Boas,
Sê bem vindo
Deduzo que estejas a referir-te ao GV diesel com motor RF-Turbo (mazda).
Também existem os de motor HDi (grupo PSA)...mas se é de '99 o mais certo é ser RF.
Eu tenho um GV do ano 2000 com o motor RF, estes motores costumam ter aparência "sêca", ou seja não costumam babar, por isso é ponto fácil de verificares.
Verifica o sistema de refrigeração, alguns têm tendência a obstruir e provocar sobreaquecimento súbito, toma atenção ao deposito lateral se agua está barrenta, e abre a tampa do vaso de expansão e vê o estado da mesma.
Mete-o a trabalhar estacionado até aquecer bem e verifica também o funcionamento da ventoinha com o "acoplamento viscoso".
Em andamento pisa, e verifica o retrovisor, se emitir muito fumo negro pode indicar algum problema escondido.
(o meu tinha problema na cabeça, acabou por estalar quase um ano depois, até se pode considerar robusto
)
Se for fumo branco ou azul é porque existe passagem de agua ou óleo...
Testa a caixa de transferências, 4H e 4L, num local que não seja asfalto para não forçares os diferenciais.
Assim despistas se a bomba de vácuo actuadora do sistema trabalha bem...e de resto é bom senso, tomar atenção a ruidos estranhos, estado das correias auxiliares, sino-blocos, foles, etc...
Espero ter ajudado, cumprimentos Vitaristas