Olá a todos,
Tenho um Samurai Pick Up de 2001 com motor Renault, desde 2002 e que foi comprado à Suzuki com 20.000Km.
O carro tem agora 90.000 Km e apesar de ter sempre feito todas a revisões e reparações que a Suzuki propôs continuo nunca conseguir resolver os problemas que o carro tem, que não sei se são graves ou não mas que no mínimo me parecem sérios.
Apesar de ter amor ao carro, de pensar em ficar com ele para sempre, de no futuro montar dois bancos a trás para poder fazer passeios com a família em estrada de terra batida (sem ser TT) tenho receio que o carro não seja fiável e também não conheço quem me poderia ajudar a os problemas sem ficar na falência. Nomeadamente:
- Em 4x2, com os cubos das rodas de frente na posição Free, a transmissão bate e vibra se não for sempre a puxar ou numa mudança mais baixa do que seria necessário. O carro tem pneus novos acabados de montar GoodYear Wrangler AT 205/70/R5 96T, calibrados e direcção alinhada;
- Nunca uso os cubos da Frente na posição de Lock (4x2) Porque o carro começa a perder momentaneamente velocidade e a ficar em esforço como se travasse por instantes só as rodas da frente e a cheirar a queimado. Se usar o carro com os cubos em Lock e em 4x4 então a situação ainda é pior porque além destes sintomas os ruídos, batidas e vibrações da caixa de transferência e diferencial da frente, para mim são muito elevados;
- Já montei na Suzuki duas bombas injectoras da Lucas, varias vezes injectores e velas de ignição novas, mas e se fizer uma condução suave com o carro entre os 80km/h e os 90Km/h, ao fim de alguns meses o motor começa a falhar entre as 2000 e 2500 rpm. Consigo ultrapassar esta situação se fizer uma centenas de Kms em Auto estrada prego a fundo (entre os 120 km/h e os 140 Km/h) ou com acelerações a fundo e reduções. Mas desta forma julgo que estou fazer mal à mecânica do carro e a tirar-lhe anos de vida. Nos carros novos sei que este é o procedimento para regenerar activamente o catalisador. Será este o caso? Estou afazer bem ou mal ao meu Samuray?;
- Quando Acelero ou vou a 120 km por Hora o carro emite silvos agudos um parece vir da bomba injectora (por varia conforme acelero mais ou menos) o outro parece vir da caixa de velocidades). Isto Foi sempre Assim nos 70.000 km que fiz com o carro em 12 anos. Tenho uma Problema da de rolamentos ou no veio primário?
¬- Quando o carro está ao “relanti” se acelero e desacelero ouve-se um bater de lata com lata, Prece que algo esta solto ou partido no escape;
- O carro sempre meteu água pelas borrachas do tecto cabine, portas e por baixo do tablier (por vezes parecia que nos despejavam um balde água nos pés). Por sugestão da Suzuki troquei por duas vezes todas a borrachas supostamente foram desentupidos os canais de escoamento etc. Como o problema não se resolvia comprei e montei na Suzuky um Hard Top novo de origem (para a cabine e caixa) completo com borrachas novas. O carro continua a meter água e não pode ficar á chuva;
- Por volta dos 70.000 km para minha surpresa que estou habituado a fazer sempre mais de 260.000 km com carros da empresa sem trocar de embraiagem, tive de montar uma embraiagem. Neste Momento a Embraiagem já está a começar a pegar em cima. Isto é norma?
Lamentando o texto algo alargado e agradecendo os V/ Comentários;
Melhores cumprimentos
Antonio Lopes