar a estrada principal?
andar com as 4 ligadas é o mesmo que o mais levezinho...fará mal? ou deve-se fazer de vez em quando? | |
|
| |
pedro_evil
Número de Mensagens : 1495 Localização : norte-centro Data de inscrição : 27/11/2007
| Assunto: Re: tracção ás 4 Qua Jan 07, 2009 3:40 pm | |
| acho que não há crise, andei prai 1 ano ou mais sem ligar as 4 e quando liguei elas estavam lá sem problemas nenhuns... por isso se ligares num caminho de terra ou que de meio em meio ano .. deve ser o suficiente.... | |
|
| |
AHA
Número de Mensagens : 200 Data de inscrição : 27/10/2008
| Assunto: Re: tracção ás 4 Qua Jan 07, 2009 5:08 pm | |
| Deram-te um bom conselho porque ao fazer isso de vez em quando estas a lubrificar os cubos da roda, diferencial etc... Não é necessário fazer isso todos os dias | |
|
| |
prt_hgt
Número de Mensagens : 298 Idade : 43 Data de inscrição : 08/04/2008
| Assunto: Re: tracção ás 4 Qui Jan 08, 2009 3:31 am | |
|
Última edição por prt_hgt em Sex Jul 02, 2010 9:10 am, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Patricio
Número de Mensagens : 448 Idade : 46 Localização : Transmontano; Ex-Maiato; actualmente em Setúbal Data de inscrição : 08/12/2007
| Assunto: Re: tracção ás 4 Qui Jan 08, 2009 9:36 am | |
| - AHA escreveu:
- Deram-te um bom conselho porque ao fazer isso de vez em quando estas a lubrificar os cubos da roda, diferencial etc...
Não é necessário fazer isso todos os dias é verdade, de vez em quando nao faz mal nenhum... mas isso não é nenhum medicamento que tem que se "tomar" todos os dias... aliás o unico remédio é mesmo arranjar uma desculpa para ir ao monTTe e aí sim ligas as 4x4 durante um bom bocado... acredita que é uma boa terapia para o jipe e para o condutor atençao as 4x4 em alcatrao | |
|
| |
Johnny X
Número de Mensagens : 117 Idade : 36 Localização : Portimão/Leiria Data de inscrição : 19/12/2008
| Assunto: Re: tracção ás 4 Qui Jan 08, 2009 10:16 am | |
| só de vez em quando.
é que é raro sair com o carro para passeios mais dificies às vezes ainda ia para a foz do caravalho dar uns passeios com ele mas não tenho tempo nenhum e li algures que de vez em quando se deve ligar só mesmo por ligar.
e também como da minha casa até á auto-estrada são apenas 500 metros e eu não passo da 3.ª há que aproveitar, agora depois de tirar a tracção e andar uns metros para trás é que não entendo o porquê de fazerem isso. | |
|
| |
zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 62 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: tracção ás 4 Qui Jan 08, 2009 10:18 am | |
| É preferivel nunca ligar do que usar as 4 em alcatrão. | |
|
| |
j.amorim
Número de Mensagens : 48 Idade : 60 Localização : penafiel e p. lima Data de inscrição : 27/10/2006
| Assunto: Re: tracção ás 4 Qui Jan 08, 2009 1:40 pm | |
| no alcatrão mesmo que molhado só se for sempre a direito se não esforça agora em terra ou outros pisos parecidos até podes ligar para mexer os cubos lembren-se isso é mecanico e não tem diferencial central em curva uma das rodas vai ter que coçar se não parte | |
|
| |
vitasmar79
Número de Mensagens : 41 Idade : 45 Localização : Bragança Data de inscrição : 08/02/2009
| Assunto: Problemas com a tracção às 4. Seg Dez 21, 2009 9:04 am | |
| - zeca4x4 escreveu:
- É preferivel nunca ligar do que usar as 4 em alcatrão.
Boas Sem fugir muito do tópico inicial gostava de expor o que me aconteceu. Estava a estrada com alguma neve e liguei as 4x4 altas, a neve ja não era muita mas com medo do gelo liguei-as. Após cerca de 2 kms (já na 4 velocidade) comecei a sentir um barulho "tipo tao.....tao" mais 1km e a tracção desligou-se, a manete baixou e a luz 4wd apagou-se, fiquei sem tracção. Esta situação repetiu-se mais vezes. Fui testar as 4x4 lentas e não senti problemas. Gostava de saber se isto já aconteceu a algum de vosses e qual era o problema. Um abraço Obrigado | |
|
| |
PrimusBaro
Número de Mensagens : 179 Localização : Mem-Martins/Sintra Data de inscrição : 10/05/2009
| Assunto: Re: tracção ás 4 Seg Dez 21, 2009 9:59 am | |
| A manete saltou sozinha da posição 4H para a 2H? | |
|
| |
vitasmar79
Número de Mensagens : 41 Idade : 45 Localização : Bragança Data de inscrição : 08/02/2009
| Assunto: Re: tracção ás 4 Seg Dez 21, 2009 11:55 am | |
| - PrimusBaro escreveu:
- A manete saltou sozinha da posição 4H para a 2H?
Sim, foi isso mesmo que aconteceu !!!!!!! Eu até cheguei a levar a mão porbaixo da manete e sentir que a manete vai descendo ate se desligar..... ????????? | |
|
| |
LuisAGUIAR
Número de Mensagens : 230 Idade : 44 Localização : Vila franca de xira Data de inscrição : 19/05/2009
| Assunto: Re: tracção ás 4 Seg Dez 21, 2009 12:14 pm | |
| tá de origem o teu vita ? | |
|
| |
CArraCA
Número de Mensagens : 276 Idade : 34 Localização : Lagos , Bensafrim Data de inscrição : 21/01/2009
| Assunto: Re: tracção ás 4 Seg Dez 21, 2009 1:42 pm | |
| É assim , eu vou ser sincero , na minha opinião penso que nao haja problema ligar traçao em alcatrao , eu quando faço qualquer tipo de passeio em mato , quando começo vai logo em 4L , e depois so depois no final de tudo ja , é que vai 2H , a meu ver, no meu jipe ter 4H ou 2H é a mesma merd* , mas com as rotoras nunca se pode pedir muito do jipe ,em 4L , se der 50 é muito bom , por isso , a meu ver nao acho que tenha nenhum mal . e ate agora nao tive nenhum problema | |
|
| |
vitasmar79
| Assunto: Re: tracção ás 4 Ter Dez 22, 2009 3:41 am | |
| - LuisAGUIAR escreveu:
- tá de origem o teu vita ?
Quase !!! Tem um danoninho de +4cm, molas e amortecedores só. A tracção salta quando vou em 4H a +- 80 km/h. | |
|
| |
PrimusBaro
Número de Mensagens : 179 Localização : Mem-Martins/Sintra Data de inscrição : 10/05/2009
| Assunto: Re: tracção ás 4 Ter Dez 22, 2009 6:34 am | |
| Estranho... No meu para passar de 2H para 4H e vice-versa tenho de estar parado! | |
|
| |
CArraCA
Número de Mensagens : 276 Idade : 34 Localização : Lagos , Bensafrim Data de inscrição : 21/01/2009
| Assunto: Re: tracção ás 4 Ter Dez 22, 2009 11:33 am | |
| - PrimusBaro escreveu:
- Estranho...
No meu para passar de 2H para 4H e vice-versa tenho de estar parado! E a andar ja exprimentas.te , eu mudo sempre em andamento | |
|
| |
PrimusBaro
| Assunto: Re: tracção ás 4 Qua Dez 23, 2009 2:07 am | |
| - CArraCA escreveu:
- PrimusBaro escreveu:
- Estranho...
No meu para passar de 2H para 4H e vice-versa tenho de estar parado! E a andar ja exprimentas.te , eu mudo sempre em andamento Já experimentei, pois estava habituado no GR, mas no Vitara mas arranha tudo! Só parado é que não há estrilho. | |
|
| |
pedro_evil
Número de Mensagens : 1495 Localização : norte-centro Data de inscrição : 27/11/2007
| Assunto: Re: tracção ás 4 Qua Dez 23, 2009 3:18 am | |
| sim , nos vitaras, comvem estar parado, o gajo do stand tambem vinha com essa teoria, que até 20 km/h podia mudar-se de 4 pras 2, e vice-versa, mas nunca experimentei | |
|
| |
Convidad Convidado
| Assunto: Re: tracção ás 4 Qua Dez 23, 2009 3:55 am | |
| - CArraCA escreveu:
- É assim , eu vou ser sincero , na minha opinião penso que nao haja problema ligar traçao em alcatrao , eu quando faço qualquer tipo de passeio em mato , quando começo vai logo em 4L , e depois so depois no final de tudo ja , é que vai 2H , a meu ver, no meu jipe ter 4H ou 2H é a mesma merd* , mas com as rotoras nunca se pode pedir muito do jipe ,em 4L , se der 50 é muito bom , por isso , a meu ver nao acho que tenha nenhum mal . e ate agora nao tive nenhum problema
sempre em 4L? Eu sinceramente faço a maioria dos percursos em 2H, se as coisas dificultam mudo para 4H (bem dito samurai que muda de tracção como quem muda de mudança ) e só em último recurso meto as 4L... e posso dizer-te que até agora poucas vezes precisei delas |
|
| |
CArraCA
| Assunto: Re: tracção ás 4 Qua Dez 23, 2009 11:40 am | |
| - coolmike escreveu:
- CArraCA escreveu:
- É assim , eu vou ser sincero , na minha opinião penso que nao haja problema ligar traçao em alcatrao , eu quando faço qualquer tipo de passeio em mato , quando começo vai logo em 4L , e depois so depois no final de tudo ja , é que vai 2H , a meu ver, no meu jipe ter 4H ou 2H é a mesma merd* , mas com as rotoras nunca se pode pedir muito do jipe ,em 4L , se der 50 é muito bom , por isso , a meu ver nao acho que tenha nenhum mal . e ate agora nao tive nenhum problema
sempre em 4L?
Eu sinceramente faço a maioria dos percursos em 2H, se as coisas dificultam mudo para 4H (bem dito samurai que muda de tracção como quem muda de mudança ) e só em último recurso meto as 4L... e posso dizer-te que até agora poucas vezes precisei delas Porque nao fazes a apresentaçao da tua maquina ? , isso paraçe uma coisa e é outra , com as 2H , vais tar a esforçar muito mais o jipe , e se fores em mudanças mais lentas , vais estar a esforçar muito menos o motor , Ja agora, nao sei por onde andas que andas sempre em 2H , eu ca tenho que andar em 4L ,e em 1º e por x's nao consigo subir a 1º , agora andar so em terra batida , ai sim , ando em 2H , e em 4ª | |
|
| |
paulino29
Número de Mensagens : 241 Idade : 59 Localização : perto de...coimbra. lousã. Data de inscrição : 25/01/2009
| Assunto: Re: tracção ás 4 Qua Dez 23, 2009 1:39 pm | |
| Boas . estive a ler este topico... normalmente , e mais em alcatrao ando , como deve ser...em 2H.em 4H nunca !!! caso se passe a terra ou piso escorregadio, mudar para 4H. caso seja uma picada, ou lama...então 4L. claro que ao andar em 4L, permite andar em mudanças mais altas e não esforçar a maquina pois estamos em "caixa baixa". quanto ao passar de 2H para 4H deve mesmo ser feito em pequeno movimento, quanto a engrenar 4L isso sim imperterivelmente parado. alias é o que resa o manual do vitara.
bom pesso desculpa pela intromição e cumprimentos. | |
|
| |
PrimusBaro
| Assunto: Re: tracção ás 4 Qui Dez 24, 2009 8:44 am | |
| Amigo Paulino29, creio que o fórum é mesmo para isso, mandar "bitáites" uteis. | |
|
| |
paulino29
Número de Mensagens : 241 Idade : 59 Localização : perto de...coimbra. lousã. Data de inscrição : 25/01/2009
| Assunto: Re: tracção ás 4 Qui Dez 24, 2009 8:48 am | |
| ok. pois apenas quis transmitir a minha opinião e o que habitualmente faço...mesmo em serviço e em condições bem adversas e de stress... tenho pena de não ter tempo e puder fazer TT em condições...o meu vitas tem tado parado cumprimentos a todos | |
|
| |
Convidad Convidado
| Assunto: Re: tracção ás 4 Qui Dez 24, 2009 11:38 am | |
| - CArraCA escreveu:
- coolmike escreveu:
- CArraCA escreveu:
sempre em 4L?
Eu sinceramente faço a maioria dos percursos em 2H, se as coisas dificultam mudo para 4H (bem dito samurai que muda de tracção como quem muda de mudança ) e só em último recurso meto as 4L... e posso dizer-te que até agora poucas vezes precisei delas Porque nao fazes a apresentaçao da tua maquina ? , isso paraçe uma coisa e é outra , com as 2H , vais tar a esforçar muito mais o jipe , e se fores em mudanças mais lentas , vais estar a esforçar muito menos o motor ,
Ja agora, nao sei por onde andas que andas sempre em 2H , eu ca tenho que andar em 4L ,e em 1º e por x's nao consigo subir a 1º , agora andar so em terra batida , ai sim , ando em 2H , e em 4ª Carraca, realmente ainda nao tinha apresentado a maquina... mas agora ja apresentei e ja deixei umas fotos desde o momento em que a comprei até ao momento em que começou a andar. https://suzuki.forumeiros.com/samurai-f1/o-meu-samba-t2985.htm#26977Quando poder coloco uns videos e fotos dela em accao (mesmo ainda nao tendo havido muita accao) O uso de 4H por vezes é um engano, pois o que ganhas em força, perdes em balanço, por isso o engrenar nas 4L sem necessidade, pode fazer com que se tenha dificuldade em obstaculos que seriam simples. Se forem picadas, podes sempre tentar em 4H e depois se nao der, tentas em 4L |
|
| |
Johnny X
| Assunto: Re: tracção ás 4 Seg Jan 11, 2010 4:33 pm | |
| - vitasmar79 escreveu:
- PrimusBaro escreveu:
- A manete saltou sozinha da posição 4H para a 2H?
Sim, foi isso mesmo que aconteceu !!!!!!! Eu até cheguei a levar a mão porbaixo da manete e sentir que a manete vai descendo ate se desligar..... ????????? mas a manete desce suavemente? ou parece que leva uma martelada? tenho o meu jipe parado há 3 meses devido a um problema parecido... | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: tracção ás 4 | |
| |
|
| |
| tracção ás 4 | |
|