FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
20 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 20 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.

Ir para baixo 
+3
paulo_ribeiro
J. VITARA
Walder
7 participantes
AutorMensagem
Walder




Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 10/07/2011

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeDom Jul 10, 2011 9:40 am

Boa tarde, como o tópico indica quero um Vitara, esta é uma vontade que vem desde há vários anos, pois a mãe de um colega meu da secundária tinha um e eventualmente passou para o filho e nós gozámos muito aquele carrote.

No entanto agora comecei a pesquisar e várias dúvidas surgiram, isto porque tenho orçamento muito limitado, pois voltei a estudar e o income desceu, não me desfaço da minha mota e não percebo nada de mecânica automóvel (alias nao percebo nada de nada além de saber conduzir).


Já li outros tópicos para tentar não repetir em demasia questões ja anteriormente colocadas, como especificações, consumos, etc...

No entanto algumas persistem como por exemplo:

Vou ver 2 esta semana, 1 1.6 glx de 96 por 2500€ e outro 1.6 glx de 95 com gpl por 2500€ tambem, sendo que o 1º tem 112 000 km e o 2º tem 116 000 km.

Por burrice ou por inexperiencia minha não perguntei se eram modelos de 8v ou 16 v (vou saber na 3ª e 4ª feira respectivamente) embora saiba que isso influencia (pelo que li) a potencia e consequentemente consumos, fiquei sem perceber quais as grandes diferenças alem destas referidas (li tambem algo por uuns terem sido feitos em espanha e outros no japao e os de japao eram melhores).

Para baralhar-me mais ainda surgiu a hipotese de ver um 1.6 de 2000 por 3300€ só que tem um pequeno problema para mim, é que eu gosto mais da versão antiga com Hard Top e este mais novo com 89 000km é fechado , no entanto é bem mais recente .

Outra duvida que tenho é que o Vitara a GPL de 95 tem uma capota com uma entrada de ar e os outros 2 nao, porque? Qual a diferença?


Alguem pode dar-me algumas dicas? É que isto para mim é como um burro a olhar para um palácio.

Peço desculpa e espero que entendam que o meu conhecimento é 0 e ja esclareci muita coisa pesquisando e procurando, mas no fundo como a minha base de conhecimento é proxima do 0 não ajudou muito.



Obrigado a todos
Ir para o topo Ir para baixo
J. VITARA




Número de Mensagens : 683
Idade : 51
Localização : Santa Maria da Feira
Data de inscrição : 03/05/2010

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeDom Jul 10, 2011 10:50 am

Se for para andar no dia a dia esquece o vitara a gasolina, pois nao vais conseguir fazer menos de 10L aos 100kms hora a 1.60€ litro.
Ir para o topo Ir para baixo
Walder




Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 10/07/2011

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeDom Jul 10, 2011 11:11 am

J. VITARA escreveu:
Se for para andar no dia a dia esquece o vitara a gasolina, pois nao vais conseguir fazer menos de 10L aos 100kms hora a 1.60€ litro.

Não é carro para longas distancias, a faculdade fica a curta distancia de casa, quando vou para estagio ou vou de mota ou de metro Smile, por isso o consumo não me preocupa muito, por isso gpl é um bonus e nao um requesito.
Ir para o topo Ir para baixo
paulo_ribeiro

paulo_ribeiro


Número de Mensagens : 38
Idade : 34
Localização : Guimaraes
Data de inscrição : 30/10/2009

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeDom Jul 10, 2011 11:18 am

Boas, eu tenho o meu a 1.6 16v a gasolina, GPL neste caso, e é o meu carro de dia a dia, 0.76€ litro...sim as medias nao fogem dos 10 litros, mas se estiver a GPL nao sei ate que ponto nao compensa.

pelo que ouço o pessoal a falar todos me dizem que os fabricados no japão são melhores...


a entrada de ar que falas-te é na capota ou no "capô"?
Ir para o topo Ir para baixo
Walder




Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 10/07/2011

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeDom Jul 10, 2011 11:30 am

paulo_ribeiro escreveu:
Boas, eu tenho o meu a 1.6 16v a gasolina, GPL neste caso, e é o meu carro de dia a dia, 0.76€ litro...sim as medias nao fogem dos 10 litros, mas se estiver a GPL nao sei ate que ponto nao compensa.

pelo que ouço o pessoal a falar todos me dizem que os fabricados no japão são melhores...


a entrada de ar que falas-te é na capota ou no "capô"?

Honestamente a menos que eu queira começar a ir para Lisboa de carro quando for pontualmente ver a minha mae, não me faz diferença ter GPL ou Gasolina, principalmente porque lá uso o carro dela que ela já nao tem idade nem saude para o fazer, só o tem porque tem quem a leve no carro dela.

A entrada de ar é mesmo no "capô" é que alguns têm e outros não e não faço ideia do motivo.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeDom Jul 10, 2011 1:46 pm

a gasolina não faz diferença nenhuma é só aspecto, nos diesel, quase todos teem, mas estão tapadas, se tiverem entradas abertas tem intercooler, é apenas isso
Ir para o topo Ir para baixo
Walder




Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 10/07/2011

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeDom Jul 10, 2011 2:07 pm

pedro_evil escreveu:
a gasolina não faz diferença nenhuma é só aspecto, nos diesel, quase todos teem, mas estão tapadas, se tiverem entradas abertas tem intercooler, é apenas isso

ah ja entendi, no entanto o que tem GPL de 95 tem isso, n sei se foi posto posteriormente ou assim.

De qualquer modo qual a vossa opiniao em relaçao aos 3? Partindo do principio que estivessem todos em bom estado qual seria o melhor? Atendendo ao facto de preferir um que tenha hard top (o 3º de 2000 é "fechado").
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeDom Jul 10, 2011 2:36 pm

Bem vindo.


As versões fechadas desvalorizam mais depressa, dai conseguires o de 2000 mais barato.
As versões descapotáveis são as mais procuradas, dai o valor.

Esses 1.6, são ambos 16v.

A questão da entrada de ar, já te foi respondida.


Quanto a qual comprar, por uma questão do ano, o de 3300 do ano 2000 parece ser bom negocio.
Mas procura com mais calma, pois arranjas versões 1.9TD de 1998/1999 na ronda dos 4000€.
(Não estou a dizer que são melhor ou pior que as versões a gasolina, apenas digo isto porque são mais baratos de manter no dia a dia.)
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
CMSPereira

CMSPereira


Número de Mensagens : 466
Idade : 35
Localização : Ponte de Lima
Data de inscrição : 28/05/2011

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeDom Jul 10, 2011 4:10 pm

pedro_evil escreveu:
a gasolina não faz diferença nenhuma é só aspecto, nos diesel, quase todos teem, mas estão tapadas, se tiverem entradas abertas tem intercooler, é apenas isso
O meu tem a entrada de ar aberta e nao tem intercooler...
Mas relativamente aos vitaras eu ia para o que tá equipado com GPL, pois mesmo k andes pouco isso em cidade é um pouco guloso e com o GPL as despesas vao ser mais baixas, quanto ao mais recente ja me punha a pensar um pouco, tá um bom negocio, mas nao é descapotavel... tem AC?
Ir para o topo Ir para baixo
Walder




Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 10/07/2011

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeDom Jul 10, 2011 4:17 pm

CMSPereira escreveu:
pedro_evil escreveu:
a gasolina não faz diferença nenhuma é só aspecto, nos diesel, quase todos teem, mas estão tapadas, se tiverem entradas abertas tem intercooler, é apenas isso
O meu tem a entrada de ar aberta e nao tem intercooler...
Mas relativamente aos vitaras eu ia para o que tá equipado com GPL, pois mesmo k andes pouco isso em cidade é um pouco guloso e com o GPL as despesas vao ser mais baixas, quanto ao mais recente ja me punha a pensar um pouco, tá um bom negocio, mas nao é descapotavel... tem AC?

Sinceramente nem perguntei -_- a minha cabeça... ando de mota tenho ac natural e nunca me lembraria de perguntar tal, caso tenha, acha que é mesmo o melhor negócio, apesar de não ser descapotável e ser a gasolina?

Edit- o que quer dizer AC manual ?Razz
Ir para o topo Ir para baixo
CMSPereira

CMSPereira


Número de Mensagens : 466
Idade : 35
Localização : Ponte de Lima
Data de inscrição : 28/05/2011

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeDom Jul 10, 2011 4:22 pm

Ser descapotavel nao é a mesma coisa que ter AC... Mas se tem e como é um jipe mais recente e um pouco maior torna-se uma tentaçao... visto que nao ligas muito aos consumos.
Ir para o topo Ir para baixo
Walder




Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 10/07/2011

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeDom Jul 10, 2011 4:30 pm

CMSPereira escreveu:
Ser descapotavel nao é a mesma coisa que ter AC... Mas se tem e como é um jipe mais recente e um pouco maior torna-se uma tentaçao... visto que nao ligas muito aos consumos.

Na descriçao do anuncio diz AC manual, n faço ideia do que quer dizer, mas amanha vou perguntar ao vendedor, cheira-me que esse vai ser vendido num instante, so tem 1 dia o anuncio, por isso torna-se um pouco urgente uma decisão da minha parte, no entanto todos com excepçao do carro a gasolina de 96, estao todos longe e terei que me deslocar de comboio para os ir ver.

No seu caso preferiria entao o mais recente mesmo sem ser descapotavel certo? Não é que o consumo não seja importante, apenas não tao relevante como na maioria dos casos, é mais porque o facto do GPL nao poder estacionar em locais cobertos irrita-me solenemente (nunca vi isso em mais lado nenhum que me lembre a não ser cá).

Edit- ja agora como se "vê" se é 16v ou 8v?
Ir para o topo Ir para baixo
Walder




Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 10/07/2011

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeSeg Jul 11, 2011 5:36 am

lfteixeira escreveu:
Bem vindo.


As versões fechadas desvalorizam mais depressa, dai conseguires o de 2000 mais barato.
As versões descapotáveis são as mais procuradas, dai o valor.

Esses 1.6, são ambos 16v.

A questão da entrada de ar, já te foi respondida.


Quanto a qual comprar, por uma questão do ano, o de 3300 do ano 2000 parece ser bom negocio.
Mas procura com mais calma, pois arranjas versões 1.9TD de 1998/1999 na ronda dos 4000€.
(Não estou a dizer que são melhor ou pior que as versões a gasolina, apenas digo isto porque são mais baratos de manter no dia a dia.)

Peço desculpa a sua resposta passou-me ao lado completamente não sei porque.

O dono do de 2000 faz-me a 3200 com livro de revisão na marca, ainda não contactei os outros 2 vendedores.

Não posso dar 4000€ com muita pena minha se não ia mesmo para um 1.9 98/99.
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeSeg Jul 11, 2011 6:35 am

Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Walder




Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 10/07/2011

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeSeg Jul 11, 2011 7:15 am

Mas tem mais 60 000 km que os de 95 e 96 e mais 90 000 q o de 2000 Neutral, não é algo a ter em conta? isto é tao complicado, comprar a mota foi tao mais facil.

O que os foristas fariam perante a minha situação ?

lfteixeira por acaso tem neste momento acesso ao msn? se sim adicione-me sff , se poder mostrar-lhe lá talvez seja mais fácil.


waldemaroliveira@live.com
Ir para o topo Ir para baixo
arct

arct


Número de Mensagens : 257
Localização : Maia
Data de inscrição : 19/02/2011

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeSeg Jul 11, 2011 12:32 pm

boas..isso das dúvidas é normal...

Pelo que vejo o jipe não te faz falta para ontem, por isso vê tudo com calma e tempo...este é mesmo o melhor conselho..(embora é mais bonito dizer do que ter essa calma.... Smile)

Isso dos km's, como todos sabemos é muito relativo...se um deles tem livro de revisões, é um bom indicio..mas tenta ver os sinais normais de desgaste e avaliar por ai..

Boa compra!!

cpts,

at
Ir para o topo Ir para baixo
Walder




Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 10/07/2011

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeSeg Jul 11, 2011 2:47 pm

Vi noutro tópico que os mesmos englobavam meter as várias mudanças com e sem 4x4 (pergunta ridicula com certeza - é para meter em movimento presumo?), ver debaixo dos tapetes que estao debaixo dos tapetes, ver pontos de ferrugem e se o motor está babado ou demasiado limpo certo?

Eu tenho mesmo que ter calma não tenho outra hipotese, que o $ não depende de mim Smile e como ainda não o tenho em mão, não vou cantar vitória antes do tempo.
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeSeg Jul 11, 2011 4:49 pm

1º Sim, a alcatifa do Vitara é plastica por baixo, logo as humidades que possas ter por baixo, logo não se notam. Dai ser necessário levanta-las.
2º O testar as mudanças, redutoras e 4x4 é essencial, pois um dos principais problemas dos Vitara é o eixo dianteiro (diferencial, trasmissões e cubos automaticos)

A passagem entre 4x4 e 4x2, tal como engrenar as redutoras deve ser feita com o carro parado.


Podes tambem verificar o diferencial frontal para "lascas" ou ranhuras por aonde esteja a babar oleo, o diferencial pode estar partido (estalado).


Nota MUITO importante. Não vás ver apenas 1. Vê vários, pois existem muitos á venda.
Compra apenas aquele que te transmitir maior confiança.
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Walder




Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 10/07/2011

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeTer Jul 12, 2011 5:02 am

lfteixeira escreveu:
1º Sim, a alcatifa do Vitara é plastica por baixo, logo as humidades que possas ter por baixo, logo não se notam. Dai ser necessário levanta-las.
2º O testar as mudanças, redutoras e 4x4 é essencial, pois um dos principais problemas dos Vitara é o eixo dianteiro (diferencial, trasmissões e cubos automaticos)

A passagem entre 4x4 e 4x2, tal como engrenar as redutoras deve ser feita com o carro parado.


Podes tambem verificar o diferencial frontal para "lascas" ou ranhuras por aonde esteja a babar oleo, o diferencial pode estar partido (estalado).


Nota MUITO importante. Não vás ver apenas 1. Vê vários, pois existem muitos á venda.
Compra apenas aquele que te transmitir maior confiança.

Obrigado, mas tenho 1 questao é facil levantar os tapetes?e outra coisa, alguem tem a foto de um diferencial para eu saber exactamente o que é que tenho que olhar?Razz Conhecimento de mecânica 0.

Quanto a por as mudanças, acho que entendi, parado e por todas as mudanças em 4x2 e 4x4.
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeTer Jul 12, 2011 5:10 am

O tapete da mala é relativamente facil.


Primeiro dás uma volta com ele.
Depois engrenas os 4x4 e dá mais uma volta, tens que notar diferença na condução, com as rodas da frente a puxar a direcção que fica mais pesada a curvar.
Depois com as redutoras nova voltinha.

A ideia é veres se efectivamente as rodas da frente puxam e perceber se existem barulhos estranhos (track, track, track, etc).

Nota: Estes testes com os 4x4 e redutoras devem ser feitas em terreno com pouca aderencia, tipo terra batida.
Podes testar em asfalto ou paralelos, mas stressa mais o material.
(quanto fui eu, testei em alfalto! mas não percebia nada do assunto)


O diferencial é algo parecido com o que está azul nesta foto:
Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Granvil17
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Walder




Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 10/07/2011

Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitimeTer Jul 12, 2011 2:26 pm

Obrigado,graças a si ja pus o que vi hoje de lado Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Empty
MensagemAssunto: Re: Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.   Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Quero ter um Vitara, mas tenho várias dúvidas.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Quero ter um Vitara!
» FINALMENTE TENHO UM GRAND VITARA
» Vendo varias peças para Samurai ou Vitara
» Anda a falhar...
» Agora de Vitara 1.9D Hard Top

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: FROTA :: Vitara-
Ir para: