FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 Colector de escape

Ir para baixo 
+3
prt_hgt
4wdLINE.com
vdpcunha
7 participantes
AutorMensagem
vdpcunha




Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/02/2007

Colector de escape Empty
MensagemAssunto: Colector de escape   Colector de escape Icon_minitimeSeg Set 29, 2008 10:52 am

O meu vitara 1.6 8v anda a necessitar de mais alma, estou a pensar colocar um colector de escape da calmini e retirar o catalisador fazendo um escape só com uma panela.

Alguem tem experencia desta alteração?

Justifica?

Como ficam os consumos?

Espero a vossa opinião.

Vitor Cunha
Ir para o topo Ir para baixo
4wdLINE.com




Número de Mensagens : 148
Localização : Carcavelos/Lisboa
Data de inscrição : 25/10/2006

Colector de escape Empty
MensagemAssunto: Re: Colector de escape   Colector de escape Icon_minitimeSeg Set 29, 2008 1:52 pm

vdpcunha escreveu:
O meu vitara 1.6 8v anda a necessitar de mais alma, estou a pensar colocar um colector de escape da calmini e retirar o catalisador fazendo um escape só com uma panela.

Alguem tem experencia desta alteração?

Justifica?

Como ficam os consumos?

Espero a vossa opinião.

Vitor Cunha


Boas,

A instalação é muito fácil. O rentimento que se nota é em baixa rotação, ficando o carro com mais energia.
Os consumos ficam iguais, mantendo o mesmo comportamento, poderão baixar ( o mal é que depois dá gozo conduzir e, logo, acelerar Very Happy )

Abraço,
Bruno Matias - 962311376
http://4wdline.blogspot.com
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.4wdline.com
prt_hgt

prt_hgt


Número de Mensagens : 298
Idade : 42
Data de inscrição : 08/04/2008

Colector de escape Empty
MensagemAssunto: Re: Colector de escape   Colector de escape Icon_minitimeQua Abr 15, 2009 10:05 am

Vim reanimar este tópico por forma a não criar um novo.

Para o meu Blue Dragon 1.9 TD fui hoje a uma casa de escapes informar-me.

Para um ronco á maneira e por consequência aumento em força (que se sente) basta retirar o catalisador (pois abafa bastante o ar) e trocar a última panela por uma mais pequena.

Quando digo retirar o catalisador, é somente o interior. Á vista parece que tem catalisador, mas é somente a carçaca. Isto porque nos Vitara a gasóleo o catalisador é interno.

100 euros e a experiência de 20 anos em escapes, para além de também ter um jipe, conferem a vontade da mudança na linha de escape.
Ir para o topo Ir para baixo
Sidekick

Sidekick


Número de Mensagens : 378
Data de inscrição : 07/02/2007

Colector de escape Empty
MensagemAssunto: Re: Colector de escape   Colector de escape Icon_minitimeQua Abr 15, 2009 3:00 pm

isso é uma mod que estou a pensar para o meu.

fico so uma duvida consumos?
Ir para o topo Ir para baixo
prt_hgt

prt_hgt


Número de Mensagens : 298
Idade : 42
Data de inscrição : 08/04/2008

Colector de escape Empty
MensagemAssunto: Re: Colector de escape   Colector de escape Icon_minitimeQua Abr 15, 2009 4:58 pm

sidekick escreveu:
isso é uma mod que estou a pensar para o meu.

fico so uma duvida consumos?

Disseram-me que baixa ligeiramente, pois entra mais ar que combustivel, ou seja a supressão do catalisador faz com que entre mais ar.

É a mesma coisa que eu te puser a correr com fita cola na boca, corres menos e tens menos força. Se eu fizer um furo, corres mais depressa e cansas menos.. É mais ou menos a ideia, agora traduz para força\consumo\potência, etc..
Ir para o topo Ir para baixo
Margarido666

Margarido666


Número de Mensagens : 31
Idade : 38
Localização : Lisboa/Caneças
Data de inscrição : 08/10/2008

Colector de escape Empty
MensagemAssunto: Re: Colector de escape   Colector de escape Icon_minitimeQui Abr 16, 2009 1:31 am

Eu tenhu um Vitara 2.0 HDI

E a 1 coisa que fiz foi meter o escape todo directo sem panela nenhuma!

