Vou deixar aqui umas dicas sobre o cálculo da média do consumo para pneus com medidas diferentes das originais.
Quem quiser fazer as contas para os pneus que está a utilizar e meter aqui o resultado é bem vindo. Sempre é uma ajuda para os mais perguiçosos.
É do conhecimento geral que aumentar as dimensões dos pneus provoca um aumento de consumo de combustivel.
Este aumento do consumo nem sempre é bem calculado pelos proprietários das viaturas. Quando se pretende calcular o consumo médio de um veículo que se encontre no seu estado original basta calcular a relação entre os quilómetros percorridos e o combustivel consumido segundo as indicações fornecidas pela instrumentação do veículo.
Quando se aumenta o diâmetro das rodas as indicações fornecidas pela instrumentação do veículo, relativas à velocidade e quilometragem percorrida, apresentam valores inferiores aos reais. Se forem utilizados os valores indicados pela instrumentação do veículo, para cálculo do consumo médio, o resultado será uma média superior ao verdadeiro consumo da viatura.
A instrumentação dos automóveis baseia-se no numero de rotações das rodas para indicar um valor aproximado da distância percorrida pelo veículo.
Para calcular o consumo médio de um automovel com rodas de diâmetro diferente do original temos que calcular o erro introduzido pela alteração.
A forma mais simples de obter um valor aproximado da variação introduzida é calcular o aumento percentual do perímetro das rodas.
Para calcular o perímetro das rodas temos que saber interpetrar as dimensões indicadas nos pneus. Na Europa as dimensões dos pneus são apresentadas de uma forma confusa e até discutivel já que utiliza duas unidades de medida diferentes na mesma referência.
Por exemplo um pneu 195/80R15 terá uma largura de 195 mm ,uma parede com uma altura correspondente a 80% da largura e um diametro interno de 15". Alguêm consegue inventar uma forma pior de dimensionar uma coisa tão simples?
Nos EUA as dimensões dos pneus são apresentadas de uma forma lógica e simples que facilita estes cálculos. Um pneu 31x10.5x15 terá 31" de diâmetro exterior, 10,5" de largura e um diâmetro interior de 15". Neste caso, em que nos é dado o diâmetro exterior do pneu, basta multiplicar este valor por PI (3,14) para obter o perímetro (P) do pneu. Ou seja:
P = 31"x 3,14 = 97,34"
Com o sistema Europeu temos que efectuar mais alguns cálculos para obter o valor do perimetro. Para a medida 195/80R15 teremos:
Altura do flanco (H) = 0,8 X 195 = 156mm
Diâmetro interno (Di)= 15" ou 15 X 25,4 = 381mm
Diâmetro externo (D)= 2 X H + Di = 2 X 156 + 381 = 693mm
P = 693 X 3,14 = 2176mm ou
P = 2176 / 25,4 = 85.67"
Posto isto, e a titulo de exemplo, podemos dizer que ao passar de uma medida original 195/80R15 para 31x10,5x15 aumentamos o perímetro da roda em cerca de 13%.
Concluimos então que um veículo que originalmente equipasse pneus 195/80R15 e que foi alterado para usar 31x10,5x15 indicará 100Km percorridos quando na realidade já percorreu 113Km.
O mesmo se verifica em relação à velocidade indicada pelo velocímetro. A velocidade real será 13% superior à indicada.