FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
autodata 3.41 pt-pt link direto
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Quem está conectado?
79 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 79 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 382 em Qua Nov 06, 2024 9:36 am
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
luis Marrucho




Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/09/2015

Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada Empty
MensagemAssunto: Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada   Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada Icon_minitimeQua Set 16, 2015 5:49 am

Boas este e o meu 3grand vitara com motor mazda 2.0td..e estou neste momento com um problema que nunca tive nos outros . este se andar em velocidade normal 100 seesforçar ou se estiver ao relanti nunca aquece mas se começar a puxar 130 140 rotação a temperatura começa a subir até quase ao vermelho ...tenho de abrandar.. Informou que não consome água...na troquei radiador..tirei termostato..a viscosa trabalha mas parece me que a velocidade e sempre a mesma mas e alta ..agora pelo que sei ela devia mudar de velocidade quando fosse a atracar...correcto?mas informou que já a tentei parar e não consigo... Outra coisa tem uma ventoinha mais a frente que penso que é do AC mas quando LIGO o carro tem frio mas ela não trabalha ?alguém me pode dizer se essa e de apoio ao motor.. No fundo já não sei o que fazer pq acho que está tudo OK ...por isso leva me a pensar uma passagem de junta sobre pressão ..agora estranho não perder agua ainda fiz agora 250km com ele tinha era de. Abrandar ou não esforçar ..obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Xumbázio

Xumbázio


Número de Mensagens : 168
Idade : 42
Data de inscrição : 12/07/2013

Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada Empty
MensagemAssunto: Re: Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada   Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada Icon_minitimeQui Set 17, 2015 7:58 am

Boas Luís,

Antes de mais sê bem vindo... Cool

(este tópico como já não está relacionado com apresentação deveria estar na secção Técnica)

Cheira-me que esse termóstato deve estar bloqueado numa posição "semi-aberta", permite uma passagem de liquido mínima que cumpre o arrefecimento com pouca solicitação do motor, quando se exige mais do motor o termostato bloqueado nessa posição restringe o caudal e vai provocar o sobreaquecimento...experimenta a verificar o termostato, caso seja a necessária a troca, podes confirmar que não é peça muito cara:

Termostato Valeo Grand Vitara motor RF

Espero ter ajudado, e cumprimentos Vitaristas cheers


Última edição por Xumbázio em Qui Set 17, 2015 1:30 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
luis Marrucho




Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/09/2015

Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada Empty
MensagemAssunto: Re: Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada   Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada Icon_minitimeQui Set 17, 2015 12:26 pm

Obrigado mas já não tem o termostato foi retirado....e continua igual
Ir para o topo Ir para baixo
Xumbázio

Xumbázio


Número de Mensagens : 168
Idade : 42
Data de inscrição : 12/07/2013

Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada Empty
MensagemAssunto: Re: Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada   Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada Icon_minitimeQui Set 17, 2015 2:35 pm

luis Marrucho escreveu:
Obrigado mas já  não tem o termostato foi retirado....e continua igual

Boas novamente,

Não deves andar sem o termostato...quando li pela 1a vez parti do pressuposto que o tinhas recolocado!
O motor assim não regula a temperatura mas mesmo assim não explica o facto de só aquecer quando puxas por ele!
A ventoinha do AC tem como objectivo forçar ar pelo condensador quando necessário, é controlada por uma centralina da climatização e este ultimo é desligado pela centralina do motor em caso de sobreaquecimento do motor, neste caso não deveria influenciar em nada pois existem GV's sem AC, ou seja sem essa ventoinha eléctrica.

A ventoinha de acoplamento viscoso que está à frente do radiador do sistema de refrigeração é que tem um papel importante no mesmo...esta ventoinha não é do tipo On e Off, tem um comportamento +/- linear, parcialmente "roda-livre" a frio e "solidária" em termos de RPM com a cambota quando o motor está muito quente!
Se dizes que não perde agua, logo descarta-se fuga externa ou agua a queimar no motor (junta queimada), que notava-se logo no escape sob a forma de fumo esbranquiçado!

- Portanto vamos por partes, se o carro aquece só em solicitação máxima, podemos ter a ventoinha de acoplamento viscoso a não rodar com a rotação necessária, no meu quando o motor está quente o som dela é bem audível indicando o funcionamento correcto.
- Pode dar-se o caso de haver ar no circuito de refrigeração, o liquido foi trocado e o sistema foi bem purgado segundo o procedimento?
- Por ultimo o radiador pode estar bastante sujo por fora, já tive que limpar o meu porque ficou cheio de fenos presos nas alhetas e tapava a passagem de ar, e já agora vê também o condensador (radiador do AC) pois está logo à frente e também pode bloquear a passagem do ar!

Já agora se deixares o carro parado ao ralenti ele também sobreaquece ???

Cumprimentos e vai dando novidades  cheers
Ir para o topo Ir para baixo
luis Marrucho




Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/09/2015

Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada Empty
MensagemAssunto: Re: Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada   Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada Icon_minitimeQui Set 17, 2015 4:15 pm

Boas ele não tinha o termostato e eu coloquei..e ficou igual.. Em relação a ventoinha a minha parece sempre igual.a velocidade.não oico outro som... O radiador e novo comprei pq o meu estava muito sujo..do AC ainda não mexi. Ao talento não aquece nada aliás a andar normal em cidade não faz nada ..se eu passar a Vasco da GMA sempre a 130 140 já vai a subir o ponteiro....se for a 110 sem stress...mas ex se for uma grande subida como a da CRIL no dolce vira mesmo a 80 90 como e a puxar começa a querer subir.. acho mesmo que tenho de comprar uma ventoinha nova para tirar a dúvida....obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Valium

Valium


Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 06/11/2008

Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada Empty
MensagemAssunto: Re: Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada   Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada Icon_minitimeSeg Out 12, 2015 5:29 pm

luis Marrucho escreveu:
Boas ele não tinha o termostato e eu coloquei..e ficou igual.. Em relação a ventoinha a minha parece sempre igual.a velocidade.não oico outro som... O radiador e novo comprei pq o meu estava muito sujo..do AC ainda não mexi. Ao talento não aquece nada aliás a andar normal em cidade não faz nada ..se eu passar a Vasco da GMA sempre a 130 140 já vai a subir o ponteiro....se for a 110 sem stress...mas ex se for uma grande subida como a da CRIL no dolce vira mesmo a 80 90 como e a puxar começa a querer subir.. acho mesmo que tenho de comprar uma ventoinha nova para tirar a dúvida....obrigado

A ventoinha do viscoso quando a funcionar, corretamente, é bastante audível.

O comportamento normal é ao ligar o carro, de manhã ou depois de alguma tempo parado, estar em funcionamento e após uns segundos ou metros em andamento, desligar.

Ainda assim, creio que mesmo sem ventoinha em condições não fosse para subir a temperatura, ao fim ao cabo a própria deslocação do ar serve para arrefecer o motor.
O meu só teve sintomas desses quando rompeu um tubo (e andei algum tempo com a ventoinha sem funcionar).

Boa sorte com isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada Empty
MensagemAssunto: Re: Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada   Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Motor nao atinge rotaçao ideal a frio.
» Motor nao atinge rotaçao ideal a frio.
» ajuda ou duvida?!?! aquecimento do motor no samurai
» temperatura e aceleraçao
» Aceleração alta frio

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Grand Vitara-
Ir para: