- capf escreveu:
- Olá o meu nome é Carlos e moro na guarda e recentemente adquiri um gran vitara 1.6 16v de 99. eu adquiri este carro para passear e porque aqui costuma nevar e um 4x4 da imenso jeito principalmente no sitio onde moro que não passa o limpa neves. Eu sei que não é o sitio indicado mas eu encontrei este fórum quando tentava procurar soluçao para um problema no meu jipe e esperava que alguem me pudesse ajudar. o problema e que o carro esta a gastar muito e quando o ligo o carro a frio o relanti nao sobe para aquecer e a luz do check engine fica ligada mas apartir do momento que carrego no acelerador a luz desaparece logo e nao volta mais a acender. Ja levei a vários mecanicos mas nenhum consegue ligar o carro a maquina diagnostico e o ultimo mecanico disse que a centralina esta estragada e que nao tem compostura e que so levando uma centralina nova. Mas eu tenho duvida que a centralina esteja estragada. Será que alguem teve um problema parecido e que me possa ajudar?
Boa noite,
Seja bem vindo ao forum e parabéns pela aquisição
O correcto seria ter feito a sua apresentação e de seguida abrir um tópico na secção Técnica a expor o seu problema
Mas voltando ao problema do seu GV, se está a gastar muito pode ser a sonda lambda no final da sua vida!
Se acende a luz do "check engine" mostra que a ECU está a fazer o trabalho dela, auto-diagnostico em que algum sensor não está bem...dá ao acelerador e normaliza, talvez algum sensor de posição de borboleta por exemplo!
O facto dos mecânicos (gerais) não conseguirem ligar é normal, isto porque trata-se de uma ECU que é norma OBD e não OBD2, só numa oficina Suzuki com consola "GM tech2" por exemplo é que se consegue ligar e ver as avarias e verificar os dados em tempo real...
Dê uma vista de olhos neste neste link -> RhinoPower, e ficará a perceber melhor o sistema electrónico do seu GV
Cumprimentos Vitaristas