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 Velas

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3 participantes
AutorMensagem
tuga_bcl




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MensagemAssunto: Velas   Velas Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 7:08 am

Boas colegas vou precisar de meter velas no motor 1.0 do meu santana e estava a pensar em meter de iridium acham que justifica o investimento ou mais vale meter as recomendadas para o motor em questão.

cumprimentos
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Tuche




Número de Mensagens : 43
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MensagemAssunto: Re: Velas   Velas Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 2:18 pm

Coloco aqui este topico , que tive o prazer de ler num outro forum, da autoria do membro nunopires.


""Em primeiro lugar as velas. As velas são um dos componentes que geram maior controvérsia e onde existe demasiado marketing e pouca verdade… é uma área onde as modas contam muito e infelizmente a grande maioria das pessoas não consegue discernir a realidade. O formato da cabeça da vela pouca ou nenhuma influência tem no seu desempenho, em termos de performances. As velas com mais do que um pólo apenas são melhores porque divide o número de descargas pelos vários pólos e isso faz aumentar o tempo de vida útil da vela, mas a performance não melhora por causa disso. As velas que rompem com o design tradicional da cabeça (com um ou mais pólos sobrepostos ao eléctrodo), não trazem qualquer benefício em termos de performance, pelo menos que se note no mundo real (como por exemplo as velas sem pólos sobrepostos).

A grande diferença entre os vários tipos de velas é o material com que é feito o eléctrodo, a qualidade de construção, e a presença (ou não) de componentes restritivos para isolar interferências. Os materiais empregues no eléctrodo podem ser o cobre, platina, ouro, prata, nickel Iridium e o aço. Para os classificar deve usar-se uma regra simples (quando a performance é a prioridade, claro), o metal com maior nível de condutividade térmica e eléctrica é o melhor para utilizar no eléctrodo, porque permite fazer uma descarga maior, mais rápida, e mais intensa. Neste particular os números são claros, a prata tem os valores mais altos, seguida pelo cobre, depois o ouro, iridium e por fim a platina (estando o nickel e o aço no fundo da tabela...).



Properties of Materials Used for Spark Plug Electrodes

Material / Thermal Conductivity W/(m•K) / Electrical Conductivity MS/m

Silver / 407 / 66

Copper / 384 / 57

Gold / 310 / 45

Iridium/ 147/18

Platinum / 70 / 10

Nickel / 59 / 10

Steel / 58 / 7

W/(m•K) = Energy per meter and Kelvin (1kcal/(m•h•grd) = 1.163 W/(m•K)
MS/m = Mega Siemens per meter (1S m/mm2 = 1MS/m), (1S = 1/3)




O que impressiona mais, é o facto da platina e o iridium ser referida no mundo do Tuning nacional como se fosse o melhor material que pode ser empregue em velas de rendimento, quando a realidade é exactamente o oposto, até as tradicionais velas de cobre suplantam o iridium/ platina (e por muito) em capacidade térmica / eléctrica! A platina e o iridium é realmente excelente no que respeita a durabilidade e estabilidade da folga entre o pólo e o eléctrodo, mas em termos de performance é dos piores materiais, produzindo descargas eléctricas muito fracas.

Por outro lado, podemos observar que o material que tem melhores qualidades para as velas é a prata, e ainda tem o “bónus” de ter quase tanta resistência e durabilidade como a platina, e a prová-lo está o facto das velas de prata serem o equipamento de origem de grande parte dos carros de alta performance como alguns Porsche, BMW e Volkswagen, entre outros. Aliás, as velas de prata são até recomendadas para carros que funcionam a GPL, que por terem uma inflamação do combustível mais difícil precisam de velas mais eficazes na descarga…. Está tudo dito!

De qualquer forma, a clássica vela de cobre continua a ser do melhor que há em termos de performance, tendo apenas a desvantagem de ser necessário comprar velas novas regularmente para manter as suas excelentes propriedades.

Quanto à qualidade dos componentes, a única recomendação possível é que se abstenham de comprar velas de marcas duvidosas, que prometem mundos e fundos mas que na realidade são mais empresas de marketing do que de componentes eléctricos… O que parece ser razoável é apostar em marcas firmadas como a Nippon Denso, a NGK, a BOSCH ou a BERU. A razão é simples, cada vez mais os fabricantes de automóveis apostam no maior intervalo entre revisões dos motores como forma de aliciar os clientes, e se eles usam maioritariamente estas marcas é por alguma razão… E é também por isso que muitos carros usam velas de Platina/Iridium é apenas para durar mais tempo."

Fontes:
http://www.beru.com/english/produkte/zuendkerzen/platin.php
www.tuningpt.com
http://www.nology.com/silver.html
.
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lb




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MensagemAssunto: Re: Velas   Velas Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 2:42 pm

não é linear...

tenho carros com pistons esburacados assim que mudaram para iridium; no entanto há carros que não podem levar iridium e outros que ainda queriam melhor

já estavam no limite e a vela foi a cereja
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MensagemAssunto: Re: Velas   Velas Icon_minitime

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