| Colector de escape | |
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+3prt_hgt 4wdLINE.com vdpcunha 7 participantes |
Autor | Mensagem |
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vdpcunha
Número de Mensagens : 11 Data de inscrição : 17/02/2007
| Assunto: Colector de escape Seg Set 29, 2008 10:52 am | |
| O meu vitara 1.6 8v anda a necessitar de mais alma, estou a pensar colocar um colector de escape da calmini e retirar o catalisador fazendo um escape só com uma panela.
Alguem tem experencia desta alteração?
Justifica?
Como ficam os consumos?
Espero a vossa opinião.
Vitor Cunha | |
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4wdLINE.com
Número de Mensagens : 148 Localização : Carcavelos/Lisboa Data de inscrição : 25/10/2006
| Assunto: Re: Colector de escape Seg Set 29, 2008 1:52 pm | |
| - vdpcunha escreveu:
- O meu vitara 1.6 8v anda a necessitar de mais alma, estou a pensar colocar um colector de escape da calmini e retirar o catalisador fazendo um escape só com uma panela.
Alguem tem experencia desta alteração?
Justifica?
Como ficam os consumos?
Espero a vossa opinião.
Vitor Cunha Boas, A instalação é muito fácil. O rentimento que se nota é em baixa rotação, ficando o carro com mais energia. Os consumos ficam iguais, mantendo o mesmo comportamento, poderão baixar ( o mal é que depois dá gozo conduzir e, logo, acelerar ) Abraço, Bruno Matias - 962311376 http://4wdline.blogspot.com | |
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prt_hgt
Número de Mensagens : 298 Idade : 43 Data de inscrição : 08/04/2008
| Assunto: Re: Colector de escape Qua Abr 15, 2009 10:05 am | |
| Vim reanimar este tópico por forma a não criar um novo.
Para o meu Blue Dragon 1.9 TD fui hoje a uma casa de escapes informar-me.
Para um ronco á maneira e por consequência aumento em força (que se sente) basta retirar o catalisador (pois abafa bastante o ar) e trocar a última panela por uma mais pequena.
Quando digo retirar o catalisador, é somente o interior. Á vista parece que tem catalisador, mas é somente a carçaca. Isto porque nos Vitara a gasóleo o catalisador é interno.
100 euros e a experiência de 20 anos em escapes, para além de também ter um jipe, conferem a vontade da mudança na linha de escape. | |
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Sidekick
Número de Mensagens : 378 Data de inscrição : 07/02/2007
| Assunto: Re: Colector de escape Qua Abr 15, 2009 3:00 pm | |
| isso é uma mod que estou a pensar para o meu.
fico so uma duvida consumos? | |
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prt_hgt
Número de Mensagens : 298 Idade : 43 Data de inscrição : 08/04/2008
| Assunto: Re: Colector de escape Qua Abr 15, 2009 4:58 pm | |
| - sidekick escreveu:
- isso é uma mod que estou a pensar para o meu.
fico so uma duvida consumos? Disseram-me que baixa ligeiramente, pois entra mais ar que combustivel, ou seja a supressão do catalisador faz com que entre mais ar. É a mesma coisa que eu te puser a correr com fita cola na boca, corres menos e tens menos força. Se eu fizer um furo, corres mais depressa e cansas menos.. É mais ou menos a ideia, agora traduz para força\consumo\potência, etc.. | |
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Margarido666
Número de Mensagens : 31 Idade : 38 Localização : Lisboa/Caneças Data de inscrição : 08/10/2008
| Assunto: Re: Colector de escape Qui Abr 16, 2009 1:31 am | |
| Eu tenhu um Vitara 2.0 HDI
E a 1 coisa que fiz foi meter o escape todo directo sem panela nenhuma!
Acho que perdi um bomcado de baixa mas os consumos nao mudarão até pelo contrario acho que até baicharam! | |
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pedro_evil
Número de Mensagens : 1495 Localização : norte-centro Data de inscrição : 27/11/2007
| Assunto: Re: Colector de escape Qui Abr 16, 2009 4:46 am | |
| isso não me pareça que faça grande sentido..... porque é depois da combustão, se fosse colectores de admissão trabalhados ou intercooler... lá está..... no caso do intercooler o ar entra mais fresco , mas é a mesma quantidade "quase" de ar , mas como o ar frio é mais denso que o ae quente.... no fim chega a entrar mais ar....por isso, é que tem resultados, não aquece tanto e fica melhor a responder qualquer coisa, agora......o catalizador é certo que está a comprimir a saida dos gases tambem afecta o funcionamento, mas acho que não faça assim tanta diferença...porque é depois de tudo, da mistura..... da combustão, é só mesmo na saida....é logico, que é capaz de melhorar alguma coisa....há maior saida de gases..... não fica tanta pressão interna, é complicado..... só exprimentando, e pra ser bem era fazer o teste no dyno antes e depois pra ter alguma conclusão... | |
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zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 62 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: Colector de escape Qui Abr 16, 2009 9:43 am | |
| E a sonda lambda??
E o período de lavagem do motor?? (tempo em que permanecem abertas simultaneamente as valvulas de admissão e de escape)
A sonda lambda é um componente importante no sistema de injecção de uma viatura e tem uma influência essencial sobre o consumo de combustível. Apenas um funcionamento perfeito da sonda garante um desenvolvimento ideal de potência do motor e o alcance dos teores de gases de escape obrigatórios.
O tempo de lavagem é um aspecto essencial no projecto de um motor e depende das pressões que se verificam na admissão e no escape.
Uma alteração deste tipo implicava no minimo uma nova arvore de cames e uma programação da centralina adequada ás novas condições de funcionamento.
Concordo plenamente com o pedro evil quando afirma que seria bom que testassem o carro num banco de ensaios com dinamómetro antes e após essas alterações, tal como fazem os fabricantes. | |
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prt_hgt
Número de Mensagens : 298 Idade : 43 Data de inscrição : 08/04/2008
| Assunto: Re: Colector de escape Qui Abr 16, 2009 10:13 am | |
| - zeca4x4 escreveu:
- E a sonda lambda??
E o período de lavagem do motor?? (tempo em que permanecem abertas simultaneamente as valvulas de admissão e de escape)
A sonda lambda é um componente importante no sistema de injecção de uma viatura e tem uma influência essencial sobre o consumo de combustível. Apenas um funcionamento perfeito da sonda garante um desenvolvimento ideal de potência do motor e o alcance dos teores de gases de escape obrigatórios.
O tempo de lavagem é um aspecto essencial no projecto de um motor e depende das pressões que se verificam na admissão e no escape.
Uma alteração deste tipo implicava no minimo uma nova arvore de cames e uma programação da centralina adequada ás novas condições de funcionamento.
Concordo plenamente com o pedro evil quando afirma que seria bom que testassem o carro num banco de ensaios com dinamómetro antes e após essas alterações, tal como fazem os fabricantes. Nos a gáloeo não ha esse problema, retirar o catalisador vai so poluir mais um pouco.... não ha problemas com sondas | |
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zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 62 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: Colector de escape Qui Abr 16, 2009 3:04 pm | |
| É um facto que os diesel não usam a sonda lambda nem catalizador. Usam sondas de pressão e temperatura no escape e um filtro de particulas, a que muita gente chama catalizador por ter um aspecto exterior semelhante. Um filtro de particulas obstruido pode ser mais prejudicial que filtro nenhum.
Mas a questão relativamente ao funcionamento e desempenho do motor mantem-se. Não afecta de forma tão grave o comando da injecção mas afecta o funcionamento do motor.
Será que melhora?
Última edição por zeca4x4 em Qui Abr 16, 2009 4:48 pm, editado 2 vez(es) | |
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zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 62 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: Colector de escape Qui Abr 16, 2009 3:13 pm | |
| Já agora aproveito para deixar aqui um link com uma óptima explicação básica do funcionamento de um filtro de particulas:
http://www.opel.pt/content_data/GME/019/PT/pt/GBPPT/microsite/CDTISpecial/index.html
Também neste caso existem sondas, embora não sejam lambda, e uma relação directa com o sistema de injecção. | |
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