FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
7 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 7 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6

Ir para baixo 
+4
Silva
zeribas
Papacurvas
tfmc
8 participantes
AutorMensagem
tfmc

tfmc


Número de Mensagens : 241
Idade : 41
Localização : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 30/05/2013

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 11:20 am

Estava a reparar o meu carro, quando olhei e vi que tinha um fole de transmissão com um furo (coisa pequena), mas já que tenho tudo fora, porque não fazer bem feito?
E pensei porque não tirar fotos ao processo todo?

Ora então comprei 4 foles de transmissão novos e meti mãos à obra

De referir que cada transmissão levou-me cerca de 1:45, claro está a primeira com a história das fotos levou perto de 2:30 Laughing Laughing Laughing 

Atenção que não conheço os termos técnicos pois não sou mecânico e posso não ter utilizado as melhores técnicas, mas para mim resultam Smile 

É um trabalho bastante sujo, como tal recomendo, muitos panos para deitar fora e luvas.

Aqui está ela ( são as duas diferentes no formato, mas o processo é igual para as duas)

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  9om6

Aqui está o buraco que vos falei, sim é mariquice, mas estando reparado, não vai dar problemas de certeza.

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  E2ir

1º retirar braçadeiras para retirar o fole (ou podem simplesmente corta-lo)

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Ijmw

2º pegam num martelo (melhor amigo do mecânico Razz  ) e seguram a transmissão ao alto e batem no local assinalado

cá está a ponteira da transmissão fora

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Nl21


3º coloca-se o dedo e roda-se o interior de forma a ficar com as esferas para fora

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  H9xc

4º retiram-se as esferas uma a uma (são 6 ao todo)

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  3m97

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Tt4r

5º depois de todas fora, procura-se a "aresta" mais larga e coloca-se nas pontas, que são essas "arestas" mais abertas que permitem retirar o interior da ponteira

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Bj8h

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Q2ss

6º limpa-se tudo, recomendo o uso de um recipiente e um pincel próprio para o efeito (pois como já referi é um trabalho bastante sujo)

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Aef5

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Aaix

O produto que utilizo é petróleo (utilizei nas 2 transmissões pouco mais de meio litro) que depois pode ser entregue num dos pontos de recolha referidos pelo site da ecolub.

Aqui já o material limpo e seco

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Hypl

convém limpar tudo no fim com um trapo para que qualquer resto de terra não entre na transmissão.

um comparativo da tal "aresta" que falava
A verde o correcto para "montar e desmontar" o interior da ponteira

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  3r6b

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Vots


7º limpeza total da ponteira

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Zmqx

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  68ji

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Z0y5

8º este interior fica de parte, para posterior montagem

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  W3oz

9º passamos para a parte junto ao dif o processo é diferente, retiram-se as braçadeiras

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  C389

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  6dec

neste caso não se usa martelo
10º retira-se um freio

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  7b60

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  M9fa

11º retira-se o interior da transmissão apenas puxando para cima (este não exige grande esforço)

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  2dly

12º existe um freio na traseira do interior da transmissão, que é simplesmente retirado com um alicate próprio para freios de abrir

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Gqjw

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Ttgo

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  8q3m

13º retira-se o veio que liga as duas extremidades (este pode requerer alguma persuasão, pelo menos no meu caso Razz  )

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Q6xi

14º retiram-se as bolas

15º roda-se o interior um pouco por forma a passar desta posição

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  S1h8


para esta

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Yxce

16º retira-se o interior e lava-se tudo muito bem

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  V3br

Aqui o estado das minhas mãos, embora tenha usado luvas o petroleo acaba com elas rapidamente

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Ycph

17º limpar o interior

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Fgu3

Aqui tudo pronto a ser montado e com a sequencia

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  2jsq

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Vi53

Na montagem não fui tão exaustivo com as fotos, pois o processo é ao contrario com a diferença da colocação da massa.


18º colocação do interior na parte perto da caixa, não esquecer dos 2 freios que esta parte usa.

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  8g1h

este parte leva a massa toda que vem no kit. A parte da ponteira leva apenas 3/4 do tubo (ou um pouco menos)


19º colocação das braçadeiras com uma torques (atenção se não têm torques, aconselho a arranjarem uma, pois com alicates é andar a inventar e não fica nada de jeito)

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Ije8

Certifiquem-se de que ajustam a braçadeira antes de a apertar com a torques

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  3lxr

20º esta é a parte pior, pois é bastante suja (há quem só coloque a massa no fim, mas eu por questões ideológicas prefiro colocar ao inicio)

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  K73q

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Fcfj

21º não esquecer que o interior tem que entrar da mesma forma que saiu (pelas "arestas" mais largas)

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  0ucf

22º colocar bolas uma a uma, podem precisar de alguma persuasão, mas coisa pouca, apenas para facilitar a rodagem do interior

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Mfb7

23º com a ajuda do nosso amigo martelo utiliza-se um pouco de persuasão na ponteira no sentido descendente e ela faz um estalido, em caso de duvida, toda a parte estriada deve desaparecer para dentro do interior da peça cromada.
Atenção convém estar tudo na vertical para não danificar/ofender nada

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Rvqq

23º repetir o processo das braçadeiras e da torques e fica feito

Depois fica uma coisa gira assim, parece novo

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Z6sf

Em seguida repetir o processo para a transmissão do outro lado e fica feito Laughing 


Espero que seja uma boa ajuda para quem está a começar, sintam-se livres de acrescentar info ou de me corrigir em alguma coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
Papacurvas

Papacurvas


Número de Mensagens : 326
Localização : Barreiro
Data de inscrição : 28/01/2011

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 1:05 pm

Não faço a mínima ideia se o que fizeste esta bem feito ou não , pois os meus conhecimentos mecânicos não o permitem avaliar, outros o farão.

Agora que esta um DIY mt mt bem feito e pormenorizado isso esta, parabéns, demonstrou vontade em partilhar conhecimento e paciência para transpor para o fórum.

Mais uma vez PARABÉNS cheers .
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 2:52 pm

Excelente trabalho, parabéns... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Silva

Silva


Número de Mensagens : 574
Idade : 49
Localização : Torres Vedras/Lx
Data de inscrição : 23/04/2008

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 3:26 pm

Um tutorial bem construído sim senhor! Mesmo que hajam pormenores a clarificar ou algumas correcções de quem saiba da coisa, ficamos todos a ganhar.

Bem hajas!
Ir para o topo Ir para baixo
GSilva

GSilva


Número de Mensagens : 570
Idade : 42
Localização : Alfena
Data de inscrição : 05/03/2012

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 4:26 pm

Perfeito...
Já desmontei algumas e ainda assim aprendi alguma coisa Smile 
PARABÉNS

Cumprimentos
GS
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeTer Nov 05, 2013 5:16 am

Ainda disse no outro tópico, estes gajos do detalhe são fixes para as fotos!!! Very Happy 

Fica a informação que é esta a diferença principal entre as transmissões pretas e as verdes.

Estas verdes usam homocineticas e as pretas usam cruzetas, dai estas verdes "durarem" mais do que as pretas!
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
tfmc

tfmc


Número de Mensagens : 241
Idade : 41
Localização : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 30/05/2013

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeTer Nov 05, 2013 5:24 am

lfteixeira escreveu:
Ainda disse no outro tópico, estes gajos do detalhe são fixes para as fotos!!! Very Happy 

Fica a informação que é esta a diferença principal entre as transmissões pretas e as verdes.

Estas verdes usam homocineticas e as pretas usam cruzetas, dai estas verdes "durarem" mais do que as pretas!
por acaso desconhecia a diferença entre as verdes e as outras...

foi o primeiro DIY que fiz, o jeito para as fotos foi sempre pouco, mas o esforço está lá.
obrigado a todos pelos comentarios Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Cintrao

Pedro Cintrao


Número de Mensagens : 38
Localização : Pombal
Data de inscrição : 29/12/2010

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeQua Nov 06, 2013 6:11 am

muito bom dou-te os meus parabens poupaste ai uns eurozitos.
Ir para o topo Ir para baixo
ASAS

ASAS


Número de Mensagens : 57
Localização : Barcelos
Data de inscrição : 14/08/2012

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeSex Jan 03, 2014 11:40 pm

Excelente trabalho!! cheers  cheers  cheers 
Não fazia ideia como era a transmissão do Vitara!
Ir para o topo Ir para baixo
ASAS

ASAS


Número de Mensagens : 57
Localização : Barcelos
Data de inscrição : 14/08/2012

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 12:06 am

Excelente trabalho!! cheers  cheers  cheers 


Já agora (e peço desculpa se não fôr apropriado, embora tenha tudo a ver com o assunto do tópico), gostaria de colocar aqui algumas questões:

O meu Vitara (1.6 de 93), também tem transmissões dessas verdes, mas, já há alguns anos (e apenas no modo 4x4), quando rodo para a retirada o para a esquerda, faz um o "famoso" tac-tac-tac (mais para uma lado do que para outro, mas não me lembro qual!).
Actualmente, um dos foles até está roto...
Tenho andado assim, mas quando ando fora de estrada e, principalmente, quando tenho de rodar o mais o volante, faz mesmo muito barulho; parece que vai partir!!

Será que este procedimento resolve o problema?! Ou já é demasiado tarde?
Há 2/3 anos desmontei tudo, lubrifiquei, e não notei qualquer folga, mas, o que é certo é que ficou quase igual...
Já pensei em mudar apenas as ponteiras; será que resolve o problema?
Ou o problema pode estar no lado do diferencial, e não no lado da roda?

O que recomendam:
Ponteira nova?
Transmissão usada?
Transmissão nova?
Outra opção?

Onde comprar?

Além disto (e também está relacionado!), os rolamentos das duas rodas da frente tem folga (não fazem barulho a circular!), mas, se levantar o jipe e abanar, noto bastante folga...
O homem dos pneus disse-me que poderia afinar/ajustar os rolamentos, mas eu não sei como...
É possível? Ou terei que meter os 2 rolamentos novos?
Provavelmente ainda são de origem e tem mais do 20 anos (e quase 300.000Km's)...

Já me informei e parece que os rolamentos são estes:
DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  050vkba-3219-1
SKF - VKBA 3219
Consigo os dois (par), por cerca de 100€; o que acham?

Ao mexer, queria resolver tudo (transmissões, rolamentos e foles)!


Peço desculpa pela maçada e fico desde já bastante agradecido a todos os que puderam ajudar!
Obrigado! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 11:17 am

Na minha opinião, fole roto é para substituir o mais depressa possível, tac-tac quando viras deve ser uma ponteira, rolamentos com ajuste só os cónicos, não sei se será o teu caso...
Ir para o topo Ir para baixo
ASAS

ASAS


Número de Mensagens : 57
Localização : Barcelos
Data de inscrição : 14/08/2012

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 11:40 am

zeribas escreveu:
Na minha opinião, fole roto é para substituir o mais depressa possível, tac-tac quando viras deve ser uma ponteira, rolamentos com ajuste só os cónicos, não sei se será o teu caso...

O fole ainda não foi substituído porque, ao mexer, quero resolver logo tudo!
Será que, substituindo apenas a ponteira, o problema do "tac-tac" fica resolvido?
Pois, eu também não sei se o rolamento é cónico...  como posso saber?
Sei que o substituto tem a referência que coloquei anteriormente (SKF - VKBA 3219).

Obrigado! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
tfmc

tfmc


Número de Mensagens : 241
Idade : 41
Localização : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 30/05/2013

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 1:46 pm

Vou tentar esclarecer o melhor que sei e consigo (dada a info que colocas).

Primeiro fole roto é para trocar, antes de romper  Razz 

Compra o fole específico custa uns 10 € ou coisa parecida, o procedimento está neste tópico, acho que bastante explicito.

em relação ao tac-tac-tac com 2 anos... tens que tirar e tentar rodar a transmissão deixando o eixo intermédio parado, a parte que verificares folga deve ser ai o problema (90% das vezes é no lado da roda). Posso estar enganado, mas 2 anos nisso não sei se tem reparação, só desmontando e vendo a transmissão, obviamente... tudo depende do que esta estragado, se for a ponteira existe à venda mas não aconselho custa 80€, e penso que seja mais fácil comprar uma transmissão em 2ª mão, aconselho a ver a condição da mesma antes de comprares!

Em relação aos rolamentos, não me parece que sejam esses (pelo menos pelas fotos), tem 2 rolamentos por roda, sei que um é cónico e acho que tens que ir à prensa, o outro é normal por fora, mas por dentro os roletes funcionam na diagonal (nao sei se me expliquei bem), certifica-te que são esses os rolamentos. Pelo que falas da roda à partida será rolamento, certifica-te que tens as barras de direcção estão todas bem apertadas, que no meu inicialmente pensei que seriam os rolamentos, mas depois vi que era uma porca desapertada  Razz  Isto é do que me lembro, mas posso estar enganado, só desmontando e vendo!

Compreendo quando falas em fazer tudo de uma vez, é muito mais fácil, mas do ponto de vista da vida util da transmissão que tem o fole roto, não é a melhor ideia  Smile 

Espero ter ajudado

*ATENÇÃO todos os valores que menciono são valores que me deram na altura, com jeito arranja-se mais barato, net e afins.
Ir para o topo Ir para baixo
tfmc

tfmc


Número de Mensagens : 241
Idade : 41
Localização : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 30/05/2013

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 1:54 pm

A peça que pode estar a provocar os estalos é a peça que tenho na mão na 12ª foto deste tópico que é uma espécie de roda estriada para as esferas que fica marcada, pode também ser mesmo a ponteira em si ou o anel, embora estas ultimas menos prováveis!
Ir para o topo Ir para baixo
ASAS

ASAS


Número de Mensagens : 57
Localização : Barcelos
Data de inscrição : 14/08/2012

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 2:59 pm

tfmc escreveu:
Vou tentar esclarecer o melhor que sei e consigo (dada a info que colocas).

Primeiro fole roto é para trocar, antes de romper  Razz 

Compra o fole específico custa uns 10 € ou coisa parecida, o procedimento está neste tópico, acho que bastante explicito.

em relação ao tac-tac-tac com 2 anos... tens que tirar e tentar rodar a transmissão deixando o eixo intermédio parado, a parte que verificares folga deve ser ai o problema (90% das vezes é no lado da roda). Posso estar enganado, mas 2 anos nisso não sei se tem reparação, só desmontando e vendo a transmissão, obviamente... tudo depende do que esta estragado, se for a ponteira existe à venda mas não aconselho custa 80€, e penso que seja mais fácil comprar uma transmissão em 2ª mão, aconselho a ver a condição da mesma antes de comprares!

Em relação aos rolamentos, não me parece que sejam esses (pelo menos pelas fotos), tem 2 rolamentos por roda, sei que um é cónico e acho que tens que ir à prensa, o outro é normal por fora, mas por dentro os roletes funcionam na diagonal (nao sei se me expliquei bem), certifica-te que são esses os rolamentos. Pelo que falas da roda à partida será rolamento, certifica-te que tens as barras de direcção estão todas bem apertadas, que no meu inicialmente pensei que seriam os rolamentos, mas depois vi que era uma porca desapertada  Razz  Isto é do que me lembro, mas posso estar enganado, só desmontando e vendo!

Compreendo quando falas em fazer tudo de uma vez, é muito mais fácil, mas do ponto de vista da vida util da transmissão que tem o fole roto, não é a melhor ideia  Smile 

Espero ter ajudado

*ATENÇÃO todos os valores que menciono são valores que me deram na altura, com jeito arranja-se mais barato, net e afins.


O "tac-tac-tac" tem bem mais de 2 anos...
Talvez quase 10 anos, mas, só quando ando no modo 4x4 (no dia-a-dia, ando 4x2 e não faz qualquer ruído ao rodar a direcção)...
Há 2/3 anos é que tentei resolver o problema retirando e lubrificando (mas não foi (nem de perto!), um procedimento tão elaborado como o que tu fizeste), e, ficou quase igual...

Provavelmente, o problema das minhas transmissões, estará na peças que indicas, mas, a minhas já deve estar bem gastas e nem deve valer a pena estar a perder tempo...

Porque não aconselhas meter ponteira nova?
Será que não resolve o problema?
E, como saber se a transmissão usada está boa?
Entre uma ponteira nova e a transmissão completa usada, preferes a transmissão usada?

Eu tenho 2 foles novos para meter, só que como, ou vou mudar a ponteria ou a transmissão, resolvia não estar a gastar tempo/dinheiro a mudar...

O problema está, quase de certeza, nos rolamentos (confirmado ao mudar pneus em Agosto)!
Tem dois rolamentos em cada roda?!
De certeza?
Não tens uma foto dessa parte?
Eu é que pesquisei e cheguei a esse rolamento, não será mesmo esse (é que eu perguntei preços para essa referência)?!

Eu tenho acesso a peças com preços "mais acessíveis", tenho é que saber as referências das peças a pedir...

Obrigado! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
ASAS

ASAS


Número de Mensagens : 57
Localização : Barcelos
Data de inscrição : 14/08/2012

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 3:02 pm

tfmc escreveu:
A peça que pode estar a provocar os estalos é a peça que tenho na mão na 12ª foto deste tópico que é uma espécie de roda estriada para as esferas que fica marcada, pode também ser mesmo a ponteira em si ou o anel, embora estas ultimas menos prováveis!

A minha já deve estar muito estragada (tal é o barulho que faz - até parece que vai partir!), pelo que a ideia é mesmo substituir!  Wink 
Ir para o topo Ir para baixo
tfmc

tfmc


Número de Mensagens : 241
Idade : 41
Localização : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 30/05/2013

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 3:11 pm

Tal como expliquei mas sem estar pessoalmente pode ser confuso, seguras numa ponta e tentas fazer o movimento de rodar (tal como se a transmissao estivesse no sitio) e verificas se há alguma folga ao tentares rodar uma ponta e segurares a outra depois repetes o procedimento do outro lado da transmissão, não sei se me expliquei???

eu prefiro as em 2ª mao por serem as verdes, uma vez que se comprares a ponteira para montar, não sei se é = à que lá está.

em relação ao rolamento, não tenho fotos, mas o melhor é desmontares antes de comprares para teres a certeza, que eu nao te posso dizer categóricamente que é isso, já nao tenho a certeza  Smile  mas quase que jurava que são 2 por roda.

Desmonta, sei que é trabalho 2 vezes, mas ficas com certeza do que compras  Cool 
Ir para o topo Ir para baixo
ASAS

ASAS


Número de Mensagens : 57
Localização : Barcelos
Data de inscrição : 14/08/2012

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 3:37 pm

tfmc escreveu:
Tal como expliquei mas sem estar pessoalmente pode ser confuso, seguras numa ponta e tentas fazer o movimento de rodar (tal como se a transmissao estivesse no sitio) e verificas se há alguma folga ao tentares rodar uma ponta e segurares a outra depois repetes o procedimento do outro lado da transmissão, não sei se me expliquei???

eu prefiro as em 2ª mao por serem as verdes, uma vez que se comprares a ponteira para montar, não sei se é = à que lá está.

em relação ao rolamento, não tenho fotos, mas o melhor é desmontares antes de comprares para teres a certeza, que eu nao te posso dizer categóricamente que é isso, já nao tenho a certeza  Smile  mas quase que jurava que são 2 por roda.

Desmonta, sei que é trabalho 2 vezes, mas ficas com certeza do que compras  Cool 

Vou ver isso!

Obrigado pela disponibilidade! Wink 

Ir para o topo Ir para baixo
tfmc

tfmc


Número de Mensagens : 241
Idade : 41
Localização : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 30/05/2013

DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitimeSáb Jan 04, 2014 3:46 pm

ASAS escreveu:
tfmc escreveu:
Tal como expliquei mas sem estar pessoalmente pode ser confuso, seguras numa ponta e tentas fazer o movimento de rodar (tal como se a transmissao estivesse no sitio) e verificas se há alguma folga ao tentares rodar uma ponta e segurares a outra depois repetes o procedimento do outro lado da transmissão, não sei se me expliquei???

eu prefiro as em 2ª mao por serem as verdes, uma vez que se comprares a ponteira para montar, não sei se é = à que lá está.

em relação ao rolamento, não tenho fotos, mas o melhor é desmontares antes de comprares para teres a certeza, que eu nao te posso dizer categóricamente que é isso, já nao tenho a certeza  Smile  mas quase que jurava que são 2 por roda.

Desmonta, sei que é trabalho 2 vezes, mas ficas com certeza do que compras  Cool 

Vou ver isso!

Obrigado pela disponibilidade! Wink 


Qualquer coisa apita  cheers 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Empty
MensagemAssunto: Re: DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6    DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
DIY manutenção preventiva de transmissão Suzuki Vitara 1.6
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Transmissão dianteira Suzuki Samurai
» Vendo transmissão Vitara
» transmissao verde vitara
» Vendo transmissão Vitara
» [Vendo] Transmissao para vitara

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Vitara-
Ir para: