- luis Marrucho escreveu:
- Obrigado mas já não tem o termostato foi retirado....e continua igual
Boas novamente,
Não deves andar sem o termostato...quando li pela 1a vez parti do pressuposto que o tinhas recolocado!
O motor assim não regula a temperatura mas mesmo assim não explica o facto de só aquecer quando puxas por ele!
A ventoinha do AC tem como objectivo forçar ar pelo condensador quando necessário, é controlada por uma centralina da climatização e este ultimo é desligado pela centralina do motor em caso de sobreaquecimento do motor, neste caso não deveria influenciar em nada pois existem GV's sem AC, ou seja sem essa ventoinha eléctrica.
A ventoinha de acoplamento viscoso que está à frente do radiador do sistema de refrigeração é que tem um papel importante no mesmo...esta ventoinha não é do tipo On e Off, tem um comportamento +/- linear, parcialmente "roda-livre" a frio e "solidária" em termos de RPM com a cambota quando o motor está muito quente!
Se dizes que não perde agua, logo descarta-se fuga externa ou agua a queimar no motor (junta queimada), que notava-se logo no escape sob a forma de fumo esbranquiçado!
- Portanto vamos por partes, se o carro aquece só em solicitação máxima, podemos ter a ventoinha de acoplamento viscoso a não rodar com a rotação necessária, no meu quando o motor está quente o som dela é bem audível indicando o funcionamento correcto.
- Pode dar-se o caso de haver ar no circuito de refrigeração, o liquido foi trocado e o sistema foi bem purgado segundo o procedimento?
- Por ultimo o radiador pode estar bastante sujo por fora, já tive que limpar o meu porque ficou cheio de fenos presos nas alhetas e tapava a passagem de ar, e já agora vê também o condensador (radiador do AC) pois está logo à frente e também pode bloquear a passagem do ar!
Já agora se deixares o carro parado ao ralenti ele também sobreaquece ???
Cumprimentos e vai dando novidades