Acho que perdi um bomcado de baixa mas os consumos nao mudarão até pelo contrario acho que até baicharam!
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

Colector de escape Empty
MensagemAssunto: Re: Colector de escape   Colector de escape Icon_minitimeQui Abr 16, 2009 4:46 am

isso não me pareça que faça grande sentido..... porque é depois da combustão, se fosse colectores de admissão trabalhados ou intercooler... lá está..... no caso do intercooler o ar entra mais fresco , mas é a mesma quantidade "quase" de ar , mas como o ar frio é mais denso que o ae quente.... no fim chega a entrar mais ar....por isso, é que tem resultados, não aquece tanto e fica melhor a responder qualquer coisa, agora......o catalizador é certo que está a comprimir a saida dos gases tambem afecta o funcionamento, mas acho que não faça assim tanta diferença...porque é depois de tudo, da mistura..... da combustão, é só mesmo na saida....é logico, que é capaz de melhorar alguma coisa....há maior saida de gases..... não fica tanta pressão interna, é complicado..... só exprimentando, e pra ser bem era fazer o teste no dyno antes e depois pra ter alguma conclusão...
Ir para o topo Ir para baixo
zeca4x4

zeca4x4


Número de Mensagens : 2273
Idade : 61
Localização : Lx
Data de inscrição : 20/10/2006

Colector de escape Empty
MensagemAssunto: Re: Colector de escape   Colector de escape Icon_minitimeQui Abr 16, 2009 9:43 am

E a sonda lambda??

E o período de lavagem do motor??
(tempo em que permanecem abertas simultaneamente as valvulas de admissão e de escape)

A sonda lambda é um componente importante no sistema de injecção de uma viatura e tem uma influência essencial sobre o consumo de combustível. Apenas um funcionamento perfeito da sonda garante um desenvolvimento ideal de potência do motor e o alcance dos teores de gases de escape obrigatórios.

O tempo de lavagem é um aspecto essencial no projecto de um motor e depende das pressões que se verificam na admissão e no escape.

Uma alteração deste tipo implicava no minimo uma nova arvore de cames e uma programação da centralina adequada ás novas condições de funcionamento.

Concordo plenamente com o pedro evil quando afirma que seria bom que testassem o carro num banco de ensaios com dinamómetro antes e após essas alterações, tal como fazem os fabricantes.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.zeca4x4.no.sapo.pt
prt_hgt

prt_hgt


Número de Mensagens : 298
Idade : 42
Data de inscrição : 08/04/2008

Colector de escape Empty
MensagemAssunto: Re: Colector de escape   Colector de escape Icon_minitimeQui Abr 16, 2009 10:13 am

zeca4x4 escreveu:
E a sonda lambda??

E o período de lavagem do motor??
(tempo em que permanecem abertas simultaneamente as valvulas de admissão e de escape)

A sonda lambda é um componente importante no sistema de injecção de uma viatura e tem uma influência essencial sobre o consumo de combustível. Apenas um funcionamento perfeito da sonda garante um desenvolvimento ideal de potência do motor e o alcance dos teores de gases de escape obrigatórios.

O tempo de lavagem é um aspecto essencial no projecto de um motor e depende das pressões que se verificam na admissão e no escape.

Uma alteração deste tipo implicava no minimo uma nova arvore de cames e uma programação da centralina adequada ás novas condições de funcionamento.

Concordo plenamente com o pedro evil quando afirma que seria bom que testassem o carro num banco de ensaios com dinamómetro antes e após essas alterações, tal como fazem os fabricantes.

Nos a gáloeo não ha esse problema, retirar o catalisador vai so poluir mais um pouco.... não ha problemas com sondas
Ir para o topo Ir para baixo
zeca4x4

zeca4x4


Número de Mensagens : 2273
Idade : 61
Localização : Lx
Data de inscrição : 20/10/2006

Colector de escape Empty
MensagemAssunto: Re: Colector de escape   Colector de escape Icon_minitimeQui Abr 16, 2009 3:04 pm

É um facto que os diesel não usam a sonda lambda nem catalizador.
Usam sondas de pressão e temperatura no escape e um filtro de particulas, a que muita gente chama catalizador por ter um aspecto exterior semelhante. Um filtro de particulas obstruido pode ser mais prejudicial que filtro nenhum.

Mas a questão relativamente ao funcionamento e desempenho do motor mantem-se. Não afecta de forma tão grave o comando da injecção mas afecta o funcionamento do motor.

Será que melhora?


Última edição por zeca4x4 em Qui Abr 16, 2009 4:48 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.zeca4x4.no.sapo.pt
zeca4x4

zeca4x4


Número de Mensagens : 2273
Idade : 61
Localização : Lx
Data de inscrição : 20/10/2006

Colector de escape Empty
MensagemAssunto: Re: Colector de escape   Colector de escape Icon_minitimeQui Abr 16, 2009 3:13 pm

Já agora aproveito para deixar aqui um link com uma óptima explicação básica do funcionamento de um filtro de particulas:

http://www.opel.pt/content_data/GME/019/PT/pt/GBPPT/microsite/CDTISpecial/index.html

Também neste caso existem sondas, embora não sejam lambda, e uma relação directa com o sistema de injecção.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.zeca4x4.no.sapo.pt
Conteúdo patrocinado





Colector de escape Empty
MensagemAssunto: Re: Colector de escape   Colector de escape Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Colector de escape
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» COLECTOR DE ESCAPE - JÁ COMPREI
» Colector de escape Vitara 1.6I
» Colector de escape para o SJ413
» colector de admissão
» Compro Junta colector de escape 1.6 16V

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Vitara-
Ir para: