FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
6 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 6 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 radiador

Ir para baixo 
+2
timoga
pedro_evil
6 participantes
AutorMensagem
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

radiador Empty
MensagemAssunto: radiador   radiador Icon_minitimeSáb Mar 20, 2010 4:52 am

isto é mais uma discussão de ideias que mais propriamente um problema...

eu mudei ontem o liquido do radiador, e andei a ver outros foruns e tal sobre a maneira de fazer etc e tal, e depois tambem havia comentários, sobre o liquido a meter ....

uns diziam que se fosse os dos hipermercados, que desfaziam as tubagens todas, e não teem tanta absorção de calor , o liquido em si, e que faz com que o motor aqueça mais , outros dizem que é só agua com cor,

eu troquei porque o mecanico , meteu agua del cano da ultima vez, e eu já estava farto de ver agua castanha, e então troquei , por liquido verde, da marca do hiper, estava em promoção

conclusões... quando andava com agua, ele de frio até aqueçer, notava-se uma grande diferença, de quando deixava de fazer tanto barulho, parecia que tinha passado a velocidade da luz, naquela instante... do genero , tatatatatatata propropropropropro,

com o liquido verde, essa situação é mais suave, não se nota tanta diferença... e parece-me que a temperatura normal, baixou ligeiramente

tenho uma duvida, a temperatura que se vÊ no ponteiro, é da temperatura do motor, ou é da sonda que tem no radiador ?

é que se tiver a fazer má condução de calor, o liquido , não trasnporta o calor do motor, e o motor fica mais quente, e o ponteiro diz que está mais frio

opinem... scratch study
Ir para o topo Ir para baixo
timoga

timoga


Número de Mensagens : 172
Idade : 40
Localização : Bragança
Data de inscrição : 27/10/2008

radiador Empty
MensagemAssunto: Re: radiador   radiador Icon_minitimeSáb Mar 20, 2010 6:29 am

Ola pedro.
Bem o mecanico que te meteu agua no circuito e louco, bem se formos a ver e mau em muitos sentidos, enferruja o circuito todo a decipação de calor não e bem feita e podes ter o azer de calhar em zonas frias e rebentar as relas ou bomba de agua ou outra coisa devido ao gelo,

Quanto aos liquidos ha melhores e ha piores mas sempre são melhor que agua, quanto a estragar os tubos pode ser verdade se estiver muito forte (concentrado) os tuos de aluminio começão a corroer devido aos quimicos, a melhor ipotese de isso não acontecer e medir o lquido com aparelhos ja proprios tipo densimetro.

Quanto a temperatura, a temperatura que ve no ponteiro e a temperatura de saida da agua do bloco do motor, a sonda do radiador serve para disparar a ventoinha de rafrigaração,
Caso não hja agua a sonda do motor tem mais ou menos a mesma temperatura do motor devido a esta tar colocada normalmente em aluminio que e o melhor dacipador de calor.

timoga
Ir para o topo Ir para baixo
carvalho

carvalho


Número de Mensagens : 684
Idade : 46
Localização : luxemburgo / carrazeda de Ansiães
Data de inscrição : 19/03/2009

radiador Empty
MensagemAssunto: Re: radiador   radiador Icon_minitimeSáb Mar 20, 2010 7:04 am

boas companheiros já agora a que temperatura dispara a ventoinha dos nossos vitas? trocando a sonda do radiador dá para por a disparar mais cedo ou mais tarde certo?

Concordo com o timoga água nunca, se se meter só agua no circuito devesse por antigelo puro para a tratar, mas fica mais em conta comprar já o antigelo preparado...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.carvalho4x4.blogspot.com
timoga

timoga


Número de Mensagens : 172
Idade : 40
Localização : Bragança
Data de inscrição : 27/10/2008

radiador Empty
MensagemAssunto: Re: radiador   radiador Icon_minitimeSáb Mar 20, 2010 9:29 am

Carvalho antigelo puro sem misturar agua isso nunca!! pois e muito espesso e não corre em condissoes e alem disso estraga o circuito com os quimicos, ha produtos ja proprios de limpeza.

Quanto a valvula do radiador, pois a temperatura que dispara isso depende do motor que trouxer montado mas tirando a valvula na frente tem la escrito a temperatura que actua e a que deixa de actuar Ex: 88º/98º.
ha varias temperaturas de valvulas mas atenção a rosca, se esta der sem entalar poe na boa mas não aconselho a por uma que não seja indicada, o motor so tem rendimento a temperatura certa.

timoga
Ir para o topo Ir para baixo
carvalho

carvalho


Número de Mensagens : 684
Idade : 46
Localização : luxemburgo / carrazeda de Ansiães
Data de inscrição : 19/03/2009

radiador Empty
MensagemAssunto: Re: radiador   radiador Icon_minitimeSáb Mar 20, 2010 12:02 pm

amigo timoga não percebeu o que escrevi, tinha dito que se se poser só água devesse por antigelo puro para a tratar
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.carvalho4x4.blogspot.com
timoga

timoga


Número de Mensagens : 172
Idade : 40
Localização : Bragança
Data de inscrição : 27/10/2008

radiador Empty
MensagemAssunto: Re: radiador   radiador Icon_minitimeSáb Mar 20, 2010 2:55 pm

pesso desculpa realmente não entendi Rolling Eyes pois assim ja concordo, entendi colocar so antigelo para tratar ferrugem. lol!


timoga
Ir para o topo Ir para baixo
ruca13

ruca13


Número de Mensagens : 608
Data de inscrição : 05/02/2008

radiador Empty
MensagemAssunto: Re: radiador   radiador Icon_minitimeSeg Mar 22, 2010 1:20 pm

a minha valvula de temperatura da ventuinha era de 95/86 e ja a uns anos coloquei uma de 84/75 e o rendimento do motor e igual e ate acho melhor ate porque este motores não gostam muito de aquecimento (o meu e um 1.9td)
eu todos os anos mudo o liquido e usos sempre o mesmo uns da wurt azul e quando o vou mudar ja existem alguns pontos qur parece caspas de ferrugem por isso mudos assim...
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

radiador Empty
MensagemAssunto: Re: radiador   radiador Icon_minitimeTer Mar 23, 2010 3:56 am

e quanto custa esse da wurth e quantos litros tem ?
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

radiador Empty
MensagemAssunto: Re: radiador   radiador Icon_minitimeSex Mar 26, 2010 5:28 pm

mais uma coisa que detectei... a chofagem danqtes quando andava com agua no quente, era ar muito quente até queimava, quase Laughing

agora com o liquido só dar ar morno, não hega a ser mesmo quente como era com a agua, será que o liquido não está a abosorver bem o calor ? e com isto está aquecer mais o motor, mas o manometro não diz ? study
Ir para o topo Ir para baixo
BAVL

BAVL


Número de Mensagens : 112
Idade : 48
Data de inscrição : 21/09/2007

radiador Empty
MensagemAssunto: radiador   radiador Icon_minitimeSáb Mar 27, 2010 4:34 pm

Boas .,

só uma duvida Pedro, quando meteste o liquido do radiador como é que purgaste o circuito? E que eu tive a ver no meu que e um 1.9td tambem e não vi nenhum purgador junto da valvula perto do motor,tinha ideia que para mudar o liquido de referigeração abria se a valvula por de baixo do radiador, encia-se depois o vaso de expansao, ligava-se o carro e punha-se a sofagem a trabalhar para o circuito se purgar por ele proprio!
Ir para o topo Ir para baixo
ruca13

ruca13


Número de Mensagens : 608
Data de inscrição : 05/02/2008

radiador Empty
MensagemAssunto: Re: radiador   radiador Icon_minitimeSáb Mar 27, 2010 4:39 pm

pedro_evil escreveu:
e quanto custa esse da wurth e quantos litros tem ?

desculpa a demora...

são 30litros mas depois e deluido ainda na agua porque vem consentrado isto depois deve dar ai uns 60litros ja deluido o preço não te sei dizer pois e comprado aqui pela empresa e o meu pai e a minha mae que tratam disso eu so digo o que esta em falta.amanha ja pergunto.

não é necessario ferrar o circuito...metes so a soufagem para quente.

fiquem bem
Ir para o topo Ir para baixo
PJOTA

PJOTA


Número de Mensagens : 564
Idade : 46
Localização : V.N.FAMALICAO
Data de inscrição : 26/04/2008

radiador Empty
MensagemAssunto: Re: radiador   radiador Icon_minitimeDom Mar 28, 2010 7:04 am

Boas, ora a nivel de anticongelantes, só uso o da VW, aquele cor de rosa, é mais caro que os outros, mas justifica o preço, alem de ser concentrado, uma lata de 1,5 lts dá para o circuito todo , tem a funçao de ser anticongelante, refrigerante, nao ataca as borrachas e aluminio ou ferro, e tem funçoes de limpesa, em todos os carro uso esse, deve andar no mercado +- a 7€ cada lata de 1,5ltrs, e atençao nao vao em imitaçoes baratas.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

radiador Empty
MensagemAssunto: Re: radiador   radiador Icon_minitimeDom Mar 28, 2010 12:59 pm

eu , vi varios foruns na net sobre o tema, e analisei a maioria, e fiz o seguinte, com a chofagem no quente , pro circuito ficar todo aberto , não tirei o parafuso debaixo do radiador, porque tem-se de tirar proteção e etc, e não ia estar com esse trabalho, tirei o tubo grosso q faz de cirtcuito , saiu tudo voltei a meter, mas sem a abracadeira, meti agua destilada, até encher o vaso, meti a trabalhar , e sempre a encher até estabilizar o nivel, , voltei a tirar o tubo, e a sair tudo, essa parte da agua destilida foi pra dar uma limpesa....

tirei ooutro tubo grosso de cima , meti a pistola do compressor e soprei lá pra dentro e saiu bastante lixo no outro tubo debaixo, mais alguma agua, fechei os 2 tubos, meti o liquido do radiador, como fiz na agua destilado, mas já com tudo apertado, sempre a meter, até parar, meter a trabalhar, e depois ir sempre acrescentado até estabilizar, fechei o vaso, logico

depois no fim fui dar uma volta curta e depois meti a chaufagem no frio, já quase no fim da volta, ficou tudo impec sem ar nem nada... como já disse antes, levou 7 litros e qualquer coisa
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

radiador Empty
MensagemAssunto: Re: radiador   radiador Icon_minitimeSeg Mar 29, 2010 5:15 am

outra coisa , alguem podia por foto da vareta do nivel do oleo, mas na parte de cima aquela laranja, é que acho que aquilo tem uma borracha redonda que veda, e o meu não tem isso, e volta e meia está 1 cm levantada, talvez da pressão do oleo
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





radiador Empty
MensagemAssunto: Re: radiador   radiador Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
radiador
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Radiador
» Radiador
» radiador problematico
» Vendo acessórios variados para os Suzuki
» Radiador e

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Vitara-
Ir para: