vamos lá ver...
um diesel por nascença era sempre de injeção nem que fosse de forma chupada pelos cilindros.
qualquer um deles e principalmente desde 96/97 alteraram quase tudo tirando os injetores mecânicos e passando a eletrónicos e alterando automaticamente a bomba;
no caso do Vitara tens um parafuso, um batente e uma rosca ligados à bomba e um cabo ligado atrás onde tem um "caixa" redonda preta;
isso é a válvula que a frio aumenta a rotação e a morno baixa-a
se o meu a frio ficava com mais rotação e depois ficou sempre na mesma isso é sinal que estragou porque fosse qualquer a temperatura ele trabalhava sempre na mesma rotação ao ralenti
a gasolina é bastante diferente porque dependendo da temperatura dentro do cilindro e por causa da vela a mistura tem de estar sempre a alterar e principalmente a frio; a quente a mistura vai alterando também em função da massa de ar através da MAF; pouco ar, mais gasolina, mas também ar demais, mais gasolina também;
a gasolina as variações de ar variam (se bem me lembro) 3 ou 4:1 até 14:1
note-se que todos os motores a gasolina tem choque, mas enquanto dantes era à mão, atualmente é a centralina ou o CB que o controla