meter aqui alguns extractos de outros foruns que acho interessante pra se ter a ideia dos pneus....
Boas, o ranger é uma réplica do BF Goodridge AT, tem um rasto 50/50.
O Dakar por sua vez é uma réplica do BF MT, e tem um rasto 80% off-road, 20% on road. Claro que o dakar é muito melhor na lama do que o ranger, e o ranger muito mais seguro e silencioso em asfalto.
São reconstruídos mas não se nota nem no peso nem na perfomance, apenas gastam mais rápidamente do que os BF.
ja tive Insaturbo dakar e agora tenho Bf Mt
nao ha comparaçao possivel.
Reconstruidos: mt mais pesados; mais barulhentos a rolar.
o que se poupa nos pneus gasta-s em manutençao mais tarde por andar com pneus reconstruidos.
para quem faz uso do jipe diario nao aconselho
Se me permites discordar, já tive Recip, Extreme, Dakar, BF-MT, F-mud, e posso dizer que a tua opinião só encaixa nos extreme, nos recip e um pouco nos F-mud
Os novos Dakar pesam quase o mesmo do que os BF-MT, o mesmo não se pode dizer dos Extreme nem dos recip.
Comprei 4 Replicas de Mangels triangulos novas e 4 Dakar, aquilo pedia pesos e mais pesos c.... dos pneus pensei eu, passei-me e encomendei 4 BF MT, fiquei pois coincidencia ou não os Bf precisaram de mais pesos do que os Dakar
o defeito era das jantes Made in China
Tenho a avisar que montei 4 BF MT e so de chumbo foi para cima de 200gramas nas jantes de origem do pajero 2.8, os dakar não são melhores mas para um uso de um jipe apenas como viatura todo o terreno acho uma escolha correcta!!
Os extreme para estrada esquece.Porque: 1º fazem demasiado barulho, 2º gastam-se rapidamente, 3º a direcção fica instável, 4ºem piso seco ou molhado não agarram nada, ou seja se quiseres passear em alcatrão tem de ser com cuidado com estes pneus.Em tt são bons e tracionam muito bem. Aptos 99% para fora de estrada.
No caso dos fronteira o seu piso já permite melhor tracção em asfalto e também uma boa prestação em tt, atingindo os seus limites em zona de muita lama.Aptos 50% para fora de estrada.Como opção talvez os Insa Turbo
Tenho uns Extreme no meu Samuka e ainda não tive problemas com eles! Enquanto que conheço pessoas que têm Fronteira e já estão arrependidos de ter comprado. Em estrada bons, fora dela esqueçe!(Isto dito por quem tem).
Troquei de pneus a semana passada, e meti uns Fronteira 205/75/15 que segundo o mecânico é o maximo obedecendo á lei. Notei que cresceu um cadinho [:X][:X][:X]... tambem os outros pneus ja tavam na lona, para alem de outras maleitas [xx(] [xx(].
A meu ver são uns pneus (apesar de reconstruidos) que me dão bastante segurança tanto em estrada como em estradões. No calhau são uma maravilha [
].
Em relação à areia deixou algo a desejar ... atascadela da grande no deserto do Jaac este fds [8][8][8] mas tirando pressão desenrascam bem ... Em relação à lama, como eles ainda não lhe viram a cor, não posso opinar, mas pelas caracteristicas e pelo que se diz ... fraquitos.
Os meus pneus antigos eram uns Extreme ... perigossissimos na chuva ou estradas com oleo, mas depois de dominado até dava gozo. Gastavam um pouco mais e faziam granel, mas no matto (especialmente na lama) era sempre a bombar. Os da frente foram à vida em 20.000 kms..os de tras aguentaram 50.000 kms. Portanto convem mesmo ir rodando.