Caros amigos, peço imensa desculpa por só responder agora!
Quanto ao fumo azul, efetivamente uma das velas estava queimada. O mecânico trocou as 4 velas por novas, indicadas para o 1.9td. No entanto, em dias mais frios, o problema manteve-se. Pesquisou-se por mais alguma coisa e um injetor não estava bom, e tal foi substituido. E o problema mantem-se. Ao longo de todo este processo, verifiquei que se esperar mais alguns segundos antes de ligar o motor, até ao momento em que um determinado temporizador faz um click (e penso que desliga a corrente que vai para as velas), o que demora uns 20 e tal segundos (nao sei precisar neste momento), o motor pega imediatamente sem problema nenhum! E desde então é assim que faço todas as manhãs...
Daqui concluimos que deverá ser algo relacionado com as velas. Os cabos já foram testados, as velas já foram confirmadas serem as correctas... Gostaria de resolver mesmo esta situação que, apesar de neste momento não ser um problema, futuramente poderá ser. Alguém disse-me que as velas para os motores 1.9td eram diferentes das velas para o 1.9d, e que os mecânicos frequentemente faziam confusão entre ambos. Haverá alguma veracidade nesta ideia?