| amortecedor de direccao | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
luisdback
Número de Mensagens : 48 Idade : 36 Localização : coimbra Data de inscrição : 28/04/2008
| Assunto: amortecedor de direccao Ter Out 21, 2008 4:32 pm | |
| qual e a vantagem de ter um amortecedor de direcçao com mola? | |
|
| |
zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 61 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: amortecedor de direccao Qui Out 30, 2008 5:17 pm | |
| Eu não vejo nenhuma vantagem. | |
|
| |
rpuim
Número de Mensagens : 91 Idade : 41 Localização : horta ilha do faial açores Data de inscrição : 31/05/2008
| Assunto: Re: amortecedor de direccao Sáb Nov 01, 2008 2:17 am | |
| eu tenho e vejo diferença ! como o angulo de caster da direçao é alterado com o spoa devido ah inclinaçao do diferencial a tendencia natural é o jipe é deixar de desfazer o volante manobras devido ah isso e com o amortecedor o jipe volta a fazer o destrocer do volante. cmpts | |
|
| |
zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 61 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: amortecedor de direccao Sáb Nov 01, 2008 12:14 pm | |
| Não concordo.
O SPOA não altera a geometria da direcção e muito menos o Caster. Essa é uma das grandes vantagens do SPOA em relação a outros processos de elevar o carro.
Há quem diga que a mola pode tornar a direcção mais rápida e precisa mas também não me parece. O que se pode ganhar a desfazer perde-se a virar.
É de notar que a aplicação da mola tem que ser feita de forma a actuar à tracção e compressão ou então só teria efeitos negativos.
Talvez pudesse ter alguma vantagem como protecção adicional contra guinadas involuntárias do volante em carros sem direcção assistida, mas nesse caso também se torna altamente prejudicial obrigando a um esforço muito maior para virar o volante e mante-lo virado.
Mesmo nos casos em que a geometria possa ter sido alterada note-se que o ângulo de caster só provoca a tendência para desfazer a direcção com o carro em movimento enquanto que a mola ficaria a forçar a direcção mesmo com o carro parado ou a andar muito lentamente.
Conclusão: não me parece que exista nenhuma vantagem.
Para os menos familiarizados com estas questões dos ângulos da direcção e que se interessem por saber do que estamos a falar covido-os a ver este tópico: http://ttmax.zikforum.com/tecnica-automovel-f10/angulo-de-caster-t74.htm | |
|
| |
zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 61 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: amortecedor de direccao Sáb Nov 01, 2008 12:18 pm | |
| E já agora, eu tenho SPOA à muitos anos e o carro não diminuiu em nada a tendência para desfazer a direcção. Num SPOA bem feito uma das preocupações principais é manter o diferencial da frente com a inclinação original. Só no traseiro se pode corrigir ligeiramente a inclinação. Mesmo atrás o ideal será manter a inclinação original e usar um veio de transmissão de cardan duplo.
Como é que fizeste um SPOA que alterou o caster??? Não queres meter aqui umas fotos da tua direcçâo e do SPOA. Já agora estou curioso para ver isso. Como é que alteraste a barra de direcção? | |
|
| |
rpuim
Número de Mensagens : 91 Idade : 41 Localização : horta ilha do faial açores Data de inscrição : 31/05/2008
| Assunto: Re: amortecedor de direccao Dom Nov 02, 2008 4:07 am | |
| tamos numa democracia todos temos opinioes diferentese ainda bem!a tendencia ao dar inclinaçao para corrigir o anglo da cruzeta altera naturalmente o caster por pouco que seja. mas no caso de guinadas involuntarias amortece ele tem a força do amortecedor de origem e com um mola no exteriror afinada para a posiçao central das rodas | |
|
| |
zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 61 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: amortecedor de direccao Dom Nov 02, 2008 8:06 am | |
| Com mais ou menos democracia não se pode ver como é que tens isso?
A mola trabalha à tracção e compressão? Como é que alteraste a direcção? Não dá para ver umas fotos?
Aproveito para comentar que a técnica e a ciência não se baseiam em opiniões nem tem absolutamente nada a ver com democracia. | |
|
| |
rpuim
Número de Mensagens : 91 Idade : 41 Localização : horta ilha do faial açores Data de inscrição : 31/05/2008
| Assunto: Re: amortecedor de direccao Sáb Nov 08, 2008 2:02 am | |
| zeca eu falei em cada um dar a sua opinião e depois ai surguir uma troca de ideias saudavel entre menbros do forum por isso disse numa decocracia | |
|
| |
zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 61 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: amortecedor de direccao Sáb Nov 08, 2008 2:07 pm | |
| Tudo bem. arranja lá umas fotos disso. Qual é o amortecedor, como é que a mola está fixa, que tipo de barra de direcção tens, etc. Só assim é que podemos discutir o assunto. | |
|
| |
rpuim
Número de Mensagens : 91 Idade : 41 Localização : horta ilha do faial açores Data de inscrição : 31/05/2008
| Assunto: Re: amortecedor de direccao Dom Nov 09, 2008 10:27 am | |
| | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: amortecedor de direccao | |
| |
|
| |
| amortecedor de direccao | |
|