| Motor 1.3 fraquinho... | |
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+4lfteixeira samurai 4x4 lb zeribas 8 participantes |
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Autor | Mensagem |
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zeribas
Número de Mensagens : 703 Idade : 58 Localização : Várzea de Sintra Data de inscrição : 01/03/2013
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Dom Abr 21, 2013 4:19 pm | |
| A ideia que eu tenho de um forum destes é que é um sitio onde as pessoas partilham um gosto comum e onde existe um espírito de entre-ajuda. Sei que nem todos os inscritos são participantes activos mas mesmo assim esperava melhores resultados, a pergunta que eu faço não é assim tão difícil pois não? É mesmo só uma questão de vontade, qualquer um me pode responder, obrigado e desculpem o desabafo. Mais uma vez, rotações e velocidades se faz favor... :-) | |
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Santinhos
Número de Mensagens : 418 Idade : 45 Data de inscrição : 04/01/2011
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Seg Abr 22, 2013 1:47 am | |
| http://www.carfolio.com/specifications/models/car/?car=29700
http://www.zukioffroad.com/Tech_Library/samurai_specifications.shtml
Sendo um carro/jipe a gasolina, atmosferico sem turbo... ou puchas pela rotacao ou nao anda... isso so vai ter força das 3000rpm's para cima. | |
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zeribas
Número de Mensagens : 703 Idade : 58 Localização : Várzea de Sintra Data de inscrição : 01/03/2013
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Seg Abr 22, 2013 5:40 pm | |
| - Santinhos escreveu:
- http://www.carfolio.com/specifications/models/car/?car=29700
http://www.zukioffroad.com/Tech_Library/samurai_specifications.shtml
Sendo um carro/jipe a gasolina, atmosferico sem turbo... ou puchas pela rotacao ou nao anda... isso so vai ter força das 3000rpm's para cima. Santinhos, mas achas normal ir a 100km/h em 5ª e qualquer subida que te apareça tens que ir a 4ª? Eu não acho e dai estar a tentar perceber se por algum motivo a minha transmissão está mais longa que o normal... | |
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Santinhos
Número de Mensagens : 418 Idade : 45 Data de inscrição : 04/01/2011
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Ter Abr 23, 2013 1:31 am | |
| - zeribas escreveu:
- Santinhos escreveu:
- http://www.carfolio.com/specifications/models/car/?car=29700
http://www.zukioffroad.com/Tech_Library/samurai_specifications.shtml
Sendo um carro/jipe a gasolina, atmosferico sem turbo... ou puchas pela rotacao ou nao anda... isso so vai ter força das 3000rpm's para cima. Santinhos, mas achas normal ir a 100km/h em 5ª e qualquer subida que te apareça tens que ir a 4ª? Eu não acho e dai estar a tentar perceber se por algum motivo a minha transmissão está mais longa que o normal... Amigo, nunca tive um samurai a gasolina, a minha experiencia a gasolina é so em carros... mas ja tive um Samurai a diesel e atualmente tenho um vitara e ambos estiveram de origem e por exemplo em auto estrada a subir mesmo vindo embalado (110/120kms) tinha de por a 4ª pois aquilo morre que é um disparate e se a ventoinha entra em acao ai é o caos total atualmente o meu vitas sobe em 5ª porque esta mexido e mesmo assim esta com pneus de origem (para asfalto) se tivesse preparado para TT mesmo mexido tb tinha de por a 4ª para subir... | |
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lb
Número de Mensagens : 471 Data de inscrição : 19/02/2011
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Ter Abr 23, 2013 12:29 pm | |
| martelada no copo da torre de injeção, velas de iridium, facear cabeça a 0.8, escapes 4, 2, 1, tirar 1 kg ao volante de motor e meter uma cames mais cruzada
só aqui em trabalho está no minimo 400 a 500 € e material outro tanto senão mais | |
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xkill
Número de Mensagens : 421 Localização : Lagos Data de inscrição : 12/11/2006
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Ter Abr 23, 2013 7:26 pm | |
| Ainda não tinha visto este tópico mas deixa-me partilhar a minha experiência. Andei com o meu 1.3 com pneus de estrada (tamanho de origem), relativamente pouco tempo mas quando montei uns fedima 235/75 (que são mais largos mas em altura (perímetro), têm pouca diferença para os teus), senti muita diferença no carro. 5ª era para esquecer. É mesmo como tu descreves, basta uma subideca e vá de meter 4ª e acelerar! Os consumos sofrem e a embraiagem também já não estava a achar piada, isto porque a arrancar numa pequena subida (em estrada e em altas), notei que o carro estava muito diferente.
Passado relativamente pouco tempo consegui comprar uma caixa de transferências 5.14. Que espetáculo!! O carro ficou logo com outra vida. Ficou um pouco mais curto do que com os pneus e caixa de origem mas para mim é ideal porque não faço grandes viagens, logo velocidade de ponta não me interessa. Agora ando sempre em 5ª, sem stress, e raramente tenho de reduzir! Se bem me lembro (já tenho o carro parado há 2 anos e tal), 5ª às 3000 rpm vou praí a 90Km/h (no velocímetro) Para alem disso as baixas ficam mesmo muito baixas! Mas para quem gosta de andar devagar, como eu, fica muito bom. Como quero meter pneus maiores a 5.14 é ideal.
Da minha experiência e dependendo do uso que lhe queres dar, uma caixa 4.16 ficava aí um mimo (mantendo esses pneus)!! As caixas do mil, para mim, não valem o dinheiro que pedem por elas.
O motor deixa-o estar que isso nunca mais acaba, mexe nas reduções e vais ver que não te arrependes. | |
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zeribas
Número de Mensagens : 703 Idade : 58 Localização : Várzea de Sintra Data de inscrição : 01/03/2013
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Qui Abr 25, 2013 10:27 am | |
| - lb escreveu:
- martelada no copo da torre de injeção, velas de iridium, facear cabeça a 0.8, escapes 4, 2, 1, tirar 1 kg ao volante de motor e meter uma cames mais cruzada
só aqui em trabalho está no minimo 400 a 500 € e material outro tanto senão mais Tu és demasiado radical nas soluções, mas é isso que eu quero, opiniões... obrigado pela resposta... | |
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zeribas
Número de Mensagens : 703 Idade : 58 Localização : Várzea de Sintra Data de inscrição : 01/03/2013
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Qui Abr 25, 2013 10:38 am | |
| - xkill escreveu:
- Ainda não tinha visto este tópico mas deixa-me partilhar a minha experiência.
Andei com o meu 1.3 com pneus de estrada (tamanho de origem), relativamente pouco tempo mas quando montei uns fedima 235/75 (que são mais largos mas em altura (perímetro), têm pouca diferença para os teus), senti muita diferença no carro. 5ª era para esquecer. É mesmo como tu descreves, basta uma subideca e vá de meter 4ª e acelerar! Os consumos sofrem e a embraiagem também já não estava a achar piada, isto porque a arrancar numa pequena subida (em estrada e em altas), notei que o carro estava muito diferente.
Passado relativamente pouco tempo consegui comprar uma caixa de transferências 5.14. Que espetáculo!! O carro ficou logo com outra vida. Ficou um pouco mais curto do que com os pneus e caixa de origem mas para mim é ideal porque não faço grandes viagens, logo velocidade de ponta não me interessa. Agora ando sempre em 5ª, sem stress, e raramente tenho de reduzir! Se bem me lembro (já tenho o carro parado há 2 anos e tal), 5ª às 3000 rpm vou praí a 90Km/h (no velocímetro) Para alem disso as baixas ficam mesmo muito baixas! Mas para quem gosta de andar devagar, como eu, fica muito bom. Como quero meter pneus maiores a 5.14 é ideal.
Da minha experiência e dependendo do uso que lhe queres dar, uma caixa 4.16 ficava aí um mimo (mantendo esses pneus)!! As caixas do mil, para mim, não valem o dinheiro que pedem por elas.
O motor deixa-o estar que isso nunca mais acaba, mexe nas reduções e vais ver que não te arrependes. xkill, muito obrigado por partilhares a tua experiência, deve ser algo igual ou muito parecido que eu ando a procura... velocidades também não é comigo, prefiro uma caixa curta e quando acabar com os BF 215 que tenho montados estou a pensar ir para uns 235 que até tenho averbados no livrete... agora esse valor que me estás a dar de 5.14 não faz muito sentido para mim... a minha caixa de transferência actual deverá ser em altas 2.268 e em baixas 1.409... o que é que me está a escapar? De onde é que vem esse valor de 5.14? | |
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zeribas
Número de Mensagens : 703 Idade : 58 Localização : Várzea de Sintra Data de inscrição : 01/03/2013
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Qui Abr 25, 2013 10:53 am | |
| - lfteixeira escreveu:
- Antes de mexer, espera para teres o feedback de outra pessoa que tenha um Samurai 1.3.
Se realmente queres dar mais vida ao teu, tens 2 caminhos que são mais viaveis: - Trocar o motor pelo 1.6 do Vitara - Alterar a caixa de transferencias - Reduzir os grupos conicos
Qualquer uma destas alterações vai-te ficar na ronda dos 400/500 euros e em todas elas o consumo vai aumentar.
Trocar o motor está fora de questão... agora a caixa de tranferencias e os grupos conicos são opções muito do meu agrado... ando a estudar as várias possibilidades, obrigado pela resposta ... | |
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zeribas
Número de Mensagens : 703 Idade : 58 Localização : Várzea de Sintra Data de inscrição : 01/03/2013
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Qui Abr 25, 2013 11:03 am | |
| - Jorugo escreveu:
- o meu é um sacrifício para chegar aos 100 mas é tb pq tenho uns pneus um maiores. e tb treme muito...
Em relação ao tremer muito presumo que sejam as rodas descalibradas... eu fui a uma casa de pneus de um amigo meu e ele retirou-me os pesos todos e deitou dentro de cada pneu umas micro-esferas que fazem um equilíbrio dinâmico, ou seja... quando a roda está parada as micro-esferas assentam todas na parte de baixo do pneu, quando em andamento e através da força centrifuga as micro-esferas ajustam-se ao pneu nas zonas em que faz falta... falando no meu caso, não ficou a 100% mas melhorou bastante... eu desconhecia completamente este sistema... abraço... | |
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lb
Número de Mensagens : 471 Data de inscrição : 19/02/2011
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Qui Abr 25, 2013 11:44 am | |
| mete para já filtro de ar KN e mostra-me uma foto do corpo de injecção sem nada por cima, faxavor | |
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zeribas
Número de Mensagens : 703 Idade : 58 Localização : Várzea de Sintra Data de inscrição : 01/03/2013
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Qui Abr 25, 2013 1:55 pm | |
| - lb escreveu:
- mete para já filtro de ar KN e mostra-me uma foto do corpo de injecção sem nada por cima, faxavor
Espero que sirva... | |
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Jorugo
Número de Mensagens : 427 Localização : Oeiras Data de inscrição : 23/11/2006
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Qui Abr 25, 2013 2:49 pm | |
| - zeribas escreveu:
- Jorugo escreveu:
- o meu é um sacrifício para chegar aos 100 mas é tb pq tenho uns pneus um maiores. e tb treme muito...
Em relação ao tremer muito presumo que sejam as rodas descalibradas... eu fui a uma casa de pneus de um amigo meu e ele retirou-me os pesos todos e deitou dentro de cada pneu umas micro-esferas que fazem um equilíbrio dinâmico, ou seja... quando a roda está parada as micro-esferas assentam todas na parte de baixo do pneu, quando em andamento e através da força centrifuga as micro-esferas ajustam-se ao pneu nas zonas em que faz falta... falando no meu caso, não ficou a 100% mas melhorou bastante... eu desconhecia completamente este sistema... abraço... tb nao conheço esse sistema. pelo menos vou fazer a calibração 'clássica' | |
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Jorugo
Número de Mensagens : 427 Localização : Oeiras Data de inscrição : 23/11/2006
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Qui Abr 25, 2013 2:57 pm | |
| - zeribas escreveu:
- xkill escreveu:
- Ainda não tinha visto este tópico mas deixa-me partilhar a minha experiência.
Andei com o meu 1.3 com pneus de estrada (tamanho de origem), relativamente pouco tempo mas quando montei uns fedima 235/75 (que são mais largos mas em altura (perímetro), têm pouca diferença para os teus), senti muita diferença no carro. 5ª era para esquecer. É mesmo como tu descreves, basta uma subideca e vá de meter 4ª e acelerar! Os consumos sofrem e a embraiagem também já não estava a achar piada, isto porque a arrancar numa pequena subida (em estrada e em altas), notei que o carro estava muito diferente.
Passado relativamente pouco tempo consegui comprar uma caixa de transferências 5.14. Que espetáculo!! O carro ficou logo com outra vida. Ficou um pouco mais curto do que com os pneus e caixa de origem mas para mim é ideal porque não faço grandes viagens, logo velocidade de ponta não me interessa. Agora ando sempre em 5ª, sem stress, e raramente tenho de reduzir! Se bem me lembro (já tenho o carro parado há 2 anos e tal), 5ª às 3000 rpm vou praí a 90Km/h (no velocímetro) Para alem disso as baixas ficam mesmo muito baixas! Mas para quem gosta de andar devagar, como eu, fica muito bom. Como quero meter pneus maiores a 5.14 é ideal.
Da minha experiência e dependendo do uso que lhe queres dar, uma caixa 4.16 ficava aí um mimo (mantendo esses pneus)!! As caixas do mil, para mim, não valem o dinheiro que pedem por elas.
O motor deixa-o estar que isso nunca mais acaba, mexe nas reduções e vais ver que não te arrependes. xkill, muito obrigado por partilhares a tua experiência, deve ser algo igual ou muito parecido que eu ando a procura... velocidades também não é comigo, prefiro uma caixa curta e quando acabar com os BF 215 que tenho montados estou a pensar ir para uns 235 que até tenho averbados no livrete... agora esse valor que me estás a dar de 5.14 não faz muito sentido para mim... a minha caixa de transferência actual deverá ser em altas 2.268 e em baixas 1.409... o que é que me está a escapar? De onde é que vem esse valor de 5.14? aproveitando a boleia do tópico do Zeribas, já agora, se pudesses referir qto é que custou mais ou menos, era útil. | |
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lb
Número de Mensagens : 471 Data de inscrição : 19/02/2011
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Qui Abr 25, 2013 3:32 pm | |
| isso não é nada parecido com Fiat, mas deve ser parecido mecânicamente;
dentro dessa bola à entrada da borboleta deve lá ter uma mola que faz pressão por causa da entrada de combustivel;
quanto mais prensada essa mola estiver, mais bomba lá para dentro; em conjunto com mais ar, anda mais..
normalmente mete-se anilhas para prensar
se for assim, a seguir é meter filtro de ar maior e colector de escape 4 x 2 x 1
a partir daqui é €€€ a sério porque é HC, volante com menos peso e cabeça rebaixada.
se a opção for força, é fazer como os tratores e reduzir velocidade e ganhar força com carretos diferentes
a outra opção é o mtor 1.3 16 V ou como já vi o 1.6; a direito é óptimo... a curvar........................ui.. | |
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xkill
Número de Mensagens : 421 Localização : Lagos Data de inscrição : 12/11/2006
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Sex Abr 26, 2013 2:31 pm | |
| A relação funciona ao contrário, as baixas de origem são 2.268 e as altas 1.409 (segundo o manual do utilizador que tenho) Ou seja, em baixas, por cada rotação na saída para os diferenciais a transmissão que vem da caixa de velocidades dá 2.268 voltas.
Na minha caixa em vez de dar 2.268 voltas dá 5.14 voltas. (mais do dobro!)
No site da calmini consegues ver as várias reduções e quando é que reduzem. http://www.calmini.com/model.php?m=40&b=2&t=3
Se gostas de fazer trialadas a baixa velocidade eu não fazia nada ao volante do motor. Ao perder massa no volante é verdade que as rotações sobem mais rapidamente, mas como falta inércia também baixam as rotações com mais facilidade... O dinheiro que gastas a alterar esse motor mais valia meteres um 1.6 16V ou 8V do Vitara.... Ficava mais económico.
A minha caixa comprei em segunda mão já há uns bons anos... O preço delas anda entre os 400 e 600. Há pouco tempo vi à venda nos classificados. | |
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lb
Número de Mensagens : 471 Data de inscrição : 19/02/2011
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Sex Abr 26, 2013 3:14 pm | |
| pois...opções...
de motor é sempre a crescer; a alternativa de outro motor fica ilegal | |
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zeribas
Número de Mensagens : 703 Idade : 58 Localização : Várzea de Sintra Data de inscrição : 01/03/2013
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Sáb Abr 27, 2013 9:46 am | |
| Boas pessoal, obrigado pelas respostas... é disto mesmo que eu estou a falar, espírito de solidariedade... Quanto a mexer no motor, não era para aí que eu estava virado, gosto mais da opção de mexer nas relações de transmissão... já fiquei com uma boa ideia sobre o assunto... agora tenho que optar entre reduzir nos diferenciais ou na caixa de transferências... prós e contras entre estas duas opções? | |
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Papacurvas
Número de Mensagens : 326 Localização : Barreiro Data de inscrição : 28/01/2011
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Sáb Abr 27, 2013 10:10 am | |
| Diferenciais: baixas e altas reduzidas (na mesma proporção)
Caixa: dependendo da caixa, mas normalmente as baixas são as que ficam mais reduzidas com pouca redução de altas
A caixa era sem duvida a minha escolha.
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zeribas
Número de Mensagens : 703 Idade : 58 Localização : Várzea de Sintra Data de inscrição : 01/03/2013
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Sáb Abr 27, 2013 10:16 am | |
| Está bem visto... a minha escolha será então reduzir os diferenciais... tenho uma 5ª que quase não utilizo por ser demasiado longa... e como já tinha dito algures, quando acabar com os 215 que tenho montados estou a pensar nos 235... acho que faz todo o sentido reduzir os diferenciais... | |
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xkill
Número de Mensagens : 421 Localização : Lagos Data de inscrição : 12/11/2006
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Dom Abr 28, 2013 1:15 am | |
| - lb escreveu:
- pois...opções...
de motor é sempre a crescer; a alternativa de outro motor fica ilegal Ilegal, talvez, mas quem nota? O motor 1.6 8v é exatamente igual ao 1.3. Não é numa IPO que notam isso e muito menos um Xor Agente. Reduzir nos diferenciais talvez fique mais em conta. Mas não ficas com umas ultra baixas como com uma caixa de transferências.... É fazeres as contas à redução e veres o que te compensa mais. Boa sorte! | |
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lb
Número de Mensagens : 471 Data de inscrição : 19/02/2011
| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... Dom Abr 28, 2013 5:11 am | |
| calma lá que quando eu disse que fica ilegal, a história não fica pelo xor bófia ou da IPO;
o problema grande é quando há desastre (infelizmente)
as Cªs de seguros adoram não pagar e quando mete barulhos de carros transformados até acções criminais são postas e o pessoal fica agarrado até ao fim da vida a pagar dividas e nunca mais tem nada na vida
agora de transformações ... ou se faz com material de origem e mete-se miolos novos e aí a crise deixa de haver ou a pessoa sujeita-se....... | |
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| Assunto: Re: Motor 1.3 fraquinho... | |
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| Motor 1.3 fraquinho... | |
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