FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
36 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 36 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 Molas esquerda e direita no Samurai?

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeSáb maio 11, 2013 11:32 am

Boas tardes, alguém tem conhecimento se o Samurai usa molas diferentes a frente? Uma esquerda e uma direita? Caso afirmativo qual é o motivo e quais são as diferenças? Arco maior ou mais duras ou outra coisa qualquer?

Comprei umas molas Old man Emu e foram-me vendidas nestes moldes, acontece que agora tenho o Samurai mais alto do lado direito... estou confuso e aborrecido... Sad
Ir para o topo Ir para baixo
vitor

vitor


Número de Mensagens : 214
Idade : 39
Localização : Guimarães
Data de inscrição : 21/01/2008

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeSáb maio 11, 2013 11:52 am

Os entendidos que se cheguem a frente mas penso que são iguais.
Plo menos já troquei algumas, nunca tive atenção a isso e nunca ficou desnivelado ao ponto de se notar a olho...
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeSáb maio 11, 2013 12:21 pm

Parafuso inferior do brinco esquerdo...

Molas esquerda e direita no Samurai? 20130511195350





Parafuso inferior do brinco direito...

Molas esquerda e direita no Samurai? 20130511195604

Ir para o topo Ir para baixo
vitor

vitor


Número de Mensagens : 214
Idade : 39
Localização : Guimarães
Data de inscrição : 21/01/2008

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeSáb maio 11, 2013 12:25 pm

Tu consegues, sem fita Métrica ver a diferença? Sinceramente acho que 1cm não é diferença nenhuma.
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeSáb maio 11, 2013 1:35 pm

Sim, vê-se bem a diferença... neste ponto a diferença é de 1 cm mas se medir do chão ao guarda-lamas a passar pelo centro da roda são 2 cm de diferença... nota-se bem o Samurai descaído para a esquerda... Sad
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeSáb maio 11, 2013 3:19 pm

nããã.... isso está igual...

vê a medida sem rodas com macaco igual de cada lado do centro do eixo ao chão!

pode ser da bolacha de apoio do veio ser diferente e da altura de pneu (enchimento) porque isso é quase um balão
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeSáb maio 11, 2013 3:24 pm

lb, nota-se mesmo o carro descaido... não é impressão minha nem manias... é real... as molas são diferentes, mas venderam-me assim, uma esquerda e uma direita...
Ir para o topo Ir para baixo
Nico

Nico


Número de Mensagens : 176
Idade : 50
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 24/07/2011

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeDom maio 12, 2013 3:12 am

mede na vertical desde o centro da roda até ao inicio da cava da roda (nestes casos nunca se mede desde o chão pois a altura de pneus é sempre um factor variável).

a diferença pode estar nas molas de trás e és induzido em erro.
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeDom maio 12, 2013 5:19 am

Nico escreveu:
mede na vertical desde o centro da roda até ao inicio da cava da roda (nestes casos nunca se mede desde o chão pois a altura de pneus é sempre um factor variável).

a diferença pode estar nas molas de trás e és induzido em erro.

Ok, efectuei esta medição e confirmo que o carro está descaído para a esquerda... é verdade que poderia ser as molas de trás mas eu comprei as 4 novas e as 2 da frente tem referencias diferentes, supostamente são uma esquerda e outra direita, também existe a possibilidade de estarem trocadas uma com a outra... mas o que me faz confusão e foi para isso que criei este tópico é o seguinte...

1 - O Samurai utiliza na frente molas esquerda e direita? Se sim qual a razão?

2 - Todos os fabricantes fazem referencia a um par de molas iguais, apenas a Old Man Emu faz referencia a 2 molas diferentes...

Estou confuso, aborrecido, de carteira vazia e com o carro torto...
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeDom maio 12, 2013 10:31 am

pode existir certos carros que tem molas diferenciadas dado que o diferencial é todo chegado para um lado, por exemplo.

não compreendo essa situação

já perguntaste ao vendedor ou mesmo para a OME??
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeDom maio 12, 2013 11:03 am

Sim, pode haver qualquer coisa... Na OME tenho que arranjar o sitio certo para pedir informações, quanto ao vendedor só segunda é que falo com ele... a ver se esclarecemos isto...
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeDom maio 12, 2013 12:24 pm

http://www.patrolaventura.com/forum/viewtopic.php?p=234570

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/102297-amortecedores-ome-dica-de-montagem-2-print.html

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=2&t=9347

Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeDom maio 12, 2013 12:26 pm

há mais gente com essa situação...
Ir para o topo Ir para baixo
Nico

Nico


Número de Mensagens : 176
Idade : 50
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 24/07/2011

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeDom maio 12, 2013 1:53 pm

lb escreveu:
há mais gente com essa situação...

não sou entendido mas no caso do patrol y61 deverá acontecer (ficar inclinado) sempre que colocas molas maiores, e os efeitos começam-se a notar a olho nú à medida que as molas vão sendo cada vez maiores... é que como as barras panhard não são acrescentadas, por exemplo a da frente fica a puxar para um lado e a de trás a puxar para o lado oposto. É por isso também que os eixos ficam descentrados em relação aos chassis/carroçaria.

isto é o que acontece também com os jimnys

Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeDom maio 12, 2013 2:31 pm

lb escreveu:
há mais gente com essa situação...

Obrigado lb... há mais gente mas conclusões não há nenhumas... Smile Uns dizem assim, outros dizem assado... vai um gajo perceber isto... Smile
Amanhã falo com o vendedor e espero chegar a conclusões...
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeDom maio 12, 2013 2:51 pm

vou apenas dar uma opinião dado que nunca montei estas laminas;

já montei muitos amortecedores e molas, mas nunca me deparei com isto;

julgo (!) que tem forma de se montar, tanto como a indicação de mola para a frente e de cada lado;

as molas serem mais fortes e mais altas dá a altura diferente; a curvatura dá-lhes a elasticidade e a diferença de altura refere-se quase de certeza ao local onde tem de ser instalada
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeSeg maio 13, 2013 12:17 am

Tu tens razão no teu ponto de vista, mas eu montei das 2 maneiras possíveis e a Samurai ficava sempre descaído para o lado da mola mais baixa... sendo assim não vejo o porque de serem molas diferentes, para mim fazia todo o sentido que fossem iguais... já vou tentar esclarecer alguma coisa daqui a bocado com o vendedor...
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeQua maio 22, 2013 2:42 am

Vencido mas não convencido... conforme já escrevi noutros tópicos, a mola mais alta do lado do condutor... isto para que quando o condutor esteja ao volante o carro fique direito...
Ir para o topo Ir para baixo
PJOTA

PJOTA


Número de Mensagens : 564
Idade : 46
Localização : V.N.FAMALICAO
Data de inscrição : 26/04/2008

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeQua maio 22, 2013 3:06 am

zeribas escreveu:
Vencido mas não convencido... conforme já escrevi noutros tópicos, a mola mais alta do lado do condutor... isto para que quando o condutor esteja ao volante o carro fique direito...


As molas sao iguais nao tem direitas nem esquerdas.
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeQua maio 22, 2013 8:59 am

As molas fabricadas pela Old Man Emu tem referencias diferentes para a posição esquerda e direita... este assunto já me deu muito trabalho e também já deu muita conversa... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
PJOTA

PJOTA


Número de Mensagens : 564
Idade : 46
Localização : V.N.FAMALICAO
Data de inscrição : 26/04/2008

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeQua maio 22, 2013 10:33 am

zeribas escreveu:
As molas fabricadas pela Old Man Emu tem referencias diferentes para a posição esquerda e direita... este assunto já me deu muito trabalho e também já deu muita conversa... Smile

Boas, nao querendo dizer que eles estao errados, normalmente sigo-me pelas
referencias de origem que neste caso é 41110-84CA1 se for diesel, tanto para o lado esq
como para o lado direito, so diferem de ref se for motor a diesel ou gasolina, mas acho que
é por uma questao de rigides nao por tamanhos .

Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeQua maio 22, 2013 2:02 pm

Transcrevo aqui um mail que troquei com um Sr. da ARB...

Hello, my question is about OME leaf spring for Suzuki Samurai, petrol engine 1.3. I dont have any extra weith on the front of the car. Wats your advice for leaf spring to my Samurai? Is there a left and right spring? Whats the reazon? Thanks for your time. José Ribeiro.

No dia 13/05/2013 23:39, "Luke Dawson" escreveu:

Dear José,

Given that you have not added any extra weight to the front of your vehicle, I would recommend that you fit the CS012F front leaf springs, these are the softer of the two options.

Regarding your enquiry, the CS012F springs come in 2 variants, A & B. Both A & B have the same suspension characteristics (same number of leaves, same spring rate or load bearing capacity, same installation dimensions), the difference between them is the “A” spring has a taller free height than “B”, the height difference is 15mm. The “A” spring should be installed on the driver’s side of the vehicle as this will compensate for the weight of the driver, meaning the vehicle will sit flat and level when it is being driven.

While we highly recommend that you purchase an “A” & a “B” spring, both A & B springs will fit on either side of the vehicle so you can purchase 2 “A” or 2 “B” springs if you prefer.

My best recommendation would be to discuss this with your local ARB dealer as there are several supporting components that are necessary to correctly install a suspension lift in your vehicle.

I hope this helps you, as before, if you’re keen to purchase OME suspension, I would be more than happy to forward your enquiry onto your nearest ARB dealer and ensure that they contact you.
Ir para o topo Ir para baixo
PJOTA

PJOTA


Número de Mensagens : 564
Idade : 46
Localização : V.N.FAMALICAO
Data de inscrição : 26/04/2008

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeQui maio 23, 2013 4:03 am

Boas, para mim continua a nao ter logica a explicaçao do vendedor,
se meteres uma mola mais forte de um dos lados o carro nao vai
ficar nivelado á mesma.
supunhamos que fica nivelado só com o condutor dentro, se meteres
uma pessoa no pendura como fica, desnivelado certo?
eletem de estar nivelado em vazio, para que fique nivelado com a lotaçao
maxima , se so tiver o condutor aí pode cair um bocadito para o lado esq,
mas memo assim acho que nao interfere muito.
mas isto é so a minha opiniao.
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitimeQui maio 23, 2013 9:13 am

PJOTA escreveu:
Boas, para mim continua a nao ter logica a explicaçao do vendedor,
se meteres uma mola mais forte de um dos lados o carro nao vai
ficar nivelado á mesma.
supunhamos que fica nivelado só com o condutor dentro, se meteres
uma pessoa no pendura como fica, desnivelado certo?
eletem de estar nivelado em vazio, para que fique nivelado com a lotaçao
maxima , se so tiver o condutor aí pode cair um bocadito para o lado esq,
mas memo assim acho que nao interfere muito.
mas isto é so a minha opiniao.

E tens toda a razão, eu também não concordo com a teoria... vencido mas não convencido... vou tentar compensar com uns brincos homemade ligeiramente mais curtos na roda posterior oposta... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Molas esquerda e direita no Samurai? Empty
MensagemAssunto: Re: Molas esquerda e direita no Samurai?   Molas esquerda e direita no Samurai? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Molas esquerda e direita no Samurai?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» molas helicoidais samurai
» MOLAS SAMURAI OME
» Molas UMM em samurai
» Molas samurai traseiras
» Molas frente Samurai

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Samurai-
Ir para: