FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
24 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 24 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
ASAS

ASAS


Número de Mensagens : 57
Localização : Barcelos
Data de inscrição : 14/08/2012

Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Empty
MensagemAssunto: Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93   Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Icon_minitimeTer Ago 14, 2012 12:51 pm

Boa tarde,

Chamo-me Daniel e sou de Barcelos!
Tenho um Vitara 1.6 1993 GPL Carburador, que comprei há cerca de 11 anos.
Embora, de vez em quando, passasse aqui pelo fórum, nunca me tinha registado!

Não tenho muitas fotos, mas aqui ficam duas:
Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Scaled.php?server=821&filename=1111mp
Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Scaled.php?server=571&filename=29828265


Uma das razões que me levou a fazer o registo é que estou com um problema "complicado" no meu Vitara!
Tinha uma fuga no tubo de entrada de gasolina no depósito e, andei cerca de 1 ano sem usar gasolina (sempre a GPL!), mas, na outra semana meti gasolina e tive uma grande surpresa; o Vitara não anda a gasolina!!
Ontem, depois de verificar (e substituir) o filtro gasolina, chegamos à bomba combustível (mecânica)!
Depois de desmontada constatou-se que tinha a membrana interna "rota", pois até saia óleo do motor pela mesma!!
Como não dá para desmontar (é cravada!), acabamos por abri-la à força, onde constamos que a membrana estava praticamente toda "rota"!!

O problema é que, além de não a encontrar em lado nenhum, há problemas na Cimpomovél (importador Suzuki) e, segundo a Carclasse (concessionário/peças Suzuki em Barcelos), só lá para Setembro é que estará resolvido e, só na altura saberei o preço e se há ou não a bomba na Suzuki!!!
Já pensei em ver nas sucatas, mas dada a idade da peça, haverá sempre o risco de a membrana não estar boa.... ou não?!
Não sei se o desgaste da minha se deveu a ter andado sem gasolina ou ao desgaste da idade (ou os dois)!

Alguém já passou pelo mesmo?!
Sabem onde posso encontrar a bomba?!
Haverá de concorrência?

Aqui ficam algumas fotos da Bomba (depois de "aberta"!):
Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Scaled.php?server=69&filename=img3409uj
Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Scaled.php?server=822&filename=img3410gc
Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Scaled.php?server=268&filename=img3411gb


Fico desde já muito agradecido e qualquer ajuda/dica é bem-vinda!
Cumpts.
Ir para o topo Ir para baixo
ASAS

ASAS


Número de Mensagens : 57
Localização : Barcelos
Data de inscrição : 14/08/2012

Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Empty
MensagemAssunto: Mais info!   Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Icon_minitimeTer Ago 14, 2012 1:28 pm

Encontrei uma marca espanhola FCM (que agora faz parte de outra empresa francesa Sofabex), que são fabricantes de bombas mecânica, e, tem lá uma para o meu Vitara: FCM AH049
wwwsofabex.com/

Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 63937922


Pelo que percebi, a marca da minha (iMSA), agora é FCM, que foi comprada pela francesa Safobex!!

Sabem se se vende cá, ou como comprar?!
Obrigado! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
CMSPereira

CMSPereira


Número de Mensagens : 466
Idade : 35
Localização : Ponte de Lima
Data de inscrição : 28/05/2011

Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93   Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Icon_minitimeQua Ago 15, 2012 3:36 am

Bem vindo!
Eu tentava arranjar isso na sucata, a nao ser que queiras esperar por uma nova...

Só uma pergunta ele nao pega a gasolina e só depois é que passa a GPL?
Ir para o topo Ir para baixo
ASAS

ASAS


Número de Mensagens : 57
Localização : Barcelos
Data de inscrição : 14/08/2012

Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93   Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Icon_minitimeQua Ago 15, 2012 10:14 am

Obrigado! Wink

Pois... mas tenho algum receio de comprar na sucata, pois, os Vitara com este tipo de bomba deixaram de ser produzidos prai em 95/96, pelo que as bombas que poderei encontrar nas sucatas já terão bastantes anos e podem já estar com a membrana "gasta" ou estragada e, como não dá para abrir e ver, é sempre um risco!!
Em relação a nova, nem sei qual será o eu preço; ainda estou à espera de resposta, e dependendo do preço, é que vou ver se vale a pena procurar nas sucatas ou não!

Sim, idealmente deverá pegar a gasolina e depois mudar-se para GPL, mas como é de carburador e o sistema GPL é dos primeiros (foi montado em 1995), o sistema é manual e eu posso andar só a GPL (como andei nos últimos meses!), mas, com o tempo frio, etc, custa mais a pegar!!
Os sistemas seguintes já pegam "automaticamente" a gasolina e depois comutam (automaticamente) para GPL!

Eu, até ter o problema no tubo da entrada da gasolina (que vertia, ao meter gasolina!), no tempo frio, pegava a gasolina e depois mudada para GPL (se a trajecto fosse pequeno e não chegasse para o motor aquecer até à temperatura ideal, nem mudava; andava sempre a gasolina!), no verão (ou quando o motor estivesse quente), pegava e andava a GPL!
Há uns tempos comecei a andar só a GPL (por casa da fuaga gasolina!), e, agora quando tentei usar gasolina é que tive a "surpresa" da bomba estragada!
Não sei se foi de não ter usado gasolina durante algum tempo ou se é degaste da idade (já são 19 anos!!), ou as duas situações!!
Ir para o topo Ir para baixo
the_fly

the_fly


Número de Mensagens : 439
Data de inscrição : 03/07/2007

Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93   Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Icon_minitimeQui Ago 16, 2012 1:21 am

Tens a opçao de eliminar essa bomba de gasolina e meter uma eletrica. bounce
Ir para o topo Ir para baixo
ASAS

ASAS


Número de Mensagens : 57
Localização : Barcelos
Data de inscrição : 14/08/2012

Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93   Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Icon_minitimeQui Ago 16, 2012 7:26 am

E, como faço isso?!
Há algum sitio onde possa ver essa alteração?
Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
the_fly

the_fly


Número de Mensagens : 439
Data de inscrição : 03/07/2007

Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93   Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Icon_minitimeSex Ago 17, 2012 8:08 am

Qualquer mecanico te faz isso, eu nao tenho o meu carro a beira senao mostrava te. Montas a bomba atras a beira do deposisto e tubo directo até ao carburador!!
Ir para o topo Ir para baixo
ASAS

ASAS


Número de Mensagens : 57
Localização : Barcelos
Data de inscrição : 14/08/2012

Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93   Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Icon_minitimeSáb Ago 18, 2012 11:31 am

Boa tarde!

Depois de alguma pesquisa, já encontrei mais duas bombas gasolina para o meu Vitara!!
Uma é Blueprint (ADK86807), que consigo arranjar aqui em Barcelos e custa cerca de 100€ (sem desconto), mas ainda consigo ter um desconto (não sei de quanto)!
Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 ADK86807a


Depois encontrei outra da Japanparts (PB-811), que é uma marca italiana de peças para carros japoneses (etc!), e, que é praticamente igual à original, mas ainda não sei quem vende esta marca por aqui!
Se alguém souber quem vende esta marca aqui na zona de Barcelos, Braga e arredores; agradeço que me informe!
O site oficial é este: db.japanparts.it/cjapan/dettArt.jsp?id=PB-811&fr=4493
Encontrei à venda na net por 48,70€ (os portes ficam por 17,90€!!); está aqui (acho quer é uma loja online alemã!): seekpart24.com/japanparts/fuel-pump-pb811
Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 JAPPB-811_1



Também encontrei o manual oficial do Vitara, com a parte do combustível, para perceber o modo de funcionamento:
Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Img009lt



Por agora, não estou virado para a "alteração" da bomba mecânica para bomba eléctrica, simplesmente porque se calhar fica mais caro e dá mais trabalho, e, como o jipe é para andar 90% das vezes a GPL e 10% a gasolina, acho que não vale a pena estar a alterar! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
ASAS

ASAS


Número de Mensagens : 57
Localização : Barcelos
Data de inscrição : 14/08/2012

Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93   Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Icon_minitimeSáb Set 08, 2012 4:18 pm

Boas,
O problema já está resolvido (ainda não tinha tido oportunidade para vir cá)!

Acabei por comprar a bomba Japanparts (PB-811) no site seekpart24.com
Ficou por 66,60€ já com entrega (veio da Alemanha pela UPS e demorou 4 dias úteis a chegar)!

O mais interessante é que a bomba é exactamente igual à original que estava no meu Vitara (mesma marca e mesmo modelo)!!
Ou seja: a Japanparts foi "buscar" a bomba ao fabricante original (Imsa), fabricante esse, que agora pertence à francesa Sofabex, que nem se dignou a responder ao meu email!!
Já da Japanparts foram muito prestáveis; uma italiana simpática indicou-me várias empresas de peças aqui em Portugal (Braga e Porto) que são clientes deles, mas, nenhum tinha a bomba em stock e só faziam encomendas mês a mês ou de 2 em 2 meses (e que não queria esperar tanto tempo daí ter comprado online)!

Aqui ficam algumas fotos:
Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Img3506hw

Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Semttulorfl



De qualquer modo, já está montada e a funcionar!!
Fica a informação que poderá ser útil a alguém no futuro! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93   Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Apresentação/Pedido Ajuda-Bomba Gasolina - Vitara 1.6 GPL 93
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Apresentaçao e pedido de ajuda
» Pedido de ajuda
» Bomba de Gasolina Mecanica Vitara 1.6 91
» BOMBA GASOLINA VITARA 1.6 GLX 1991
» Novo membro Zuki

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: FROTA :: Vitara-
Ir para: