FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
27 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 27 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 Vitamina - Precisa-se!!

Ir para baixo 
+8
cardona
PJOTA
lb
tfmc
GSilva
lfteixeira
Fredy_ElitecaR
Ruquinha
12 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Ruquinha

Ruquinha


Número de Mensagens : 84
Idade : 44
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 05/12/2011

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeSeg Fev 17, 2014 1:07 pm

Boas meus caros,

Preciso da vossa opinião para o meu jeep, é um 1.6 8V de injecção, estou bastante satisfeito com ele e com as alterações que tenho vindo a fazer e devo continuar, no entanto sinto que ás vezes falta-lhe "coração", precisava de ter mais binário em baixas, na vossa opinião o que posso fazer em termos de mecanica para ele "ganhar nervos" ?

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Fredy_ElitecaR

Fredy_ElitecaR


Número de Mensagens : 129
Idade : 39
Localização : Vila Nova de Santo-André
Data de inscrição : 19/12/2013

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeSeg Fev 17, 2014 1:59 pm

Boas amigo...

Diz-me uma coisa, o teu é o 8V de carburador ou de injecção?
Para mim a melhor maneira de extraires potencia seria aplicando um turbo, que até é bastante facil de se fazer e de conseguires bons resultados!
Ir para o topo Ir para baixo
Ruquinha

Ruquinha


Número de Mensagens : 84
Idade : 44
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 05/12/2011

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: RE:   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeSeg Fev 17, 2014 2:31 pm

Fredy_ElitecaR escreveu:
Boas amigo...

Diz-me uma coisa, o teu é o 8V de carburador ou de injecção?
Para mim a melhor maneira de extraires potencia seria aplicando um turbo, que até é bastante facil de se fazer e de conseguires bons resultados!

É de injecção, eu até que já pensei nisso, mas tenho que estudar essa adaptação, tendo em conta que é uma aplicação "nova" para mim, tens experiência nisso que me possas "dar umas ideias"?

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Fredy_ElitecaR

Fredy_ElitecaR


Número de Mensagens : 129
Idade : 39
Localização : Vila Nova de Santo-André
Data de inscrição : 19/12/2013

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeSeg Fev 17, 2014 2:38 pm

Estou a projectar uma brincadeira dessas para mim, tenho um Vitara 1.6 8V de carburador e vou fazer isso...
1º vou trocar o motor que tenho por o 1.6 16V, e depois é só uma questão de desenhar umas tugabens e um colector de escape que é bastante simples de se fazer...agora depende do que queiras fazer ao certo!
Eu quero ver se consigo tirar cerca de 130cv no minimo, agora há varias maneiras de o fazer, com intercooler/sem intercooler, com electronica de origem/com umas aftermarket, uma cena low cost, uma cena mais dispendiosa mas tambem com mais potencia e mais fiabilidade...
Sei que há pelo menos um Vitara 1.6 8V turbo e pelo que vi de fotos aquilo pareceu-me uma montagem low cost, agora secalhar só tirou foi 100cv´s...mas diz-me no que precisas de ajuda ao certo que se puder e souber eu ajudo-te!
Ir para o topo Ir para baixo
Ruquinha

Ruquinha


Número de Mensagens : 84
Idade : 44
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 05/12/2011

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 1:57 am

Fredy_ElitecaR escreveu:
Estou a projectar uma brincadeira dessas para mim, tenho um Vitara 1.6 8V de carburador e vou fazer isso...
1º vou trocar o motor que tenho por o 1.6 16V, e depois é só uma questão de desenhar umas tugabens e um colector de escape que é bastante simples de se fazer...agora depende do que queiras fazer ao certo!
Eu quero ver se consigo tirar cerca de 130cv no minimo, agora há varias maneiras de o fazer, com intercooler/sem intercooler, com electronica de origem/com umas aftermarket, uma cena low cost, uma cena mais dispendiosa mas tambem com mais potencia e mais fiabilidade...
Sei que há pelo menos um Vitara 1.6 8V turbo e pelo que vi de fotos aquilo pareceu-me uma montagem low cost, agora secalhar só tirou foi 100cv´s...mas diz-me no que precisas de ajuda ao certo que se puder e souber eu ajudo-te!

Viva Fredy, obrigado pela tua resposta, eu queria fazer uma coisa baratinha mas ao mesmo tempo fiável, para mais tarde não me ficar mais caro, mas queria fazer com este motor de 8v para não ter de trocar, porque o meu está bom. Estava a pensar em eliminar a injecção e por um carburador maior para poder debitar mais, mas aí os ganhos não serão muito..
Tenho esta hipotese ou então tiro-o fora e abro para ver o que se pode fazer lá por dentro, mas sei que isso vai-me custar caro!!..

Mas podemos ir falando para ver as tuas ideias e como vais fazendo, que eu acompanho para trocar ideias Smile

Obrigado e um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 8:19 am

Nos carros atmosféricos fica sempre caro aumentar a potencia. A relação €/CV é muito alta.
Uns coletores de escape bem feitos não são assim tão baratos.
Fazes os coletores mal, vais criar desiquilibrios dentro das camaras de combustão e a reparação do motor depois ainda mais cara vai ser.


Se é para trocar de motor, procura por um 2.0 V6 de um Vitara curto. São raros mas andam por ai... Assim devia ficar algo interessante.


MODO DE PUBLICIDADE  Very Happy 

Ruquinha, precisas de andamento no monte ou em estrada?

Se for no monte eu tenho umas rodas dentadas que te ajudam nisso!
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Ruquinha

Ruquinha


Número de Mensagens : 84
Idade : 44
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 05/12/2011

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: RE:   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 8:39 am

lfteixeira escreveu:
Nos carros atmosféricos fica sempre caro aumentar a potencia. A relação €/CV é muito alta.
Uns coletores de escape bem feitos não são assim tão baratos.
Fazes os coletores mal, vais criar desiquilibrios dentro das camaras de combustão e a reparação do motor depois ainda mais cara vai ser.


Se é para trocar de motor, procura por um 2.0 V6 de um Vitara curto. São raros mas andam por ai... Assim devia ficar algo interessante.


MODO DE PUBLICIDADE  Very Happy 

Ruquinha, precisas de andamento no monte ou em estrada?

Se for no monte eu tenho umas rodas dentadas que te ajudam nisso!

Viva Filipe,

Eu preciso mesmo é no monte, na estrada chega o que tenho, o problema é mesmo binário em 2ª e por aí fora..eu "piso" e ele "diz que não" Smile Estou mal habituado quando vou para o mato (tenho uma LTR450 Razz )

Mudar o motor é complicado, além de ter o meu Vitara a gás (para a estrada é uma maravilha) fica dispendioso trocar de motor e em termos de inspecção é sempre uma chatice..
esteva mesmo a pensar em aplicar um turbo para ver a diferença, mas teria de ser uma coisa feita por entendidos na matéria, eu tenho alguem que está disponivel a fazer isso para testar, mas não deixa de ser um risco..

Não sei mesmo o que fazer por isso decidi que o melhor era questionar aqui no forum.

Ir para o topo Ir para baixo
GSilva

GSilva


Número de Mensagens : 570
Idade : 42
Localização : Alfena
Data de inscrição : 05/03/2012

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 9:06 am

Boas,
O meu também é um 1.6 8v a GPL. Este fim de semana tirei-lhe o catalisador e achei que ficou muito mais reativo no MATO.
Podes começar por ai  Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 10:57 am

Ruquinha escreveu:
lfteixeira escreveu:
Nos carros atmosféricos fica sempre caro aumentar a potencia. A relação €/CV é muito alta.
Uns coletores de escape bem feitos não são assim tão baratos.
Fazes os coletores mal, vais criar desiquilibrios dentro das camaras de combustão e a reparação do motor depois ainda mais cara vai ser.


Se é para trocar de motor, procura por um 2.0 V6 de um Vitara curto. São raros mas andam por ai... Assim devia ficar algo interessante.


MODO DE PUBLICIDADE  Very Happy 

Ruquinha, precisas de andamento no monte ou em estrada?

Se for no monte eu tenho umas rodas dentadas que te ajudam nisso!

Viva Filipe,

Eu preciso mesmo é no monte, na estrada chega o que tenho, o problema é mesmo binário em 2ª e por aí fora..eu "piso" e ele "diz que não" :)Estou mal habituado quando vou para o mato (tenho uma LTR450 Razz)

Mudar o motor é complicado, além de ter o meu Vitara a gás (para a estrada é uma maravilha) fica dispendioso trocar de motor e em termos de inspecção é sempre uma chatice..
esteva mesmo a pensar em aplicar um turbo para ver a diferença, mas teria de ser uma coisa feita por entendidos na matéria, eu tenho alguem que está disponivel a fazer isso para testar, mas não deixa de ser um risco..

Não sei mesmo o que fazer por isso decidi que o melhor era questionar aqui no forum.



Atenção, isto sou eu a "vender o meu peixe" e é apenas a minha opinião...

Entrares a fazer modificações no motor, rapidamente te vai ficar caro.
Entre o preço do turbo, alterações ao coletor ou sistema de escape e acertares na pressão ideal do turbo, vai ficar caro.

Acho que um kit de redução é que ficava ai bem!!! As altas ficam iguais, e reduzes em 134% as baixas...
O caro fica um caracol em primeira!!!

Exemplos.
O meu:
https://www.youtube.com/watch?v=e5t02rlCY-A
https://www.youtube.com/watch?v=JgP1_KEaVHY

Outros:
https://www.youtube.com/watch?v=3eXU5KJU8NU
https://www.youtube.com/watch?v=uNoEk_ALQHA

Fim da publicidade!  Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Fredy_ElitecaR

Fredy_ElitecaR


Número de Mensagens : 129
Idade : 39
Localização : Vila Nova de Santo-André
Data de inscrição : 19/12/2013

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 12:54 pm

Epah eu não acho que fique assim tao caro quanto isso, como tinha dito e se fizeres bem as contas consegue-se fazer uma brincadeira dessas com pouco dinherio...

Num turbo usado gastas cerca de 100€, num colector se comprares o material e se tiveres meios para o fazer pode-te ficar entre os 20€ e os 100€ no maximo, escape gastas mais 100€ no maximo, se quiseres por intercooler gastas 60€...
e tá feito, depois é uma questão de comprar uma torneira de pressao do turbo e um manometro e basta pores 0.5bar que aguenta na boa o motor e tá feito...tendo em conta que o motor de origem tem cerca de 80cv´s com 0,5bar de pressao vais retirar na ordem dos 30/40cv´s.

e te garanto que se antes nao sabia alguma coisa a tua opiniao depois vai passar a ser, ONDE É QUE ERA PARA SUBIR MESMO???  Laughing   Laughing 


Ir para o topo Ir para baixo
tfmc

tfmc


Número de Mensagens : 241
Idade : 41
Localização : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 30/05/2013

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 2:11 pm

Boas, ora então a minha opinião que vale o que vale...

Não sei se a história do turbo será assim tão fácil, pois como disse o Teixeira e bem, tens que ter atenção ao que fazes depois do Turbo, pois isso pode-te danificar os internos facilmente. Se a coisa não for bem feita acabas por não estar a passar bem a pressão para fora da câmara de combustão e mais tarde ou mais cedo dá buraco e esse "buraco" é caro de corrigir. Para além disso tens outro problema, com o turbo o carro em estrada vai ficar com um consumo mais elevado.

Acho que a opção apresentada pelo Teixeira é bastante boa, fiável e com cartas dadas em todo o lado, só não sei se irá de encontro às tuas perspectivas... pois pelo que li queres carregar e aparecer a potencia e isso com a redução de caixa não te vai acontecer, porque com a redução de caixa a potencia aparece depressa, mas também desaparece depressa, pois "consomes" rapidamente as rotações do motor.

Na minha opinião, começa como diz o GSilva, tira o catalizador, ganhas uns pós, depois já ouvi dizer que há umas cames boas e custam 150€ (foi o que me contaram, ainda não pesquisei o assunto, nem os valores). Claro não vais ganhar 30 cv's, mas os riscos são nulos.

Como refere o Teixeira nos motores NA é difícil arrancar potencia é um processo caro por cavalo definitivamente.

Como diz o freddy, não é uma alteração estupidamente cara, e para ganhar potencia a olhos vistos é o caracol  geek  (aqui a unica questão mesmo não sendo cara no imediato, pode ficar cara ao longo do tempo, quer em combustivel, que em gastos futuros no caso da coisa não ficar bem feita).

Tudo depende da carteira e do objectivo
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 2:28 pm

Fredy_ElitecaR, como dissemos, estamos só a partilhar as nossas "visões" sobre formas de melhorar a performance.

Certamente que não existe a forma ideal, apenas existem variantes que advêm da nossa experiência.


A generalidade das pessoas que vejo com alterações mais radicais nos jipes, tipicamente são pessoas que trabalham no ramo de serralharia e/ou mecânica. Porque estas invenções custam dinheiro, ou tens capacidade de fabrico próprio ou tudo te vai ter um custo financeiro e em tempo.

As transformações para turbo, conheço alguns casos, mas também sei que em 2 anos já trocaram 2 vezes de motor.
Não estou a dizer que é impossível, mas carece de mais trabalho do que fazes querer.

Exemplo, se não tiveres correctamente instalada uma dumpvalve para libertar a pressão quando largas o acelerador, os picos de pressão são suficientes para te dar cabo da admissão de ar.
O motor aguenta? Claro que sim, agora depende é por quanto tempo!

Repito, ninguém está a criticar ideias de ninguém. Simplesmente estamos a conversar.

A troca de motor, por um motor com maior cilindrada também é uma possibilidade...
Se caso do meu, se não tivesse decidido a vende-lo, teria ficado com o motor do colega Silva e passava do 1.9TD para 2.0HDI... Preferia fazer isso do que andar a inventar no meu!
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Fredy_ElitecaR

Fredy_ElitecaR


Número de Mensagens : 129
Idade : 39
Localização : Vila Nova de Santo-André
Data de inscrição : 19/12/2013

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 2:43 pm

Oh lfteixeira, dumpvalve??então e wastegate...serve?

Trocar um motor 1.9TD por um 2.0HDI? esse motor 1.9TD tem quantos cv´s?
Acredito que esses casos que conheces já trocaram de motor 2vezes em 2anos, agora a questão é, com que pressão andam? Como andam os AFR´s desses motores?

Consumos??é claro que vão aumentar, mas como eu custumo dizer isso é o preço da performance...

Cams por 150€???  Rolling Eyes  Epah como sempre disse não estou muito dentro dos jipes, mas sempre tive Honda´s varios, e umas cams rondam sempre os 500€, e depois tambem te digo, cams sem um melhoramento a nivel de admissao e electronica nao vale de nada...e mais, até podes partir logo o motor se nao afinares a electronica do mesmo....dependendo da "agressividade" das mesmas!
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 2:51 pm

Fredy_ElitecaR escreveu:
Oh lfteixeira, dumpvalve??então e wastegate...serve?

Ajuda mas não resolve, a pressão que tens entre o turbo e a borboleta da admissão continua lá.
A wastegate liberta o lado dos gases de escape, mas o circuito de admissão continua em pressão.

Fredy_ElitecaR escreveu:

Trocar um motor 1.9TD por um 2.0HDI? esse motor 1.9TD tem quantos cv´s?

O 1.9TD dos Vitaras curtos tem 75cv, o 2.0HDi tem 90cv. Mas como o 2.0HDi já usa centralina, a reprogramação para 130cv é extremamente simples e economica.

Fredy_ElitecaR escreveu:
Acredito que esses casos que conheces já trocaram de motor 2vezes em 2anos, agora a questão é, com que pressão andam? Como andam os AFR´s desses motores?
Falaste bem...
E como vais controlar a AFR e temperaturas? Precisas dos respectivos sensores e eletronica, ou seja, mais uns 100€ nesses sensores.

Os motores foram alterados exatamente com a teoria indicada por ti, com pressões de 0,5bar.
Mas mesmo só com isso, sem a devida correção do debito de combustivel, as temperaturas internas vão disparar....

Fredy_ElitecaR escreveu:

Consumos??é claro que vão aumentar, mas como eu custumo dizer isso é o preço da performance...

Concordo em pleno... Para andar, tem que beber... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Ruquinha

Ruquinha


Número de Mensagens : 84
Idade : 44
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 05/12/2011

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: RE:   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 3:33 pm

Sinceramente acho que fiz muito bem em abrir este topico de conversa, conseguimos tirar daqui várias elações e pontos de vista Smile

Obrigado por isso.

No entanto o que eu necessito é de ter um "meio-termo" entre a minha primeira lenta e a segunda, o problema que detecto é que a primeira tem muita rotação e em alguns casos não tenho necessidade dela, mas se passo para segunda, ou mesmo se começo em segunda ele  eventualmente "morre a meio".

Ainda este fim de semana aconteceu isso no meio de uma subida em lama, onde a primeira parecia um exagero e a segunda morria..o meu intuito é pouco a pouco dar mais potencia ao meu motor com o foco de conseguir, quer em subida, quer em recta ter motor para puxar os meus 31", não descorando o facto de que isso me vai custar mais em termos de combustivel e qui-sá em termos de mecanica. Apesar de ter conhecimentos muito basicos de mecanica, tenho algumas pessoas na familia que se disponibilizaram em aplicar um turbo e até fazer uns colectores em porcelana independentes (pelo que eu percebi), mas o problema, e isso eu já aprendi na minha mota, é que uma vez alterar o que esteja de origem pode trazer contratempos e nunca mais vamos parar de mexer..

A ideia de mudar de motor, para um 2.0, é uma boa ideia, mas será que compensa todo esse trabalho e modificação?! E depois na inspecção, como iria fazer para não ter problemas. É que o grande problema continua a ser sempre o mesmo em termos de lei e burocracia, não podemos fazer nada naquilo que é nosso por direito adquirido, mesmo que dê mais segurança e estabilidade..

Tendo em conta a vossa ajuda e troca de ideias, seria mais viável numa primeira fase alterar o catalizador e experimentar, tendo sempre como limite a mudança para outro motor, mas nunca trocar de jeep, que este um dia vai chegar a Marrocos numa expedição...ái vai vai Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
tfmc

tfmc


Número de Mensagens : 241
Idade : 41
Localização : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 30/05/2013

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 3:48 pm

Como referi e bem, estou a vender o "peixe" das cams como me venderam a mim, também já tive honda e posso-te dizer que a comparação de valores não pode ser feita, estamos a compara carros com jipes, ambos têm 4 rodas e as semelhanças acabam aí...
sim eu sei que tens que afinar a electronica, no meu caso não, tenho que afinar o carb. em termos de agressividade devem ser soft, talvez 5 a 10 cv, mas em termos de durabilidade, parece-me mais fiavel que o turbo.

em relação ao consumo, claro que o que anda tem que beber, isso não é novidade, mas existe o beber um pouco mais e o beber +50%

ao que descreves na tua ultima resposta parece-me que com a situação que o Teixeira propoe é a adequada, mas nunca há soluções perfeitas, este fim de semana fazia-te falta uma meia mudança (a malta dos camiões sabe o que isso é) mas com a redução vai haver aquela subida que te fazia falta a 2 sem redutoras... é sempre um pau de 2 bicos Smile
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeQua Fev 19, 2014 4:14 am

Ruquinha, pelo que descreves o aumento do potencia não te vai resolver isso.

Por um lado, fazendo a redução na caixa de transferências também irás poupar imenso a tua embraiagem e motor.
Por outro lado, reduzindo a caixa de transferencias, em 5ª lenta vais à mesma velocidade que a 2ª lenta atual.


Exemplo:
- Antes de fazer a redução da caixa, sempre que entrava no monte andava sempre em redutoras. Depois da redução, não dava, eram demasiado "lento" entre as dificuldades.
- Por outro lado, nunca mais faltou força ao motor. Alias, tipicamente arrancava em 3ª. Embora se consiga arrancar em 5ª.

O meio termo que encontro para ti é, manutenção do motor.
- Velas corretas e com o espaçamento correto.
- Carburador em condições.
- Distribuidor em condições.
- Admiissão de ar sem restrições.
- Verificar a compressão de todos os cilindros.
- Retirar catalizador e panelas, deixar apenas uma silenciadora (não vale a pena aumentares o diametro do escape).

Isto irá garantir que tiras o máximo do teu motor.


Embora que com 31"... a coisa fica dificil para o 1.6 Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
tfmc

tfmc


Número de Mensagens : 241
Idade : 41
Localização : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 30/05/2013

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeQua Fev 19, 2014 4:30 am

lfteixeira escreveu:
Ruquinha, pelo que descreves o aumento do potencia não te vai resolver isso.

Por um lado, fazendo a redução na caixa de transferências também irás poupar imenso a tua embraiagem e motor.
Por outro lado, reduzindo a caixa de transferencias, em 5ª lenta vais à mesma velocidade que a 2ª lenta atual.


Exemplo:
- Antes de fazer a redução da caixa, sempre que entrava no monte andava sempre em redutoras. Depois da redução, não dava, eram demasiado "lento" entre as dificuldades.
- Por outro lado, nunca mais faltou força ao motor. Alias, tipicamente arrancava em 3ª. Embora se consiga arrancar em 5ª.

O meio termo que encontro para ti é, manutenção do motor.
- Velas corretas e com o espaçamento correto.
- Carburador em condições.
- Distribuidor em condições.
- Admiissão de ar sem restrições.
- Verificar a compressão de todos os cilindros.
- Retirar catalizador e panelas, deixar apenas uma silenciadora (não vale a pena aumentares o diametro do escape).

Isto irá garantir que tiras o máximo do teu motor.


Embora que com 31"... a coisa fica dificil para o 1.6 Smile

Motor 1.6 é máquina  lol!  em relação ao carburador, fiquei com ideia que o carro dele era de injecção, mas posso ter lido na diagonal.
A que te referes a admissão sem restrições??? explica lá isso SFF?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruquinha

Ruquinha


Número de Mensagens : 84
Idade : 44
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 05/12/2011

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeQua Fev 19, 2014 4:49 am

tfmc escreveu:
lfteixeira escreveu:
Ruquinha, pelo que descreves o aumento do potencia não te vai resolver isso.

Por um lado, fazendo a redução na caixa de transferências também irás poupar imenso a tua embraiagem e motor.
Por outro lado, reduzindo a caixa de transferencias, em 5ª lenta vais à mesma velocidade que a 2ª lenta atual.


Exemplo:
- Antes de fazer a redução da caixa, sempre que entrava no monte andava sempre em redutoras. Depois da redução, não dava, eram demasiado "lento" entre as dificuldades.
- Por outro lado, nunca mais faltou força ao motor. Alias, tipicamente arrancava em 3ª. Embora se consiga arrancar em 5ª.

O meio termo que encontro para ti é, manutenção do motor.
- Velas corretas e com o espaçamento correto.
- Carburador em condições.
- Distribuidor em condições.
- Admiissão de ar sem restrições.
- Verificar a compressão de todos os cilindros.
- Retirar catalizador e panelas, deixar apenas uma silenciadora (não vale a pena aumentares o diametro do escape).

Isto irá garantir que tiras o máximo do teu motor.


Embora que com 31"... a coisa fica dificil para o 1.6 Smile

Motor 1.6 é máquina  lol!  em relação ao carburador, fiquei com ideia que o carro dele era de injecção, mas posso ter lido na diagonal.
A que te referes a admissão sem restrições??? explica lá isso SFF?


É isso mesmo "tfmc" o meu motor já é de injecção, eu de qualquer maneira vou ver em termos de mecanica o que é que é possivel fazer, desde retirar o catalizador, quer ver as situações que o "lfteixeira" recomenda, antes mesmo de mexer na caixa, tenho a certeza que vou notar alguma diferença, mesmo assim se não notar muita, então aí terei de entrar em soluções mais "profundas"..

Mas sendo de injecção, as coisas já não são assim tão viáveis, no limite, eliminava a injecção e punha um carburador maior com mais debito, digo eu..
Ir para o topo Ir para baixo
tfmc

tfmc


Número de Mensagens : 241
Idade : 41
Localização : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 30/05/2013

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeQua Fev 19, 2014 6:09 am

Na minha opinião, a troca para um sistema a carb é uma troca errada, por 2 motivos:

-Vai gastar muito mais a carb (mesmo bastante mais), nem sequer sei até que ponto é possivel/viavel faze-lo, por causa das centralinas e sensores que o de injecção já tem.
-uma vez que tens o teu a GPL, tens que alterar o sistema GPL também, que é completamente diferente na parte do carb/injecção, sei disso que conheço os 2 sistemas.

Dadas todas as varianetes existentes eu se fosse a ti equacionava:

1º o que o Teixeira aconselhou, melhoramentos baratos e "fáceis" de fazer, começando pelo escape e melhorando aos poucos o coração.
2º se não for satisfatório (que penso que nao seja), partir para a modificação da caixa com kit de redução. Aqui tens uma boa relação, que é em altas mantens os baixos consumos em estrada (deduzo que uzes o carro na mesma com regularidade), mas tens a potencia que desejas em baixas, nunca te faltando motor.
3º se mesmo assim não estiveres satisfeito, aí sim a aplicação de um turbo.

Se mesmo assim não estiveres satisfeito, tens que mudar o motor, mas isso acho que já é mais facil simplesmente mudares de jipe  geek 
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeQua Fev 19, 2014 9:30 am

Tens razão, injecção...

Quanto a admissão basicamente é ter o sistema de entrada de ar em condições, tubagens e filtros de ar.
Ao contrário do que se pensa, ter o tubo de admissão de ar com buracos não ajuda o motor!  Very Happy 

(Ou fazer logo uma admissão direta!)  Very Happy


Ou seja, o ponto bate mesmo na manutenção do motor.
Garantir que está a funcionar como deve, antes de partir para outras av€€€nturas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Ruquinha

Ruquinha


Número de Mensagens : 84
Idade : 44
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 05/12/2011

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeQua Fev 19, 2014 11:29 am

lfteixeira escreveu:
Tens razão, injecção...

Quanto a admissão basicamente é ter o sistema de entrada de ar em condições, tubagens e filtros de ar.
Ao contrário do que se pensa, ter o tubo de admissão de ar com buracos não ajuda o motor!  Very Happy 

(Ou fazer logo uma admissão direta!)  Very Happy


Ou seja, o ponto bate mesmo na manutenção do motor.
Garantir que está a funcionar como deve, antes de partir para outras av€€€nturas.

Caros é isso mesmo que eu vou fazer Smile com a vossa ajuda, para a próxima já não vamos precisar de serem dois jeep's juntos (UMM + Vitara) a desatascar um Cherokee...vai ser so o meu Vitara Very Happy

Mas agora a serio, vou fazer uma revisão a tudo o que possa estar a dificultar a potencia do meu Vitara..Obrigado e vou dando novidades (boas).
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeQua Fev 19, 2014 3:25 pm

faceia a cabeça a 0.8 mm .........
Ir para o topo Ir para baixo
Ruquinha

Ruquinha


Número de Mensagens : 84
Idade : 44
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 05/12/2011

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeQui Fev 20, 2014 1:33 am

lb escreveu:
faceia a cabeça a 0.8 mm .........

Isso não vai aumentar muito a compressão? Fizes-te isso no teu carro ou conheces alguém que tenha feito?

Ir para o topo Ir para baixo
tfmc

tfmc


Número de Mensagens : 241
Idade : 41
Localização : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 30/05/2013

Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitimeQui Fev 20, 2014 1:45 am

Não me parece má ideia, mas não sei as melhores medidas para o fazer  Crying or Very sad 

Olha coisas simples e baratas, que notei diferença:
Eliminar o catalizador e panelas (home made, custo só de tempo e vá 10€ de material)
velas, distribuidor e cabos de velas (gastei à volta de 45€)
Colector de escape costuma ter rachas, soldar (que foi o meu caso), gostava de ter arranjado um em inox, mas não encontrei nada pelas "intermetes" (gastei 20 € não sei soldar aquilo como deve de ser, fui ao torneiro)
revisão do GPL com respectiva afinação de carb (no meu caso) (gastei 80€)
ve se todos os sensores estão OK (no teu caso) para teres a mistura correcta ar/combustivel.
Filtro de gasolina também é importante mudar e o pessoal costuma "esquecer" (o meu foi 2€, mas os de injecção são diferentes e mais caros).


Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Vitamina - Precisa-se!! Empty
MensagemAssunto: Re: Vitamina - Precisa-se!!   Vitamina - Precisa-se!! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Vitamina - Precisa-se!!
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Mais Vitamina no 1.6 8v
» Transmissão - precisa-se
» Ajuda precisa-se
» Depois de desligar a bateria e voltar a ligar não pega!!!
» Mecanico precisa-se (Embraiagem)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Vitara-
Ir para: