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| DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 | |
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+4Silva zeribas Papacurvas tfmc 8 participantes | Autor | Mensagem |
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tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 42 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
| Assunto: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Seg Nov 04, 2013 11:20 am | |
| Estava a reparar o meu carro, quando olhei e vi que tinha um fole de transmissão com um furo (coisa pequena), mas já que tenho tudo fora, porque não fazer bem feito? E pensei porque não tirar fotos ao processo todo? Ora então comprei 4 foles de transmissão novos e meti mãos à obra De referir que cada transmissão levou-me cerca de 1:45, claro está a primeira com a história das fotos levou perto de 2:30 Atenção que não conheço os termos técnicos pois não sou mecânico e posso não ter utilizado as melhores técnicas, mas para mim resultam É um trabalho bastante sujo, como tal recomendo, muitos panos para deitar fora e luvas. Aqui está ela ( são as duas diferentes no formato, mas o processo é igual para as duas) Aqui está o buraco que vos falei, sim é mariquice, mas estando reparado, não vai dar problemas de certeza. 1º retirar braçadeiras para retirar o fole (ou podem simplesmente corta-lo) 2º pegam num martelo (melhor amigo do mecânico ) e seguram a transmissão ao alto e batem no local assinalado cá está a ponteira da transmissão fora 3º coloca-se o dedo e roda-se o interior de forma a ficar com as esferas para fora 4º retiram-se as esferas uma a uma (são 6 ao todo) 5º depois de todas fora, procura-se a "aresta" mais larga e coloca-se nas pontas, que são essas "arestas" mais abertas que permitem retirar o interior da ponteira 6º limpa-se tudo, recomendo o uso de um recipiente e um pincel próprio para o efeito (pois como já referi é um trabalho bastante sujo) O produto que utilizo é petróleo (utilizei nas 2 transmissões pouco mais de meio litro) que depois pode ser entregue num dos pontos de recolha referidos pelo site da ecolub. Aqui já o material limpo e seco convém limpar tudo no fim com um trapo para que qualquer resto de terra não entre na transmissão. um comparativo da tal "aresta" que falava A verde o correcto para "montar e desmontar" o interior da ponteira 7º limpeza total da ponteira 8º este interior fica de parte, para posterior montagem 9º passamos para a parte junto ao dif o processo é diferente, retiram-se as braçadeiras neste caso não se usa martelo10º retira-se um freio 11º retira-se o interior da transmissão apenas puxando para cima (este não exige grande esforço) 12º existe um freio na traseira do interior da transmissão, que é simplesmente retirado com um alicate próprio para freios de abrir 13º retira-se o veio que liga as duas extremidades (este pode requerer alguma persuasão, pelo menos no meu caso ) 14º retiram-se as bolas 15º roda-se o interior um pouco por forma a passar desta posição para esta 16º retira-se o interior e lava-se tudo muito bem Aqui o estado das minhas mãos, embora tenha usado luvas o petroleo acaba com elas rapidamente 17º limpar o interior Aqui tudo pronto a ser montado e com a sequencia Na montagem não fui tão exaustivo com as fotos, pois o processo é ao contrario com a diferença da colocação da massa. 18º colocação do interior na parte perto da caixa, não esquecer dos 2 freios que esta parte usa. este parte leva a massa toda que vem no kit. A parte da ponteira leva apenas 3/4 do tubo (ou um pouco menos) 19º colocação das braçadeiras com uma torques (atenção se não têm torques, aconselho a arranjarem uma, pois com alicates é andar a inventar e não fica nada de jeito) Certifiquem-se de que ajustam a braçadeira antes de a apertar com a torques 20º esta é a parte pior, pois é bastante suja (há quem só coloque a massa no fim, mas eu por questões ideológicas prefiro colocar ao inicio) 21º não esquecer que o interior tem que entrar da mesma forma que saiu (pelas "arestas" mais largas) 22º colocar bolas uma a uma, podem precisar de alguma persuasão, mas coisa pouca, apenas para facilitar a rodagem do interior 23º com a ajuda do nosso amigo martelo utiliza-se um pouco de persuasão na ponteira no sentido descendente e ela faz um estalido, em caso de duvida, toda a parte estriada deve desaparecer para dentro do interior da peça cromada. Atenção convém estar tudo na vertical para não danificar/ofender nada 23º repetir o processo das braçadeiras e da torques e fica feito Depois fica uma coisa gira assim, parece novo Em seguida repetir o processo para a transmissão do outro lado e fica feito Espero que seja uma boa ajuda para quem está a começar, sintam-se livres de acrescentar info ou de me corrigir em alguma coisa. | |
| | | Papacurvas
Número de Mensagens : 326 Localização : Barreiro Data de inscrição : 28/01/2011
| Assunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Seg Nov 04, 2013 1:05 pm | |
| Não faço a mínima ideia se o que fizeste esta bem feito ou não , pois os meus conhecimentos mecânicos não o permitem avaliar, outros o farão. Agora que esta um DIY mt mt bem feito e pormenorizado isso esta, parabéns, demonstrou vontade em partilhar conhecimento e paciência para transpor para o fórum. Mais uma vez PARABÉNS . | |
| | | zeribas
Número de Mensagens : 703 Idade : 58 Localização : Várzea de Sintra Data de inscrição : 01/03/2013
| Assunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Seg Nov 04, 2013 2:52 pm | |
| Excelente trabalho, parabéns... | |
| | | Silva
Número de Mensagens : 574 Idade : 49 Localização : Torres Vedras/Lx Data de inscrição : 23/04/2008
| Assunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Seg Nov 04, 2013 3:26 pm | |
| Um tutorial bem construído sim senhor! Mesmo que hajam pormenores a clarificar ou algumas correcções de quem saiba da coisa, ficamos todos a ganhar.
Bem hajas! | |
| | | GSilva
Número de Mensagens : 570 Idade : 42 Localização : Alfena Data de inscrição : 05/03/2012
| Assunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Seg Nov 04, 2013 4:26 pm | |
| Perfeito... Já desmontei algumas e ainda assim aprendi alguma coisa PARABÉNS Cumprimentos GS | |
| | | lfteixeira
Número de Mensagens : 2226 Idade : 44 Localização : Braga Data de inscrição : 19/11/2010
| Assunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Ter Nov 05, 2013 5:16 am | |
| Ainda disse no outro tópico, estes gajos do detalhe são fixes para as fotos!!! Fica a informação que é esta a diferença principal entre as transmissões pretas e as verdes. Estas verdes usam homocineticas e as pretas usam cruzetas, dai estas verdes "durarem" mais do que as pretas! | |
| | | tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 42 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
| Assunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Ter Nov 05, 2013 5:24 am | |
| - lfteixeira escreveu:
- Ainda disse no outro tópico, estes gajos do detalhe são fixes para as fotos!!!
Fica a informação que é esta a diferença principal entre as transmissões pretas e as verdes.
Estas verdes usam homocineticas e as pretas usam cruzetas, dai estas verdes "durarem" mais do que as pretas! por acaso desconhecia a diferença entre as verdes e as outras... foi o primeiro DIY que fiz, o jeito para as fotos foi sempre pouco, mas o esforço está lá. obrigado a todos pelos comentarios | |
| | | Pedro Cintrao
Número de Mensagens : 38 Localização : Pombal Data de inscrição : 29/12/2010
| Assunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Qua Nov 06, 2013 6:11 am | |
| muito bom dou-te os meus parabens poupaste ai uns eurozitos. | |
| | | ASAS
Número de Mensagens : 57 Localização : Barcelos Data de inscrição : 14/08/2012
| | | | ASAS
Número de Mensagens : 57 Localização : Barcelos Data de inscrição : 14/08/2012
| Assunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Sáb Jan 04, 2014 12:06 am | |
| Excelente trabalho!! Já agora (e peço desculpa se não fôr apropriado, embora tenha tudo a ver com o assunto do tópico), gostaria de colocar aqui algumas questões: O meu Vitara (1.6 de 93), também tem transmissões dessas verdes, mas, já há alguns anos (e apenas no modo 4x4), quando rodo para a retirada o para a esquerda, faz um o "famoso" tac-tac-tac (mais para uma lado do que para outro, mas não me lembro qual!). Actualmente, um dos foles até está roto... Tenho andado assim, mas quando ando fora de estrada e, principalmente, quando tenho de rodar o mais o volante, faz mesmo muito barulho; parece que vai partir!! Será que este procedimento resolve o problema?! Ou já é demasiado tarde? Há 2/3 anos desmontei tudo, lubrifiquei, e não notei qualquer folga, mas, o que é certo é que ficou quase igual... Já pensei em mudar apenas as ponteiras; será que resolve o problema? Ou o problema pode estar no lado do diferencial, e não no lado da roda? O que recomendam: Ponteira nova? Transmissão usada? Transmissão nova? Outra opção? Onde comprar? Além disto (e também está relacionado!), os rolamentos das duas rodas da frente tem folga (não fazem barulho a circular!), mas, se levantar o jipe e abanar, noto bastante folga... O homem dos pneus disse-me que poderia afinar/ajustar os rolamentos, mas eu não sei como... É possível? Ou terei que meter os 2 rolamentos novos? Provavelmente ainda são de origem e tem mais do 20 anos (e quase 300.000Km's)... Já me informei e parece que os rolamentos são estes: SKF - VKBA 3219 Consigo os dois (par), por cerca de 100€; o que acham? Ao mexer, queria resolver tudo (transmissões, rolamentos e foles)! Peço desculpa pela maçada e fico desde já bastante agradecido a todos os que puderam ajudar! Obrigado! | |
| | | zeribas
Número de Mensagens : 703 Idade : 58 Localização : Várzea de Sintra Data de inscrição : 01/03/2013
| Assunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Sáb Jan 04, 2014 11:17 am | |
| Na minha opinião, fole roto é para substituir o mais depressa possível, tac-tac quando viras deve ser uma ponteira, rolamentos com ajuste só os cónicos, não sei se será o teu caso... | |
| | | ASAS
Número de Mensagens : 57 Localização : Barcelos Data de inscrição : 14/08/2012
| Assunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Sáb Jan 04, 2014 11:40 am | |
| - zeribas escreveu:
- Na minha opinião, fole roto é para substituir o mais depressa possível, tac-tac quando viras deve ser uma ponteira, rolamentos com ajuste só os cónicos, não sei se será o teu caso...
O fole ainda não foi substituído porque, ao mexer, quero resolver logo tudo! Será que, substituindo apenas a ponteira, o problema do "tac-tac" fica resolvido? Pois, eu também não sei se o rolamento é cónico... como posso saber? Sei que o substituto tem a referência que coloquei anteriormente (SKF - VKBA 3219). Obrigado! | |
| | | tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 42 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
| Assunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Sáb Jan 04, 2014 1:46 pm | |
| Vou tentar esclarecer o melhor que sei e consigo (dada a info que colocas). Primeiro fole roto é para trocar, antes de romper Compra o fole específico custa uns 10 € ou coisa parecida, o procedimento está neste tópico, acho que bastante explicito. em relação ao tac-tac-tac com 2 anos... tens que tirar e tentar rodar a transmissão deixando o eixo intermédio parado, a parte que verificares folga deve ser ai o problema (90% das vezes é no lado da roda). Posso estar enganado, mas 2 anos nisso não sei se tem reparação, só desmontando e vendo a transmissão, obviamente... tudo depende do que esta estragado, se for a ponteira existe à venda mas não aconselho custa 80€, e penso que seja mais fácil comprar uma transmissão em 2ª mão, aconselho a ver a condição da mesma antes de comprares! Em relação aos rolamentos, não me parece que sejam esses (pelo menos pelas fotos), tem 2 rolamentos por roda, sei que um é cónico e acho que tens que ir à prensa, o outro é normal por fora, mas por dentro os roletes funcionam na diagonal (nao sei se me expliquei bem), certifica-te que são esses os rolamentos. Pelo que falas da roda à partida será rolamento, certifica-te que tens as barras de direcção estão todas bem apertadas, que no meu inicialmente pensei que seriam os rolamentos, mas depois vi que era uma porca desapertada Isto é do que me lembro, mas posso estar enganado, só desmontando e vendo! Compreendo quando falas em fazer tudo de uma vez, é muito mais fácil, mas do ponto de vista da vida util da transmissão que tem o fole roto, não é a melhor ideia Espero ter ajudado *ATENÇÃO todos os valores que menciono são valores que me deram na altura, com jeito arranja-se mais barato, net e afins. | |
| | | tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 42 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
| Assunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Sáb Jan 04, 2014 1:54 pm | |
| A peça que pode estar a provocar os estalos é a peça que tenho na mão na 12ª foto deste tópico que é uma espécie de roda estriada para as esferas que fica marcada, pode também ser mesmo a ponteira em si ou o anel, embora estas ultimas menos prováveis! | |
| | | ASAS
Número de Mensagens : 57 Localização : Barcelos Data de inscrição : 14/08/2012
| Assunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Sáb Jan 04, 2014 2:59 pm | |
| - tfmc escreveu:
- Vou tentar esclarecer o melhor que sei e consigo (dada a info que colocas).
Primeiro fole roto é para trocar, antes de romper
Compra o fole específico custa uns 10 € ou coisa parecida, o procedimento está neste tópico, acho que bastante explicito.
em relação ao tac-tac-tac com 2 anos... tens que tirar e tentar rodar a transmissão deixando o eixo intermédio parado, a parte que verificares folga deve ser ai o problema (90% das vezes é no lado da roda). Posso estar enganado, mas 2 anos nisso não sei se tem reparação, só desmontando e vendo a transmissão, obviamente... tudo depende do que esta estragado, se for a ponteira existe à venda mas não aconselho custa 80€, e penso que seja mais fácil comprar uma transmissão em 2ª mão, aconselho a ver a condição da mesma antes de comprares!
Em relação aos rolamentos, não me parece que sejam esses (pelo menos pelas fotos), tem 2 rolamentos por roda, sei que um é cónico e acho que tens que ir à prensa, o outro é normal por fora, mas por dentro os roletes funcionam na diagonal (nao sei se me expliquei bem), certifica-te que são esses os rolamentos. Pelo que falas da roda à partida será rolamento, certifica-te que tens as barras de direcção estão todas bem apertadas, que no meu inicialmente pensei que seriam os rolamentos, mas depois vi que era uma porca desapertada Isto é do que me lembro, mas posso estar enganado, só desmontando e vendo!
Compreendo quando falas em fazer tudo de uma vez, é muito mais fácil, mas do ponto de vista da vida util da transmissão que tem o fole roto, não é a melhor ideia
Espero ter ajudado
*ATENÇÃO todos os valores que menciono são valores que me deram na altura, com jeito arranja-se mais barato, net e afins. O "tac-tac-tac" tem bem mais de 2 anos... Talvez quase 10 anos, mas, só quando ando no modo 4x4 (no dia-a-dia, ando 4x2 e não faz qualquer ruído ao rodar a direcção)... Há 2/3 anos é que tentei resolver o problema retirando e lubrificando (mas não foi (nem de perto!), um procedimento tão elaborado como o que tu fizeste), e, ficou quase igual... Provavelmente, o problema das minhas transmissões, estará na peças que indicas, mas, a minhas já deve estar bem gastas e nem deve valer a pena estar a perder tempo... Porque não aconselhas meter ponteira nova? Será que não resolve o problema? E, como saber se a transmissão usada está boa? Entre uma ponteira nova e a transmissão completa usada, preferes a transmissão usada? Eu tenho 2 foles novos para meter, só que como, ou vou mudar a ponteria ou a transmissão, resolvia não estar a gastar tempo/dinheiro a mudar... O problema está, quase de certeza, nos rolamentos (confirmado ao mudar pneus em Agosto)! Tem dois rolamentos em cada roda?! De certeza? Não tens uma foto dessa parte? Eu é que pesquisei e cheguei a esse rolamento, não será mesmo esse (é que eu perguntei preços para essa referência)?! Eu tenho acesso a peças com preços "mais acessíveis", tenho é que saber as referências das peças a pedir... Obrigado! | |
| | | ASAS
Número de Mensagens : 57 Localização : Barcelos Data de inscrição : 14/08/2012
| Assunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Sáb Jan 04, 2014 3:02 pm | |
| - tfmc escreveu:
- A peça que pode estar a provocar os estalos é a peça que tenho na mão na 12ª foto deste tópico que é uma espécie de roda estriada para as esferas que fica marcada, pode também ser mesmo a ponteira em si ou o anel, embora estas ultimas menos prováveis!
A minha já deve estar muito estragada (tal é o barulho que faz - até parece que vai partir!), pelo que a ideia é mesmo substituir! | |
| | | tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 42 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
| Assunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Sáb Jan 04, 2014 3:11 pm | |
| Tal como expliquei mas sem estar pessoalmente pode ser confuso, seguras numa ponta e tentas fazer o movimento de rodar (tal como se a transmissao estivesse no sitio) e verificas se há alguma folga ao tentares rodar uma ponta e segurares a outra depois repetes o procedimento do outro lado da transmissão, não sei se me expliquei??? eu prefiro as em 2ª mao por serem as verdes, uma vez que se comprares a ponteira para montar, não sei se é = à que lá está. em relação ao rolamento, não tenho fotos, mas o melhor é desmontares antes de comprares para teres a certeza, que eu nao te posso dizer categóricamente que é isso, já nao tenho a certeza mas quase que jurava que são 2 por roda. Desmonta, sei que é trabalho 2 vezes, mas ficas com certeza do que compras | |
| | | ASAS
Número de Mensagens : 57 Localização : Barcelos Data de inscrição : 14/08/2012
| Assunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Sáb Jan 04, 2014 3:37 pm | |
| - tfmc escreveu:
- Tal como expliquei mas sem estar pessoalmente pode ser confuso, seguras numa ponta e tentas fazer o movimento de rodar (tal como se a transmissao estivesse no sitio) e verificas se há alguma folga ao tentares rodar uma ponta e segurares a outra depois repetes o procedimento do outro lado da transmissão, não sei se me expliquei???
eu prefiro as em 2ª mao por serem as verdes, uma vez que se comprares a ponteira para montar, não sei se é = à que lá está.
em relação ao rolamento, não tenho fotos, mas o melhor é desmontares antes de comprares para teres a certeza, que eu nao te posso dizer categóricamente que é isso, já nao tenho a certeza mas quase que jurava que são 2 por roda.
Desmonta, sei que é trabalho 2 vezes, mas ficas com certeza do que compras Vou ver isso! Obrigado pela disponibilidade! | |
| | | tfmc
Número de Mensagens : 241 Idade : 42 Localização : São Domingos de Rana Data de inscrição : 30/05/2013
| Assunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6 Sáb Jan 04, 2014 3:46 pm | |
| - ASAS escreveu:
- tfmc escreveu:
- Tal como expliquei mas sem estar pessoalmente pode ser confuso, seguras numa ponta e tentas fazer o movimento de rodar (tal como se a transmissao estivesse no sitio) e verificas se há alguma folga ao tentares rodar uma ponta e segurares a outra depois repetes o procedimento do outro lado da transmissão, não sei se me expliquei???
eu prefiro as em 2ª mao por serem as verdes, uma vez que se comprares a ponteira para montar, não sei se é = à que lá está.
em relação ao rolamento, não tenho fotos, mas o melhor é desmontares antes de comprares para teres a certeza, que eu nao te posso dizer categóricamente que é isso, já nao tenho a certeza mas quase que jurava que são 2 por roda.
Desmonta, sei que é trabalho 2 vezes, mas ficas com certeza do que compras Vou ver isso!
Obrigado pela disponibilidade!
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