Há inumeras razões para preferir um Samurai.
O amor pelo carro é uma consequência das suas excepcionais caracteristicas para a prática do todo terreno.
Não há nenhum jipe mais económico que o Samurai, nem nenhum que ultrapasse um obstáculo que o Samurai não passe.
O todo terreno turistico surgiu nos EUA, no periodo pós guerra, com a utilização dos pequenos Jeep por pessoas que se tinham apaixonado pelas capacidades off road daquelas pequenas viaturas durante o serviço militar.
Durante a guerra foram várias as marcas a fabricar veículos com a patente da Willis e o projecto deixou as suas sementes. Por ex. ainda hoje se fabrica um veículo idêntico na India e o Samurai é um primo afastado.
As caracteristicas de uma viatura vocacionada para circular fora de estrada tem necessáriamente que passar por uma viatura robusta, fiável e de manutenção simples.
Não vou entrar em detalhes sobre pormenores mecanicos fundamentais para reforçar estas caracteristicas mas a titulo de exemplo posso referir os eixos rigidos à frente com o sistema de direcção sem foles de borracha.
Como é óbvio uma viatura com semi-eixos expostos e foles de borracha nunca será tão resistente e fiável como uma outra equipado com eixo rigido e um sistema de articulação baseado em semi-esferas de aço.
Este tipo de construção não permite obter o mesmo nivel de conforto nem estabilidade em estrada que é alcançado pelos sistemas MacPherson.
Com a moda dos 4x4, cujos proprietários não pretendiam realmente um veículo off-road, os fabricantes sentiram necessidade de produzir veículos mais confortáveis, mais velozes e melhor adaptados para a circulação na estrada.
Esta tendência foi levada ao extremo com a producção dos modernos SUV que são veículos de estrada com alguma capacidade para circular fora de estrada.
O Suzuki Samurai é um dos últimos resistentes desta arquitectura tipica de um carro vocacionado para fora de estrada.
Em resumo, o Samurai é simples, robusto, fiável, económico, fácil de manter e capaz de ultrapassar qualquer situação.
Por outro lado, não é confortável, não é veloz, tem pouca capacidade de carga e não é adequado para reboque de cargas pesadas.
E, ao contrário do que foi dito, é um
PussyMagnet Só não atrai as miudas que não interessam.