FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
22 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 22 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 Homolgar medidas de pneus

Ir para baixo 
+23
tfmc
Romeuh
Lopixas
susanaguerreiro5
zeribas
RicardoMBaptista
sapog
Dannycosta
Ti@go
firezuki
JamesPT
SCCE75
lfteixeira
ricardo082
Gomas 22
ruca13
pedro_
LuisAGUIAR
don
paulo pinto
Victor
jonas
otto
27 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
otto

otto


Número de Mensagens : 229
Localização : Nazaré e Leiria
Data de inscrição : 02/01/2009

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeSáb Mar 07, 2009 6:33 am

Boas

Queria fazer a homologação dos pneus no meu vittas e tenho umas duvidas..pode ser pedida a tal declaração em qualquer stand da suzuki, ou terá q ser em algum sitio em especial? Que medida aconselham a homologação? neste momento só tenho os 195 r15..estou a pensar ontar os 236/75/15, mas que medidas são mais usuais o psl ter homologadas? Sei que á topicos sobre isso, mas agora não os consegui encontrar.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
jonas

jonas


Número de Mensagens : 85
Idade : 42
Localização : Lousã
Data de inscrição : 21/03/2008

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeSáb Mar 07, 2009 7:02 am

contactas a cimpomovel, que eles enviam a minuta da carta que tens que enviar para la a pedir a homologaçao, quanto a medidas como pagas o mesmo convem pedir logo todas as que aches necessario.
eu vou pedir os 195/80 r 15, os 215/80 r15 os 235/75 r15 os 205 r16 e os 235/85 r16 e 31 10.5 r 15, estes dois ultimos nao devo ter sorte mas nao custa nada tentar Smile Smile
Ir para o topo Ir para baixo
otto

otto


Número de Mensagens : 229
Localização : Nazaré e Leiria
Data de inscrição : 02/01/2009

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeSáb Mar 07, 2009 8:34 am

Tank you!! vou j+a mandar para la um mail a ver que me dizem..

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Victor

Victor


Número de Mensagens : 122
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 26/10/2008

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeDom Mar 08, 2009 11:26 am

Preços????? farao
Ir para o topo Ir para baixo
otto

otto


Número de Mensagens : 229
Localização : Nazaré e Leiria
Data de inscrição : 02/01/2009

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeDom Mar 08, 2009 12:19 pm

Pois, apesar de não ter perguntado esse pormenor é um assunto importante..alguem tem esta informação?

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
paulo pinto

paulo pinto


Número de Mensagens : 1194
Localização : Gondomar/Porto
Data de inscrição : 16/01/2008

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeDom Mar 08, 2009 1:52 pm

Otto escreveu:
Pois, apesar de não ter perguntado esse pormenor é um assunto importante..alguem tem esta informação?

Cumps

Boas

Eu paguei 30€ na cimpomovel mas agora e 40€ e mais 30€ da DGV para passar para o livrete.

Os contactos são os seguintes, liga para lá ou envia um mail ao C/ da D. Elena Nunes e posso-vos dizer que é uma Srª 5****.
Em relação as medida em polgadas acho que já aprovam até 31"

Telf.: + 351 219 569 358
Fax + 351 219 593 046
Mail: garantias@cvl.pt
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pp4x4.com
otto

otto


Número de Mensagens : 229
Localização : Nazaré e Leiria
Data de inscrição : 02/01/2009

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeSáb Mar 28, 2009 9:53 am

Boas

Peço desculpas por não ter postado mais cedo..mandei mail para o cipomovel e a resposta foi a seguinte:

Bom dia,



Para a homologação de pneumáticos/peso rebocável são necessários os seguintes documentos:



- Cópia do Livrete/Documento Único;

- Cópia da última inspecção;

- Indicação do Nº de Contribuinte.



É necessário o pagamento de 40,00€ que poderá ser feito por cheque à ordem da Cimpomóvel Veículos Ligeiros ou transferência bancária com o seguinte NIB:



Banco: Millennium BCP

NIB: 0033 0000 00084327339 05



Caso escolha a modalidade Transferência Bancária deve enviar cópia do comprovativo de pagamento.



Cumprimentos,



Helena Nunes






Cimpomóvel - Veículos Ligeiros S.A.

Departamento Técnico

Telf.: + 351 219 569 358

Fax + 351 219 593 046

Mail: Dep.Tecnico@cvl.pt

Garantias@cvl.pt


Ainda não mandei nada disto pq tive uns problemas e tou curto em €€, mas para uem precisar ta esclarecido.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
don

don


Número de Mensagens : 153
Data de inscrição : 11/01/2010

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeTer Jan 12, 2010 11:17 am

este post já tem algum tempo, mas era mesmo isso que eu precisava!!!!
Alguem da malta sabe se eles aprovam os 31, é que é a unica medida que me interessa.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
LuisAGUIAR

LuisAGUIAR


Número de Mensagens : 230
Idade : 43
Localização : Vila franca de xira
Data de inscrição : 19/05/2009

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeTer Jan 12, 2010 1:25 pm

a mim aprovaram me 30 e 31 á coisa de um mes. 40 aerios k tive de pagar
Ir para o topo Ir para baixo
don

don


Número de Mensagens : 153
Data de inscrição : 11/01/2010

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeTer Jan 12, 2010 1:45 pm

então acho que vai ser a 1ª alteração....o documento unico Very Happy , ainda por cima porque sou obrigado a muda-lo e sou, pois comprei o meu ninimog em finais de Dezembro, o documento unico veio esta semana, aproveitei fui a inspecção e deram conta que a data de matricula não coincide, pois ele foi matriculado em 05-01-1990 e no documento vem 01-01-1990!!!! e claro eu sem culpa de nada fiquei logo com uma deficiencia tipo 1!!!!! ( passou com nota exemplar para ter 20 anos...5 def tipo 1 Very Happy Very Happy ).
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_




Número de Mensagens : 61
Data de inscrição : 26/02/2009

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeTer Jan 12, 2010 3:49 pm

Mas dps de pagar a cimpomovel tens de pagar ao imtt. Para emissao de novo documento unico já com anotação especia, que será as medidas depneus aprovadas pela cimpomovel...
Ir para o topo Ir para baixo
don

don


Número de Mensagens : 153
Data de inscrição : 11/01/2010

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeQua Jan 13, 2010 9:08 am

Sim eu ja sabia que depois tinha que ir ao IMTT, vou é aproveitar o facto de ter que mudar o Documento Unico e faço tudo ao mesmo tempo. Fixe fixe era eles não me levarem nada por isso Very Happy Very Happy , visto que sou obrigado a pedir novo documento por falha deles Mad Mad , mas já sei que é impossivel por serem coisas diferentes e pela "fome" de dinheiro que as instituições estatais têm Shocked Shocked .
Ir para o topo Ir para baixo
ruca13

ruca13


Número de Mensagens : 608
Data de inscrição : 05/02/2008

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeSeg Jan 25, 2010 2:49 pm

boas malta. hoje na ponte vasco da gama uma senhora que la estava na portagem começou a "embirrar" perguntou me logo se o jipe estava tolo legal e tudo averbado no livrete eu disse que sim depois disse me que se não tivesse que eu entraria para uma lista legra de matriculas Suspect (que raio de lista é essa??)isto com vários comentários dela que nem liguei muito acabei por lhe perguntar para que era necessário aquilo tudo simplesmente me disse que ou pagava classe 2 e o carro e classe 1 eu disse lhe logo eu pago classe 2 não se chateia claro e mas que raio de conversa da mulher ja alguem tida acontecido isto???

qual e mesmo o mail do departamento ou da pessoa a qual me devo dirigir para homologar a medidas de pneus e afins???

boas voltas Smile
Ir para o topo Ir para baixo
don

don


Número de Mensagens : 153
Data de inscrição : 11/01/2010

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeSeg Jan 25, 2010 5:23 pm

[b]eu mandei um mail para o endereço que esta em cima e foram muito simpaticos e rapidos na resposta (quem me dera que fosse toda a gente assim de simpáticos, rapidos) Very Happy Very Happy
Vou colocar o meu mail e as devidas respostas.



Sent: terça-feira, 19 de Janeiro de 2010 17:25
To: CVL - Departamento Técnico
Subject: homologação



Boas tardes, este mail é com o intuito de saber se me podem esclarecer.
Pretendia homologar algumas medidas de pneus no meu vitara matricula bla-bla-bla.
As medidas pretendidas por mim são 215/75 r15 os 215/80 r15 os 235/75 r15 os 235/85 r16 e 31 10.5 r 15, gostaria de saber se é possivel homologar estas medidas, o jipe em causa é apenas para passeios todo tereno, visto eu possuir mais dois véiculos, a razão da alteração das medidas de pneus é para melhorar a performace do jipe em todo terreno.
Caso seja possivel poderiam indicar-me quais os passos que devo tomar para poder homologar essas medidas.

Desde já obrigado

RESPOSTA

Bom dia,

Uma vez que algumas das medidas mencionadas excedem a diferença entre a medida original e a pretendida, agradecemos informação sobre alterações feitas na viatura nomeadamente ao nível da suspensão, etc.



Para a homologação de pneumáticos/peso rebocável são necessários os seguintes documentos:



- Cópia do Livrete/Documento Único;

- Cópia da última inspecção;

- Indicação do Nº de Contribuinte.



É necessário o pagamento de 40,00€ que poderá ser feito por cheque à ordem da Cimpomóvel Veículos Ligeiros ou transferência bancária com o seguinte NIB:



Banco: Millennium BCP

NIB: 0033 0000 00084327339 05



Caso escolha a modalidade Transferência Bancária deve enviar cópia do comprovativo de pagamento.



Cumprimentos,


Cimpomóvel - Veículos Ligeiros S.A.

Departamento Técnico

Telf.: + 351 219 569 358

Fax + 351 219 593 046

Mail: Dep.Tecnico@cvl.pt

Garantias@cvl.pt

www.suzuki.pt

https://www.facebook.com/suzukiautomoveis/

MAIS UMA PERGUNTA Shocked Shocked
(esta parte tive um pouco de receio em dizer que ia fazer estas alterações, mas achei melhor dizer a verdade)

Bom dia, desde já obrigado pela resposta, em relação a alterações de suspensão ainda não realizei nenhuma, mas vou colocar molas com + 3cm a frente e 4 cm a trás, mudar os amortecedores para uns com mais curso, mudança dos tubos de travão e gasolina para uns com mais comprimento e talvez lhe faça um body lift de 5cm, essas alterações são para ganhar altura no jipe e para poder ganhar espaço para colocar pneus maiores. Espero ter respondido a sua pergunta em relação as alterações.
Gostava de saber se é possivel homologar estas medidas 215/75 r15 os 215/80 r15 os 235/75 r15 os 235/85 r16 e 31 10.5 r 15, com as alterações que irei realizar no jipe.

Com os melhores cumprimentos


RESPOSTA

Boa tarde,

Sim, podemos homologar as medidas pretendidas. cheers cheers cheers

Cumprimentos,

Cimpomóvel - Veículos Ligeiros S.A.

Departamento Técnico

Telf.: + 351 219 569 358

Fax + 351 219 593 046

Mail: Dep.Tecnico@cvl.pt

Garantias@cvl.pt

www.suzuki.pt

Acho que com isto já te desnrascas... Wink Wink Wink
Ir para o topo Ir para baixo
ruca13

ruca13


Número de Mensagens : 608
Data de inscrição : 05/02/2008

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeTer Jan 26, 2010 12:02 pm

voces mandam as copias por fax ou digitalizam e mandam por mail??? vou proceder a legalização de algumas medidas ja mandei um mail e ja recebi a resposta tambem.ja falei com uns enginheiros de coimbra eles conseguem legalizar tudo no jipe até um body lift mas cada vez que la formos temos de pagar 500€ e isso parece me um roubo e estou a pensar em fazer todas as alterações que quero no jipe e depois então marco uma auditoria com eles e depois noutro dia fazem então a inspeção. se depois tiver mais desenvolvimento digo..
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_




Número de Mensagens : 61
Data de inscrição : 26/02/2009

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeTer Jan 26, 2010 2:25 pm

Amigo ruca, por esse preço interessa.
Ir para o topo Ir para baixo
ruca13

ruca13


Número de Mensagens : 608
Data de inscrição : 05/02/2008

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeQua Jan 27, 2010 2:06 pm

instereça depende das vezes que largares os 500€ a não ser que saia o euro melonas lol
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_




Número de Mensagens : 61
Data de inscrição : 26/02/2009

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeQua Jan 27, 2010 3:45 pm

amigo tu disses-te temos de pagar 500 para legalizar cada vez que la vamos, se formos la uma vez, legalizamos tudo de uma vez...n? lol
não me interpretes mal ruca.

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Gomas 22

Gomas 22


Número de Mensagens : 1097
Idade : 38
Localização : Alcobaça
Data de inscrição : 24/01/2010

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeSex Fev 12, 2010 1:57 pm

Boas.
Quanto tempo demorou até receberem uma resposta da marca para aceitação das medidas dos pneus ja mandei para lá dois mail a mais de duas semanas e ainda não obtive resposta... Tenho alguma pressa e que ja a semana passada foram 120€ de multa devido aos pneus affraid
Será que e melhor ligar a perguntar se ja receberam algo
Cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo082




Número de Mensagens : 30
Data de inscrição : 10/02/2013

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeDom Fev 17, 2013 6:23 am

Bom dia. Ainda consigo fazer isto ? Pois ontem fui mandado parar pela policia e eles avisaram-me, apesar de não ter sido multado. Já tenho os pneus 31 no jipe mas não estão no livrete, mas o jipe já está completamente alterado para as modificações.. Só preciso de pedir á Cimpomovel para me darem via verde para alterar ou tenho de explicar as modificações que lhe foram feitas também ?

Cumprimentos,
Ricardo Silva
Ir para o topo Ir para baixo
lfteixeira

lfteixeira


Número de Mensagens : 2226
Idade : 43
Localização : Braga
Data de inscrição : 19/11/2010

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeDom Fev 17, 2013 8:41 am

O resto das alterações não tem nada haver com os pneus.
Embora, os pneus não possam (legalmente) estar fora da carrocaria.

Neste momento não sei quem detem a concessão da Suzuki em Portugal para puder passar as declarações.

No entanto, tens sempre a alternativa da LTA em Braga, que faz homologações desse genero.
Mas custa 160€ para fazerem a inspecção e passarem a declaração.
Ir para o topo Ir para baixo
http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
ricardo082




Número de Mensagens : 30
Data de inscrição : 10/02/2013

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeDom Fev 17, 2013 11:17 am

Sim isso eu sei que existe. Na altura, para homolgar na Mitsubishi tinha de receber um mail a dizer as medidas que o meu jipe suportava e depois enviar isso como comprovativo! Se por acaso alguém souber que diga Wink

Cumprimentos,
Ricardo Silva
Ir para o topo Ir para baixo
SCCE75

SCCE75


Número de Mensagens : 98
Idade : 48
Localização : Pedreiras-Leiria
Data de inscrição : 03/02/2013

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeDom Fev 17, 2013 3:07 pm

ricardo082 escreveu:
Bom dia. Ainda consigo fazer isto ? Pois ontem fui mandado parar pela policia e eles avisaram-me, apesar de não ter sido multado. Já tenho os pneus 31 no jipe mas não estão no livrete, mas o jipe já está completamente alterado para as modificações.. Só preciso de pedir á Cimpomovel para me darem via verde para alterar ou tenho de explicar as modificações que lhe foram feitas também ?

Cumprimentos,
Ricardo Silva

Boa noite,
Agora não sei como é, mas quando foi do meu desloquei-me a um concessionário Suzuki (no meu caso em Leiria) e eles trataram de pedir as autorizações ao importador. Paguei na altura 45€ no concessionário e 30 no IMTT.

Cumprimentos
Sérgio Esperança
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo082




Número de Mensagens : 30
Data de inscrição : 10/02/2013

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeSeg Fev 18, 2013 3:49 am

SCCE75 escreveu:
ricardo082 escreveu:
Bom dia. Ainda consigo fazer isto ? Pois ontem fui mandado parar pela policia e eles avisaram-me, apesar de não ter sido multado. Já tenho os pneus 31 no jipe mas não estão no livrete, mas o jipe já está completamente alterado para as modificações.. Só preciso de pedir á Cimpomovel para me darem via verde para alterar ou tenho de explicar as modificações que lhe foram feitas também ?

Cumprimentos,
Ricardo Silva

Boa noite,
Agora não sei como é, mas quando foi do meu desloquei-me a um concessionário Suzuki (no meu caso em Leiria) e eles trataram de pedir as autorizações ao importador. Paguei na altura 45€ no concessionário e 30 no IMTT.

Cumprimentos
Sérgio Esperança

E será que Homolgam para 31 ? Já agora na Zona de Aveiro/Porto existe algum Concessionário Suzuki ?

Cumprimentos,
Ricardo Silva
Ir para o topo Ir para baixo
SCCE75

SCCE75


Número de Mensagens : 98
Idade : 48
Localização : Pedreiras-Leiria
Data de inscrição : 03/02/2013

Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitimeSeg Fev 18, 2013 4:06 am

ricardo082 escreveu:
SCCE75 escreveu:
ricardo082 escreveu:
Bom dia. Ainda consigo fazer isto ? Pois ontem fui mandado parar pela policia e eles avisaram-me, apesar de não ter sido multado. Já tenho os pneus 31 no jipe mas não estão no livrete, mas o jipe já está completamente alterado para as modificações.. Só preciso de pedir á Cimpomovel para me darem via verde para alterar ou tenho de explicar as modificações que lhe foram feitas também ?

Cumprimentos,
Ricardo Silva

Boa noite,
Agora não sei como é, mas quando foi do meu desloquei-me a um concessionário Suzuki (no meu caso em Leiria) e eles trataram de pedir as autorizações ao importador. Paguei na altura 45€ no concessionário e 30 no IMTT.

Cumprimentos
Sérgio Esperança

E será que Homolgam para 31 ? Já agora na Zona de Aveiro/Porto existe algum Concessionário Suzuki ?

Cumprimentos,
Ricardo Silva


Para 31, não sei eu só homologuei 215/75R15; 225/75R15 e o 235/75R15.
Quanto a concessionário vê o link.
Penso que ajuda

http://www.100autoguias.com/pt/portugal/automoveis/concessionarios/suzuki/norte.htm

Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Sérgio Esperança
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Homolgar medidas de pneus Empty
MensagemAssunto: Re: Homolgar medidas de pneus   Homolgar medidas de pneus Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Homolgar medidas de pneus
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Medidas de pneus
» conversões de medidas de pneus
» Medidas legalização pneus
» Medidas de pneus
» Pressão pneus, com medidas diferentes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Vitara-
Ir para: