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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeQui Fev 07, 2008 7:37 am

Foi bom ter esclarecido este pormenor.
Também eu fico satisfeito por poder falar sobre temas técnicos que não sejam aquelas tradicionais questões sobre avarias.

Gostava que falasses sobre esse amortecedor, ou mola/amortecedor, que tens aí na travessa da direcção.

Tem mola?
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeQui Fev 07, 2008 8:00 am

Não. É um simples amortecedor de direcção Calmini. Mais um barreto.
Penso que o de origem é mais eficaz, este vinha ali e lá ficou, o que me vale é a direcção assistida agora, porque antes não parti dedos mas cheguei a fazer ruptura muscular no volante.

http://www.puresuzuki.com/steering_stabilizer_kit.htm
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeSex Fev 08, 2008 9:51 am

Eu vou substituir o meu, por um original claro.
O original é igual, ou melhor relativamente a muitas marcas do tuning, e muito mais barato.

Perguntei porque penso que já vi fotos de um sistema com molas mas não consigo perceber qual é a vantagem.
O mais certo é não haver vantagem nenhuma.

Se me pudesses mostrar onde é que o teu está apoiado agradecia.

Estou a pensar aplicar o novo na posição original e aproveitar o velho para montar noutra posição.Vou usar os dois para aumentar a capacidade de amortecimento e compensar o aumento do tamanho das rodas.

É claro que a seguir vou precisar da direcção assistida. lol!
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeSex Fev 08, 2008 7:00 pm

É bem provável, os originais fazem bastante força.
Pelo que eu sei os com mola tem uma reacção mais viva e rápida, se são melhores...???? não faço a mínima.

O meu estava montado com os suportes de origem, mas alterei-os para o amortecedor não ficar a trabalhar de lado.
Existem várias hipóteses de colocar o amortecedor, eu vou ver se mostro como está o meu.

Cumpr.
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeSeg Fev 11, 2008 6:16 am

Samuel, já agora dá para tirares uma foto de onde tens os apoios dos amortecedores?
Gostava de ver onde eles ficam...
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeSáb Fev 23, 2008 6:41 pm

Este é um bom site de consulta para quem fez ou vai fazer SOPA, aqui explica-se os melhores, ou, processos existentes para controle da torção do eixo

http://www.timskelton.com/lightning/race_prep/suspension/traction_bars.htm

Cumprimentos
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeDom Fev 24, 2008 4:51 pm

Samuel, temos um tópico para barras de tracção que não desenvolveu nada:
https://suzuki.forumeiros.com/automovel-f24/barras-de-traccao-t524.htm

Devias passar isto para lá.

Não tive tempo para ver o site em pormenor mas assim de repente acho que esse tipo de barras não tem nada a ver com Samurais.
São barras para carro de arranque tipo HotRod, normalmente rebaixados, que dão pouco curso de suspensão.

Mas passa esta info para o outro tópico e se eu não vi bem responde lá que este tema interessa-me.
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeDom Fev 24, 2008 6:28 pm

Peço desculpa...não aprefundei ainda muito o forum, de qualquer forma vou faze-lo.
Pelo que vi existem todos os tipos, dá para todos os gostos ou vontades.

Obrigado pela chamada de atenção
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeSeg Fev 25, 2008 3:19 am

Não é nenhuma chamada de atenção.
É um convite para participares num tópico que abri e que até hoje não tinha aparecido ninguém interessado em falar neste assunto.
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeQua maio 07, 2008 3:50 pm

Ultimamente tenho andado a pensar em aplicar o SPOA ao meu Samurai, mas como nunca percebi muito bem como isto é feito estão-me a surgir as seguintes duvidas e das quais já obtive resposta coloquei ai para todos verem:

1º - O material que preciso comprar para aplicar o spoa é o drop pitmam arm, os apoios para as molas (que provavelmente pedirei a alguem para fazer), os espaçadores de transmissão, os tubos de travão e os amortecedores certo?
R: sim, e novos pontos de apoio também é necessário comprar


2º - É mesmo necessário colocar uns amortecedores maiores nos apoios originais ou criando um apoio de amortecedor pode-se usar os de dimensoes originais?
R: Ok, é preferivel uns amortecedores maiores porque aumenta o cruzamento de eixos Very Happy
P: e agora o quanto maior é necessario os amortecedores serem???


3º - As molas de origem serão capazes de aguentar com a transformação ou é necessario reforça-las?


4º - Quase como pergunta da praxe, qual o valor aproximado em que pode ficar esta transformação???
R: Drop Pitman Arm €100 e Espaçadores de transmissão €50/cada... falta-me o preço dos tubos de travão (preferencia pelos de malha de aço), dos amortecedores e dos apoios dos amortecedores...


Mais uma vez, obrigado e comentem Very Happy


Última edição por JUKA-BAZUKA em Qua maio 07, 2008 4:41 pm, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeQua maio 07, 2008 4:00 pm

Algumas dicas sobre o assunto:

http://ttmax.zikforum.com/tecnica-automovel-f10/barra-de-direccao-spoa-t71.htm

Podem usar-se os amortecedores originais alterando a sua fixação.
É preferivel usar amortevcedores maiores com novos pontos de apoio para aproveitar o maior cruzamento de eixos que o SPOA permite.
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeDom Jun 15, 2008 12:01 pm

Como sou novo aqui, fou fazer uma pergunta muito novata

Os U-Bolt ( aqueles parafusos em U ) e os suportes das molas pode-se usar os de origem para fazer essa alteração?
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeDom Jun 15, 2008 4:33 pm

É possivel usar os mesmos mas na minha opinião não é recomendavel.
Ha quem corte os apoios originais e volte a soldar na posição oposta.
Esta opção sacrifica a resistência da manga de eixo.
A solução ideal é usar novos apoios que se prolonguem até aos originais aumentando assim a resistência do eixo.
Os parafusos podem ser os mesmos mas o ideal é usar uns novos.
Estes parafusos são sujeitos a um aperto que provoca a sua deformação.
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeSeg Jun 16, 2008 1:50 am

E medidas para isso tudo, alguém tem alguns esboços?
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MensagemAssunto: cambio dos chekers   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeTer Set 02, 2008 1:36 pm

alenTTejano escreveu:
Boas tardes, Zeca, é assim o meu carro está prestes a ir para a casa de molas onde irá ser realizado o trabalho e eu ainda não cheguei a conclusão nenhuma, a não ser que preciso efectivamente da peça para alterar a barra de direcção e os tubos de travão, mas em relação aos amortecedores ainda não sei o que fazer...

Diz-me alguma coisa que possa fazer num curto espaço de tempo...
tiras us chekers da frente e os de traz e poin mais grande.
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeSex Set 12, 2008 6:49 am

Não é técnica mas deixo aqui umas fotos do que um simples e barato SPOA pode fazer por um Samurai.

SPOA - Samurai - Página 3 IMG_0801

SPOA - Samurai - Página 3 IMG_0832
SPOA - Samurai - Página 3 IMG_0845
SPOA - Samurai - Página 3 IMG_0960

Com material da marca preferida aqui do pessoal: lol!
SPOA - Samurai - Página 3 IMG_0925

SPOA - Samurai - Página 3 IMG_0929

E o resultado à vista:
SPOA - Samurai - Página 3 IMG_0952

Posto isto só falta uma pimtura em tons de verde para um toque final de classe. Laughing
SPOA - Samurai - Página 3 IMG_1022

Na minha opinião só os brincos é que ficam ali muito mal.
Com os brincos originais tinha ficado muito melhor e mais equilibrado.
SPOA - Samurai - Página 3 IMG_1020
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeTer Mar 09, 2010 2:25 pm

Boas caros foristas, depois de ler e reler estas 5 paginas deste tópico ainda continuo com algumas duvidas....

Eu tenho um SJ410 com motor do SWIFT 1.3 GTI, ele esta elevado com o uso de brincos maiores e tem 4 amortecedores rancho rs5000.

So que o jipe está muito duro e tem pouco cruzamento de eixos.

Agora eu e o meu irmão estamos a ponderar fazer a alteração da elevação com o uso deste método de SPOA.

Com este sistema será que o samuka fica mais confortável?

Como fica em cruzamento de eixos?

Posso usar as molas que tem assim como os mesmo amortecedores ou tenho que alterar também este material?

Agradecia a vossa ajuda.

Aqui estão algumas fotos do meu samuka.

SPOA - Samurai - Página 3 SJ410006

SPOA - Samurai - Página 3 SJ410005

SPOA - Samurai - Página 3 SJ410004

SPOA - Samurai - Página 3 SJ410003

SPOA - Samurai - Página 3 SJ410002

SPOA - Samurai - Página 3 SJ410001

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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeTer Mar 09, 2010 7:38 pm

Dottore escreveu:
Boas caros foristas, depois de ler e reler estas 5 paginas deste tópico ainda continuo com algumas duvidas....

Eu tenho um SJ410 com motor do SWIFT 1.3 GTI, ele esta elevado com o uso de brincos maiores e tem 4 amortecedores rancho rs5000.

So que o jipe está muito duro e tem pouco cruzamento de eixos.

Agora eu e o meu irmão estamos a ponderar fazer a alteração da elevação com o uso deste método de SPOA.

Com este sistema será que o samuka fica mais confortável?

Como fica em cruzamento de eixos?

Posso usar as molas que tem assim como os mesmo amortecedores ou tenho que alterar também este material?

Agradecia a vossa ajuda.

boas
antes de mais bem vindo
vou tentar ajudar-te como sei
dizes que o teu carro está duro e isso é normal pq tu não tens uns brincos, tens umas ancoras affraid , esses brincos são demasiado grandes logo deixam as molas a trabalhar quase direitas e o proprio brinco fica sem inclinação, para levantares o sam com as molas no sitio original(spua) o ideal era alterar tb o apoio fixo da mola para não ter que levar brincos tão grandes.
em relação a montagem de spoa podes aproveitar algum material como as molas, caso elas ainda estejam em bom estado, os amostecedores podes usar os que tens mas o melhor era por uns maiores pois o sam com spoa vai ficar a cruzar muito mais logos os teus não vao acompanhar o cruzamento, com o spoa tens que alterar a barra de direção, tubos de travao maiores e espassadores para as transmissões.
isto é só para dar uma ideia pq podes fazer mais algumas alterações, tudo depende da verba que tens disponivel Very Happy
espero ter ajudado
um abraço
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeQua Mar 10, 2010 4:43 am

Ah agora entendi o porque do meu samuka estar tão duro, pois realmente as molas estão a trabalhar quase a direito...

Sim eu pretendia alterar os brincos para os originais e fazer a alteração para SPOA.

Necessário é mesmo os tubos para os travões , a cena para a direcção, e os aumentos para as transmissões certo?

Os apoios dos amortecedores posso manter os de origem ou convém alterar?

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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeQua Mar 10, 2010 2:03 pm

Dottore escreveu:
Ah agora entendi o porque do meu samuka estar tão duro, pois realmente as molas estão a trabalhar quase a direito...

Sim eu pretendia alterar os brincos para os originais e fazer a alteração para SPOA.

Necessário é mesmo os tubos para os travões , a cena para a direcção, e os aumentos para as transmissões certo?

Os apoios dos amortecedores posso manter os de origem ou convém alterar?

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boas
os apoios deviam ficar no sitio de origem e metias uns amortecedores com mais curso mas para aproveitar os teus passas os apoios para cima juntamente com as molas
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeQua Mar 10, 2010 2:08 pm

samurai 4x4 escreveu:

boas
os apoios deviam ficar no sitio de origem e metias uns amortecedores com mais curso mas para aproveitar os teus passas os apoios para cima juntamente com as molas

Segundo o tipo que me vendeu o jipe, disse que os amortecedores davam para isso que tinham curso suficiente, ele só ainda não tinha feito isso porque ainda não tinha tido tempo.

Segundo me disserem, em termos de quebra de eixos dizem-me que fica como tenho agora, será verdade? Ou fico com mais?

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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeQua Mar 10, 2010 2:18 pm

Dottore escreveu:
samurai 4x4 escreveu:

boas
os apoios deviam ficar no sitio de origem e metias uns amortecedores com mais curso mas para aproveitar os teus passas os apoios para cima juntamente com as molas

Segundo o tipo que me vendeu o jipe, disse que os amortecedores davam para isso que tinham curso suficiente, ele só ainda não tinha feito isso porque ainda não tinha tido tempo.

Segundo me disserem, em termos de quebra de eixos dizem-me que fica como tenho agora, será verdade? Ou fico com mais?

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montas o spoa de depois de tudo montado mas sem amortecedores metes o sam a cruzar e tiras a medida ques esta entre os apoios dos amortecedores, tens que medir em dois sitios que são no lado em que a roda esta mais afastada da cava e onde a roda esta mais dentro da cava e assim consegues achar a medida dos amortecedores que precisas

não percebi o que queres dizer com quebra de eixos ????????
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeQua Mar 10, 2010 2:49 pm

quebra-eixos é o nome que alguma malta dá ao cruzamento
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeSex Ago 30, 2013 3:44 pm

Boas pessoal,

Peço desculpa pelo desenterro do tópico, mas ando-me a inteirar sobre estes assuntos.

Para resolver a questão da barra da direcção, aquando da realização do SPOA, já alguem ouviu falar em utilizar bieletas de um Mercedes (desconheço qual o modelo ao certo) para substituir as originais do Samurai?

Li a pouco num forum espanhol o seguinte:
Citação :

(...)monté las bieletas del mercedes y las barras del SJ recortando las puntas 1 cm por cada lado. El resultado final es este:
SPOA - Samurai - Página 3 Pp037bq2

(.......)
La cuestión es que este sábado me puse a instalar la dirección. sr7 me mandó las bieletas de mercedes ( muchas gracias) y siguiendo su consejo compré las barras de dirección del sj que son más cortas:
SPOA - Samurai - Página 3 Spoa085sj5

SPOA - Samurai - Página 3 Spoa084hp0

Como bien me dijo Oriol, tuve que limar un poco el agujero posterior de las bieletas y recortar más o menos 1 cm por lado la barra de reenvío. Pues así lo hice:

SPOA - Samurai - Página 3 Spoa091up5


Y las instalé:

SPOA - Samurai - Página 3 Spoa094ak2


Además instalé en le brazo pitman de la caja del vitara el soporte para montar el amortiguador de dirección:

SPOA - Samurai - Página 3 Spoa105nk9

SPOA - Samurai - Página 3 Spoa120sh7

SPOA - Samurai - Página 3 Spoa125qs3

SPOA - Samurai - Página 3 Spoa126ns1

Bom, segundo entendi, esta solução é aquela alternativa barata à drop pitman arm que se costuma fazer e acaba por ceder com o impacto, estou certo? Ainda estou um pouco verde no assunto.

(posso fornecer o link do topico do forum espanhol por PM, para não o estar a publicitar aqui)

Abraço
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitimeSex Ago 30, 2013 6:14 pm

P_e_a_R escreveu:
Boas pessoal,

Peço desculpa pelo desenterro do tópico, mas ando-me a inteirar sobre estes assuntos.

Para resolver a questão da barra da direcção, aquando da realização do SPOA, já alguem ouviu falar em utilizar bieletas de um Mercedes (desconheço qual o modelo ao certo) para substituir as originais do Samurai?

Li a pouco num forum espanhol o seguinte:
Citação :

(...)monté las bieletas del mercedes y las barras del SJ recortando las puntas 1 cm por cada lado. El resultado final es este:
SPOA - Samurai - Página 3 Pp037bq2

(.......)
La cuestión es que este sábado me puse a instalar la dirección. sr7 me mandó las bieletas de mercedes ( muchas gracias) y siguiendo su consejo compré las barras de dirección del sj que son más cortas:
SPOA - Samurai - Página 3 Spoa085sj5

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Como bien me dijo Oriol, tuve que limar un poco el agujero posterior de las bieletas y recortar más o menos 1 cm por lado la barra de reenvío. Pues así lo hice:

SPOA - Samurai - Página 3 Spoa091up5


Y las instalé:

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Además instalé en le brazo pitman de la caja del vitara el soporte para montar el amortiguador de dirección:

SPOA - Samurai - Página 3 Spoa105nk9

SPOA - Samurai - Página 3 Spoa120sh7

SPOA - Samurai - Página 3 Spoa125qs3

SPOA - Samurai - Página 3 Spoa126ns1

Bom, segundo entendi, esta solução é aquela alternativa barata à drop pitman arm que se costuma fazer e acaba por ceder com o impacto, estou certo? Ainda estou um pouco verde no assunto.

(posso fornecer o link do topico do forum espanhol por PM, para não o estar a publicitar aqui)

Abraço
Boas, se quiseres tenho para venda essas bieletas de que falas, eram de um mercedes qualquer, tive que as preparar num torneiro, pois as partes conicas eram o inverso, do que o samurai precisa, nunca cheguei a montar no meu, pois entretanto vendi e fiquei com esse material, posso tas ceder pelo preço que paguei no serviço de torno que foram 100€, nem meto o preço da compra delas pois nao me lembro e como as tenho ali encontadas, são para despachar...

Se estiver interessado avise.

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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai - Página 3 Icon_minitime

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