FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
31 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 31 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 [Info] IC para Suzuki 1.9 TD

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Santinhos

Santinhos


Número de Mensagens : 418
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2011

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeQui maio 19, 2011 2:20 am

IC – Para Suzuki 1.9 TD …

Deixo aqui toda a informação referente ao IC de origem:
[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Intercooler2
[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icesquema
[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Iclegenda1
[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Iclegenda2

E Info sobre um IC feito por medida:
[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Iccommedidas

Para que serve um IC:
O intercooler está cada vez mais a ser reconhecido como um dos componentes principais para melhorar em carros com turbo. Um intercooler é uma espécie de radiador ou mais especificamente um permutador de calor. O intercooler posiciona-se entre o turbo e os colectores de admissão. Proporciona uma melhor performance ao mesmo tempo que reduz o consumo de combustível , as emissões dos gases de escape e a carga térmica no motor e aumenta a fiabilidade do motor. A sua função é baixar a temperatura do ar que aumentou bastante depois de o ar ser comprimido pelo turbo. A eficiência de um intercooler mede-se pelo sucesso com que consegue remover esse calor. Contudo um intercooler mal dimensionado também pode causar problemas, não é o simples facto de se adicionar um intercooler que se consegue melhorar da melhor forma as performances do motor.

As vantagens do intercooler são:
1- o arrefecimento do ar quente comprimido que sai do turbo, aumentando a sua densidade e dessa forma conseguindo entregar uma maior massa de ar ao motor, desta forma aumentando a potência do motor;
2- redução das temperaturas e carga térmica do motor, por conseguinte até se pode aumentar a pressão do turbo para valores mais elevados. Os intercoolers são um componente importantes em todos os motores turbocomprimidos.
Eficiência de um Intercooler mede-se pela razão entre a temperatura removida pelo intercooler e o aumento de temperatura causada pelo turbo. Mede-se em percentagem.
Tipos de intercooler: os intercoolers podem ser do tipo ar/ar ou ar/água. O primeiro é mais simples, tem melhor eficiência a altas velocidades, maior fiabilidade e menor manutenção assim como o custo que é também menor. Os do tipo ar/água tem maior eficiência a baixas velocidades, provocam menor perda de pressão do turbo e a resposta do acelerador é melhor.

Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeQui maio 19, 2011 3:28 am

Belo post e muito bom trabalho.

Que tal as diferenças?
Notaste alguma coisa?

Mais lag na aceleração?
Melhor desempenho em quente?
Aquece menos?
Etc?


Um kit completo desses, feitos por medida, fico em quanto?
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Santinhos

Santinhos


Número de Mensagens : 418
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2011

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeQui maio 19, 2011 6:35 am

Eu tive a sorte de conseguir um IC de origem (ferro velho)

Atenção, o meu vitas ta de origem a nivel de turbo e bomba + injetores, apenas coloquei o IC.

Diferenças:

- ponteiro da temperatura um pouco + baixo
- menos barulho a nivel de motor
- nada de lag, nem de perda de performance
- um bocadinho mais de performance em estrada ( pode ser psicologico lol! )
- se não apanhar filas de transito, penso que a ventoinha dispara menos vezes, pelo menos nao noto que o carro perca força tantas vezes como antes de ter o IC.
- consumo mantem-se o mesmo
Ir para o topo Ir para baixo
bcoutinho

bcoutinho


Número de Mensagens : 45
Idade : 43
Localização : Vila Nova de Santo André
Data de inscrição : 18/03/2011

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeQui maio 19, 2011 10:20 am

Boas santinhos desde ja um bom post, contudo deixo aqui uma pergunta, se em estrada ta provado que a melhora\desempenho aumenta, decerto que em off-road ja vai complicar, digo isto porque nornalmente em off-road so andamos em baixas rotações ja experimentas-te um dia em off-road??? a temperatura aumenta???? o desempenho diminui???? e o consumo????


Cumprimentos....

Bruno Coutinho
Ir para o topo Ir para baixo
otto

otto


Número de Mensagens : 229
Localização : Nazaré e Leiria
Data de inscrição : 02/01/2009

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeQui maio 19, 2011 1:40 pm

podes tentar por uma ventoinha a puxar ar para o intercooler como vem de origem nos pajeros.

Segundo o que tenho visto em motores diesel em geral, atenção que falo so pelo que sei de teoria e por experiencias relatadas por outros, pois o meu jipe é a gasolina, o melhor sitio para por o intercooler é a frente. Basta pensar que o calor sobe, e tendo o IC por cima do motor vai sempre levar com todo o calor gerado pelo motor, agravado qd se anda no mato a puxar pela maquina.

Pessoalmente fazia o que tenho no meu carrro de dia a dia, IC na frente. Não sei como +e a ventoinha da refrigeração dos TDs, mas no a gasolina ta sempre a puxar ar..caso nao seja assim punha uma extra para se ligar qd vimos que vamos puxar mais pelo bicho.
Ir para o topo Ir para baixo
bcoutinho

bcoutinho


Número de Mensagens : 45
Idade : 43
Localização : Vila Nova de Santo André
Data de inscrição : 18/03/2011

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeQui maio 19, 2011 3:41 pm

Otto realmente o que dizes tem logica o grande problema e falo porque o meu é um 1.9d é o espaço, ponho então a questão será possivel colocar i IC na parte frontal do radiador??? ja alguem o fez???
Porque axo que uma ventuinha no IC na parte superior do motor não muito viavél devido as temperaturas mas era uma boa ideia....

Bruno Coutinho
Ir para o topo Ir para baixo
Santinhos

Santinhos


Número de Mensagens : 418
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2011

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeSex maio 20, 2011 12:01 am

Boas...

No off road nao testei, pois o meu jipe não é para andanças dessas Razz Razz não digo que não vá a caminhos de terra batida de vez em quando mas muito pouco... seja como for no transito, para arranca o comportamento é exactamente igual ao anterior...

Por um Ic á frente num vitara é algo que obriga a mexer no turbo, pois vamos ter de colocar mais tubagem logo precisamos de um pouco mais de "garra" para encher a tubagem adicional se não vamos ter o chamado LAG, ou seja em vez de ganharmos performance, perdemos...

Penso que para Offroad o ideal seria adaptar um IC de um Smart pois este IC é peq e trás uma ventoinha, nao sei qual a potencia da mesma ou seja, se nao obriga a termos uma segunda bateria, pois nos vitas qualquer coisa a mais a roubar energia serve para perda de potencia Razz
Ir para o topo Ir para baixo
otto

otto


Número de Mensagens : 229
Localização : Nazaré e Leiria
Data de inscrição : 02/01/2009

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeDom maio 22, 2011 4:51 am

quanto ao espaço no td não sei.. voces têm AC?

No meu vitara a frente, depois do radiador da refrigeração tinha o radiador do Ac e a ventoinha deste e ainda sobrava espaço para o para-choques (para ai 6 ou 7 cms ), e dava para por la um IC.

se tiver ac e não tiveres espaça façam como eu..AC fora! não tava a trabalhar e como so uso o jipe para o mato não tava la a fazer nada senão peso e roubar potencia.

esse amigo que tem um pagero o que vai fazer é por o IC na frente com uma ventoinha a puxar ar..Quanto ao turbo, ao contrário do que diz o santinhos, não acho que seja preciso mexer na posição do turbo, mas apenas nas tubagens (obviamente), mas lá esta, não conheço ao pormenor como está disposto a cangalhada toda a volta do motor de um vitara td.

outra solução que outro amigo tem também num pagero e por um intrecooler maior (ele até tem 2 de origem do pagero soldados um ao outro com as respectivas ventoinhas).

pessoalmente acho que para inventar o menos possivel e ter os melhores ganhos seria por um ic ligeiramente maior que o de origem do vitara,mas em aluminio, com uma ventoinha a puxar ar de cima..tem que se ver bem o espaço, mas deve de ser possivel fazer..deve ficar bem melhor que o de origem.

ha vitaras muito bem equipados..alguem que conheça psl dos tds que andem mais no monte que tentem sacar ideias e opinioes..
Ir para o topo Ir para baixo
Santinhos

Santinhos


Número de Mensagens : 418
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2011

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeSeg maio 23, 2011 1:24 am

Amigo Otto nao tava a dizer que era o turbo que tinha de mudar de posição, estava a dizer que tens de mexer no turbo de forma a este debitar mais pressão para encher a tubagem extra que lhe vais por para colocares o IC á frente, se não vais ter o chamado Lag quando carregas no acelarador... pois a pressão de origem esta so para encher a tubagem normal que trás, se meteres mais tubos, vais demorar mais a encher aquilo tudo de ar com a mesma pressão.
Ir para o topo Ir para baixo
otto

otto


Número de Mensagens : 229
Localização : Nazaré e Leiria
Data de inscrição : 02/01/2009

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeTer maio 24, 2011 10:35 am

percebi mal o que escreveste então. O que dizes faz sentido..Como já disse, não conheço bem os motores td dos vitaras, como estão montados, onde está o turbo etc, mas duvido que se vá fazer um aumento assim tao grande das tubagens para ir ao ic..Mas mesmo que este aumento muito, aumentar a pressão do turbo e da bomba injectora é a primeira coisa a fazer numa maquina dessas Very Happy Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Santinhos

Santinhos


Número de Mensagens : 418
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2011

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeQua maio 25, 2011 12:50 am

Neste motor (1.9td) tb nao podes abusar muito Razz qualquer coisa acima dos 0.7 bar ou mais de 90cv é meio caminho para o motor fazer puffff como o chocapic lol!

o melhor motor vitara é o que é raro em PT, é o 2.5 v6 a gasolina... isso sim é motor Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
martins1987

martins1987


Número de Mensagens : 245
Idade : 37
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 14/11/2009

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeQui maio 26, 2011 2:15 pm

A montagem foste tu que fizes-te? Foi complicado ou é só chegar e montar?
As peças como braçadeira e tubos, onde se pode arranjar?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Santinhos

Santinhos


Número de Mensagens : 418
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2011

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeSex maio 27, 2011 1:00 am

martins1987 escreveu:
A montagem foste tu que fizes-te? Foi complicado ou é só chegar e montar?
As peças como braçadeira e tubos, onde se pode arranjar?

Abraço

Boas amigo, como tive a sorte de arranjar um IC do vitara longo 1.9TD de 90cv que tem tudo igual ao nosso é so chegares e montares, a unica coisa que tens de alterar um pouco é o apoio de tras do IC pois como a bomba inj. do motor de 75 é dif do de 90 nao tem la o local certo para este ser apertado, mas rapidamente ves que nao é dificil fazeres um furo no apoio e apertares noutro local sem estragares o apoio.

nao esquecer que tens de arranjar os tubos e a entrada a direito do coletor de admissao pois no de 75cv essa entrada faz uma curva.

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  66295385
Ir para o topo Ir para baixo
martins1987

martins1987


Número de Mensagens : 245
Idade : 37
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 14/11/2009

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeSex maio 27, 2011 4:44 am

Obrigado pela resposta, acho que vai ser a próxima mudança a fazer no Vitas Cool

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
martins1987

martins1987


Número de Mensagens : 245
Idade : 37
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 14/11/2009

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeSeg Nov 14, 2011 11:54 am

Boas novamente pessoal, tenho andado a estudar o assunto para meter o IC, mas é bastante difícil de encontrar um original do Vitara e respectivos apoios, etc.
Sendo assim ando a estudar a montagem de um IC universal ou adaptar de um Pajero, Smart, L200, etc. Mas para variar tenho uma dúvida um pouco estranha Neutral

O bocal de entrada e saída do ar dos ICs, podem ser trocados?

Isto é o que acontece num IC montano num Pajero.
Vermelho - entrada de ar. Azul - saída de ar.
[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Bnkiwbgkkgrhgohccejlllz

A grande questão é se posso fazer isto? Mudar a entrada e saída.
Vermelho - entrada de ar. Azul - saída de ar.
[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Bnkiwbgkkgrhgohccejlllz2

Ou seja se comprar o IC de outro veiculo ou universal, onde é a admissão pode ser a exaustão e onde é a exaustão pode ser a admissão? scratch

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeSeg Nov 14, 2011 12:21 pm

Do conhecimento que tenho, os intercoolers "comuns" não tem sentido de fluxo.
Pelo que podes trocar a entrada.

Tambem andei a "namorar" uns intercoolers de um Pajero ou L200, que até ventoinha trazem.

Se montares, depios mostra fotos do trabalho.
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Santinhos

Santinhos


Número de Mensagens : 418
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2011

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeTer Nov 15, 2011 12:41 am

Sinceramente nao sei se o IC é construido de modo especial a conduzir melhor o Ar do ponto A para o B seja como for podes sempre testar com um compressor a ver se o Ar passa da mesma maneira de um lado para o outro e vice versa, eu penso que seja igual seja como for nao tenho 100% a certeza.
Ir para o topo Ir para baixo
martins1987

martins1987


Número de Mensagens : 245
Idade : 37
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 14/11/2009

[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitimeTer Nov 15, 2011 5:29 am

Obrigado pelas respostas.

Realmente queria ter a certeza disso antes de avançar, isto porque alguns ICs que vi, teria de trocar a entrada e saída, para facilitar a montagem.

Se mais alguém souber alguma coisa agradeço toda a colaboração Wink

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Empty
MensagemAssunto: Re: [Info] IC para Suzuki 1.9 TD    [Info] IC para Suzuki 1.9 TD  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
[Info] IC para Suzuki 1.9 TD
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Vendo Para-choques com Berço para Guincho Suzuki Samurai
» material para suzuki
» EPC para os nossos Suzuki
» arb para suzuki vitara
» Autocolantes para Suzuki

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Vitara-
Ir para: