FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
12 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 12 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 tracção ás 4

Ir para baixo 
+8
vitasmar79
j.amorim
zeca4x4
Patricio
prt_hgt
AHA
pedro_evil
Johnny X
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Johnny X

Johnny X


Número de Mensagens : 117
Idade : 35
Localização : Portimão/Leiria
Data de inscrição : 19/12/2008

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeQua Jan 07, 2009 3:23 pm

a minha duvida é a seguinte dizem-me que de vez em quando devemos andar com as 4 ligadas de manha ás 7 costumo abalar com o meu vitas e gostaria de saber se de vez em quando posso ligar a tracção para fazer 500 metros em alcatrão até chegar a estrada principal?

andar com as 4 ligadas é o mesmo que o mais levezinho...fará mal? ou deve-se fazer de vez em quando?
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeQua Jan 07, 2009 3:40 pm

acho que não há crise, andei prai 1 ano ou mais sem ligar as 4 e quando liguei elas estavam lá sem problemas nenhuns... por isso se ligares num caminho de terra ou que de meio em meio ano .. deve ser o suficiente....
Ir para o topo Ir para baixo
AHA

AHA


Número de Mensagens : 200
Data de inscrição : 27/10/2008

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeQua Jan 07, 2009 5:08 pm

Deram-te um bom conselho porque ao fazer isso de vez em quando estas a lubrificar os cubos da roda, diferencial etc...
Não é necessário fazer isso todos os dias Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
prt_hgt

prt_hgt


Número de Mensagens : 298
Idade : 42
Data de inscrição : 08/04/2008

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeQui Jan 08, 2009 3:31 am



Última edição por prt_hgt em Sex Jul 02, 2010 9:10 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Patricio

Patricio


Número de Mensagens : 448
Idade : 45
Localização : Transmontano; Ex-Maiato; actualmente em Setúbal
Data de inscrição : 08/12/2007

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeQui Jan 08, 2009 9:36 am

AHA escreveu:
Deram-te um bom conselho porque ao fazer isso de vez em quando estas a lubrificar os cubos da roda, diferencial etc...
Não é necessário fazer isso todos os dias Neutral

é verdade, de vez em quando nao faz mal nenhum... mas isso não é nenhum medicamento que tem que se "tomar" todos os dias...

aliás o unico remédio é mesmo arranjar uma desculpa para ir ao monTTe e aí sim ligas as 4x4 durante um bom bocado...

acredita que é uma boa terapia para o jipe e para o condutor lol!

atençao as 4x4 em alcatrao Exclamation No
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.trilhos4x4.com
Johnny X

Johnny X


Número de Mensagens : 117
Idade : 35
Localização : Portimão/Leiria
Data de inscrição : 19/12/2008

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeQui Jan 08, 2009 10:16 am

só de vez em quando.

é que é raro sair com o carro para passeios mais dificies às vezes ainda ia para a foz do caravalho dar uns passeios com ele mas não tenho tempo nenhum e li algures que de vez em quando se deve ligar só mesmo por ligar.

e também como da minha casa até á auto-estrada são apenas 500 metros e eu não passo da 3.ª há que aproveitar, agora depois de tirar a tracção e andar uns metros para trás é que não entendo o porquê de fazerem isso.
Ir para o topo Ir para baixo
zeca4x4

zeca4x4


Número de Mensagens : 2273
Idade : 61
Localização : Lx
Data de inscrição : 20/10/2006

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeQui Jan 08, 2009 10:18 am

É preferivel nunca ligar do que usar as 4 em alcatrão.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.zeca4x4.no.sapo.pt
j.amorim




Número de Mensagens : 48
Idade : 59
Localização : penafiel e p. lima
Data de inscrição : 27/10/2006

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeQui Jan 08, 2009 1:40 pm

no alcatrão mesmo que molhado só se for sempre a direito se não esforça agora em terra ou outros pisos parecidos até podes ligar para mexer os cubos lembren-se isso é mecanico e não tem diferencial central em curva uma das rodas vai ter que coçar se não parte
Ir para o topo Ir para baixo
vitasmar79

vitasmar79


Número de Mensagens : 41
Idade : 45
Localização : Bragança
Data de inscrição : 08/02/2009

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Problemas com a tracção às 4.   tracção ás 4 Icon_minitimeSeg Dez 21, 2009 9:04 am

zeca4x4 escreveu:
É preferivel nunca ligar do que usar as 4 em alcatrão.


Boas
Sem fugir muito do tópico inicial gostava de expor o que me aconteceu.
Estava a estrada com alguma neve e liguei as 4x4 altas, a neve ja não era muita mas com medo do gelo liguei-as.
Após cerca de 2 kms (já na 4 velocidade) comecei a sentir um barulho "tipo tao.....tao" mais 1km e a tracção desligou-se, a manete baixou e a luz 4wd apagou-se, fiquei sem tracção. Esta situação repetiu-se mais vezes.
Fui testar as 4x4 lentas e não senti problemas.

Gostava de saber se isto já aconteceu a algum de vosses e qual era o problema.

Um abraço
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
PrimusBaro

PrimusBaro


Número de Mensagens : 179
Localização : Mem-Martins/Sintra
Data de inscrição : 10/05/2009

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeSeg Dez 21, 2009 9:59 am

A manete saltou sozinha da posição 4H para a 2H?
Ir para o topo Ir para baixo
vitasmar79

vitasmar79


Número de Mensagens : 41
Idade : 45
Localização : Bragança
Data de inscrição : 08/02/2009

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeSeg Dez 21, 2009 11:55 am

PrimusBaro escreveu:
A manete saltou sozinha da posição 4H para a 2H?


Sim, foi isso mesmo que aconteceu !!!!!!!
Eu até cheguei a levar a mão porbaixo da manete e sentir que a manete vai descendo ate se desligar.....
?????????
Ir para o topo Ir para baixo
LuisAGUIAR

LuisAGUIAR


Número de Mensagens : 230
Idade : 43
Localização : Vila franca de xira
Data de inscrição : 19/05/2009

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeSeg Dez 21, 2009 12:14 pm

tá de origem o teu vita ?
Ir para o topo Ir para baixo
CArraCA

CArraCA


Número de Mensagens : 276
Idade : 33
Localização : Lagos , Bensafrim
Data de inscrição : 21/01/2009

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeSeg Dez 21, 2009 1:42 pm

É assim , eu vou ser sincero , na minha opinião penso que nao haja problema ligar traçao em alcatrao , eu quando faço qualquer tipo de passeio em mato , quando começo vai logo em 4L , e depois so depois no final de tudo ja , é que vai 2H , a meu ver, no meu jipe ter 4H ou 2H é a mesma merd* , mas com as rotoras nunca se pode pedir muito do jipe ,em 4L , se der 50 é muito bom , por isso , a meu ver nao acho que tenha nenhum mal . e ate agora nao tive nenhum problema
Ir para o topo Ir para baixo
vitasmar79

vitasmar79


Número de Mensagens : 41
Idade : 45
Localização : Bragança
Data de inscrição : 08/02/2009

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeTer Dez 22, 2009 3:41 am

LuisAGUIAR escreveu:
tá de origem o teu vita ?

Quase !!!

Tem um danoninho de +4cm, molas e amortecedores só.

A tracção salta quando vou em 4H a +- 80 km/h.
Ir para o topo Ir para baixo
PrimusBaro

PrimusBaro


Número de Mensagens : 179
Localização : Mem-Martins/Sintra
Data de inscrição : 10/05/2009

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeTer Dez 22, 2009 6:34 am

Estranho...
No meu para passar de 2H para 4H e vice-versa tenho de estar parado!
Ir para o topo Ir para baixo
CArraCA

CArraCA


Número de Mensagens : 276
Idade : 33
Localização : Lagos , Bensafrim
Data de inscrição : 21/01/2009

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeTer Dez 22, 2009 11:33 am

PrimusBaro escreveu:
Estranho...
No meu para passar de 2H para 4H e vice-versa tenho de estar parado!

E a andar ja exprimentas.te , eu mudo sempre em andamento
Ir para o topo Ir para baixo
PrimusBaro

PrimusBaro


Número de Mensagens : 179
Localização : Mem-Martins/Sintra
Data de inscrição : 10/05/2009

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeQua Dez 23, 2009 2:07 am

CArraCA escreveu:
PrimusBaro escreveu:
Estranho...
No meu para passar de 2H para 4H e vice-versa tenho de estar parado!

E a andar ja exprimentas.te , eu mudo sempre em andamento

Já experimentei, pois estava habituado no GR, mas no Vitara mas arranha tudo!
Só parado é que não há estrilho.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeQua Dez 23, 2009 3:18 am

sim , nos vitaras, comvem estar parado, o gajo do stand tambem vinha com essa teoria, que até 20 km/h podia mudar-se de 4 pras 2, e vice-versa, mas nunca experimentei
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeQua Dez 23, 2009 3:55 am

CArraCA escreveu:
É assim , eu vou ser sincero , na minha opinião penso que nao haja problema ligar traçao em alcatrao , eu quando faço qualquer tipo de passeio em mato , quando começo vai logo em 4L , e depois so depois no final de tudo ja , é que vai 2H , a meu ver, no meu jipe ter 4H ou 2H é a mesma merd* , mas com as rotoras nunca se pode pedir muito do jipe ,em 4L , se der 50 é muito bom , por isso , a meu ver nao acho que tenha nenhum mal . e ate agora nao tive nenhum problema

sempre em 4L?

Eu sinceramente faço a maioria dos percursos em 2H, se as coisas dificultam mudo para 4H (bem dito samurai que muda de tracção como quem muda de mudança Smile ) e só em último recurso meto as 4L... e posso dizer-te que até agora poucas vezes precisei delas
Ir para o topo Ir para baixo
CArraCA

CArraCA


Número de Mensagens : 276
Idade : 33
Localização : Lagos , Bensafrim
Data de inscrição : 21/01/2009

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeQua Dez 23, 2009 11:40 am

coolmike escreveu:
CArraCA escreveu:
É assim , eu vou ser sincero , na minha opinião penso que nao haja problema ligar traçao em alcatrao , eu quando faço qualquer tipo de passeio em mato , quando começo vai logo em 4L , e depois so depois no final de tudo ja , é que vai 2H , a meu ver, no meu jipe ter 4H ou 2H é a mesma merd* , mas com as rotoras nunca se pode pedir muito do jipe ,em 4L , se der 50 é muito bom , por isso , a meu ver nao acho que tenha nenhum mal . e ate agora nao tive nenhum problema

sempre em 4L?

Eu sinceramente faço a maioria dos percursos em 2H, se as coisas dificultam mudo para 4H (bem dito samurai que muda de tracção como quem muda de mudança Smile ) e só em último recurso meto as 4L... e posso dizer-te que até agora poucas vezes precisei delas

Porque nao fazes a apresentaçao da tua maquina ? , isso paraçe uma coisa e é outra , com as 2H , vais tar a esforçar muito mais o jipe , e se fores em mudanças mais lentas , vais estar a esforçar muito menos o motor ,

Ja agora, nao sei por onde andas que andas sempre em 2H , eu ca tenho que andar em 4L ,e em 1º e por x's nao consigo subir a 1º , agora andar so em terra batida , ai sim , ando em 2H , e em 4ª
Ir para o topo Ir para baixo
paulino29

paulino29


Número de Mensagens : 241
Idade : 59
Localização : perto de...coimbra. lousã.
Data de inscrição : 25/01/2009

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeQua Dez 23, 2009 1:39 pm

Boas .
estive a ler este topico...
normalmente , e mais em alcatrao ando , como deve ser...em 2H.em 4H nunca !!!
caso se passe a terra ou piso escorregadio, mudar para 4H.
caso seja uma picada, ou lama...então 4L.
claro que ao andar em 4L, permite andar em mudanças mais altas e não esforçar a maquina pois estamos em "caixa baixa".
quanto ao passar de 2H para 4H deve mesmo ser feito em pequeno movimento, quanto a engrenar 4L isso sim imperterivelmente parado.
alias é o que resa o manual do vitara.

bom pesso desculpa pela intromição e cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
PrimusBaro

PrimusBaro


Número de Mensagens : 179
Localização : Mem-Martins/Sintra
Data de inscrição : 10/05/2009

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeQui Dez 24, 2009 8:44 am

Amigo Paulino29, creio que o fórum é mesmo para isso, mandar "bitáites" uteis.
Ir para o topo Ir para baixo
paulino29

paulino29


Número de Mensagens : 241
Idade : 59
Localização : perto de...coimbra. lousã.
Data de inscrição : 25/01/2009

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeQui Dez 24, 2009 8:48 am

ok.
pois apenas quis transmitir a minha opinião e o que habitualmente faço...mesmo em serviço e em condições bem adversas e de stress...

tenho pena de não ter tempo e puder fazer TT em condições...o meu vitas tem tado parado Embarassed

cumprimentos a todos santa
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeQui Dez 24, 2009 11:38 am

CArraCA escreveu:
coolmike escreveu:
CArraCA escreveu:
É assim , eu vou ser sincero , na minha opinião penso que nao haja problema ligar traçao em alcatrao , eu quando faço qualquer tipo de passeio em mato , quando começo vai logo em 4L , e depois so depois no final de tudo ja , é que vai 2H , a meu ver, no meu jipe ter 4H ou 2H é a mesma merd* , mas com as rotoras nunca se pode pedir muito do jipe ,em 4L , se der 50 é muito bom , por isso , a meu ver nao acho que tenha nenhum mal . e ate agora nao tive nenhum problema

sempre em 4L?

Eu sinceramente faço a maioria dos percursos em 2H, se as coisas dificultam mudo para 4H (bem dito samurai que muda de tracção como quem muda de mudança Smile ) e só em último recurso meto as 4L... e posso dizer-te que até agora poucas vezes precisei delas

Porque nao fazes a apresentaçao da tua maquina ? , isso paraçe uma coisa e é outra , com as 2H , vais tar a esforçar muito mais o jipe , e se fores em mudanças mais lentas , vais estar a esforçar muito menos o motor ,

Ja agora, nao sei por onde andas que andas sempre em 2H , eu ca tenho que andar em 4L ,e em 1º e por x's nao consigo subir a 1º , agora andar so em terra batida , ai sim , ando em 2H , e em 4ª

Carraca, realmente ainda nao tinha apresentado a maquina... mas agora ja apresentei e ja deixei umas fotos desde o momento em que a comprei até ao momento em que começou a andar. https://suzuki.forumeiros.com/samurai-f1/o-meu-samba-t2985.htm#26977

Quando poder coloco uns videos e fotos dela em accao (mesmo ainda nao tendo havido muita accao)


O uso de 4H por vezes é um engano, pois o que ganhas em força, perdes em balanço, por isso o engrenar nas 4L sem necessidade, pode fazer com que se tenha dificuldade em obstaculos que seriam simples.

Se forem picadas, podes sempre tentar em 4H e depois se nao der, tentas em 4L
Ir para o topo Ir para baixo
Johnny X

Johnny X


Número de Mensagens : 117
Idade : 35
Localização : Portimão/Leiria
Data de inscrição : 19/12/2008

tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitimeSeg Jan 11, 2010 4:33 pm

vitasmar79 escreveu:
PrimusBaro escreveu:
A manete saltou sozinha da posição 4H para a 2H?


Sim, foi isso mesmo que aconteceu !!!!!!!
Eu até cheguei a levar a mão porbaixo da manete e sentir que a manete vai descendo ate se desligar.....
?????????

mas a manete desce suavemente? ou parece que leva uma martelada?

tenho o meu jipe parado há 3 meses devido a um problema parecido...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





tracção ás 4 Empty
MensagemAssunto: Re: tracção ás 4   tracção ás 4 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
tracção ás 4
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Barras de tracção
» novo problema com tracçao
» Tracção as 4 Ajuda
» 4x Jante 15 com pneus de tracção 205/70/R15
» com a tracçaõ ligada dá estalos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Vitara-
Ir para: