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MensagemAssunto: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeTer Nov 21, 2006 8:56 am

S.P.O.A. - Spring Position Over Axle
ou seja "molas posicionadas sobre os eixos"

SPOA - Samurai 15410410

Para efectuar este tipo de transformação é necessário alterar a barra de direcção ou a sua ligação
com os outros componentes da direcção.

Este é sem dúvida o ponto mais delicado desta transformação.

Há duas formas mais conhecidas de resolver este problema:

_ Manter a barra na sua posição original e substituir o braço da caixa de direcção
por outro que baixe o ponto de ligação (rótula) de forma a compensar a maior distância ao solo
da caixa de direcção.


Esta peça é comercializada para algumas viaturas e é normalmente conhecida por
Drop Pitman Arm

SPOA - Samurai Droppitmanarm5lb

_Manter a ligação à caixa de direcção e aplicar um braço de ligação da barra ao conjunto das rodas, normalmente através de um braço ligado ao cubo da roda.

SPOA - Samurai Imagem0354od


Há outras formas para solucionar este problema como a da figura abaixo
que consiste na alteração da barra de direcção.

SPOA - Samurai Barradir8kq

Para alguns veículos também se pode adquirir uma barra de direcção adaptada á nova geometria.
Esta peça nem sempre é fácil de adquirir e não está disponivel no mercado para todas as marcas.

SPOA - Samurai Zlink2dd

Como é óbvio cada uma tem vantagens e desvantagens, mas este capítulo fica em aberto para ouvir as vossas opiniões.

Algumas vantagens e inconvenientes de cada um dos sistemas:

A utilização de um" drop pitman arm " é a mais cara, mais fiável e mais
fácil de executar mas deixa a direcção mais exposta a impactos com o
solo. De qualquer forma essa exposição é identica à que apresenta um
Samurai original.

As barras tipo" Z-link ",apresentam uma solução de compromisso
,porque elevam cerca de 50% da barra, mas tem custos identicos
ao "drop p. arm "e a vantagem não é significativa.

A solução caseira ,mais usual, consiste em aplicar um braço de
adaptação no cubo da roda que eleva o ponto de fixação da rótula.
Esta solução tem a vantagem de colocar as rótulas, e respectiva barra,
numa posição mais elevada. Por outro lado ,pelo que tenho observado
em veículos que usam este sistema, nem sempre suportam a dureza dos
trilhos. Há quem diga que não tem problemas e outros que se queixam da
quebra ou torção da adaptação. Provavelmente a diferença estará no
dimensionamento e tipo de aço utilizado. É de salientar que o espaço
disponivel não é muito.


Última edição por zeca4x4 em Ter Ago 12, 2008 9:16 am, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeTer Nov 21, 2006 8:57 am

Cuidado com as soldaduras nos eixos!

Aproveitar os apoios das molas, cortando-os e voltando a soldar do lado oposto do eixo, pode ter consequências graves. Na foto abaixo pode-se ver o resultado de uma modificação desse tipo.

SPOA - Samurai Flat1

É prerferivel manter as peças originais e aplicar outras como as da foto seguinte. Este modelo,como apoia nas peças originais, alem de não enfraquecer o eixo, funciona como reforço.

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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeTer Nov 21, 2006 8:58 am

Quanto custa o S.P.O.A. ?

Vou tentar listar o que me parece ser o minimo, a aplicar para um SPOA, baseado em preços Calmini nos USA.

Direcção - Drop pitman arm
$69.95

SPOA - Samurai SS1583fs

Espaçadores para veios de transmissão
$29.95

SPOA - Samurai SS1559cfs

Tubos de travão 19"
$59.90

SPOA - Samurai SS20812fs

Apoios de mola e batentes
$389.95

SPOA - Samurai Spoa1

Sem amortecedores e sem mão de obra ficava em $549.75 ou seja, cerca de €450.
Os tubos de travão e os espaçadores compram-se cá mais baratos.
Os apoios para as molas não são dificeis de mandar fazer. Eu prefiro o modelo que aparece numa figura acima neste tópico.
Quanto á direcção já foi tudo dito atrás mas este braço Calmini é uma boa compra.
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeTer Nov 21, 2006 9:00 am

Zeca, como coloco uns amortecedores maiores?
Será que consigo colocar uns Pro comp Es9000?
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeTer Nov 21, 2006 9:02 am

Amortecedores

Quando se modifica o curso de uma suspensão tem que se trocar os amortecedores por outros adequados ás novas caracteristicas da suspensão.
Amortecedores com mais curso tem forçosamente que ser maiores.

SPOA - Samurai Shockslg4hz

Para alojar amortecedores mais compridos é necessário modificar os pontos de fixação.
Em alguns casos existem kits no mercado que permitem proceder a essa alteração sem ter que cortar ou soldar no chassi do veículo.
Estas peças são aparafusadas no ponto de fixação original do amortecedor e o novo amortecedor é fixo a elas.
No eixo da frente as peças são independentes e sobem o ponto de apoio original mas na trazeira ,quando possivel,pode ser usada uma barra que liga os dois pontos de apoio dos amortecedores no chassi e os novos amortecedores são fixos na zona central dessa barra.

Front shock hoop

SPOA - Samurai Frontshockhoop1mt

Rear shock muonting bar

SPOA - Samurai Rearshockmountingbar0da

Todas estas alterações implicam a substituição dos tubos dos travões por outros com um comprimento adequado ao novo curso da suspensão.
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeTer Nov 21, 2006 9:12 am

O primeiro aspecto analizar é o comprimento dos amortecedores abertos e fechados. Todos os amortecedores podem ser aplicados desde que cries os apoios necessários.
Outro aspecto importante é a "dureza" dos amortecedores. É necessário ter em conta que o Samurai é um carro leve e que esses amortecedores foram desenvolvidos para carros muito mais pesados.

O gattopretto é que sabe onde se fazem amortecedores e quanto custam mas ainda não me disse. Laughing

No entanto se usares um Kit já tens amortecedores apropriados. Neste caso entra o 4wdline.
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MensagemAssunto: amortecedores   SPOA - Samurai Icon_minitimeTer Nov 21, 2006 9:53 am

A P V-Amortecedor Português p/ Veículos Lda

Vila Franca de Xira - Alverca do Ribatejo
Quinta Figueira 18-A, Sobralinho
2615-682 SOBRALINHO
219 502 928

São mesmo feitos por eles, podem inclusive fazer á medida. Os mais baratos custam 40€ se n estou em erro. Já ouvi falar bem e já ouvi falar mal.
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeTer Nov 21, 2006 10:10 am

Bem, mas isso é mesmo junto onde eu trabalho em 10 minutos e ponho-me lá...

Agora Zeca, qual o tamanho apropriado para o que quero fazer?

Achas que só deve dar para saber depois de fazer o SPOA, ou tens mais ou menos uma ideia?
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MensagemAssunto: SPOA   SPOA - Samurai Icon_minitimeTer Nov 21, 2006 3:29 pm

Segundo percebi, as molas passam para cima dos eixos dianteiro e traseiros, aumentando assim a distância da carroçaria ao solo, não é verdade?

Só com esta alteração, quanto é que o carro sobe?

Nesta alteração é imperativo usar brincos maiores? Ou isso é uma opção para aumentar ainda mais a distância ao solo?
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeTer Nov 21, 2006 4:06 pm

Em relação aos amortecedores sei que o meu tio os mandava fazer à medida para o defender numa empresa algures perto de Lx... Posso tentar saber onde. Uma cena que os fabricantes lhe diziam era para lhes dar o feedback! Isto porque os amortecedores estavam a ser testados, ora se o cliente não diz nada ao fabricante, limitando-se a dizer que não são bons, não existe evolução... (parece logico...)
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeTer Nov 21, 2006 4:56 pm

No Samurai a modificação para SPOA corresponde a uma elevação de 11cm.

Os brincos e amortecedores podem permanecer os de origem.
O tamanho dos amortecedores depende de onde ficam posicionados.

As fixações originais mantem-se praticamente na posição original quando se passa o eixo para a face inferior das molas. Mas, a pequena diferença, em conjunto com o aumento do curso da suspensão fazem com que os amortecedores batam se ficarem na posição original.

Basta subir o apoio superior, ou adaptar o apoio inferior a uma zona mais baixa do eixo, para poder aplicar amortecedores maiores e obter um maior curso de suspensão.

Normalmente a fixação é alterada em função dos amortecedores selecionados.
O meu está à disposição para tirar medidas quando quiseres.
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeQua Nov 22, 2006 6:25 am

Boas tardes, Zeca, é assim o meu carro está prestes a ir para a casa de molas onde irá ser realizado o trabalho e eu ainda não cheguei a conclusão nenhuma, a não ser que preciso efectivamente da peça para alterar a barra de direcção e os tubos de travão, mas em relação aos amortecedores ainda não sei o que fazer...

Diz-me alguma coisa que possa fazer num curto espaço de tempo...
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeQui Nov 23, 2006 5:59 am

Boas, olha já optei pelos amortecedores da CALMINI, espero não ter ficado mal servido, agora o tempo o dirá.

Só me falta uma coisa que ainda não consegui arranjar, que são os espaçadores para as transmissões, sabes onde posso encontrar isso de imediato?
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeQui Nov 23, 2006 7:00 am

Não te esqueças que os amortecedores da calmini estão dimensionados para funcionar no ponto de fixação dos pratos de mola calmini.

Não sei se funcionam com os pratos originais.

O ideal será usar este kit com esses amortecedores.
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Podes comprar os espaçadores da Calmini:
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Ou mandar fazer num torneiro.

E não te esqueças do braço da direcção
SPOA - Samurai SS1583
Como é que vais fazer a direcção?


Mais info:
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeQui Nov 23, 2006 7:05 am

Boas Zeca, como vou fazer com a direcção como assim?

Eu encomendei o pendural os tubos de travão, mas os espaçadores ele não tem para entrega, dai a minha pergunta em relação a alternativas.

Para mandar fazer, quais as medidas?
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeQui Nov 23, 2006 1:06 pm

epá isso ires mandar fazer uma cena dessas assim sem mais nem menos tem cuidado da oficina que escolhes!

Ou são gajos especializados (tipo proTT (?!) disse esta pk foi o que me lembrei, sem saber se são bons ou custos) que sabem o que estão a fazer ou ainda ficas com o jipe "estragado" e menos dinheiro no bolso...
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeQui Nov 23, 2006 9:34 pm

Posso dar-te as medidas mas estou de acordo com o xkill.

Como vão ser os pratos das molas?
É o kit da calmini?

Se esta transformação for mal executada o carro pode ficar com problemas de direcção, transmissão e suspensão.

Há dois tipos de falange nos samurais. Não sei se estas servem no teu.
Verifica as medidas da furação antes de mandar fazer. Ou leva um veio de transmissão ao torneiro.

Este é o desenho dos espaçadores do meu projecto :


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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeSex Nov 24, 2006 2:40 am

Boas Zeca, eu não vou mandar fazer isso assim sem mais nem menos, em principio eu vou esperar que 4wline tenha para entrega.

Quanto aos pratos das molas, eu não optei pelo KIT da Calmini, pois onde coloquei o jipe já fizeram a alteração e não foi necessário.

Espero não me ir arrepender, mas já agora diz-me lá em relação ao prato qual pode ser o problema, pois se for caso disso eu ainda estou a tempo de mandar vir o Kit.
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeSex Nov 24, 2006 4:22 am

A fixação inferior dos amortecedores está nos pratos das molas.
Como a tua dúvida estava nos amortecedores é fundamental defenir onde vai ficar essa fixação para escolher os amortecedores.

Atenção ao angulo de trabalho do eixo traseiro. Este aspecto depende da forma como o eixo vai ser fixo ás molas.

Já leste o que escrevi sobre isto. Está lá a foto dos pratos de mola que considero ideais para esta transformação e por acaso nem são do tipo calmini.

Acho que devias questionar a casa que vai fazer o trabalho sobre o processo que vão utilizar.
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeSex Nov 24, 2006 5:51 am

Zeca, onde está a falar sobre o eixo traseiro, não encontro?

É um que tem o desenho do eixo e a forma como trabalha?

Se for esse eu acho que já vi, mas não consigho encontrar...
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeSex Nov 24, 2006 6:02 am

Assunto: SPOA - Samurai Tue Nov 21, 2006 4:57 pm

--------------------------------------------------------------------------------

Cuidado com as soldaduras nos eixos!

Aproveitar os apoios das molas, cortando-os e voltando a soldar do lado oposto do eixo, pode ter consequências graves. Na foto abaixo pode-se ver o resultado de uma modificação desse tipo.



É prerferivel manter as peças originais e aplicar outras como as da foto seguinte. Este modelo,como apoia nas peças originais, alem de não enfraquecer o eixo, funciona como reforço.


Era a Isto que te estasvas a referir?
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeSex Nov 24, 2006 9:45 am

Zeca, quanto mais leio pior...

Já não sei o que fazer, estou seriamente a pensar em disistir...
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeSex Nov 24, 2006 1:36 pm

O melhor é explicares como estás a fazer para o pessoal poder dar opiniões.

Afinal como é que essa casa de molas faz isso?

Não vale a pena desistir por causa da parte mais fácil.
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MensagemAssunto: spoa   SPOA - Samurai Icon_minitimeSex Nov 24, 2006 2:48 pm

olha onde é k estas a fazer a alteração? no alentejo ou aqui perto de alenquer?
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitimeSáb Nov 25, 2006 8:01 am

Epá desistir é que não rapaz! Quando se tem tudo (jipe, possibilidades e vontade) isso tem que ser feito!

Principalmetne porque há cá pessoal sem jipe que morre de inveja! Heheheheheh!!! lol!

Vai com calma e o pessoal vai aqui dando umas opiniões e tal afro
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MensagemAssunto: Re: SPOA - Samurai   SPOA - Samurai Icon_minitime

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