| Barra estabilizadora! | |
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Autor | Mensagem |
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goncalodgr
Número de Mensagens : 97 Data de inscrição : 28/01/2011
| Assunto: Barra estabilizadora! Qua Mar 09, 2011 12:59 pm | |
| Pessoal, os apoios da barra estabilizadora estão sempre a sair do sitio! Qual é o problema de a tirar? Eu tenho visto muito sem aquilo, mas não sei se é preciso fazer alguma alteração ou não!
Alguém me pode elucidar sobre isto!
Sou novo no mundo do tt, por isso sou gajo para perguntar aqui algumas coisas a medida que vou andando com ele!
Agradeço desde já!
Obrigado | |
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lb
Número de Mensagens : 471 Data de inscrição : 19/02/2011
| Assunto: Re: Barra estabilizadora! Qua Mar 09, 2011 1:15 pm | |
| isto é assim:
tu até podes tirar as barras à vontade...........................
mas não faças as curvas a mais de 15 Km/hora em estrada, por que senão passas a andar de capacete...
quando se tira as barras, as molas tem de ter muito mais força e mais longas, para que num cruzamento do terreno ele não se vire do avesso.
em trial é bom; em andamento normal não!
mas como também já vim um Samuka sem amortecedores à frente para quando encontrasse uma lomba, saltasse logo, portanto tás a ver... | |
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goncalodgr
Número de Mensagens : 97 Data de inscrição : 28/01/2011
| Assunto: Re: Barra estabilizadora! Qua Mar 09, 2011 1:40 pm | |
| Pois foi o que imaginei! Elas estão lá para alguma coisa :p
No fds passado num passeio, perdi um amortecedor da frente e nem se dava conta! As molas estão tão apertadasque o jipe praticamente não mexe lol
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: Barra estabilizadora! Qua Mar 09, 2011 1:43 pm | |
| lb, tu ja viste samurais sem amortecedores à frente, e eu estou a ver gente sem conhecimento a mandar "bocas".
Quando alguém pede uma opinião, por desconhecer, o objectivo é ser ajudada por quem conhecer melhor o assunto, e quanto a isso posso dizer-te com experiência prática que no que respeita ao samurai não tens esse conhecimento!
Atendendo à arquitectura de suspensão do samurai (molas semi-elipticas e eixo rígido) o próprio sistema faz parte do efeito da barra estabilizadora, pelo que se os amortecedores estiverem em condições e as molas estiverem boas, não vais sentir grande diferença na condução de um samurai com ou sem barra.
O meu está sem barra estabilizadora há um ano e meio e posso dizer-te que ainda esta semana a fazer as curvas da serra da lousã, Açor e Estrela ele tinha um comportamento exemplar a curvar, e garantidamente que não vinha a 15km/h, como não vinha a 30 nem a 45!
Se quiseres completar a equação, podes acrescentar que o meu samurai está mais alto e por isso mais apto a tombar também.
Se não chegar o exemplo, podes acrescentar um 1.9 com mais 5 cm que o meu e bodylift e um 1300 com spoa e digo-te que nenhum de nós andou de capacete nem com aventuras para não tombar os carros!
Se houver consciência das capacidades da viatura e do tipo de viatura que conduzimos, no caso do samurai, podes muito bem circular sem a barra!
Agora se formos falar num jimny, com helicoidais, aí digo-te que muda MUITO de figura! |
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goncalodgr
Número de Mensagens : 97 Data de inscrição : 28/01/2011
| Assunto: Re: Barra estabilizadora! Qua Mar 09, 2011 1:51 pm | |
| Mas se calhar em vez de uns 205 deverei meter uns pneus mais largos para dar mais estabilidade certo?
Eu tinha esses pneus que se ve na foto e tirei-os esta semana para ir a inspecção, e não os vou voltar a colocar, porque as rodas pesavam mais que as rodas de um patrol gr de um amigo meu! O jipe mesmo com 115 cv morria em segunda e agora com as de origem parece uma mota!
Estou a pensar meter uns 225 com mais cardado mas com as jantes de origem! E se calhar tiro a barra para experimentar, de qq maneira aquilo é facil de tirar e por, como tudo neste jipe eheh
Pessoal, não vale a pena estarem a chatear-se uns com os outros, de certeza que o LB disse aquilo com a melhor das intenções e não com a intenção de mandar bocas!
Tenham calma
Obrigado | |
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lb
Número de Mensagens : 471 Data de inscrição : 19/02/2011
| Assunto: Re: Barra estabilizadora! Qua Mar 09, 2011 2:14 pm | |
| eu não tenho samuka, mas tive...
quando se tira uma barra estabilizadora ou anda-se com cuidado até conhecer limites ou altera-se amotrcedor mola e pneu por exemplo
agora andar com pneus normais, molas normais e amortecedores normais e tirar barras enquanto limite de cruzamento dele é por exemplo um valor "X", assim que a tira passa a ser "X" + "Y"...
o meu(que não é um Samuka ) mesmo com barra cruzou demais em velocidade (numa situação bizarra diga-se) e caiu para o lado; se não tivesse barra tinha capotado
claro que não falo de trial e posições de kama sutra que vejo por aí que é preciso mesmo tirar a barra e aumentar os brincos decomunalmente para ele se abrir todo e esticar-se
Uma ultima transformação em que andei, era um 1.9 Td motor Renault com brincos maiores, com pneus maiores, amortecedores XXX e estava bastante mais alto dio que é que costume;
passava por toda a folha e rolava sem problema na estrada em limites elevados derivado aos amortecedores...
são opções, nada mais; quem gosta de os levantar faz com um propósito; quem não os levanta tanto é por outro propósito que é o meu caso; gostos não se discutem;
mas daí a dizer que um carro levantado sem se ter o devido cuidado pode ser um bico de obra, ai isso é.... | |
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: Barra estabilizadora! Qua Mar 09, 2011 2:19 pm | |
| lb, a diferença entre tombar ou capotar não tem nada a haver com ter ou não barra... a diferença entre tombar ou não, isso sim poderia ser responsabilidade da barra! o desafio é o mesmo... pneus normais, molas normais (e em bom estado), amortecedores normais (e em bom estado) e experimentar a curvar com um samurai sem barra como se cruza com barra... e digam de vossa justiça se notam diferença. Eu gostava que o meu carro tivesse velocidade para notar a diferença |
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lb
Número de Mensagens : 471 Data de inscrição : 19/02/2011
| Assunto: Re: Barra estabilizadora! Qua Mar 09, 2011 2:28 pm | |
| estes carros "torcem"; ou estão bem mexidos e aguentam limites fora do usual ou a gente anda com cuidado para não andar às cambalhotas com eles;
nos meus poucos Km´s e pequenas transformações que já vi e mexi, noto que mal se tira a barra o curso do amortecedor é ao limite e isso arrebenta com ele em pouco tempo (eu numa picada numa vez parti os dois amortecedores traseiros e eram novos)
mas como digo; é um compromisso; | |
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: Barra estabilizadora! Qua Mar 09, 2011 2:37 pm | |
| os amortecedores partem se tiverem mal dimensionados para o curso que se tem
Alias, numa pancada às duas rodas, a barra vai deixar o amortecedor ir ao limite, tal e qual! A barra só reduz um pouco o cruzamento dos eixos, isto é, evita que uma roda suba muito quando a outra desce, forçando-as a trabalharem no mesmo sentido |
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Ti_Samurai
Número de Mensagens : 133 Idade : 39 Localização : Amadora Data de inscrição : 22/02/2011
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Ti_Samurai
Número de Mensagens : 133 Idade : 39 Localização : Amadora Data de inscrição : 22/02/2011
| Assunto: Re: Barra estabilizadora! Qua Mar 09, 2011 3:07 pm | |
| Quanto aos pneus eu andei algum tempo com os 205 e sem barra e nunca virei nem tive sustos | |
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: Barra estabilizadora! Qua Mar 09, 2011 3:12 pm | |
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Ti_Samurai
Número de Mensagens : 133 Idade : 39 Localização : Amadora Data de inscrição : 22/02/2011
| Assunto: Re: Barra estabilizadora! Qua Mar 09, 2011 3:14 pm | |
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CArraCA
Número de Mensagens : 276 Idade : 33 Localização : Lagos , Bensafrim Data de inscrição : 21/01/2009
| Assunto: Re: Barra estabilizadora! Qua Mar 09, 2011 3:43 pm | |
| So para tirar a duvida ao pessoal , desde que me lembro que nao tenho a barra estabilizadora , e ate agora voltar o jipe 0 vezes . Curvar com alguma velocidade ? SEMPRE , para que tenho um suzuki ? é sempre prego a chapa Isso é so teorias , que devem de ser testadas pelas pessoas , e ai tirar a sua propria conclusao | |
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francisco_fonseca
Número de Mensagens : 174 Idade : 34 Localização : Viseu Data de inscrição : 13/01/2011
| Assunto: Re: Barra estabilizadora! Qui Mar 10, 2011 5:33 am | |
| Eu quando comprei o meu ja vinha sem ela, tenho SPOA e pneus 235-75R15, em condução não acho que fique inseguro, tanto no mato como na estrada, e ando sempre com o acelerador no fundo... Inclusive ja andei com uns pneus 195 e ai nota-se um pouco mas nada de capotar quando faço uma curva a mais de 15km/h...
Neste momento tirei o SPOA e meti a barra estabilizadora para ir à inspeção e nao noto muita diferença, nota-se alguma coisa mas nao é nenhuma exorbitância...
Quando tiver a folha verde volta ao SPOA e a barra volta a descansar... | |
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vitor1419
Número de Mensagens : 73 Idade : 44 Localização : Terras de Bouro Data de inscrição : 17/02/2011
| Assunto: Re: Barra estabilizadora! Ter Mar 15, 2011 5:40 pm | |
| boas.... nem li as respostas dadas anteriormente mas vou responder por experiência própria... Quando comprei o meu samurai a primeira coisa que fiz foi tirar a barra estabilizadora e o que posso dizer é que em todo terreno cruza muito melhor, em estrada inclina-se mais um bocadinho nas curvas mas nao é nada de especial... pouco se nota na condução... Agora se me falares em tirar a barra num veiculo com molas helicoidais aí sim... há que ter muito cuidado... | |
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| Assunto: Re: Barra estabilizadora! | |
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