| Black Jack - Cozinhado a vapor... | |
|
+4zeribas Papacurvas Fredy_ElitecaR xkill 8 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
xkill
Número de Mensagens : 421 Localização : Lagos Data de inscrição : 12/11/2006
| Assunto: Black Jack - Cozinhado a vapor... Sáb Fev 15, 2014 5:45 pm | |
| Depois de muitos anos registado neste forum resolvi dar a conhecer a minha máquina.... Comprei há 6 anos, foi o primeiro carro em meu nome, e estava como eu queria, de origem. O preço foi muito bom mas com o carro a precisar de manutenção. É um samurai 1.3 de 88 e quando o comprei estava assim: Foi imediatamente internado na oficina onde fiz a devida manutenção e alterações: -troca de rolamentos e retentores do eixo da frente -carburador weber 32/34 -troca do pino e casquilho da alavanca das mudanças -parachoques da frente -troca de radiador -pastilhas, calços e alguns tubos -pinças da frente -jantes do UMM e os clássicos 235/75/15 (e é tudo o que me lembro) Ficou assim: Passado pouco tempo de o ter a andar surgiu uma boa oportunidade, e como o carro tinha ficado notavelmente mais cansado com os 235/75... A identificação Brincos articulados desenhados por mim e feitos pelo meu pai Limitado pelos amortecedores.... No campo... Depois tive uma prenda de aniversário e peras!!! O belo do botanito!!! Que tantas fezes faz milagres! Depois de o ter a andar há coisa de um ano andava a ver outras coisas quando reparei no apoio da t-case. Não o casquilho mas o apoio de ferro todo dobrado.. É o resultado de bloqueio e caixa 5.14... Reforçar só o apoio estava fora de questão. A caixa só apoia em 8 parafusos (4 de cada lado) e não a queria partir. A solução era apenas uma, reforçar tudo! Mas isso fica para depois... O apoio foi endireitado e o jipe continuou a andar! No verão de 2010 surgiu mais um negócio que não podia recusar.... Lá comprei um motor 1.6 de um vitara. Nesta altura o tempo já não era muito pois tinha o jipe em Lagos, a namorada no Barreiro e já trabalhava fora do país... Mas como sempre tive o sonho de meter o jipe como queria fui juntando peças para alterações profundas. Assim já tinha: -motor 1.6 -outra carroçaria praticamente sem ferrugem (ao contrário da que estava no jipe...) -a ideia da alteração da t-case. Mais umas voltinhas... E chegamos ao inverno de 2010.. | |
|
| |
xkill
Número de Mensagens : 421 Localização : Lagos Data de inscrição : 12/11/2006
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Sáb Fev 15, 2014 6:11 pm | |
| Tudo funcionava e bem, mas, na semana entre o Natal e a passagem de ano de 2010, resolvi dar início a obras profundas! -trocar a carroçaria -trocar o motor O problema é que uma modificação leva a outra.... e outra.... e mais uma.... E com cada vez menos tempo em Lagos o resultado é que passados mais de 3 anos ainda não está terminado! Rapidamente ficou assim... A carroçaria "nova" para trocar... ... a qual resolvi alterar as cavas das rodas para ter pneus maiores sem tantos problema (os 235/75 já batiam em todo o lado....) Também reparei os danos de uma cruzeta partida... Reforcei os apoios da carroçaria, já a pensar nuns estribos. Pintado [imghttps://2img.net/h/i229.photobucket.com/albums/ee209/xkillogrande/BJ%20cons/SDC16486.jpg][/img] A minha solução para o reforça da t-case (tudo feito à mão) O motor 1.6 foi todo aberto e reparado Fiz um adaptador para o weber 32/34 no colector 1.6 (no 1.3 tinha sido montado de outra forma) Caixa reparada Pintura do cofre do motor Retirar a pouca ferrugem e pintar as partes baixas... Antes: Depois: Já em Junho de 2013, a viver no Barreiro e com a namorada já tornada em mulher e grávida.... O tempo cada vez é menor.... Mas finalmente juntei o motor e a caixa! E dei muitos mimos ao motor de arranque... Por esta altura decidi (fruto de mais uma oportunidade), montar uma D.A. de um Galloper! Tive de fazer um reforço e nova furação A ideia é ficar assim: Se vai implicar com os 31'' que vão ser montados ou não, ainda não sei responder! | |
|
| |
xkill
Número de Mensagens : 421 Localização : Lagos Data de inscrição : 12/11/2006
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Sáb Fev 15, 2014 6:31 pm | |
| Apoios de motor e caixa novos, e já montado no lugar dele! Depois de muitos mimos à caixa e ao apoio da carroçaria (não queria fazer nenhum tipo de body lift), eis que a caixa de direção estava quase no seu lugar! Será que vai dar problemas.... Talvez! Praticamente 3 anos depois cheguei a este ponto!! E chegou a hora do corte e costura... Está a mais... Tendo em conta que esta carroçaria não tinha um pingo de ferrugem neste local (o que é raro), este corte custou a fazer... Depois foi fazer oldes em cartão, passar para chapa e toca de coser! O apoio não se livrou de valentes mimos para dar espaço para a caixa de direção! A carroçaria foi pintada de preto "fosca-se" Montei uns apoios que me foram oferecidos Cablagem e painel ligados!!! E deu ao motor de arranque! Nesse dia não tive tempo para o meter a trabalhar... Ficou para a próxima. Em Janeiro tive mais um dia e meio de volta do jipe (com a bebé o tempo com o jipe passou a ser de uma semana de cada vez a um dia ou dois...) Os objetivos para esses dias eram: -Meter o jipe a trabalhar com o circuito de água (o que demorou muito tempo até conseguir ter o circuito de água sem fugas). -Testar a montagem da bomba de óleo para a D.A. A bomba de óleo (de uma cabstar) será montada num apoio que projetei e mandei cortar. O apoio tem afinação para acertar com as pistas da correia, bem como para esticar a mesma. O carro trabalhou pelos seus próprios meios, o que foi muito bom!!! Por outro lado, os 3 anos a andar aos tombos resultaram num pequeno furo no radiador que deverá ser fácil de reparar. Resumindo, o jipe começou como um projeto de vida (tirando a pintura e a montagem do motor e caixa de velocidades fiz eu tudo), mas a vida tem o seu próprio rumo! Quando comecei era só eu a viver na casa dos meus pais, agora vivo a 300Km, tenho a minha própria família e as prioridades são outras. No entanto será acabado um dia destes, e este não vai ser para vender! Nunca! | |
|
| |
Fredy_ElitecaR
Número de Mensagens : 129 Idade : 40 Localização : Vila Nova de Santo-André Data de inscrição : 19/12/2013
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Dom Fev 16, 2014 6:35 am | |
| Parabéns pelo esforço e dedicação, dá gosto ver um projecto assim... | |
|
| |
Papacurvas
Número de Mensagens : 326 Localização : Barreiro Data de inscrição : 28/01/2011
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Dom Fev 16, 2014 10:58 am | |
| Grande projeto e gostava de o ver pronto e a rolar aqui no Barreiro. | |
|
| |
Convidado Convidado
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Dom Fev 16, 2014 2:12 pm | |
| |
|
| |
zeribas
Número de Mensagens : 703 Idade : 58 Localização : Várzea de Sintra Data de inscrição : 01/03/2013
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Dom Fev 16, 2014 4:37 pm | |
| Ganda pintarola, muitos parabéns... | |
|
| |
Samuel Pires
Número de Mensagens : 352 Localização : Angra do heroísmo, Terceira, Açores Data de inscrição : 13/01/2008
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Seg Fev 17, 2014 2:35 am | |
| Tardou mas chegou, e de uma forma bem "sentimental", diria eu. Reconheço cada passo que isso levou a dar (já é a 2ª vez que passo por isso) e o constante problema da falta de tempo, se bem que familia própria ainda não o há. Realmente é preciso ter muito gosto por estes pequenos carros para compreender o que é dizer " Nunca o vendo", e sentir a necessidade de evolução sistemática... Parabéns pela máquina e perseverança | |
|
| |
Jorugo
Número de Mensagens : 427 Localização : Oeiras Data de inscrição : 23/11/2006
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Seg Fev 17, 2014 2:48 pm | |
| bem vindo
parabéns pelo projecto
costumo ir para lagos no verão.
a oficina é uma em Chinicato?
| |
|
| |
xkill
Número de Mensagens : 421 Localização : Lagos Data de inscrição : 12/11/2006
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Qua Fev 19, 2014 7:09 am | |
| De facto, depois de a reler, foi uma apresentação lamechas! Mas epah, um gajo não é de ferro! Toda a gente tem sonhos e o meu é ter uma vivendinha com uma garagem. Assim posso, finalmente, ter família e jipe juntos! Talvez aí possa passar para outra fase, até porque já tenho há bastante tempo uns eixos de um LJ70 para lhe meter mas o tempo.... Esse sacana... Sim, o jipe está na "A Oficina Autojoteca" no Chinicato. Se fores lá este verão vai lá estar Diz qualquer coisa, pode ser que esteja lá e posso mostrar o jipe, se quiseres. | |
|
| |
xkill
Número de Mensagens : 421 Localização : Lagos Data de inscrição : 12/11/2006
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Seg Abr 21, 2014 4:12 pm | |
| Consegui meter mais dois dias de trabalho no jipe! Como devem calcular não dá para fazer grande coisa e as fotos foram apenas meia dúzia. Mesmo assim consegui: -Reparar o radiador -ligar cabo de acelerador (muito importante), e embraiagem -soldar definitivamente o apoio da bomba de óleo para a DA -adaptar o veio que vai do volante do samurai para a caixa de direção do Galloper. Fotos: Montado: O apoio já soldado: A máquina de soldar falhou no último ponto e ficou uma bela borrada de solda, mas como o resto está tudo bem soldado acabei por deixar estar. Dali não vai cair! Aos poucos isto vai andando!! | |
|
| |
Tuche
Número de Mensagens : 43 Idade : 38 Localização : s.j.m. Data de inscrição : 08/02/2007
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Seg Abr 21, 2014 5:04 pm | |
| muito bonito | |
|
| |
Samuel Pires
Número de Mensagens : 352 Localização : Angra do heroísmo, Terceira, Açores Data de inscrição : 13/01/2008
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Seg Abr 28, 2014 3:23 am | |
| E bem mais leve... | |
|
| |
xkill
Número de Mensagens : 421 Localização : Lagos Data de inscrição : 12/11/2006
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Seg Abr 28, 2014 11:34 am | |
| Espero bem que sim!!! Vamos ver se este mix de peças vai dar nalguma coisa de jeito...
Com os 235/75 já puxava pelo cabedal e agora com 31 era para esquecer! | |
|
| |
Samuel Pires
Número de Mensagens : 352 Localização : Angra do heroísmo, Terceira, Açores Data de inscrição : 13/01/2008
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Ter Abr 29, 2014 3:53 am | |
| Mesmo assim mantém o amortecedor de direção, andei uns tempos sem o meu e não gostei. Quanto ao mix, não tenho moral para fazer qualquer comentário, até de uma scooter tenho peças | |
|
| |
xkill
Número de Mensagens : 421 Localização : Lagos Data de inscrição : 12/11/2006
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Seg Mar 02, 2015 2:23 am | |
| Para não variar o trabalho no jipe tem sido muito pouco. No entanto espero este ano adiantar o projeto (não digo acabar porque isso já era ambição a mais!). Desta vez fui fazendo mais umas coisas: Finalmente pronto o tubo de água em inox. Era a última peça que faltava para ter o circuito de água completo. Da próxima vez vou encher o circuito e ver se tem fugas. Soldei os espaçadores da parte de trás do apoio da bomba de óleo. Foi pintada e é mais um projeto concluído! Com o radiador montado tive de abrir mais o buraco para desmontar a caixa de direção.... Custou mas teve de ser. O braço da caixa esta no torneiro e tem de ser modificado para receber rótulas de um Toyota LJ70. Agora vem a questão... Filtro de um samurai 1.0.... ...ou filtro de um galloper? Em ambos tenho de cortar e soldar o tubo em cotovelo que vai para admissão (devo soldar um cotovelo em inox)... O do 1.0 só teria de fazer isso enquanto no do galloper tenho de fazer apoios (também não é nada demais....). Estou mais virado para o do galloper porque é maior. Tirando isso andei de volta daqueles detalhes que acabam por consumir muito tempo.... Ficou assim até o meu regresso.
Última edição por xkill em Seg Mar 02, 2015 9:41 pm, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Samuel Pires
Número de Mensagens : 352 Localização : Angra do heroísmo, Terceira, Açores Data de inscrição : 13/01/2008
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Seg Mar 02, 2015 7:01 am | |
| Pela demora, o resultado da "cozedura" vai ficar bem no ponto. Continuação de bom trabalho ... | |
|
| |
CMSPereira
Número de Mensagens : 466 Idade : 35 Localização : Ponte de Lima Data de inscrição : 28/05/2011
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Ter Mar 10, 2015 6:57 am | |
| Está aqui um projeto à maneira | |
|
| |
xkill
Número de Mensagens : 421 Localização : Lagos Data de inscrição : 12/11/2006
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Qui Mar 12, 2015 12:23 am | |
| Obrigado malta. Aos poucos isto vai lá. Próxima vez é tentar fechar o circuito de óleo para a DA e quem sabe os travões também. | |
|
| |
xkill
Número de Mensagens : 421 Localização : Lagos Data de inscrição : 12/11/2006
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Sex Abr 24, 2015 3:30 am | |
| Mais 5 dias de volta do Black Jack. Mais uma vez, parece que não fiz nada.... Quando entramos em detalhes e peças feitas por medida (medir 10x e cortar uma, ir a torneiro, etc etc), o tempo voa e nada aparece feito. Assim, as fotos são poucas. Depois de ter feito um reforço para o apoio da caixa de ar (esta carroçaria era de um 1000 por isso tem esse tipo de suporte para o filtro), comecei a fazer o suporte para o depósito de óleo da DA e para o decantador do respirador. Depois de ir buscar o pendural da caixa de direção ao torneiro (com a aplicação do cónico para as rótulas que pretendo usar), foi hora de testar. (sim, a caixa tem o meu nome não se vá ela perder no meio da oficina ) E eis que, pela primeira vez em 4 anos e com a ajuda de um cabo de uma vassoura, virei o volante e as rodas viraram também!!!! Deu para ver que não vou ter de alterar mais o pendural pois consigo ir aos limites da direção da forma como está. Depois fui recolher as tubagens que ainda estavam no galloper (a caixa de direção é de um galloper), para um pouco de corte e costura... Consegui assim fazer a linha de retorno metálica da caixa ao depósito (só falta o tubo de borracha), consigo aproveitar o tubo de borracha que se vê na foto pois com o mandril abri um pouco o banjo até ao tamanho da bomba de óleo da cabstar, e apenas falta cortar o tubo de alta pressão e fazer um novo cónico. Também montei a barra dos amortecedores mas nesta secção ainda há muitas questões, principalmente na escolha de amortecedores e se vou ou não usar a barra.... Também testei a parte elétrica, incluindo o compressor do arb (ainda funciona!!!). O compressor estava montado no cofre do motor mas agora vou colocar no habitáculo. Para isso já fiz (esqueci-me de tirar fotos), um tabuleiro metálico, que fica na zona dos pés do pendura, e que substitui o de plástico que vem de origem. Ahh, e já tem piscas laterais!! Estão a ver o que quero dizer com "parece que não fiz nada"?! Agora tenho uns problemas para resolver.... Parti do principio que a rótula de direção que estou a usar seria de um LJ70, ou, outra hipótese, de um BJ73. Isto porque tenho uma barra de direção que não está ligada a nada mas que veio com os meus eixos LJ70 e tenho outra que está de facto ligada aos eixos (sendo sem dúvida a que liga a caixa de direção à manga de eixo do LJ). Eu parti do principio que estas duas rotulas do material Toyota seriam iguais, no entanto não são. A rosca que enrosca no tubo de direção é diferente nas duas rótulas (sendo a do LJ mais pequena do que a outra que estava solta). Também terei de verificar se o cónico é igual nas duas... O meu problema é saber qual é o tamanho da rosca da rótula. Quando medi o diâmetro dava +/- 21.5mm mas as rótulas que ando a ver na net para toyota LJ ou BJ 73 ou são M21 ou M23. Estou um bocado à nora mas é algo que tenho ver com calma. | |
|
| |
Convidado Convidado
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Qua Abr 29, 2015 7:12 am | |
| Boas amigo...
Vi numas fotos acima um adaptador que fizeste para o carburador...com que finalidade? Pergunto porque o meu samuka tem um carborador de um toyota e não arranjamos esse adaptador..
Acontece que quando ando com o samurai e paro de repente ele fica muito acelerado..será por isso? |
|
| |
xkill
Número de Mensagens : 421 Localização : Lagos Data de inscrição : 12/11/2006
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... Seg Ago 08, 2016 3:47 pm | |
| O adaptador que fiz para o meu carburador foi para montar o carburador que tenho (weber 32/34 TLDE) mantendo a furação de origem no colector de admissão. Agora, depois de tudo montado, é que posso dizer que a tampa do carburador bate ligeiramente no capot do jipe... Ficou um pouco alto demais. Tenho de ver se coloco aqui umas fotos porque o jipe já está acabado e com a IPO feita! Não demorou muito... Foram só 6 anos e meio! | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor... | |
| |
|
| |
| Black Jack - Cozinhado a vapor... | |
|