FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
35 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 35 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.

Ir para baixo 
+3
Valium
Xumbázio
nuno nunes
7 participantes
AutorMensagem
nuno nunes




Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/03/2012

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeTer Set 10, 2013 12:22 pm

Boa noite,

Será que algum de vós já teve este problema!!! Passo a explicar, o meu grand vitara é de 99 e tem motor mazda. O que me aconteceu foi o seguinte, quando vou para pôr o carro a trabalhar, ligo a chave e a luz da resistência começa a piscar e o carro roda o motor mas não pega. Isto aconteceu-me duas vezes e eu ligava os cabos da bateria a outro dos meus carros e de seguida ia lá dentro, rodava a chave e a luz da resistência já estava fixa e o carro pegava normalmente... Só que desta vez ele não pegou e já está no mecânico à duas semanas e não conseguem descobrir o que é. Também não conseguem ligar a máquina ao carro... Detetaram um cabo traçado por baixo do suporte da bateria na cabelagem que passa por lá, mas, soldaram o cabo e tentaram por a trabalhar mas nada... alguém já passou por este problema?
Ir para o topo Ir para baixo
Xumbázio

Xumbázio


Número de Mensagens : 168
Idade : 41
Data de inscrição : 12/07/2013

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeTer Set 10, 2013 3:07 pm

Boas,

O mais provável e pelo relato que fez, é bem capaz ser do imobilizador se ter desprogramado...costuma acontecer (muito raramente) quando se faz "desenpanagem" por bateria auxiliar, ou se se desconecta a bateria do veiculo por muito tempo.

Tenho um GV do ano 2000 com o mesmo motor, ele tem ficha OBD por baixo da coluna de direcção (procure no seu), e apesar de ser o standard actual, ela não é compatível com EOBD ou OBD2.
Essa ECU (marca Denso) tem um protocolo proprietário, um misto de SDL (suzuki data link) com KWP+ (por isso é que o seu mecânico se calhar anda aos papéis no que toca a ligar à "máquina").
Se fôr mesmo imobilizador (espero que não) irá ser necessário programar novamente a ECU com as chaves existentes, e para isso só com ferramenta de diagnóstico específica.
Deixo aqui links das consolas que funcionam com este veiculo:

Denso diagnostic Tool (também chamado Toyota tester ou Intelligent tester com SDT)
Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Toyota-it2-package-package-03

Ou então a consola GM Tech2 (também chamada de Vetronix)
Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Gm-tech2-pro-kit-766

Outra opção menos ortodoxa pode ser anular o imobilizador, serviço normalmente feito por casas especializadas em centralinas lol! 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos Vitaristas:)
Ir para o topo Ir para baixo
nuno nunes




Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/03/2012

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeQua Set 11, 2013 10:38 am

Boas,
Vou fazer chegar esta informação ao meu mecânico... vamos ver se ajuda...
Obrigada,
cumprimentos vitaristas
Xumbázio escreveu:
Boas,


O mais provável e pelo relato que fez, é bem capaz ser do imobilizador se ter desprogramado...costuma acontecer (muito raramente) quando se faz "desenpanagem" por bateria auxiliar, ou se se desconecta a bateria do veiculo por muito tempo.

Tenho um GV do ano 2000 com o mesmo motor, ele tem ficha OBD por baixo da coluna de direcção (procure no seu), e apesar de ser o standard actual, ela não é compatível com EOBD ou OBD2.
Essa ECU (marca Denso) tem um protocolo proprietário, um misto de SDL (suzuki data link) com KWP+ (por isso é que o seu mecânico se calhar anda aos papéis no que toca a ligar à "máquina").
Se fôr mesmo imobilizador (espero que não) irá ser necessário programar novamente a ECU com as chaves existentes, e para isso só com ferramenta de diagnóstico específica.
Deixo aqui links das consolas que funcionam com este veiculo:

Denso diagnostic Tool (também chamado Toyota tester ou Intelligent tester com SDT)
Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Toyota-it2-package-package-03

Ou então a consola GM Tech2 (também chamada de Vetronix)
Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Gm-tech2-pro-kit-766

Outra opção menos ortodoxa pode ser anular o imobilizador, serviço normalmente feito por casas especializadas em centralinas lol! 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos Vitaristas:)
Ir para o topo Ir para baixo
nuno nunes




Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/03/2012

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeDom Set 15, 2013 3:21 pm

Boa noite,

Amigo xumbázio, obrigada pela dica. Sim, o problema era mesmo o imobilizador e tivemos que recorrer a um concessionário Suzuki para reprogramar o imobilizador e as chaves novamente. Amanhã vou buscar o carro... já não era sem tempo Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Xumbázio

Xumbázio


Número de Mensagens : 168
Idade : 41
Data de inscrição : 12/07/2013

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeSeg Set 16, 2013 2:11 pm

nuno nunes escreveu:
Boa noite,

Amigo xumbázio, obrigada pela dica. Sim, o problema era mesmo o imobilizador e tivemos que recorrer a um concessionário Suzuki para reprogramar o imobilizador e as chaves novamente. Amanhã vou buscar o carro... já não era sem tempo Smile
Ainda bem que pude ajudar Wink

Ando para comprar uma consola dessas mesmo para estas eventualidades Twisted Evil 

Que faça muitos bons Km's no GV lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Valium

Valium


Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 06/11/2008

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeTer Set 24, 2013 3:20 pm

De tempos a tempos acontecia-me isso, durantes uns 3 anos, passou no dia em que mudei de bateria (a que vinha no GV não ocupava o espaço que lá está no carro).

No meu caso, piscava, tentava novamente (sem tentar por a trabalhar) e acabava por deixar de piscar.

Os sintomas são esse do imobilizador mas é certo que troquei de bateria há uns 2 anos e nunca aconteceu.
Ir para o topo Ir para baixo
nuno nunes




Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/03/2012

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeTer Set 24, 2013 5:12 pm

Boas,

Valium, na Suzuki também me aconselharam a trocar de bateria. Disseram que a que lá estava não era a adequada para o carro e tinha um défice de 5 amperes. Também me disseram que estes carros são bastante melindrosos neste aspecto e que devemos usar sempre o material indicado pelo fabricante. Reprogramei e meti uma bateria das japonesas. De facto são enormes e encaixam lá na perfeição. Ainda bem que não lhe aconteceu novamente!... Espero que também não me volte a acontecer Smile

cumprimentos vitaristas
Ir para o topo Ir para baixo
Valium

Valium


Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 06/11/2008

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeQua Set 25, 2013 11:22 am

Só é chato caso tenhas gastos os €€€ da reprogramação sem necessidade.

Em quanto ficou (por curiosidade).
Ir para o topo Ir para baixo
nuno nunes




Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/03/2012

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeQui Set 26, 2013 4:07 am

A reprogramação foi barata... 35€
Ir para o topo Ir para baixo
SombraNegra

SombraNegra


Número de Mensagens : 12
Idade : 65
Localização : Avis
Data de inscrição : 08/11/2012

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeSeg Abr 13, 2015 7:08 am

nuno nunes escreveu:
A reprogramação foi barata... 35€

Olá

-Estou com o mesmo problema neste momento e como moro em Avis e não há concessionários por perto não sei onde me dirigir para reprogramar o meu Grand Vitara de Jan de 99. Question
Pode-me dizer onde levou o seu, por favor?

Obrigado Wink

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Valium

Valium


Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 06/11/2008

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeSeg Abr 13, 2015 1:02 pm

SombraNegra escreveu:
nuno nunes escreveu:
A reprogramação foi barata... 35€

Olá

-Estou com o mesmo problema neste momento e como moro em Avis e não há concessionários por perto não sei onde me dirigir para reprogramar o meu Grand Vitara de Jan de 99.    Question
Pode-me dizer onde levou o seu, por favor?

Obrigado   Wink

Abraço!

A bateria é a indicada para o carro? Experimenta primeiro com uma bateria nova, se tiveres oportunidade ou se já tiver algum tempo, troca e vê se resolve.

Neste caso não é a solução mais barata, mas...
Ir para o topo Ir para baixo
SombraNegra

SombraNegra


Número de Mensagens : 12
Idade : 65
Localização : Avis
Data de inscrição : 08/11/2012

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeSeg Abr 13, 2015 2:02 pm

Valium escreveu:
SombraNegra escreveu:
nuno nunes escreveu:
A reprogramação foi barata... 35€

Olá

-Estou com o mesmo problema neste momento e como moro em Avis e não há concessionários por perto não sei onde me dirigir para reprogramar o meu Grand Vitara de Jan de 99.    Question
Pode-me dizer onde levou o seu, por favor?

Obrigado   Wink

Abraço!

A bateria é a indicada para o carro? Experimenta primeiro com uma bateria nova, se tiveres oportunidade ou se já tiver algum tempo, troca e vê se resolve.

Neste caso não é a solução mais barata, mas...

Realmente antes de entrar em desespero pedi emprestada uma bateria bem carregada e ....ficou bom. Entretanto já comprei uma nova e tudo se resolveu sem mais problemas.
Agradeço a ajuda quem me deram e aproveito para realçar a grande utilidade do fórum .

Abraço a todos !!   Cool
Ir para o topo Ir para baixo
pdcouto




Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 15/12/2014

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeQui Ago 13, 2015 3:45 am

Curioso que agora o meu acendeu a luz da resistência em andamento, duas ou três vezes. Não noto nada de mais no jipe e quanto à bateria pega quase "de estalo" desde que a bomba de injecção foi afinada (tinha um atraso).

No entanto esteve uns 4 dias parado, andei de Suzuki... mas de duas rodas! E como fora isso o uso diariamente, pode mesmo ser da bateria.

Ir para o topo Ir para baixo
manuel rodrigues




Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/10/2015

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeSex Nov 06, 2015 10:48 am

Boa noite a todos, o meu fica sempre acesa, quando ligo a chave acende, depois apaga, dou au arranque o motor fica a trabalhar, e a luz acende.
Ir para o topo Ir para baixo
Xumbázio

Xumbázio


Número de Mensagens : 168
Idade : 41
Data de inscrição : 12/07/2013

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeDom Nov 08, 2015 2:13 pm

manuel rodrigues escreveu:
Boa noite a todos, o meu fica sempre acesa, quando ligo a chave acende, depois apaga, dou au arranque o motor fica a trabalhar, e a luz acende.

Caro manuel rodrigues,

Se o seu carro é motor PSA (motor RHW ou RHZ), então é ligar uma maquina de diagnostico qualquer compatível com OBD e verificar os erros Wink

Se for de motor Mazda (RF-Turbo), então dá para diagnosticar doutra maneira...siga os passos deste tópico que postei à uns tempos para ajudar um companheiro com um Vitara 2.0 JR e descubra o erro para poder ir direito ao componente em falha:

Xumbázio escreveu:
Boas,

Tenho esse motor montado num GV.
Nesses casos faço diagnostico da seguinte maneira (para esse não deve ser muito diferente):
- usas um shunt (fio de cobre) para ligar dois pinos que estão numa ficha com uma capa em borracha normalmente no compartimento do motor do lado direito estando de frente para o carro, junto a um grupo de relés.
- dás à chave sem ligar o motor, e esperas que a luz da resistência pisque.
- conta o numero de piscadelas, deverá fazer um padrão que corresponderá a dois números.
- cruzas esse numero (por ex: 51) com a tabela que está no manual e daí já sabes donde vem o problema.

Vou colocar exemplo para o meu grand vitara com motor RF-turbo, que poderá ser ligeiramente diferente para o teu, mas a filosofia deverá ser a mesma:

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. R295xf

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. 2lih6x1

Os códigos 81 até 84 são referentes ao imobilizador, o que não deverá ser como disseste e bem porque senão nem conseguirias ligar o motor.

Espero ter ajudado, cumprimentos cheers

Cumprimentos Vitaristas alien
Ir para o topo Ir para baixo
manuel rodrigues




Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/10/2015

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Luz da resistencia não apaga com motor a trabalhar   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeTer Nov 10, 2015 11:58 am

Boas noite amigo Mensagem
Xumbázio
motor madza ,já tentei fazer mas a luz não fáz uma sequência de picas seguidas ,pisca duas e pára oito e pára duas e pára, e continua, parece que não pára mais, será assim?


cumprimentos Vitarista
Ir para o topo Ir para baixo
Xumbázio

Xumbázio


Número de Mensagens : 168
Idade : 41
Data de inscrição : 12/07/2013

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeSex Nov 13, 2015 4:12 am

manuel rodrigues escreveu:
Boas noite  amigo Mensagem
Xumbázio
motor madza ,já tentei fazer mas a luz não fáz uma sequência de picas seguidas ,pisca duas e pára oito e pára duas e pára, e continua, parece que não pára mais, será assim?


cumprimentos Vitarista

Boas caro Manuel,

Isso é uma sequência que está associado a um erro, se for a sequência 28 então cruzando com a tabela de erros que eu meti no ultimo post, será relacionado com o comando das velas de pré-aquecimento, ou seja a relé...tente ver com um electricista se esse circuito está ok!

Cumprimentos alien
Ir para o topo Ir para baixo
manuel rodrigues




Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/10/2015

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeSex Nov 13, 2015 11:57 am

OK. Vou ver. Obrigado

cumprimentos Vitarista
Ir para o topo Ir para baixo
manuel rodrigues




Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/10/2015

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeTer Nov 17, 2015 11:51 am

Boas
tenho tres avarias 15 - 28- 42,agora vou cruzando com a tabela de erros e ver o que é

Cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
manuel rodrigues




Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/10/2015

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Avaria resolvida   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeQua Nov 25, 2015 4:18 pm

Boas
Avaria resolvida peça ( anilha) que envia impolsos ao sensor da cambota, partida

cumprimentos a todos



Ir para o topo Ir para baixo
Tiago toste




Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/09/2017

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeSáb Set 30, 2017 7:22 am

Boa tarde tenho um grande vitara de ano 2000 tenho 2 avarias .
Uma delas é a 15 ja meti o sensor novo e continua com a avaria na mesma e a outra é a 28 e não consigo preseber do que pode ser algue m já teve estás 2 avarias ? Que me possa dizer o que tenho de fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
Valium

Valium


Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 06/11/2008

Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitimeSeg Nov 20, 2017 4:03 am

Tiago toste escreveu:
Boa tarde tenho um grande vitara de ano 2000 tenho 2 avarias .
Uma delas é a 15 ja meti o sensor novo e continua com a avaria na mesma e a outra é a 28 e não consigo preseber do que pode ser algue m já teve estás 2 avarias ? Que me possa dizer o que tenho de fazer.

Por números não vou lá!
Quais são os sintomas?
Luz de aquecimento das velas a piscar, poderá ser bateria como está acima.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Empty
MensagemAssunto: Re: Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.   Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Grand Vitara motor mazda. Luz da resistência a piscar.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Grand Vitara 2.0 - potencia do motor
» Peças para motor 2.5 V6 Grand Vitara 99
» Vitara 2.0 TD motor mazda com 152.000 Km para venda as peças
» Peças para susuki vitara de 1998 2.0 td I/C motor Mazda
» Motor Grand Vitara 99

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Grand Vitara-
Ir para: