FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
29 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 29 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 Motor 1.3 fraquinho...

Ir para baixo 
+4
lfteixeira
samurai 4x4
lb
zeribas
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeSex Mar 15, 2013 7:04 pm

Boas pessoal, gostava de discutir aqui o seguinte assunto... acho que o meu samurai tem pouca força a andar em 5ª, qualquer subida da treta e lá tenho eu que meter a 4ª. Sei que tenho pneus mais diâmetro e mais atrito mas será que justifica? Tenho montado uns BF Mud Terrain 215/75/15 e em 4ª a 3000 rpm vou +/- a 80km/h, em 5ª a 3000 rpm vou +/- a 100 km/h. Comprei o samurai usado mas penso que as relações de transmissão são as de origem, gostava de ouvir as vossas experiências e as vossas opiniões acerca deste assunto.
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeSáb Mar 16, 2013 8:12 am

isso é um carro pesado; não é para grandes velocidades;

o meu com os pneus e jantes de origem atinge em recta 140 e com os 235 x 75 x 15 com jantes do UMM só dá 120

ou aumenta-se a potencia ou diminui-se atrito!
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeSáb Mar 16, 2013 9:25 am

Eu não quero andar a 120 ou a 140, a minha questão é que eu acho (se calhar estou enganado) que o motor se devia aguentar melhor a rolar em 5ª a 90km/h... só se aguenta bem em recta e sem vento de frente, de contrário nota-se que vai em esforço e se apanho uma subida tenho que passar para 4ª... atenção que eu não sei se isto é defeito ou feitio, por isso é que gostava de ouvir outras opiniões... tu com os 235/75/15 e a 120km/h em 5ª vais a que rotações de motor? E com os pneus de origem 205/70/15 a 140km/h em 5ª vais a que rotações de motor?
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeDom Mar 17, 2013 4:53 am

a 120 o tipo deve ir à volta das 3.700/4000 rpm, mas não consegue trepar mais

não anda!

estes carros dão luta é desde os 50 a 100 km/h onde precisam de força para andar a rolar; aí devem ter a força suficiente para rolar sem grande esforço;

o meu como é a diesel, tem uma caixa que não dá com ele; a 1ª é curta e forte; a 2ª é longa e não dá para arrancar por exemplo

mas quando anda na areia da praia em redutoras, é uma maravilha; entro por ali a dentro em 3ª e até ao fim é sempre a andar a baixa velocidade;

carros cdestes com força e rápidios são os Pajeros que foram pensados para as Bajas;

os nossos são meio trialeiros meio terra meio lamas; aí é o paraiso deles
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeDom Mar 17, 2013 9:08 am

A minha ideia é mexer nos diferenciais e pôr todas as relações um pouco mais curtas... altas e baixas, vai tudo ao mesmo tempo... Smile Mas continuo a achar que o motor se devia comportar melhor a rolar em 5ª...
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeDom Mar 17, 2013 10:32 am

ele come óleo? faz má queima?
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeDom Mar 17, 2013 11:41 am

Óleo não gasta e as velas estão secas castanho claro... também pode ser uma questão de afinação... não sei como é que este samurai tem sido tratado...
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeDom Mar 17, 2013 3:53 pm

se ele está assim já é bom sinal!

outra coisa é que ele deve atingir a velocidade máxima em 4ª e não em 5ª dado que esta ultima é para gastar menos!

ver quanto gasta nesse carro é saber se está de boa saude!

meter a mão no tubo de escape e apertar até a mão ficar meio humida, se ficar preta, está a queimar mal; se cheirar muito a gasolina está bêbado, se a mão ficar meio gordurosa (pouco provavvel) seria óleo etc.

isso é a carburador ou a injecção???

Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 2:09 am

Bom, relativamente a consumos está a fazer qualquer coisa como 8/9 litros... é de injecção... em termos de afinações não me parece que haja muito a fazer, apenas o distribuidor dá para dar um toque para um lado ou para o outro...
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 6:06 am

por acaso até dá; se isso é injecção tem centralina e ai pode-se mexer!

na torre mete-se umas anilhas na mola e injeta com mais força;

mete-se uma HC em condições, mete-se uns injetores maiores e mete-se uma saida de escapes à boca do motor 4 x 2 x 1 e siga.. anda mais e melhor!

Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 10:58 am

Hey, calma com isso... ehehe... eu falei apenas em afinações, qualquer motor que ande desafinado gasta mais e anda menos... claro que se pode mexer em muita coisa mas não era nisso que eu estava a pensar... mas obrigado pela resposta...
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 11:33 am

eu pessoalmente pensaria nesse carro tendo uma chamada 5ª falsa!

é mesmo só para passear e gastar menos!

eu faço isso nos meus e quando vou a passear nem ligo; quando quero fazer uma ultrapassagem.... TUNGA abaixo!
Ir para o topo Ir para baixo
samurai 4x4

samurai 4x4


Número de Mensagens : 404
Idade : 44
Localização : sto. antonio dos cavaleiros-Loures
Data de inscrição : 14/03/2008

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeSeg Mar 18, 2013 6:16 pm

Boas
visto o teu carro ser de injeção e para não estares com grandes mexidelas monta um filtro de ar k&n e se quiseres gastar euros mete uma caixa reduzida ou arranja uma de um samurai 1000 como a caixa reduzida o carro fica logo outro
um abraço
pedro sá
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 1:59 am

samurai 4x4 escreveu:
Boas
visto o teu carro ser de injeção e para não estares com grandes mexidelas monta um filtro de ar k&n e se quiseres gastar euros mete uma caixa reduzida ou arranja uma de um samurai 1000 como a caixa reduzida o carro fica logo outro
um abraço
pedro sá

Pois, para já não há euros mas estava a pensar mexer nos diferenciais... uma relação um pouco mais curta... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 4:02 am

Antes de mexer, espera para teres o feedback de outra pessoa que tenha um Samurai 1.3.

Se realmente queres dar mais vida ao teu, tens 2 caminhos que são mais viaveis:
- Trocar o motor pelo 1.6 do Vitara
- Alterar a caixa de transferencias
- Reduzir os grupos conicos

Qualquer uma destas alterações vai-te ficar na ronda dos 400/500 euros e em todas elas o consumo vai aumentar.

Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeQua Abr 17, 2013 2:16 pm

Voltando a este assunto, gostava de ter o feedback da malta dos Samurai 1300... como é que está a vossa relação de transmissão? Eu em 5a e a 3000 rpm vou a 100 kmh, em 4a e a 3000 rpm vou a 80 kmh, agora gostava de saber das vossas. Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Jorugo

Jorugo


Número de Mensagens : 427
Localização : Oeiras
Data de inscrição : 23/11/2006

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeQua Abr 17, 2013 3:07 pm

o meu é um sacrifício para chegar aos 100 mas é tb pq tenho uns pneus um maiores. e tb treme muito...
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeQua Abr 17, 2013 3:20 pm

isso não é para andar depressa....

isso é para andar bem em velocidades baixas; o truque está aí
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeQui Abr 18, 2013 12:46 am

Mas vamos a valores. isso é que me interessa... rotações e velocidades...
Ir para o topo Ir para baixo
Jorugo

Jorugo


Número de Mensagens : 427
Localização : Oeiras
Data de inscrição : 23/11/2006

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeQui Abr 18, 2013 2:30 pm

eu confirmo as rotações e velocidade que indicaste.
penso que a caixa é muito longa, a começar na 1ª baixa e acabar na 5ª alta.
no entanto, registo que embora os pneus nao sejam muito maiores, verifiquei uma grande alteração (para pior) de resposta em estrada. Mas, tb temos que considerar que, se calhar, vamos a mais velocidade do que o velocímetro indica pela alteração de pneus.
uma coisa é certa: de origem, estes com injeção gastam bem menos do que os de carburadores. no meu caso, é preciso um grande esforço para chegar aos 10 litros.
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeQui Abr 18, 2013 2:47 pm

que pretendes fazer ao carro??
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeSex Abr 19, 2013 10:04 am

Jorugo escreveu:
eu confirmo as rotações e velocidade que indicaste.
penso que a caixa é muito longa, a começar na 1ª baixa e acabar na 5ª alta.
no entanto, registo que embora os pneus nao sejam muito maiores, verifiquei uma grande alteração (para pior) de resposta em estrada. Mas, tb temos que considerar que, se calhar, vamos a mais velocidade do que o velocímetro indica pela alteração de pneus.
uma coisa é certa: de origem, estes com injeção gastam bem menos do que os de carburadores. no meu caso, é preciso um grande esforço para chegar aos 10 litros.

Eu consigo fazer 9 ou um pouco menos a andar em estrada com muita calma, velocidade base de 80 kmh e sem dar gazadas... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeSex Abr 19, 2013 10:09 am

lb escreveu:
que pretendes fazer ao carro??

Inicialmente era só para passear com os cães cá atrás, mas o bichinho do TT está a apoderar-se de mim e eu quando meto uma coisa na cabeça...
Para já estou a tentar perceber se há alguma questão com a minha relação de transmissão, acho-a muito longa... depois tenho em mente umas coisas engraçadas, nomeadamente molas "Old Man EMU", grupos cónicos nos diferencias, caixa de transferências mais curta, pneus BF 235, direcção assistida... e isto sem esticar muito a imaginação, mas como o dinheiro não abunda vai ter que ser com calma...
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 58
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeSex Abr 19, 2013 10:12 am

Mais alguém pode confirmar rotações e velocidades por favor?
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitimeSex Abr 19, 2013 10:34 am

zeribas escreveu:
lb escreveu:
que pretendes fazer ao carro??

Inicialmente era só para passear com os cães cá atrás, mas o bichinho do TT está a apoderar-se de mim e eu quando meto uma coisa na cabeça...
Para já estou a tentar perceber se há alguma questão com a minha relação de transmissão, acho-a muito longa... depois tenho em mente umas coisas engraçadas, nomeadamente molas "Old Man EMU", grupos cónicos nos diferencias, caixa de transferências mais curta, pneus BF 235, direcção assistida... e isto sem esticar muito a imaginação, mas como o dinheiro não abunda vai ter que ser com calma...

então é só mesmo uma questão de dinheiro...

nada que com 5.000 € não fique resolvido!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Motor 1.3 fraquinho... Empty
MensagemAssunto: Re: Motor 1.3 fraquinho...   Motor 1.3 fraquinho... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Motor 1.3 fraquinho...
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Flange + apoio chapa motor para aplicação de motor 1600
» Peças motor 1300, volante do motor.....
» novo membro vitara
» Compro Motor 1.3 com caixa para adaptar em SJ410
» motor

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Samurai-
Ir para: