FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
autodata 3.41 pt-pt link direto
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Quem está conectado?
81 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 81 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 382 em Qua Nov 06, 2024 9:36 am
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

Samurai nas ilhas de bruma!

Ir para baixo 
+11
spoa4
PJOTA
boke
Fonseca
pedro_evil
piruças
paulo pinto
JMorgado
RedNeT
zeca4x4
Paulo Leal
15 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Paulo Leal

Número de Mensagens : 32

Samurai nas ilhas de bruma! Empty
MensagemAssunto: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeQui Out 30, 2008 5:39 pm

Olá a todos

Cumprindo o ritual de apresentação, passo a palavra de que sou o Paulo Leal, tenho 37 anos, açoriano de gema, natural da ilha Terceira e residente há bastantes anos em S. Miguel e inscrevi-me neste fórum na sequência da compra de um Suzuki Samurai 1.9 td de 99. Tanto quanto sei (e vejo), o carro está completamente original e é provável que apenas venha a ter poucas alterações.

A minha grande paixão são os ralis, mas o todo-o-terreno é um gosto que tenho vindo a cultivar, e que se encontra em franco crescimento. Tive um Vitara durante alguns anos, que vendi para comprar um utilitário, mas o "gostinho" de disfrutar de um jipe foi mais forte. A minha onda é mais o TT turístico que propriamente as trialeiras mais exigentes, embora pelo que tenho visto aqui no fórum, o samuka é um trepador e tanto!

A unidade em questão é um canvas top, em azul metalizado e tem a maioria dos problemas que me parecem típicos dos Samurai: alguns pontos de corrosão, algumas vibrações ao rolar em asfalto pale (ainda não teve tempo de ir ao monte), banco do passageiro algo danificado e terrivelmente barulhento... What a Face Nada que não se arranje!

Como gosto muito de fazer tanto quanto posso com as minhas mãos - pelo menos as tarefas que são DIY - mas desconheço quase tudo acerca da sua técnica, vou desde já avisando que devo chatear o pessoal de vez em quando. scratch

Ainda não tirei fotos mas logo que as tire coloco-as online.

Um abraço
Paulo Leal
Ir para o topo Ir para baixo
zeca4x4

zeca4x4

Número de Mensagens : 2273

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeQui Out 30, 2008 5:41 pm

Bem vindo ao fórum.
http://www.zeca4x4.no.sapo.pt
RedNeT

RedNeT

Número de Mensagens : 817

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeQui Out 30, 2008 5:42 pm

Bem vindo.

Cumps
Paulo Leal

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeQui Out 30, 2008 6:07 pm

Isto é que é resposta pronta e na hora!

Obrigado pelas vossas boas-vindas.

Tenho, claro, algumas questões gerais sobre o carro e sobre algumas questões mais do foro técnico. Devo colocá-las aqui, mantendo uma lógica de questões sobre uma mesma viatura, ou na secção técnica, seguindo uma lógica de um tópico por questão? É que sou novo por estas andanças e não quero ir contra a corrente.

Desde já agradeço a colocação online dos manuais na secção técnica. Talvez metade das minhas questões iniciais já foram respondidas... Wink

Um abraço
Paulo Leal
zeca4x4

zeca4x4

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeQui Out 30, 2008 6:29 pm

Antes de iniciar novos tópicos faz uma pesquisa pelos tópicos existentes.
Podes usar a pesquisa do forum ou simplesmente procurar nos tópicos existentes na técnica.
Provavelmente encontrarás tópicos abertos sobre a grande maioria dos temas que pretendes abordar.

Se realmente pretenderes tratar um assunto ainda não abordado aqui no fórum é uma questão de bom senso se a deves incluir aqui na conversa sobre o teu carro ou se o tema justifica um novo tópico na secção técnica.

Não posso deixar de te dar os parabéns pela tua apresentação e cuidado em participar de uma forma adequada.
JMorgado

JMorgado

Número de Mensagens : 243

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeQui Out 30, 2008 6:39 pm

Bem Vindo a essa casa.
Temos que combinar um passeio um dia desses...

Ja agora, apresenta o teu samurai e não tenhas problemas em pedir ajuda que o pessoal esta todo aqui para isso
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeSex Out 31, 2008 1:28 am

Sê Bem Vindo Very Happy cheers
paulo pinto

paulo pinto

Número de Mensagens : 1194

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeSex Out 31, 2008 1:33 am

Muito bem vindo a este forum
http://www.pp4x4.com
piruças

piruças

Número de Mensagens : 587

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeSex Out 31, 2008 2:45 am

Bem vindo ao fórum.

CumprimenTTos
Piruças
pedro_evil

pedro_evil

Número de Mensagens : 1495

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeSex Out 31, 2008 2:53 am

bem,vindo Very Happy
Fonseca

Fonseca

Número de Mensagens : 109

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeSex Out 31, 2008 10:56 am

cheers Bem vindo e.....Voltas seguras. Very Happy
boke

boke

Número de Mensagens : 845

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeSex Out 31, 2008 12:53 pm

muito bem vindo.

boke
Paulo Leal

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeSex Out 31, 2008 7:10 pm

Obrigado novamente pelas boas vindas.

Hoje começou a saga de tentar eliminar problemas no jipinho, pelo que comecei pelo que mais me preocupava: as vibrações em rolamento. Durante uma breve inspecção visual, já tinha sido notado que o veio de transmissão que liga a caixa de transferências ao diferencial da frente estava com bastante folga, pelo que comecei por aí: desmontei-o e confirmei que tinha uma folga bastante grande nas estrias que permitem o seu alongamento, para além de lhe faltar o fole de protecção (já comecei a estudar a lição).

A folga nota-se essencialmente a meio das estrias, o que sugere que é a zona habitual de funcionamento. Com o veio todo recolhido, não há folga alguma.

Fui dar uma voltinha com ele em asfalto lisinho e notei que as vibrações tinham diminuído bastante, embora se mantenha uma vibração que acompanha o andamento do carro. Um amigo meu já me avisou de que não é defeito... é feitio! Laughing Será que não se consegue mesmo acabar com essas vibrações? Crying or Very sad Aceitam-se palpites!

Em todo o caso, o veio tinha problemas, pelo que há que resolver este assunto. A este respeito, duas perguntas:

1. Será um veio de uma unidade a gasolina compatível com o td? (há um num sucateiro aqui perto)

2. Na eventualidade de não encontrar um veio a preços interessantes, há alguma forma de recuperar este veio?

Tenho de mergulhar mais profundamente na secção técnica! study

Já estão na forja algumas fotos para o pessoal.

Um abraço
Paulo Leal
PJOTA

PJOTA

Número de Mensagens : 564

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeSáb Nov 01, 2008 5:30 am

Antes de mais, BEM VINDO cheers
compras-te uma grande maquina( é igual ao meu Very Happy )
em relaçao a essas vibraçoes , elas vao-te matar a cabeça como me acontece no meu tambem, resolves uma , aparece outra , mas nada de grave, em relaçao aos veios de transmiçao sao compativeis dos modelos sj413, sj419d, sj419td (o nosso) só difere a que vai da cx velocidades á cx de transferencias, dos modelos mais antigos nao sei....
spoa4

spoa4

Número de Mensagens : 501

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeSáb Nov 01, 2008 6:52 am

bem vindo cheers
zeca4x4

zeca4x4

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeSáb Nov 01, 2008 12:33 pm

A montagem dos veios tem que ser cuidadosa.
Ao desenfiar as estrias da manga não se pode voltar a enfiar em qualque posição, como é lógico, mas essa posição tem que ser a especificada no fabrico do veio.

Já vi quem recomendasse extremo cuidado e que se efectuasse uma marca nas duas partes antes de desmontar, no entanto os veios trazem de origem uma pequena marca a tinta e um ponto de referência para montagem que se encontram procurando com algum cuidado.

Uma montagem incorrecta é o suficiente para ter vibrações.

Os veios mais modernos, e isto num samurai significa bastante antigos, tem uma "capa" plástica no estriado que tem tendência a deteriorar-se com a idade.
Se o revestimento plástico das estrias não estiver lá não há reparação.

As cruzetas são outra possivel fonte de vibrações.
markito77

markito77

Número de Mensagens : 236

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeSáb Nov 01, 2008 12:44 pm

Muito bem vindo ao forum
Paulo Leal

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeSáb Nov 01, 2008 5:30 pm

zeca4x4 escreveu:
A montagem dos veios tem que ser cuidadosa.
Ao desenfiar as estrias da manga não se pode voltar a enfiar em qualque posição, como é lógico, mas essa posição tem que ser a especificada no fabrico do veio.

Já vi quem recomendasse extremo cuidado e que se efectuasse uma marca nas duas partes antes de desmontar, no entanto os veios trazem de origem uma pequena marca a tinta e um ponto de referência para montagem que se encontram procurando com algum cuidado.

Uma montagem incorrecta é o suficiente para ter vibrações.

Os veios mais modernos, e isto num samurai significa bastante antigos, tem uma "capa" plástica no estriado que tem tendência a deteriorar-se com a idade.
Se o revestimento plástico das estrias não estiver lá não há reparação.

As cruzetas são outra possivel fonte de vibrações.

Eu já tirei fotografias do jipe, inclusivamente do veio e da sua desmontagem, mas não as consigo passar para o computador... Embarassed

Se havia marcas de tinta no veio, já há muito que o tempo as deve ter levado... Twisted Evil Igualmente, se havia um revestimento de plástico, também já foi na aragem. Aliás, é visível a diferença de espessura entre o início e o meio das estrias. Está visto que o caminho passa por outro veio.

Se não houver marca visível no substituto, posso sempre fazer uma em ambas as partes do veio, mas não tenho garantias de que este esteja ainda na posição original. Há informações sobre a forma como esse alinhamento é feito pelo construtor?

Sem as desmontar, inspeccionei cuidadosamente as cruzetas e não detectei qualquer folga, pelo que sempre é uma coisa que me fica de reserva, no caso de alguma das outras ter problemas. Segunda feira vou tentar ver o estado dos outros veios, para então ir "às compras" e acabar esta etapa.

Um abraço
Paulo Leal
zeca4x4

zeca4x4

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeDom Nov 02, 2008 8:46 am

Eu tenho veios com mais de 20 anos e as marcas estão lá.
É necessário limpar e procurar com algum cuidado. Com esta foto fica mais fácil encontrar as marcas

Samurai nas ilhas de bruma! Veio10

Não sendo tão importante alguns manuais recomendam ainda que os veios sejam montados no carro respeitando a posição original.
Samurai nas ilhas de bruma! Veio112

Não é normal que o Samurai apresente vibrações.
Paulo Leal

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 6:27 pm

Aqui estão algumas fotos do bichano: cat

De frente:

Samurai nas ilhas de bruma! Samurai1jpgqy2.thSamurai nas ilhas de bruma! Thpix

De traseira:

Samurai nas ilhas de bruma! Samurai2jpgvf7.thSamurai nas ilhas de bruma! Thpix

E agora o estado lastimável do veio de transmissão:

Samurai nas ilhas de bruma! Fotos0021fw8.thSamurai nas ilhas de bruma! Thpix

Hoje foi dia de pequena bricolage, pelo que não cheguei ao veio. Mas já há vários pequenos pormenores que estão vistos e arranjadinhos. Nada como um carro com mais uns anos para nos acordar o gosto de meter as mãos à obra!

Um abraço
Paulo Leal
boke

boke

Número de Mensagens : 845

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeTer Nov 04, 2008 12:42 pm

bem vindo.

boke
Jorugo

Jorugo

Número de Mensagens : 427

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeTer Nov 04, 2008 12:50 pm

Bem vindo ao forum.
grande máquina.
tb tenho um OH, só que gasolina.
boa sorte
Paulo Leal

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeQui Dez 18, 2008 6:53 pm

Novos desenvolvimentos no assunto Samurai:

Intervenção:
Instalado um veio de transmissão usado para substituir o que estava "despachado", para o diferencial da frente. Obrigado ao nosso comanheiro Ferreira, que procurou e montou a peça em causa.

Resultado:
Já tem tracção às quatro rodas, que está a funcionar como deve ser.

Intervenção:
Trocada a falange e alinhado o veio de transmissão traseiro (a cruzeta tinha folga e o veio estava desalinhado - obrigado Zeca 4x4 pela dica).

Resultado:
As vibrações diminuiram para menos de metade! Já começa a parecer um qualquer outro jipe na estrada.

Próximas intervenções:

Substituir kit de comando - sugestões?

Substituir cruzetas nos veios.

Reparar cadeira do passageiro.

Reparar pontos de corrosão.

Tudo a seu tempo, claro! lol!

Um abraço e boas festas ao pessoal,
Paulo Leal
JMorgado

JMorgado

Número de Mensagens : 243

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeDom Dez 21, 2008 7:01 pm

Boas Paulo.

Tenho um conjunto de bancos do meu samurai, ainda em bom estado

Se quiseres alguma coisa, avisa.

Abraço
Paulo Leal

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 8:15 pm

JMorgado: Com muito gosto! A cadeira do passageiro está aberta no sítio habitual, pelo que a intenção inicial era repará-la, até porque não parece ter outros problemas. Em todo o caso, se essas estiverem melhores... Cool

Um abraço (e boas festas ao pessoal)
Paulo Leal
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Samurai nas ilhas de bruma!   Samurai nas ilhas de bruma! Icon_minitime

Samurai nas ilhas de bruma!
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte