Estatísticas | Temos 3284 usuários registrados O último membro registrado é Jose almeida
Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
|
Os membros mais ativos da semana | |
Quem está conectado? | Há 155 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 155 visitantes :: 2 motores de busca Nenhum O recorde de usuários online foi de 382 em Qua Nov 06, 2024 9:36 am |
|
| Apresentação de um leigo na matéria! | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Nautico77
Número de Mensagens : 13 Idade : 47 Localização : Chamusca Data de inscrição : 12/12/2009
| Assunto: Apresentação de um leigo na matéria! Qua Jan 12, 2011 6:15 am | |
| Apesar de estar registado já há algum tempo, só agora tenho oportunidade de me apresentar. Sou da Chamusca (para quem não conheça esta zona, situa-se no Ribatejo, perto da Golegã. Adquiri o meu suvitas há cerva de ano e meio, e de imediato percebi do mau negócio que tinha feito: não pela máquina que tenho, mas pelos problemas que trazia (e que ainda tem!). Não me arrependo de ter um Vitara, pois é a máquina que sempre quis ter desde que comecei a conduzir.
Tudo o que precisarem na área de electricidade (apesar de pouco conhecer a instalação do vitara), podem contar comigo.
Espero poder contar convosco para receber opiniões/conselhos de forma a resolver os problemas que tenho, mas como não são poucos, vou apenas descrever aquele que considero mais importante de solucionar. Pouco a pouco irei solucionar todos os problemas que tenho, de forma a ficar com o meu suvitas em excelente forma.
Peço a vossa opinião para o seguinte problema/questão: 1- Desde que tenho o vitara, verifiquei que cerca de metade do curso do acelerador pouco serve para ajudar na subida de rotação do motor (mesmo ao ralenti!) Só de metade para o fim do curso de aceleramento é que verifico alguma resposta por parte do motor. O cabo do acelerador está bem afinado, porque este problema sente-se mesmo acelerando manualmente no próprio veio da bomba injectora! Outro problema que tenho, é que quando piso o acelerador, o motor desenvolve aos soluços. Por vezes, se desacelerar e voltar a acelerar, mas lentamente, deixo de sentir tanto isso! Acima das 2500 rotações, também deixo de sentir este problema! Por fim, a bomba injectora estava a perder gasóleo pela tampa, na zona do veio do acelerador. Levei o carro a uma oficina de viaturas diesel (em Torres Novas), para descrever todos estes problemas. Aconselharam-me a fazer uma revisão completa à bomba e aos injectores, e que o orçamento nunca ficaria abaixo dos 450€! Coloquei a hipótese de substituir todo o sistema de injecção por um do peugeot 306TD, e pedi para apenas solucionarem o problema da fuga de gasóleo (substituíram uns o-rings e paguei 29€). Perguntei se já alguma vez tinham feito uma aplicação do sistema de injecção do 306, disseram-me que não mas que em “princípio” isso não era complicado de se fazer! 2- Consigo arranjar a bomba injectora+injectores+tubos do 306TD, por 225€. Acham que é caro? Agora supondo que compro este material: 1- É possível instalar tudo, e manter o turbo de origem, ou tem-se de afinar a bomba toda porque a pressão do turbo do 306 é de 0,8 bar, enquanto a do vitara é de 0,2bar? 2- Uma vez que a bomba do 306 tem um compensador de débito para quando o turbo entra em acção, o turbo original do vitara permite ligar esse sistema? Desculpem-me tantas perguntas e todo este relatório, mas tenho de receio de gastar dinheiro para nada!!
Fico a aguardar pelos vossos comentários.
Um abraço,
Nautico 77
| |
| | | lfteixeira
Número de Mensagens : 2226 Idade : 44 Localização : Braga Data de inscrição : 19/11/2010
| Assunto: Re: Apresentação de um leigo na matéria! Qua Jan 12, 2011 6:26 am | |
| - Nautico77 escreveu:
- 1- Desde que tenho o vitara, verifiquei que cerca de metade do curso do acelerador pouco serve para ajudar na subida de rotação do motor (mesmo ao ralenti!) Só de metade para o fim do curso de aceleramento é que verifico alguma resposta por parte do motor. O cabo do acelerador está bem afinado, porque este problema sente-se mesmo acelerando manualmente no próprio veio da bomba injectora!
Não julgo que seja problema, o meu tem o mesmo comportamento. A primeira metade do acelerador serve para regular a velocidade de cruzeiro, porque para acelerar só lá para o fundo. - Nautico77 escreveu:
Outro problema que tenho, é que quando piso o acelerador, o motor desenvolve aos soluços. Por vezes, se desacelerar e voltar a acelerar, mas lentamente, deixo de sentir tanto isso! Acima das 2500 rotações, também deixo de sentir este problema!
Isso acontece sempre ou só quando estás com o deposito de gasoleo abaixo de 1 quarto? - Nautico77 escreveu:
Por fim, a bomba injectora estava a perder gasóleo pela tampa, na zona do veio do acelerador. Levei o carro a uma oficina de viaturas diesel (em Torres Novas), para descrever todos estes problemas. Aconselharam-me a fazer uma revisão completa à bomba e aos injectores, e que o orçamento nunca ficaria abaixo dos 450€! Coloquei a hipótese de substituir todo o sistema de injecção por um do peugeot 306TD, e pedi para apenas solucionarem o problema da fuga de gasóleo (substituíram uns o-rings e paguei 29€). Perguntei se já alguma vez tinham feito uma aplicação do sistema de injecção do 306, disseram-me que não mas que em “princípio” isso não era complicado de se fazer!
Do pouco que percebo, só precisas de trocar a bomba, e não tudo o resto. A não ser que tenhas problemas nos injectores, o que duvido. - Nautico77 escreveu:
2- Consigo arranjar a bomba injectora+injectores+tubos do 306TD, por 225€. Acham que é caro? Agora supondo que compro este material: 1- É possível instalar tudo, e manter o turbo de origem, ou tem-se de afinar a bomba toda porque a pressão do turbo do 306 é de 0,8 bar, enquanto a do vitara é de 0,2bar?
Terás que regular para a pressão do turbo que tens no Vitara. É que devido á ausencia de intercooler no Vitara, não convem andares com pressões muito altas, pois tens como consequencia uma temperatura interna do motor muito alta, e ao fim de algum tempo, cabum... - Nautico77 escreveu:
2- Uma vez que a bomba do 306 tem um compensador de débito para quando o turbo entra em acção, o turbo original do vitara permite ligar esse sistema?
Eu não vou jurar, mas o Vitara tambem tem isso. Pelo menos no de 1999 tem... O meu mecanico em tempos afinou isso... Só me resta dizer bem vindo ao forum, e que os meus comentários são baseados em experiencia a alterar motores sobrealimentados a gasolina e não a gasoleo. E tambem são baseados no meus mês e meio de propriedade de um Vitara!!! | |
| | | ajfh
Número de Mensagens : 111 Idade : 48 Localização : Bombarral Data de inscrição : 16/06/2010
| Assunto: Re: Apresentação de um leigo na matéria! Qua Jan 12, 2011 7:02 am | |
| bem vinda a apresentação, quanto aos problemas não posso ajudar pois o meu é a gasolina/gpl, por isso não sei. | |
| | | Gomas 22
Número de Mensagens : 1097 Idade : 39 Localização : Alcobaça Data de inscrição : 24/01/2010
| Assunto: Re: Apresentação de um leigo na matéria! Qua Jan 12, 2011 10:55 am | |
| Boas. Bem vindo ao forum CUMPRIMENTOS.... | |
| | | Nautico77
Número de Mensagens : 13 Idade : 47 Localização : Chamusca Data de inscrição : 12/12/2009
| Assunto: Re: Apresentação de um leigo na matéria! Qua Jan 12, 2011 11:56 am | |
| Obrigado pelas vossas respostas.
O soluçar em aceleração acontece independentemente do depósito estar cheio, meio ou na reserva.
Haverá alguém no forum que já tenha acompanhado a aplicação de um bomba injectora do 306TD?
Cumprimentos,
Nautico77 | |
| | | don
Número de Mensagens : 153 Data de inscrição : 11/01/2010
| Assunto: Re: Apresentação de um leigo na matéria! Qua Jan 12, 2011 1:50 pm | |
| Bem vindo a familia | |
| | | pedro_evil
Número de Mensagens : 1495 Localização : norte-centro Data de inscrição : 27/11/2007
| Assunto: Re: Apresentação de um leigo na matéria! Qua Jan 12, 2011 2:23 pm | |
| bem vindo | |
| | | Daniel B.
Número de Mensagens : 59 Idade : 40 Localização : Terceira, Açores Data de inscrição : 07/12/2010
| Assunto: Re: Apresentação de um leigo na matéria! Sex Jan 14, 2011 1:44 am | |
| | |
| | | Nautico77
Número de Mensagens : 13 Idade : 47 Localização : Chamusca Data de inscrição : 12/12/2009
| Assunto: Actualização Seg Mar 28, 2011 1:16 pm | |
| Bom, os problemas mantêm-se, mas pouco a pouco vou conseguir! Já está marcado para o verão, uma operação para mudar o coração de um Peugeot 306TD para o meu Vitas! Assim acabo com todos os males... Recente Upgrade: Kit Suspensão + 4cm: Não subiu muito, mas penso que já posso colocar uns pneus maiores sem correr o risco de roçadelas!!! Alem disso, ganhei mais curso no difeencial traseiro! Também já lhe instalei alarme (só a fechar portas, pois no verão dá jeito ficar com os vidros um pouco abertos! Depois coloco mais fotos! | |
| | | Gomas 22
Número de Mensagens : 1097 Idade : 39 Localização : Alcobaça Data de inscrição : 24/01/2010
| Assunto: Re: Apresentação de um leigo na matéria! Seg Mar 28, 2011 1:22 pm | |
| Boas. Quanto ao prblema espero então que fique resolvido no verão. Quanto a elevação esta muito melhor agora faltam e uns pneus maiores e com mais tração Cumps... | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Apresentação de um leigo na matéria! | |
| |
| | | | Apresentação de um leigo na matéria! | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |