FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
47 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 47 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 Caixa de velocidades...

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Vitoy




Número de Mensagens : 82
Localização : Ramada
Data de inscrição : 20/04/2014

Caixa de velocidades... Empty
MensagemAssunto: Caixa de velocidades...   Caixa de velocidades... Icon_minitimeTer Dez 15, 2015 1:02 pm

Boas, caros vitaristas.

Na última manutenção ao Vitara JR, 2.0, verifiquei que na união da caixa de velocidades com o motor existem dois buracos onde aparentemente faltam 2 parafusos Suspect

Questiono-vos se aquilo será mesmo assim ou se já ando a perder os parafusos... affraid

Por outro lado, desde há algum tempo que, ao desligar a ignição, sinto um estremecer do motor de 1 ou 2 segundos antes de parar. Pergunto-me se poderá ser algum apoio do motor a dar as últimas e se um apoio marado pode provocar desgaste de outros componentes (tipo parafusos a saltar), ou se é apenas ignorância da minha parte?

Anexo foto (se conseguir!)

Caixa de velocidades... 2rokphs


Obrigado pela V. ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
J. VITARA




Número de Mensagens : 683
Idade : 51
Localização : Santa Maria da Feira
Data de inscrição : 03/05/2010

Caixa de velocidades... Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de velocidades...   Caixa de velocidades... Icon_minitimeTer Dez 15, 2015 2:31 pm

Parece-me falta de parafusos
Ir para o topo Ir para baixo
Xumbázio

Xumbázio


Número de Mensagens : 168
Idade : 41
Data de inscrição : 12/07/2013

Caixa de velocidades... Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de velocidades...   Caixa de velocidades... Icon_minitimeTer Dez 15, 2015 3:56 pm

Vitoy escreveu:
Boas, caros vitaristas.

Na última manutenção ao Vitara JR, 2.0, verifiquei que na união da caixa de velocidades com o motor existem dois buracos onde aparentemente faltam 2 parafusos Suspect

Questiono-vos se aquilo será mesmo assim ou se já ando a perder os parafusos... affraid

Por outro lado, desde há algum tempo que, ao desligar a ignição, sinto um estremecer do motor de 1 ou 2 segundos antes de parar. Pergunto-me se poderá ser algum apoio do motor a dar as últimas e se um apoio marado pode provocar desgaste de outros componentes (tipo parafusos a saltar), ou se é apenas ignorância da minha parte?

Anexo foto (se conseguir!)

Caixa de velocidades... 2rokphs


Obrigado pela V. ajuda.

Boas Vitoy,

Pelo menos no meu GV (com o mesmo motor) tenho parafusos aí...vai na volta em alguma troca de embraiagem devem-se ter esquecido, por exemplo Shocked

O motor a desligar com essa demora e com esse estremecer pode ser derivado da "intake shutter valve" defeituosa, cuja principal função é "tapar" o ar por completo para "matar" o motor rápido e suavemente no momento em que se desliga a ignição...tenta verificar se essa válvula funciona quando desligas a ignição, têm que ser duas pessoas para o teste, uma dentro do habitáculo a actuar a chave de ignição e outra a ver a haste da válvula Wink
Veja nestas imagens o corpo do actuador da válvula que é actuado por vácuo, e que por sua vez puxa a haste que roda a borboleta que tapa o ar na admissão:

Caixa de velocidades... 28rczfb

Espero ter ajudado, cumprimentos Vitaristas  Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Vitoy




Número de Mensagens : 82
Localização : Ramada
Data de inscrição : 20/04/2014

Caixa de velocidades... Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de velocidades...   Caixa de velocidades... Icon_minitimeQua Dez 16, 2015 9:21 am



Obrigado amigos!

Bem me parecia que faltavam parafusos.
Ainda havia a vaga esperança que fossem buracos para fixar alguma proteção, mas de facto alguém deve ter-se esquecida na última muda de embraiagem (antes isso que eles terem caído).

Quanto a essa válvula, Xumbázio, já tinha lido por aqui uma conversa vossa sobre o assunto e fiquei a pensar nessa hipótese. Agora com as tuas fotos torna-se muito mais fácil despistar essa situação.

Agradeço a vossa preciosa ajuda.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Vitoy




Número de Mensagens : 82
Localização : Ramada
Data de inscrição : 20/04/2014

Caixa de velocidades... Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de velocidades...   Caixa de velocidades... Icon_minitimeDom Dez 20, 2015 8:12 am


Pois é, confirma-se que é a "intake shutter valve" a falhar algumas vezes.

Estive a testar e, tal como o Xumbázio disse, a haste da válvula atua e o carro não estremece. Quando não atua nota-se o tal estremecimento.

Fica agora a dúvida do que fazer:

- Deixar andar e aquilo vai agravando até que deixa de atuar de uma vez por todas?
- Tentar reparar, caso tenha reparação, e como fazer?
- Tentar encontrar uma nova, e será que existem, e qual a designação em português e qual o preço?

Alguma sugestão?


Desde já o meu agradecimento.
Cumprimentos.

Ir para o topo Ir para baixo
Xumbázio

Xumbázio


Número de Mensagens : 168
Idade : 41
Data de inscrição : 12/07/2013

Caixa de velocidades... Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de velocidades...   Caixa de velocidades... Icon_minitimeDom Dez 20, 2015 12:42 pm

Vitoy escreveu:

Pois é, confirma-se que é a "intake shutter valve" a falhar algumas vezes.

Estive a testar e, tal como o Xumbázio disse, a haste da válvula atua e o carro não estremece. Quando não atua nota-se o tal estremecimento.

Fica agora a dúvida do que fazer:

- Deixar andar e aquilo vai agravando até que deixa de atuar de uma vez por todas?
- Tentar reparar, caso tenha reparação, e como fazer?
- Tentar encontrar uma nova, e será que existem, e qual a designação em português e qual o preço?

Alguma sugestão?


Desde já o meu agradecimento.
Cumprimentos.


Boas novamente Vitoy,

O melhor em primeiro lugar é perceber se é da válvula, se é do solenoide que actua a válvula, ou se é prisão na haste!

Tem aqui os testes do "service manual" que devem ser feitos para despiste do solenoide e da válvula:

Caixa de velocidades... A4x15h
Caixa de velocidades... 213oxar

Mais alguns testes:

- verificar com um multímetro se chegam os 12V à ficha do solenoide quando se desliga o carro;
- verificar se as tubagens de borracha de vácuo estão em boas condições;
- verificar se a haste move-se suavemente sem prisão quando forçada à mão nos dois sentidos;

Se for mesmo do solenoide ou da valvula (diafragama roto por exemplo), o melhor é procurar aí no mercado de peças usadas Wink
Reparar este tipo de peças não compensa muito...o nome em português há-de ser qualquer coisa como "válvula do colector admissão".

Cumprimentos Vitaristas Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Vitoy




Número de Mensagens : 82
Localização : Ramada
Data de inscrição : 20/04/2014

Caixa de velocidades... Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de velocidades...   Caixa de velocidades... Icon_minitimeDom Dez 20, 2015 1:23 pm


OK, Obrigado.

Estava mesmo a ver essa imagem quando a postaste.

Podes crer que as tuas recomendações vão ser consideradas e recomendadas quando recorrer a um técnico. Não tenho competências para me aventurar por aí... Wink

Depois conto!

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Caixa de velocidades... Empty
MensagemAssunto: Re: Caixa de velocidades...   Caixa de velocidades... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Caixa de velocidades...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Caixa de Velocidades
» Caixa de Velocidades
» caixa de velocidades
» Caixa de Velocidades
» relações

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Vitara-
Ir para: