| Problema de arranque | |
|
+12miguel_156 AHA olacnog samukalive chapas paulo pinto Solex NMCpower markito77 Ferreirinha zeca4x4 Jonsamurai 16 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Jonsamurai
Número de Mensagens : 18 Idade : 43 Localização : Coimbra Data de inscrição : 27/08/2007
| Assunto: Problema de arranque Qua Nov 07, 2007 4:08 pm | |
| Boas...
Vou apresentar o problema que tenho tido no meu samuca 1.3 gasolina e ainda nao descobri o que poderá ser....De vez em quando quando rodo a chave para por o jipe a trabalhar, ele não dá ao motor de arranque. Inicialmente pensei que fossem as escovas do motor de arranque, mandei reparar tudinho, mas disseram que tava tudo ok....limparam e voltaram a fechar. pensei que fosse da bobine de chamada fiz alguns testes com o mecanico e ele disse-me que não era....Depois pensei que fosse da bateria ou do alternador, fui medir e os dois estão com os valores correctos. O estranho nisto tudo é que só consigo por o carro a pegar de empurram e dp volta a dar á chave na boa sem qq problema durante algum tempo. Se alguem tiver algum palpite ou queira dar um parecer sobre a situação eu agradeço. | |
|
| |
zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 62 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: Problema de arranque Qui Nov 08, 2007 2:38 am | |
| Experimenta montar um relé a alimentar a bobina de chamada. É uma solução muito usada nos Samurais e nos Renault mais antigos. Nos EUA até vendem o kit para fazer isso.
É claro que isto não é um diagnóstico para o teu problema. Só me estou a referir a um defeito muito conhecido e como tal ficas sempre a ganhar com a aplicação desta solução.
Até pode ser só falta de massa no motor ou mil e uma outras coisas. | |
|
| |
Ferreirinha
Número de Mensagens : 153 Localização : Vale Milhaços - Corroios Data de inscrição : 26/11/2006
| Assunto: Boas... Qui Nov 08, 2007 4:16 pm | |
| oi, o meu também fazia isso, de vez em quando ganhava vontade própria e não pegava, depois fiz o que o zeca diz aqui e resultou. tenta experimentar, os sintomas parecem ser os mesmos.
Cumps... | |
|
| |
Jonsamurai
Número de Mensagens : 18 Idade : 43 Localização : Coimbra Data de inscrição : 27/08/2007
| Assunto: Problema de arranque Qui Nov 08, 2007 4:46 pm | |
| Boas...
Obrigado desde já pelas vossas dicas, vou experimentar o relé na bobine de chamada....mas será que me podiam explicar a melhor maneira de adaptar o relé na bobine? obrigado.
Cumps | |
|
| |
zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 62 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: Problema de arranque Sex Nov 09, 2007 2:13 am | |
| Se não estás familiarizado com sistemas eléctricos auto provávelmente será preferivel recorreres a um técnico.
De qualquer forma a adaptação é muito simples:
O fio com a corrente da chave, que alimenta a bobina de chamada, passa a alimentar a bobina do relé.
O ponto de alimentação da bobina de chamada, que era alimentada pelo fio da chave, passa a ser alimentado, por um fio de maior secção, através dos contactos de serviço do relé.
Ou seja, a chave actua o relé que por sua vez leva corrente directamente da bateria para a bobina de chamada com um fio de maior secção que o original.
NOTA: Volto a chamar à atenção que um automóvel não é um Lego e que qualquer tipo de modificação deve ser efectuada por pessoas habilitadas para o efeito.
DICAS:
1- O relé deve ser blindado e posicionado numa posição elevada. Junto à bateria ou na parte superior do corta fogo.
2- Os fios devem ser adequados para utilização em automóveis.
3- As ligações devem ser feitas com terminais adequados, devidamente cravados e isolados.
Esta é uma dica muito util, para todos os proprietários de samurais, que me parece interessante divulgar. | |
|
| |
markito77
Número de Mensagens : 236 Idade : 47 Localização : Pinhal Novo Data de inscrição : 27/10/2006
| Assunto: Re: Problema de arranque Sex Nov 09, 2007 11:26 am | |
| Boas zeca, eu percebi o que tem de se fazer, mas não arranjas ai o esquema? podia ajudar e evitar alguma ligação mal efectuada. | |
|
| |
zeca4x4
| Assunto: Re: Problema de arranque Sex Nov 09, 2007 2:24 pm | |
| Markito, vou enviar-te um esquiço da ligação por MP. Não tenho aqui nenhum esquema nem base de dados no CAD para o desenhar. Não publico aqui porque não me parece bem estar a incitar o pessoal a fazer isto. Nem toda a gente dispõe de ferramentas e experiência adequadas. Pior que uma ligação mal feita é por exemplo um cabo destes mal cravado soltar-se. | |
|
| |
Jonsamurai
| Assunto: Problema de arranque Sáb Nov 10, 2007 2:30 am | |
| Boas... Zeca se me pudesses mandar o esquema para mim por MP tb agradecia, sempre se tornava mais simples. Obrigado. Cumps | |
|
| |
zeca4x4
| Assunto: Re: Problema de arranque Sáb Nov 10, 2007 2:01 pm | |
| OK Já enviei. Agradeço que confirmem a recepção porque é a 1ª vez que envio imagens por MP e não sei se funciona bem. | |
|
| |
markito77
Número de Mensagens : 236 Idade : 47 Localização : Pinhal Novo Data de inscrição : 27/10/2006
| Assunto: Re: Problema de arranque Sáb Nov 10, 2007 2:51 pm | |
| - zeca4x4 escreveu:
- OK
Já enviei. Agradeço que confirmem a recepção porque é a 1ª vez que envio imagens por MP e não sei se funciona bem. Obrigado Zeca, eu recebi bem o esquema, não está feito em CAD, mas está muito bom. | |
|
| |
Jonsamurai
| Assunto: Problema de arranque Sáb Nov 10, 2007 4:36 pm | |
| Boas... Zeca...recebi o esquema...OBRIGADO. Assim que puder vou pô-lo em acção. Dp dou novidades sobre o resultado. Cumps | |
|
| |
Jonsamurai
| Assunto: Re: Problema de arranque Sáb Nov 17, 2007 10:38 am | |
| Boas... Já montei o esquema que o zeca me mandou, (mais uma vez obrigado Zeca) e por enquanto tá impecavél. Amanha vou participar num passeio , e aí vou tirar todas as dúvidas.Depois dou noticias. Cumps | |
|
| |
NMCpower
Número de Mensagens : 73 Idade : 48 Localização : Loures-Lisboa-Portugal Data de inscrição : 17/11/2006
| Assunto: Re: Problema de arranque Qua Nov 21, 2007 7:45 am | |
| | |
|
| |
Jonsamurai
| Assunto: Re: Problema de arranque Qui Nov 22, 2007 3:41 pm | |
| Ora depois de um magnifico passeio por serras da lousã, venho confirmar que a montagem do relé funcionou na perfeição e aquelas vontades do jipe não pegar, não aconteceram!!! . Resolvido o problema há que voltar a sujar a máquina brevemente. Nota: Zeca será que dava por favor para mandares o esquema ao NMCpower porque não sei adicionar imagens/fotos. . Obrigado Cumps | |
|
| |
Convidad Convidado
| Assunto: Re: Problema de arranque Sex Fev 15, 2008 4:15 am | |
| já agora se me poderem enviar o esquema do dito relé agradecia |
|
| |
NMCpower
Número de Mensagens : 73 Idade : 48 Localização : Loures-Lisboa-Portugal Data de inscrição : 17/11/2006
| Assunto: Re: Problema de arranque Qua Dez 10, 2008 1:52 am | |
| Amigos, ao fim de muito tempo lá consegui colocar a bendita Relé, e só vos digo que até agora nunca mais me deu chatices, que maravilha que é pegar no samuka e andar, desligar e ligar sem problemas A ver se agora já começo a alinhar em passeios com a malta sem ninguem ter que andar a emporrar | |
|
| |
Solex
Número de Mensagens : 257 Localização : Oeiras Data de inscrição : 06/02/2008
| Assunto: Re: Problema de arranque Qui Dez 11, 2008 2:32 pm | |
| Boas ....
Quando alguém puder, agradecia que me enviassem esse esquema também.
Quando começa a vir este tempo mais húmido acontece mais vezes ....
Cumprimentos | |
|
| |
paulo pinto
Número de Mensagens : 1194 Localização : Gondomar/Porto Data de inscrição : 16/01/2008
| Assunto: Re: Problema de arranque Qui Dez 11, 2008 2:48 pm | |
| Boas
Eu tive um problema identico, mas era a placa da ignição. Já agora de quanto Amperes é a relé? E se me poderem enviar para mim o esquema, agradecia. | |
|
| |
chapas
Número de Mensagens : 30 Localização : caniceira-tocha Data de inscrição : 21/09/2008
| Assunto: Re: Problema de arranque Qui Dez 11, 2008 5:02 pm | |
| boas ppl estou a ficar com os mesmos sintomas:?: se me poderem enviar o esquema agradecia | |
|
| |
samukalive
Número de Mensagens : 24 Localização : caldas Data de inscrição : 04/11/2008
| Assunto: Re: Problema de arranque Sex Dez 12, 2008 11:46 am | |
| Boas possoal se me poderem enviar o esquema agradecia por mp... obrigada | |
|
| |
Solex
| Assunto: Re: Problema de arranque Sáb Dez 13, 2008 9:26 am | |
| Hummm Anda tudo a "caça" do mesmo ..... Continuo a espera | |
|
| |
olacnog
Número de Mensagens : 159 Idade : 41 Localização : coimbra Data de inscrição : 18/11/2008
| Assunto: Re: Problema de arranque Seg Dez 15, 2008 5:40 pm | |
| ja em aconteceu o mesmo. umas duas vezes, depois la pega mas rodo duas e tres vezes e nao da sinal de vida.
por isso as minhas desculpas mas peco que enviem para mim o esquema.
obrigado, abraco | |
|
| |
zeca4x4
| Assunto: Re: Problema de arranque Ter Dez 16, 2008 5:06 am | |
| Não recomendo que, quem necessita de um esquema para alimentar a bobina de chamada com um relé, se atreva a alterar a instalação eléctrica do carro. Em alguns modelos a bobina fica mesmo por baixo do circuito de alimentação de combustivel. Um trabalho mal feito, e a mistura de gasolina com faiscas, pode incendiar o carro. Volto a repetir, se precisa de um esquema para fazer este trabalho, procure um electricista auto e peça-lhe para instalar um relé a alimentar a bobina de chamada. Como as solicitações tem sido muitas, e não disponho de tempo para responder a todos, deixo aqui uma pequena explicação esquemática da operação a efectuar Notas: O novo cabo de alimentação da bobina deve ser de secção superior ao original. O relé deve ficar em posição elevada que evite o contacto com a água. As ligações devem ser executadas com terminais adequados por forma a evitar maus contactos. | |
|
| |
Solex
| Assunto: Re: Problema de arranque Ter Dez 16, 2008 10:59 am | |
| Obrigado Zeca | |
|
| |
olacnog
Número de Mensagens : 159 Idade : 41 Localização : coimbra Data de inscrição : 18/11/2008
| Assunto: Re: Problema de arranque Ter Dez 16, 2008 3:24 pm | |
| muito obrigado. eu por mim falo, como nao sou electricista vou pedir para fazer...quem avisa amigo é por isso nao vou inventar!
um abraco, | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Problema de arranque | |
| |
|
| |
| Problema de arranque | |
|