FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
28 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 28 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 Vitara? Sim ou não?

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Flems




Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/07/2011

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 5:57 pm

Boas noites,

É o meu primeiro comentário no tópico. Sou o Ricardo, natural dos Açores, mas estou de momento a finalizar o meu curso em Lisboa (espero sair daqui no final deste verão. Admito que nunca fui grande adepto da Suzuki. Aliás, era uma marca que nunca equacionaria sequer comprar um carro. Porquê? Não sei, mas sempre fui mais de marcas ocidentais. No entanto a compra do primeiro carro aproxima-se e...

...por incrivel que pareça, um dos modelos da Suzuki, preenche os meus requisitos: o Vitara.

O que procuro? Um carro versátil (on e offroad), de consumo não muito elevado (e a diesel), barato (não mais que 4500 euros, e já estou a esticar) e acima de tudo, fiável. Se o facto de ter um carro é por sí só um sinal de alguma independência e autonomia...porque raio é que me hei-de cingir ao alcatrão? Nada de TT, só no relax.

Gostaria de saber quais são as vossas recomendações e que outras sugestões me dariam. A minha grande paixão é o Niva mas parece-me que teria que fazer um investimento para além da compra na maioria das vezes. O Kia Sportage também é outra opção mas o carro parece-me "grande" demais para 1º carro, apesar de ter já 2 anos de carta e alguma experiência com 2wd's e 4x4.

Desculpem lá pelo testamento, mas acho que era necessário um certo enquadramento.
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSex Jul 08, 2011 12:51 am

Bem vindo.

A parte mais importante disso tudo, é que hoje em dia não há carros fiaveis.
Todos eles tem os seus problemas.

No entanto, a maioria dos problemas dos Vitaras está identificado (falando da geração de 1988 a 2002), portanto estando atento a esses problemas e respeitando o material (por exemplo não colocando pneus gigantes) a fiabilidade do carro deve ser satisfatória.

Em termos de mercado, por incrivel que pareca, os Vitara Cabrios (aqueles com hardtop/softtop) a diesel tem um valor de mercado muito bom (para quem vende).
Pois a estetica é muito engraçada e são uns carros divertidos de conduzir. Juntas um utilitário, um descapotavel e um todo o terreno em apenas um veiculo. Não é excelente em nenhuma das 3 areas, mas safa-se nelas todas! Wink

Os Kia Sportage tambem são fixes e (tipicamente) veem melhor equipados do que os Suzukis, pois são mais modernos.
No entanto não tem aquele sabor especial que tem um Vitara... Não sei explicar.


Todo este meu discurso foi inspirado na geração de 1988 a 2002, não sei se te estarias a referir á nova geração que surgiu em 1998 (conhecida como Grand Vitara).

Filipe
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Flems




Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/07/2011

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSex Jul 08, 2011 4:47 am

ola Filipe,

Sim, eu referia-me a essa geração até 2002. O Grand Vitara é demasiado caro e familiar para aquilo que procuro. Como é que se comporta o Vitara fora de estrada quando comparado com o Samurai ou até mesmo com o Lada Niva? Quais são os consumos médios para as motorizações a diesel?

Obrigado pela resposta btw Wink
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSex Jul 08, 2011 5:02 am

Não te posso responder com fundamento á comparação entre os carros que referes.

Para aquilo que eu me atrevo a fazer, o Vitara tem estado á altura.
(Quando não está, alguém o puxa! Very Happy Senão ninguém dá uso ás cintas!)


Do Lada Niva não tenho feedback, os Samurais são os mais faceis de alterar para TT mais duro. Pois são muito faceis de levantar e como tem eixos rigidos á frente e atrás, tem uma maior fiabilidade nas transmissões.
No entanto são bem mais desconfortáveis que o Vitara. (Não é que o Vitara seja confortavel, mas em comparação com o Samurai é bem melhor.)


Consumos? Existem opiniões diversas, no meu (1.9TD de 1999) tenho para já uma média global de 8,5L/100.

Em que pode baixar até os 7 em estrada aberta com andamento calmo (80 / 90) e já chegou aos 9,5 andando sempre em cidade e de pé a fundo.

Se deres uma vista de olhos aqui, percebes:
https://suzuki.forumeiros.com/t3888-vitara-19-td-jlx-lona-instalada
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Flems




Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/07/2011

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSex Jul 08, 2011 5:54 am

lfteixeira escreveu:
Não te posso responder com fundamento á comparação entre os carros que referes.

Para aquilo que eu me atrevo a fazer, o Vitara tem estado á altura.
(Quando não está, alguém o puxa! Very Happy Senão ninguém dá uso ás cintas!)


Do Lada Niva não tenho feedback, os Samurais são os mais faceis de alterar para TT mais duro. Pois são muito faceis de levantar e como tem eixos rigidos á frente e atrás, tem uma maior fiabilidade nas transmissões.
No entanto são bem mais desconfortáveis que o Vitara. (Não é que o Vitara seja confortavel, mas em comparação com o Samurai é bem melhor.)


Consumos? Existem opiniões diversas, no meu (1.9TD de 1999) tenho para já uma média global de 8,5L/100.

Em que pode baixar até os 7 em estrada aberta com andamento calmo (80 / 90) e já chegou aos 9,5 andando sempre em cidade e de pé a fundo.

Se deres uma vista de olhos aqui, percebes:
https://suzuki.forumeiros.com/t3888-vitara-19-td-jlx-lona-instalada

Tive a ver. Mas esse teu é o hard top. Do que vi este agradou-me: http://www.standvirtual.com/carros/Suzuki/Vitara/1.9-TD-JLX/P4621399/
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSex Jul 08, 2011 5:59 am

Sim, é o hard top. E agora tambem tem soft top. Very Happy

O que indicas no LINK parece bem.
Tambem é o hardtop, embora a versão anterior do mesmo que é mais complicada de remover.


O preço está um pouco puxado. No entanto não deve ter ABS como o vendedor indica.
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Flems




Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/07/2011

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSex Jul 08, 2011 6:00 am

lfteixeira escreveu:
Sim, é o hard top. E agora tambem tem soft top. Very Happy

O que indicas no LINK parece bem.
Tambem é o hardtop, embora a versão anterior do mesmo que é mais complicada de remover.


O preço está um pouco puxado. No entanto não deve ter ABS como o vendedor indica.

Confundi então os termos.

O preço também me pareceu puxado, mas se for com € na mão é provável que se consiga baixar o valor que pedem pelo carro.
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSex Jul 08, 2011 6:05 am

Assim de repente verifica:
- Debaixo dos tapetes por humidades e ferrugens (Ou melhor, debaixo do tapete do tapete)
- Verifica se o motor está babado. (Se estiver lavado, desconfia)
- Verifica se os cubos automaticos estão a funciona, engrena as mudança todas, muda para 4WD e testa novamente. E repete com as redutoras.
- Principalmente, verifica por ferrugem.
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Flems




Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/07/2011

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSex Jul 08, 2011 6:07 am

lfteixeira escreveu:
Assim de repente verifica:
- Debaixo dos tapetes por humidades e ferrugens (Ou melhor, debaixo do tapete do tapete)
- Verifica se o motor está babado. (Se estiver lavado, desconfia)
- Verifica se os cubos automaticos estão a funciona, engrena as mudança todas, muda para 4WD e testa novamente. E repete com as redutoras.
- Principalmente, verifica por ferrugem.

Obrigado pelas dicas. Para já estou só a sondar o mercado. Só vou avançar pa compra de um carro quando definir 1 ou 2 coisas.

O que são os cubos automáticos?
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSex Jul 08, 2011 6:09 am

Flems escreveu:

O que são os cubos automáticos?

O carro normalmente só tem tracção atrás.

Sem os cubos automaticos, todas a secção frontal da transmissão, estaria sempre a "rolar" causando fricção, aumentando o desgaste e consumo do carro. Tornando-o mais pesado.

Com os cubos aumaticos, quando engrenas a tracção às 4 eles passam a "força" para as rodas do eixo frontal.
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Flems




Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/07/2011

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSex Jul 08, 2011 6:12 am

lfteixeira escreveu:
Flems escreveu:

O que são os cubos automáticos?

O carro normalmente só tem tracção atrás.

Sem os cubos automaticos, todas a secção frontal da transmissão, estaria sempre a "rolar" causando fricção, aumentando o desgaste e consumo do carro. Tornando-o mais pesado.

Com os cubos aumaticos, quando engrenas a tracção às 4 eles passam a "força" para as rodas do eixo frontal.

Ah ok. Já sei do que falas Wink
Ir para o topo Ir para baixo
CMSPereira

CMSPereira


Número de Mensagens : 466
Idade : 35
Localização : Ponte de Lima
Data de inscrição : 28/05/2011

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSex Jul 08, 2011 12:23 pm

Boas!
Eu muito cinseramente eu axo que um Vitara 1.9TD é um veiculo espetacular, safa-se em todo o tipo de utilizaçao e só axo que é um pouco saturante em Auto-Estrada... o lfteixeira diz que o dele faz medias de 8.5l/100km affraid eu posso dizer que o meu faz medias entre 6 e os 6.5l/100km! Se andar nas calmas ainda faço menos, já cheguei a fazer media de 5.7l/100km.
Eu até me questiono o porque de o meu consumir tao pouco, pois todas as pessoas falam em medias a cima de 7l/100km...
Eu tenho pneus de estrada 225/70 R15 a 2.5 bar de pressao, direcçao alinhada e tenho revisoes sempre em dia, ainda à pouco foi a Espanha por AE a velocidades entre os 100 e os 130km/h (subidas a 100 lol! d resto 120/130) e fiz cerca de 150km e media de 6.7l/100km.
Se nao tensionas andar muito em AE aconselho-t vivamente, o unico defeito que lhe meto é que é muito perigoso em tempo de chuva, como qualquer jipe...
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSex Jul 08, 2011 12:31 pm

CMSPereira escreveu:
...tenho pneus de estrada 225/70 R15 a 2.5 bar de pressao...

Cruzes... 2,5 bar?
Isso deve saltar por todo o lado!!! É mesmo muito alta, o recomendado pela Suzuki é 1,6 bar.

Mas essa pressão alta, de facto ajuda a economia de combustivel. Mas acredito que gastes menos, basta que faças uma condução regrada e sem acelerações subitas, é o suficiente para manter a média baixa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSex Jul 08, 2011 2:28 pm

2.5 bar ? Laughing Laughing Laughing eu ja com 1.6bar , ja acho o ideial e mesmo assim os pneus gastam mais no meio, com 2.5 bar, isso deve ser tipo ovo Laughing

ate acredito que beba menos, mas é um perigo o jipe com essa pressão, em todos os sentidos, curva, travagem, etc
Ir para o topo Ir para baixo
Flems




Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/07/2011

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSex Jul 08, 2011 3:11 pm

Qual é a capacidade do depósito do Vitara 1.9 TD JLX?
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSáb Jul 09, 2011 12:20 am

45 litros, estas a fazer perguntas básicas , que se procurares no ggogle encontras lá toda a ficha tecnica, queres saber os kw? Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
CMSPereira

CMSPereira


Número de Mensagens : 466
Idade : 35
Localização : Ponte de Lima
Data de inscrição : 28/05/2011

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSáb Jul 09, 2011 1:42 am

pedro_evil escreveu:
2.5 bar ? Laughing Laughing Laughing eu ja com 1.6bar , ja acho o ideial e mesmo assim os pneus gastam mais no meio, com 2.5 bar, isso deve ser tipo ovo Laughing

ate acredito que beba menos, mas é um perigo o jipe com essa pressão, em todos os sentidos, curva, travagem, etc
Bem o meu jipe deve de ser mesmo diferente... scratch Eu tenho pneus de estrada e ja andei com 2 bar e estava a ir todos pelas beiras... Claro que quando vou para o monte reduzo a pressao 1.7 bar e noto uma diferença enorme em conduçao em estrada, nao embala... E pensando bem o meu jipe dantes andava com 2 bar e fazia consumos a volta de 6.5/7 e desde que alterei a pressao, baixei para os 6/6.5 e nao notei grande diferença em estabilidade.
Que pneus tem voces? Estrada ou Terra? E dimençoes?
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSáb Jul 09, 2011 2:59 am

Pedro, 45 Litros? Tens a certeza? Tanto?


Pneus? Eu uso a medida original (195/80 R15) com cerca de 1,8 bar.

Mas como digo, a minha média de 8,5 L/100 é global desde que tenho o Vitara (cerca de 7000Km).

O jipe veio para as minhas mãos "preso", e noto que como eu puxo bem por ele que anda bem melhor.
Pode ser que quando eu começar a conduzir com mais calma e serenidade, as medias melhorem ainda mais.

Mas até à data, nunca nada abaixo dos 7,2 L/100.
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSáb Jul 09, 2011 4:59 am

de papel é 43 / 45 litros, sei que ja meti 39 litros e o ponteiro nem levantava Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSáb Jul 09, 2011 5:03 am

pronto eu dou as repsostas todas que demorei 10 segundos

Suzuki Vitara 1.6i JLX dimensions & weight
Wheelbase 2200 mm 86.6 in
Track front 1395 mm 54.9 in
rear 1400 mm 55.1 in
Length 3620 mm 142.5 in
Width 1630 mm 64.2 in
Height 1665 mm 65.6 in
Length:wheelbase ratio 1.65
Ground clearance 200 mm 7.9 in
Kerb weight 1000 kg 2205 lb
Weight distribution
(Front)
Fuel capacity 42 litres 9.2 UK Gal 11.1 US Gal

Suzuki Vitara 1.6i JLX engine
Bore × stroke 75.00 mm × 90.00 mm
2.95 in × 3.54 in
Cylinders Inline 4
Displacement 1.6 litre
1590 cc
(97.028 cu in)
Type SOHC

2 valves per cylinder
8 valves in total
Construction
Lubrication
Compression ratio 8.90:1
Fuel system
Maximum power
DIN 78.1 PS (77 bhp) (57.4 kW)
@ 5350 rpm
Specific output
DIN 48.4 bhp/litre
0.79 bhp/cu in
Maximum torque
DIN 126.0 Nm (93 ft·lb) (12.8 kgm)
@ 3100 rpm
bmep 995.8 kPa (144.4 psi)
Specific torque
DIN 79.25 Nm/litre

pro diesel só difere o motor
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSáb Jul 09, 2011 6:04 am

45 litros???

eu pensava que era 35.. aliás, quando chego à reserva dado que o fundo do depósito é raso, quando estou a curvar para o lado direito qua do estou a entrar em AE até lhe falta gasóleo e apaga-se..
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSáb Jul 09, 2011 6:23 am

como eu ja meti , de papel é 42 , o 5 portas acho que tem mais 5 litros
Ir para o topo Ir para baixo
Flems




Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/07/2011

Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitimeSáb Jul 09, 2011 8:21 am

Ou seja, uma autonomia média de 400/500km (uso no dia a dia) ?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Vitara? Sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Vitara? Sim ou não?   Vitara? Sim ou não? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Vitara? Sim ou não?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Parafusos para correção do camber do vitara e gran vitara
» como levantar o vitara? " PROCURO PNEUS PARA O VITARA"
» matrial vitara vender
» VENDO TODAS AS PEÇAS DO SUZUKI VITARA OU O VITARA INTEIRO
» vitara 1.6 gpl

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: FROTA :: Vitara-
Ir para: