| 1.9TD - Ora pega ora não pega. | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
lfteixeira
Número de Mensagens : 2226 Idade : 44 Localização : Braga Data de inscrição : 19/11/2010
| Assunto: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Qui maio 23, 2013 4:19 am | |
| Pois é, há uma festa destes tópicos por aqui... portanto vamos fazer mais um. O meu, nos ultimos 3 dias, por vezes lembra-se se não pega. Mas não pega mesmo e não faz fumo, o que parece-me ser algo com o sistema de combustivel. Se fosse recuo de combustivel, ao fim de algum tempo a dar à chave pegava, mas isso não acontece. Da primeira vez, retirei o parafuso junto ao filtro de combustivel e "purguei", dei há chave e pegou à primeira. Da segunda vez, já só "dei" à bomba no filtro de combustivel, e já pegou. Da terceira vez, não pegou mais! É que quando pegava, andava lindamente. Sem soluços, sem qualquer problema. Ele não faz mesmo fumo quando dou há chave. Quais são os suspeitos? * Injectores entupidos? Todos os mesmo tempo seria improvavel. * Filtro sujo? Se tivesse mesmo todo sujo, quando "fava" á bomba no filtro, não saia combustivel. * Bomba Injectora? Foi reparada hà uns milhares de quilometros, terá outro problema qualquer? * Tubagens entupidas? Imobilizador não tenho, já vinha desativado. Ideias? | |
|
| |
metaleiro
Número de Mensagens : 741 Idade : 37 Localização : milheiros Data de inscrição : 01/07/2012
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Qui maio 23, 2013 4:24 am | |
| para o gazoleo fazer retorno a fuga nao tem de ser propriamente na bomba pode ser num tubo ou no corpo do filtro verifica o circuito do gazoleo que e o mais provavel se nao for ixo testa as velas e o temporizador | |
|
| |
metaleiro
Número de Mensagens : 741 Idade : 37 Localização : milheiros Data de inscrição : 01/07/2012
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Qui maio 23, 2013 4:26 am | |
| ha e ve se a valvula de corte da bomba nao ta marada | |
|
| |
lfteixeira
Número de Mensagens : 2226 Idade : 44 Localização : Braga Data de inscrição : 19/11/2010
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Qui maio 23, 2013 4:29 am | |
| - metaleiro escreveu:
- ha e ve se a valvula de corte da bomba nao ta marada
Esta é uma boa hipotese. Não me lembrei desta. Porque há umas semanas atrás, eu desligava a chave e o motor continuava a trabalhar! Entretanto deixou de fazer isso! Isto aconteceu hoje de manha, logo ao final do dia já tenho entretenimento! Alguma ideia como testar essa valvula? | |
|
| |
PJOTA
Número de Mensagens : 564 Idade : 47 Localização : V.N.FAMALICAO Data de inscrição : 26/04/2008
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Qui maio 23, 2013 4:38 am | |
| boas se a tua bomba for uma bosh como a minha deves ter 2 valvulas de corte embora o fio é só um quem vem a uma valvula e segue para a outra, para testar se nao estou em erro se desligares o fio das 2 ele pega so nao desliga acho que é isso ... mas tenho de confirmar. | |
|
| |
lfteixeira
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Qui maio 23, 2013 4:39 am | |
| PJOTA, obrigado pela participação. Mas no meu caso é da Lucas. Estou a tentar descobrir como funciona! | |
|
| |
metaleiro
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Qui maio 23, 2013 4:44 am | |
| tiras a valvula e testas com a corrente da bateria aquilo leva uma borracha que pode tar desfeita e ta a intupir o circuito de qualquer das maneiras a valvula custuma ser barata mais vale mudar tudo | |
|
| |
lfteixeira
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Qui maio 23, 2013 4:47 am | |
| - metaleiro escreveu:
- tiras a valvula e testas com a corrente da bateria
aquilo leva uma borracha que pode tar desfeita e ta a intupir o circuito de qualquer das maneiras a valvula custuma ser barata mais vale mudar tudo Consegues identificar numa foto qual é essa valvula numa bomba lucas? (Se não for pedir muito!) | |
|
| |
PJOTA
Número de Mensagens : 564 Idade : 47 Localização : V.N.FAMALICAO Data de inscrição : 26/04/2008
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Qui maio 23, 2013 4:50 am | |
| - lfteixeira escreveu:
- metaleiro escreveu:
- tiras a valvula e testas com a corrente da bateria
aquilo leva uma borracha que pode tar desfeita e ta a intupir o circuito de qualquer das maneiras a valvula custuma ser barata mais vale mudar tudo Consegues identificar numa foto qual é essa valvula numa bomba lucas?
(Se não for pedir muito!) manda por pm a matricula do carro que vou tentar ver o print da bomba | |
|
| |
lfteixeira
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Qui maio 23, 2013 4:52 am | |
| Uma foto de uma bomba Lucas (cortesia do Santinhos!) PJOTA, obrigado pela disponibilidade, mas não tenhas esse trabalho. Eu agora na hora do almoço vou aqui à casa de peças que uso e vejo já isso! Mas obrigado. | |
|
| |
PJOTA
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Qui maio 23, 2013 4:55 am | |
| a valvula fica por de baixo dessa carcassa em fundicao que aperta na trazeira da bomba, parece uma carapaça e os fios vao para debaixo dela | |
|
| |
metaleiro
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Qui maio 23, 2013 4:57 am | |
| nesta posiçao nao da pa ver a valvula se a memoria nao me falha nessa bomba a valvula de corte fica na parte de traz da bomba por cima e facil de identificar porque ves o fio | |
|
| |
lfteixeira
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Qui maio 23, 2013 6:12 am | |
| Bem, apesar de ainda não ter a certeza do problema, mas como a valvula em causa já tinha falhado no passado já comprei uma para substituir.
Foi esta: http://www.woodauto.com/Component.aspx?Ref=DSS1003
Ficou pela magnifica quantia de: 8.84€.
Logo à noite dou noticias. | |
|
| |
zeribas
Número de Mensagens : 703 Idade : 58 Localização : Várzea de Sintra Data de inscrição : 01/03/2013
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Qui maio 23, 2013 9:18 am | |
| Este é o espirito... Espero que se resolva da melhor maneira... | |
|
| |
lfteixeira
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Qui maio 23, 2013 9:35 am | |
| | |
|
| |
lfteixeira
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Qui maio 23, 2013 3:50 pm | |
| Ora bem. O problema realmente era da valvula, mas ao mesmo tempo não era culpa da valvula. De qualquer forma eu troquei. O que acontece, é que quando dou à chave, ora tenho 12v na valvula ora não tenho. Depois de alguma pesquisa de volta do motor com um multimetro, parece-me que o problema vem de uma segunda "valvula" que desconheço o que é e para que serve. Algumas fotos. A valvula trocada: O fio desligado, que vem da ficha azul: A "valvula" problematica, um dos fio liga ao corpo da propria bomba injectora e o outro vai à ficha azul. Para já está a funcionar, mas sem saber o que faz aquela valvula, não fico tranquilo. Obrigado. | |
|
| |
lfteixeira
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Sex maio 24, 2013 2:40 am | |
| Ups, falso alarme.
Hoje de manha pegou bem e fiz uma serie de recados Há 4ª vez que o quis por a trabalhar, nicles. Lá tive que fazer uma ligação direta para o carro bombar.
Ou seja, problema eletrico... Mas onde?
Tenho 2 opções. Opção 1: Ir procurar esquemas eletricos do carro, para saber por onde passa a energia e descobrir o gato! Opção 2: Ir buscar o sinal de ignição a outro ponto qualquer e fazer nova ligação!
Que opinam? | |
|
| |
zeribas
Número de Mensagens : 703 Idade : 58 Localização : Várzea de Sintra Data de inscrição : 01/03/2013
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Sex maio 24, 2013 1:46 pm | |
| Eu iria para a opção 1... não será a mais fácil mas é a mais adequada... | |
|
| |
lfteixeira
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. Seg maio 27, 2013 3:55 am | |
| Pronto, para encerrar esta questão. Acabei por fazer a opção 2. Do que consegui apurar, aquele sinal de 12v é proveniente do sistema do imobilizador do carro. Que no meu caso já tinha vindo desabilitado. Como aquilo não faz nada mais do que enviar 12v para a valvula de corte quando ligas a chave do carro, optei por procurar um ponto com sinal de ignição, passar um cabo direto. Ficou impecavel e com menos pontos de falha. Pode encerrar. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: 1.9TD - Ora pega ora não pega. | |
| |
|
| |
| 1.9TD - Ora pega ora não pega. | |
|