| Samurai nas ilhas de bruma! | |
|
+11spoa4 PJOTA boke Fonseca pedro_evil piruças paulo pinto JMorgado RedNeT zeca4x4 Paulo Leal 15 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Paulo Leal
Número de Mensagens : 32 Localização : S. Miguel - Açores Data de inscrição : 28/10/2008
| Assunto: Samurai nas ilhas de bruma! Qui Out 30, 2008 5:39 pm | |
| Olá a todos Cumprindo o ritual de apresentação, passo a palavra de que sou o Paulo Leal, tenho 37 anos, açoriano de gema, natural da ilha Terceira e residente há bastantes anos em S. Miguel e inscrevi-me neste fórum na sequência da compra de um Suzuki Samurai 1.9 td de 99. Tanto quanto sei (e vejo), o carro está completamente original e é provável que apenas venha a ter poucas alterações. A minha grande paixão são os ralis, mas o todo-o-terreno é um gosto que tenho vindo a cultivar, e que se encontra em franco crescimento. Tive um Vitara durante alguns anos, que vendi para comprar um utilitário, mas o "gostinho" de disfrutar de um jipe foi mais forte. A minha onda é mais o TT turístico que propriamente as trialeiras mais exigentes, embora pelo que tenho visto aqui no fórum, o samuka é um trepador e tanto! A unidade em questão é um canvas top, em azul metalizado e tem a maioria dos problemas que me parecem típicos dos Samurai: alguns pontos de corrosão, algumas vibrações ao rolar em asfalto (ainda não teve tempo de ir ao monte), banco do passageiro algo danificado e terrivelmente barulhento... Nada que não se arranje! Como gosto muito de fazer tanto quanto posso com as minhas mãos - pelo menos as tarefas que são DIY - mas desconheço quase tudo acerca da sua técnica, vou desde já avisando que devo chatear o pessoal de vez em quando. Ainda não tirei fotos mas logo que as tire coloco-as online. Um abraço Paulo Leal | |
|
| |
zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 62 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Qui Out 30, 2008 5:41 pm | |
| | |
|
| |
RedNeT
Número de Mensagens : 817 Idade : 41 Localização : Charneca da Caparica / Évora Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Qui Out 30, 2008 5:42 pm | |
| | |
|
| |
Paulo Leal
Número de Mensagens : 32 Localização : S. Miguel - Açores Data de inscrição : 28/10/2008
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Qui Out 30, 2008 6:07 pm | |
| Isto é que é resposta pronta e na hora! Obrigado pelas vossas boas-vindas. Tenho, claro, algumas questões gerais sobre o carro e sobre algumas questões mais do foro técnico. Devo colocá-las aqui, mantendo uma lógica de questões sobre uma mesma viatura, ou na secção técnica, seguindo uma lógica de um tópico por questão? É que sou novo por estas andanças e não quero ir contra a corrente. Desde já agradeço a colocação online dos manuais na secção técnica. Talvez metade das minhas questões iniciais já foram respondidas... Um abraço Paulo Leal | |
|
| |
zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 62 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Qui Out 30, 2008 6:29 pm | |
| Antes de iniciar novos tópicos faz uma pesquisa pelos tópicos existentes. Podes usar a pesquisa do forum ou simplesmente procurar nos tópicos existentes na técnica. Provavelmente encontrarás tópicos abertos sobre a grande maioria dos temas que pretendes abordar.
Se realmente pretenderes tratar um assunto ainda não abordado aqui no fórum é uma questão de bom senso se a deves incluir aqui na conversa sobre o teu carro ou se o tema justifica um novo tópico na secção técnica.
Não posso deixar de te dar os parabéns pela tua apresentação e cuidado em participar de uma forma adequada. | |
|
| |
JMorgado
Número de Mensagens : 243 Localização : São Miguel - Açores Data de inscrição : 30/05/2008
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Qui Out 30, 2008 6:39 pm | |
| Bem Vindo a essa casa. Temos que combinar um passeio um dia desses...
Ja agora, apresenta o teu samurai e não tenhas problemas em pedir ajuda que o pessoal esta todo aqui para isso | |
|
| |
Convidado Convidado
| |
| |
paulo pinto
Número de Mensagens : 1194 Localização : Gondomar/Porto Data de inscrição : 16/01/2008
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Sex Out 31, 2008 1:33 am | |
| Muito bem vindo a este forum | |
|
| |
piruças
Número de Mensagens : 587 Localização : Mealhada Data de inscrição : 19/06/2008
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Sex Out 31, 2008 2:45 am | |
| Bem vindo ao fórum.
CumprimenTTos Piruças | |
|
| |
pedro_evil
Número de Mensagens : 1495 Localização : norte-centro Data de inscrição : 27/11/2007
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Sex Out 31, 2008 2:53 am | |
| bem,vindo | |
|
| |
Fonseca
Número de Mensagens : 109 Localização : Viseu Data de inscrição : 01/06/2008
| |
| |
boke
Número de Mensagens : 845 Idade : 47 Localização : fernao ferro Data de inscrição : 23/10/2006
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Sex Out 31, 2008 12:53 pm | |
| | |
|
| |
Paulo Leal
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Sex Out 31, 2008 7:10 pm | |
| Obrigado novamente pelas boas vindas. Hoje começou a saga de tentar eliminar problemas no jipinho, pelo que comecei pelo que mais me preocupava: as vibrações em rolamento. Durante uma breve inspecção visual, já tinha sido notado que o veio de transmissão que liga a caixa de transferências ao diferencial da frente estava com bastante folga, pelo que comecei por aí: desmontei-o e confirmei que tinha uma folga bastante grande nas estrias que permitem o seu alongamento, para além de lhe faltar o fole de protecção (já comecei a estudar a lição). A folga nota-se essencialmente a meio das estrias, o que sugere que é a zona habitual de funcionamento. Com o veio todo recolhido, não há folga alguma. Fui dar uma voltinha com ele em asfalto lisinho e notei que as vibrações tinham diminuído bastante, embora se mantenha uma vibração que acompanha o andamento do carro. Um amigo meu já me avisou de que não é defeito... é feitio! Será que não se consegue mesmo acabar com essas vibrações? Aceitam-se palpites! Em todo o caso, o veio tinha problemas, pelo que há que resolver este assunto. A este respeito, duas perguntas: 1. Será um veio de uma unidade a gasolina compatível com o td? (há um num sucateiro aqui perto) 2. Na eventualidade de não encontrar um veio a preços interessantes, há alguma forma de recuperar este veio? Tenho de mergulhar mais profundamente na secção técnica! Já estão na forja algumas fotos para o pessoal. Um abraço Paulo Leal | |
|
| |
PJOTA
Número de Mensagens : 564 Idade : 47 Localização : V.N.FAMALICAO Data de inscrição : 26/04/2008
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Sáb Nov 01, 2008 5:30 am | |
| Antes de mais, BEM VINDO compras-te uma grande maquina( é igual ao meu ) em relaçao a essas vibraçoes , elas vao-te matar a cabeça como me acontece no meu tambem, resolves uma , aparece outra , mas nada de grave, em relaçao aos veios de transmiçao sao compativeis dos modelos sj413, sj419d, sj419td (o nosso) só difere a que vai da cx velocidades á cx de transferencias, dos modelos mais antigos nao sei.... | |
|
| |
spoa4
Número de Mensagens : 501 Idade : 33 Localização : planeta 4x4 do algarve Data de inscrição : 17/03/2008
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Sáb Nov 01, 2008 6:52 am | |
| bem vindo | |
|
| |
zeca4x4
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Sáb Nov 01, 2008 12:33 pm | |
| A montagem dos veios tem que ser cuidadosa. Ao desenfiar as estrias da manga não se pode voltar a enfiar em qualque posição, como é lógico, mas essa posição tem que ser a especificada no fabrico do veio.
Já vi quem recomendasse extremo cuidado e que se efectuasse uma marca nas duas partes antes de desmontar, no entanto os veios trazem de origem uma pequena marca a tinta e um ponto de referência para montagem que se encontram procurando com algum cuidado.
Uma montagem incorrecta é o suficiente para ter vibrações.
Os veios mais modernos, e isto num samurai significa bastante antigos, tem uma "capa" plástica no estriado que tem tendência a deteriorar-se com a idade. Se o revestimento plástico das estrias não estiver lá não há reparação.
As cruzetas são outra possivel fonte de vibrações. | |
|
| |
markito77
Número de Mensagens : 236 Idade : 47 Localização : Pinhal Novo Data de inscrição : 27/10/2006
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Sáb Nov 01, 2008 12:44 pm | |
| | |
|
| |
Paulo Leal
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Sáb Nov 01, 2008 5:30 pm | |
| - zeca4x4 escreveu:
- A montagem dos veios tem que ser cuidadosa.
Ao desenfiar as estrias da manga não se pode voltar a enfiar em qualque posição, como é lógico, mas essa posição tem que ser a especificada no fabrico do veio.
Já vi quem recomendasse extremo cuidado e que se efectuasse uma marca nas duas partes antes de desmontar, no entanto os veios trazem de origem uma pequena marca a tinta e um ponto de referência para montagem que se encontram procurando com algum cuidado.
Uma montagem incorrecta é o suficiente para ter vibrações.
Os veios mais modernos, e isto num samurai significa bastante antigos, tem uma "capa" plástica no estriado que tem tendência a deteriorar-se com a idade. Se o revestimento plástico das estrias não estiver lá não há reparação.
As cruzetas são outra possivel fonte de vibrações. Eu já tirei fotografias do jipe, inclusivamente do veio e da sua desmontagem, mas não as consigo passar para o computador... Se havia marcas de tinta no veio, já há muito que o tempo as deve ter levado... Igualmente, se havia um revestimento de plástico, também já foi na aragem. Aliás, é visível a diferença de espessura entre o início e o meio das estrias. Está visto que o caminho passa por outro veio. Se não houver marca visível no substituto, posso sempre fazer uma em ambas as partes do veio, mas não tenho garantias de que este esteja ainda na posição original. Há informações sobre a forma como esse alinhamento é feito pelo construtor? Sem as desmontar, inspeccionei cuidadosamente as cruzetas e não detectei qualquer folga, pelo que sempre é uma coisa que me fica de reserva, no caso de alguma das outras ter problemas. Segunda feira vou tentar ver o estado dos outros veios, para então ir "às compras" e acabar esta etapa. Um abraço Paulo Leal | |
|
| |
zeca4x4
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Dom Nov 02, 2008 8:46 am | |
| Eu tenho veios com mais de 20 anos e as marcas estão lá. É necessário limpar e procurar com algum cuidado. Com esta foto fica mais fácil encontrar as marcas Não sendo tão importante alguns manuais recomendam ainda que os veios sejam montados no carro respeitando a posição original. Não é normal que o Samurai apresente vibrações. | |
|
| |
Paulo Leal
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Seg Nov 03, 2008 6:27 pm | |
| Aqui estão algumas fotos do bichano: De frente: De traseira: E agora o estado lastimável do veio de transmissão: Hoje foi dia de pequena bricolage, pelo que não cheguei ao veio. Mas já há vários pequenos pormenores que estão vistos e arranjadinhos. Nada como um carro com mais uns anos para nos acordar o gosto de meter as mãos à obra! Um abraço Paulo Leal | |
|
| |
boke
Número de Mensagens : 845 Idade : 47 Localização : fernao ferro Data de inscrição : 23/10/2006
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Ter Nov 04, 2008 12:42 pm | |
| | |
|
| |
Jorugo
Número de Mensagens : 427 Localização : Oeiras Data de inscrição : 23/11/2006
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Ter Nov 04, 2008 12:50 pm | |
| Bem vindo ao forum. grande máquina. tb tenho um OH, só que gasolina. boa sorte | |
|
| |
Paulo Leal
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Qui Dez 18, 2008 6:53 pm | |
| Novos desenvolvimentos no assunto Samurai: Intervenção: Instalado um veio de transmissão usado para substituir o que estava "despachado", para o diferencial da frente. Obrigado ao nosso comanheiro Ferreira, que procurou e montou a peça em causa. Resultado: Já tem tracção às quatro rodas, que está a funcionar como deve ser. Intervenção: Trocada a falange e alinhado o veio de transmissão traseiro (a cruzeta tinha folga e o veio estava desalinhado - obrigado Zeca 4x4 pela dica). Resultado: As vibrações diminuiram para menos de metade! Já começa a parecer um qualquer outro jipe na estrada. Próximas intervenções: Substituir kit de comando - sugestões? Substituir cruzetas nos veios. Reparar cadeira do passageiro. Reparar pontos de corrosão. Tudo a seu tempo, claro! Um abraço e boas festas ao pessoal, Paulo Leal | |
|
| |
JMorgado
Número de Mensagens : 243 Localização : São Miguel - Açores Data de inscrição : 30/05/2008
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Dom Dez 21, 2008 7:01 pm | |
| Boas Paulo.
Tenho um conjunto de bancos do meu samurai, ainda em bom estado
Se quiseres alguma coisa, avisa.
Abraço | |
|
| |
Paulo Leal
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! Sáb Dez 27, 2008 8:15 pm | |
| JMorgado: Com muito gosto! A cadeira do passageiro está aberta no sítio habitual, pelo que a intenção inicial era repará-la, até porque não parece ter outros problemas. Em todo o caso, se essas estiverem melhores... Um abraço (e boas festas ao pessoal) Paulo Leal | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma! | |
| |
|
| |
| Samurai nas ilhas de bruma! | |
|