FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
22 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 22 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 filtro de ar

Ir para baixo 
+4
samuel calado
Félix
luisvaz
antonio aç
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
antonio aç




Número de Mensagens : 17
Idade : 32
Localização : S.Miguel Açores
Data de inscrição : 07/02/2012

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 7:48 am

boas pessoal, a minha duvida é o seguinte, tenho um vitara 1.9TD do ano 2000, e ja andei a pensar em ter um filtro de ar deportivo, mas visto como o meu jipe é a gasoleo e adquire turbo não sei se será uma boa ideia, a nível de rendimento/potencia

já me disseram que se eu adquiri se um filtro de ar desportivo, iria ao longo do tempo desgastar o turbo, devido a maior entrada de ar, mas estou com algumas dúvidas em relação a isso

queria que o meu susuka tivesse um pouco mais de potencia, mas não sei como
gostaria de novas opiniões em relação a isso

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
luisvaz

luisvaz


Número de Mensagens : 83
Idade : 47
Localização : Macedo de Cavaleiros - Bragança
Data de inscrição : 12/05/2011

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 3:38 pm

bomba bosch injetores e tubos é a melhor alteração para ter rendimento...o meu ja tá Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Félix

Félix


Número de Mensagens : 36
Idade : 44
Localização : Almada / Sertã
Data de inscrição : 12/02/2011

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeQua Fev 15, 2012 11:12 am

luisvaz escreveu:
bomba bosch injetores e tubos é a melhor alteração para ter rendimento...o meu ja tá Smile
Assino por baixo....
Bomba bosh e injectores de 180bar: 90cv, um toque no turbo para dar mais pressão, intercooler de ventoinha é mais uma ajuda e com a wastegate (egr) anulada ou "estrangulada" ganhas mais alma, tudo junto deves conseguir uns 100cv... afro
Ir para o topo Ir para baixo
samuel calado

samuel calado


Número de Mensagens : 160
Idade : 39
Localização : gavião
Data de inscrição : 13/12/2011

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeQua Fev 15, 2012 11:44 am

o meu tambem é 1.9td What a Face
é assim o filtro não te dá grande diferença aumenta o barulho vindo da frente ouve-se mais o turbo
como já foi referido a melhor opção é a bomba boch por o turbo a debitar ai 1bar
tirar o catalizador ajuda porque o motor anda mais solto Wink
Ir para o topo Ir para baixo
antonio aç




Número de Mensagens : 17
Idade : 32
Localização : S.Miguel Açores
Data de inscrição : 07/02/2012

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeQua Fev 15, 2012 5:40 pm

agradeco as opiniões, irei pensar nesse assunto da bomba bosh, porque pelo o que vi nao é muito barato ei de pensar no assunto ehehe
Ir para o topo Ir para baixo
Santinhos

Santinhos


Número de Mensagens : 418
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2011

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeQua Fev 22, 2012 1:09 am

è simples...

- mantens o filtro de ar de origem
- retiras o tubo do respiro do motor, que liga á admissão, ou seja é um tubo que liga á curva que sai do filtro de ar, desengatas e canalizas isso para um deposito que esteja aberto (para o motor respirar na mesma e captar o pouco oleo que sai dai
- depois da curva onde desengataste o tubo, metes um tubo dai ate um fitro de ar daqueles pequenos que pode estar logo cá na grelha da frente preso.


Resultados:

- vais deixar de ter oleo a entupir-te e a sujar a admissão, turbo
- vais deixar de ter gases quentes mantendo o ar mais frio e assim tendo mais rendimento
- com o filtro peq vais ter mais caudal de ar identico a um filtro de rendimento
- mantens o barulho de origem, pois com o filtro de rendimento o jipe faz bastante barulho e incomoda.
Ir para o topo Ir para baixo
antonio aç




Número de Mensagens : 17
Idade : 32
Localização : S.Miguel Açores
Data de inscrição : 07/02/2012

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeQua Fev 22, 2012 3:21 am

bem, vou ver se faço isso então, pra dar um pouco mais de força ao jipe ehehe.

em relação aos injetores bosch, ainda não tive tempo de ver isso... trabalhar e estudar e um pouco cansativo... e tambem aqui na ilha é um pouco limitado a nível de material, mas enfim ei de ver alguns sucateiros se ha algum peugeot 309 para comprar o injetor.

Mas e também para quem ja adquiriu o injetor, custou-lhe quanto?

Já agora devo referir que começa hoje as provas do IRC, SATA RALLY AÇORES, deverá dar em direto no eurosport. espero que todos vejam as belezas naturais desta ilha eheheh abraço

Ir para o topo Ir para baixo
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeQua Fev 22, 2012 10:21 am

santinhos, podias meter ai uma foto, ou um esquema, não percebi scratch
Ir para o topo Ir para baixo
luisvaz

luisvaz


Número de Mensagens : 83
Idade : 47
Localização : Macedo de Cavaleiros - Bragança
Data de inscrição : 12/05/2011

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: ola   filtro de ar Icon_minitimeQua Fev 22, 2012 2:49 pm

sim umas fotos ajudavam....
Ir para o topo Ir para baixo
Santinhos

Santinhos


Número de Mensagens : 418
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2011

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeQui Fev 23, 2012 1:03 am

Ok malta... vou tirar umas fotos e depois meto aqui
Ir para o topo Ir para baixo
Santinhos

Santinhos


Número de Mensagens : 418
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2011

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeQui Fev 23, 2012 5:59 am

Tal como prometido:

filtro de ar Filtro1xe

- o ponto 1 representa os tubos que estao conetados de origem onde esta o ponto 2
- retira-se a peça de plastico que suporta os tubos do ponto 1 e "canaliza-se" isso para uma especie de balde, pois esses tubos nao podem ficar tapados, por ai saem gases do motor e algum oleo... o tal oleo que so entope e suja tudo na admissão, o que da origem aquela massa que por norma se aloja no coletor...
- depois arranjam outro tubo como o exemplo do ponto 2

filtro de ar Filtro2m

- canalizam o mesmo para um local fresco, no meu caso que nao ando com o carro no mato e lama e rios etc, pus no parachoques.
- no final desse tubo metem um mini filtro ar, ponto 3

- Ou seja vao ter mais caudal de ar, + ou - o equivalente a por um filtro de rendimento
- mantém o filtro de origem
- mantém o barulho de origem
- diminui bastante o aquecimento do ar para a admissão
- aumentam um pouco a resposta do carro
- o carro vai demorar mais a atingir a temperatura normal pelo que de manha com o carro a frio, nao convem acelarar logo á bruta Razz
- como o ar que vai para a combustao é mais fresco a ventoinha do radiador vai disparar menos vezes Very Happy ...
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeQui Fev 23, 2012 9:51 am

interessante study

isso tem é mesmo que levar um filtro na ponta, senão pó e etc, vai directo, porque já passou o filtro do ar
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeQui Fev 23, 2012 1:27 pm

Tenho que perceber melhor as tuas ligações e o que queres fazer.

Essas tubagens garantem a ventilação do carter.
Ao tirares a depressão criada pelo turbo, essa ventilação não ocorre.

Os ganhos, tendo em vista o diametro do tubo de ar original e esse pequenino é marginal. E isso só resulta porque estes motores não tem MAF.

O que pessoal costuma fazer é instalar uma "catch can", basicamente é um deposito que é colocado entre esse tubo e essa entrada, e o oleo fica ai depositado.

Vou averiguar as consequencias do que fizeste. Se serão apenas beneficios ou haverá problemas futuros...
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Santinhos

Santinhos


Número de Mensagens : 418
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2011

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeSex Fev 24, 2012 12:53 am

- Nos carros com MAF, mete-se a seguir á mesma...
- A ventilacao corre na mesma, pois com a compressao do motor o mesmo empurra os gazes e algum oleo pelos tubos...
- Ja utilizo a alguns anos, problemas Zero.
- mantem o circuito de admissao do carro sempre limpinho, como se o carro tivesse sido comprado com Zero kms
- a diferença de ar a mais que passa por um filtro normal e um de "rendimento" tambem nao é assim tanta, pode ate ser mais do que o setup que mostrei mas nao muito mais.
- Ja tive filtro direto, e agora esta como mostrei, e o desempenho é bem melhor...

como ja referi, quem andar com o carro no mato tem de ter cuidado onde vai colocar o outro filtro por causa do po, agua, lama etc...

Ir para o topo Ir para baixo
Santinhos

Santinhos


Número de Mensagens : 418
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2011

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeSex Fev 24, 2012 1:01 am

Para a malta que tem duvidas do que mostro, se virem bem, as dicas que dou, sao bastante faceis de realizar e nao envolvem custos quase nehuns...

Ou seja nada melhor que testarem e depois tiram as conclusões... se nao gostarem em menos de nada metem como estava Cool

tal como a de dar mais pressao no turbo com apenas um parafuso, coisa para em menos de 5 minutos estar feito e depois dar uma voltinha para testar...

Meto aqui o que sei e que uso diariamente sem problemas Very Happy

E eu uso o carro no dia a dia, tem mais de 200mil kms e ja o tenho á 2 anos e ando sempre a ripar, penso que quem so usa no mato e parte tudo e mais alguma coisa, anda sempre em altas rotacoes e fogo á peça, anda peocupado demais se faz bem ou mal ao motor Razz
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeSex Fev 24, 2012 3:33 am

Só para explicar, eu NÃO ESTOU a criticar.
Mas todas as marcas fazem isso dessa forma e alguma razão terão.

De qualquer forma obrigado pela partilha.
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Santinhos

Santinhos


Número de Mensagens : 418
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2011

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeSex Fev 24, 2012 6:26 am

lfteixeira escreveu:
Só para explicar, eu NÃO ESTOU a criticar.
Mas todas as marcas fazem isso dessa forma e alguma razão terão.

De qualquer forma obrigado pela partilha.

Amigo tava so a reinar ctg Razz

Isso vem assim de fabrica, pois vai queimar mais alguns gazes poluentes, e ajuda a aquecer o ar da admissão mal ligas o motor, de modo a que se pisares a fundo, e estiver uma temperatura exterior bastante baixa, o turbo nao ir po galheiro ...
Ir para o topo Ir para baixo
samuel calado

samuel calado


Número de Mensagens : 160
Idade : 39
Localização : gavião
Data de inscrição : 13/12/2011

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeSáb Fev 25, 2012 10:05 am

uma pergunta?
não convem entrar algum oleo para o turbo Question
para fazer lubrificação?
não entemdo se está assim de origem tem finalidade Question
Ir para o topo Ir para baixo
Santinhos

Santinhos


Número de Mensagens : 418
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2011

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeSeg Fev 27, 2012 12:55 am

Amigo a finalidade ja respondi em cima, mas vou voltar a explicar...

Mal ou bem é tudo relativo, por logica qualquer alteração á partida vai fazer mal, pois estamos a modificar o que vem de origem estudado por varios enginheiros. Mas só a custa de curiosos, e com os varios erros que alguns cometem é que se vao descobrindo coisas novas e se vai evoluindo.

Um motor mexido pode durar uma vida e um de origem pode dar o berro passado uns meses...

Em relação ao turbo, pelo mesmo apenas passa AR, é uma peça mecanica sem eletronica, e onde precisa de oleo, ja la passa, o oleo que vem do motor que ajuda a arrefecer o turbo lubrifica o eixo da turbina...

Ao removermos os tubos que identifiquei, vamos deixar de criar aquela massa de oleo no circuito de admissão do carro, mantendo tudo sempre limpinho como de origem, onde o ar circula mais rapidamente sem atrito e o motor nao faz tanto esforço, e vamos ter menos gases quentes, dando lugar a ar mais rico para uma melhor combustão, diminuindo a temperatura do motor... ou seja na teoria estamos a dar anos de vida ao motor e nao o inverso...

Ir para o topo Ir para baixo
CMSPereira

CMSPereira


Número de Mensagens : 466
Idade : 35
Localização : Ponte de Lima
Data de inscrição : 28/05/2011

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeSeg Fev 27, 2012 1:21 pm

Santinhos escreveu:

Um motor mexido pode durar uma vida e um de origem pode dar o berro passado uns meses...

Nao te enganas-te Question
Ir para o topo Ir para baixo
Santinhos

Santinhos


Número de Mensagens : 418
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2011

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeTer Fev 28, 2012 12:48 am

CMSPereira escreveu:
Santinhos escreveu:

Um motor mexido pode durar uma vida e um de origem pode dar o berro passado uns meses...

Nao te enganas-te Question

Nao, existem algumas razoes para o motor de origem dar o berro:

- defeito de fabrico
- ma utilização (nao mudar o oleo etc)
- alguns componentes serem de fraca qualidade
- falta de componentes que á data de fabrico nao equipavam o motor (radiadores de oleo, intercooler, etc)


Agora nao percebo é o porque de tanta indignação, quando se muda turbos, mete-se bombas injetoras, aumenta-se o debito, metem-se molas mais compridas, bolachas para por o carro mais alto, pneus enormes, vai-se para o mato partir tudo, anda-se na lama e atravessam-se rios... e depois tanto alarido por causa disto Razz Razz

Voces perguntaram-me como, eu mostrei, pronto eu faço-vos a vontade, nao façam o mesmo que eu pois isso vai dar cabo de tudo...
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeTer Fev 28, 2012 10:10 am

santinhos, não vale apena, deste a tua dica , quem quiser faz , quem quiser não faz, não teem que estar a debater se faz mal ou bem , existe aí tanto artista, que mete bomba boch, injectores,e e tc, como disseste, e quando fui eu, não arranjei um capaz, de me meter essas coisas, portanto... é andar pra frente
Ir para o topo Ir para baixo
CMSPereira

CMSPereira


Número de Mensagens : 466
Idade : 35
Localização : Ponte de Lima
Data de inscrição : 28/05/2011

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeTer Fev 28, 2012 12:44 pm

Nao estou a criticar, eu só axo é que as alteraçoes por vezes acabam por danificar outros componentes.
No caso meter um IC nao estraga em nada, outros tipos de injeçao tambem nao, mas por exemplo alteram em demasia as pressoes do Turbo e etc, pode vir a dar problemas, como talvez nao...

Eu tambem gostava de fazer alteraçoes no meu motor, para ele ficar com mais alma, mas como é o meu carro do dia a dia, nao o faço, porque vai alterar consumos e pode por em risco a fiabilidade.
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitimeTer Fev 28, 2012 1:35 pm

Já que falas em IC, oh Santinhos, que IC instalaste tu no teu?
Foi de um de 90cv?

Se sim, como fixaste o suporte interior?
O da frente encaixa bem, mas o que fica mais no fundo, não tem sitio para segurar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
luisvaz

luisvaz


Número de Mensagens : 83
Idade : 47
Localização : Macedo de Cavaleiros - Bragança
Data de inscrição : 12/05/2011

filtro de ar Empty
MensagemAssunto: ola   filtro de ar Icon_minitimeTer Fev 28, 2012 5:48 pm

bem eu so alterei ainda a bomba injetora para bosch injetores e tubos, e ele esta com mais alma, e de consumos atestei o deposito com 45 euros na leva mais lol
e ja fiz 420 km e ainda tenho um quarto de gasol
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





filtro de ar Empty
MensagemAssunto: Re: filtro de ar   filtro de ar Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
filtro de ar
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Filtro ar K&N
» Filtro de ar
» A referencia do filtro de ar K&N para Vitara 1.9 TD
» Filtro cónico 1.6
» Filtro Gasoleo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Vitara-
Ir para: