| SPOA - Samurai | |
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+9JMorgado Samuel Pires joe_coelho RedNeT xkill LouZuki gattopretto alenTTejano zeca4x4 13 participantes |
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Autor | Mensagem |
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alenTTejano
Número de Mensagens : 102 Idade : 42 Localização : Arruda-Dos-Vinhos Data de inscrição : 21/11/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Seg Nov 27, 2006 2:23 am | |
| Boas Zeca.
Olha respondendo a tua pergunta, eu vou fazer com os pratos que se apoiam nos que estão de origem, ou seja os que tu tb preferes...
Acho que a coisa já está melhor encaminhada. | |
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zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 61 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Seg Nov 27, 2006 2:04 pm | |
| Onde é que arranjas-te esses suportes(pratos) ??
É preciso saber se foram feitos por quem sabe o que anda a fazer. Atenção ao ângulo de trabalho dos eixos. | |
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alenTTejano
Número de Mensagens : 102 Idade : 42 Localização : Arruda-Dos-Vinhos Data de inscrição : 21/11/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Ter Nov 28, 2006 12:24 am | |
| Os suportes foram feitos na propria casa onde estou a fazer a alteração, quanto a saber se estão bem feito penso que sim, mas é algo que só saberemos depois de testar, pelo menos foram feitos pelos desenhos dos que já tinha visto...
Agora ajuda-me em relação ao angulo de trabalho dos eixos??? | |
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alenTTejano
Número de Mensagens : 102 Idade : 42 Localização : Arruda-Dos-Vinhos Data de inscrição : 21/11/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Ter Nov 28, 2006 12:26 am | |
| Em relação as bolachas, mandei fazer no meu serralheiro, que digamos não é nenhum aleijado, e ficaram cinco estrelas... | |
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xkill
Número de Mensagens : 421 Localização : Lagos Data de inscrição : 12/11/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Ter Nov 28, 2006 5:56 am | |
| é bom saber que tens isso encaminhado! não dá para tirares fotos do processo de alteração? e, já agora, dos vários suportes antes de montados para outro pessoal que esteja interessado... Hasta e bom SPOA | |
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alenTTejano
Número de Mensagens : 102 Idade : 42 Localização : Arruda-Dos-Vinhos Data de inscrição : 21/11/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Ter Nov 28, 2006 8:22 am | |
| Boas, quanto as fotos, vou ver se hoje ainda consigo tirar algumas, pois ontem não fui lá, mas hoje como tenho que ir levar os tubos para os travões, vou passar por lá...
Isto está encaminhado, mas surgem sempre duvidas, estou a espera que o Zeca, me fale dos angulos de tratabo dos eixos... | |
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alenTTejano
Número de Mensagens : 102 Idade : 42 Localização : Arruda-Dos-Vinhos Data de inscrição : 21/11/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Qua Nov 29, 2006 3:03 am | |
| Boas, bem aqui deixo umas fotos do material mas ainda não está tudo completo, isto foi apenas para ensaiar as peças. Atenção, o jipe ainda não estava no chão, mas parece-me monstruoso... É verdade, coloquei mais uma folha de mola, sei que vai ficar um pouco mais duro, mas penso que assim consigo manter um pouco a estabilidade, vamos ver o que vai dar este trabalho todo... | |
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alenTTejano
Número de Mensagens : 102 Idade : 42 Localização : Arruda-Dos-Vinhos Data de inscrição : 21/11/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Qua Nov 29, 2006 3:07 am | |
| da-se enganei-me na foto... Está é que era... Este não sou eu, é um amigo, ainda não sei como é que ele vai conseguir andar comigo, pois ele é grande pa caraças... | |
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RedNeT
Número de Mensagens : 817 Idade : 40 Localização : Charneca da Caparica / Évora Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Qua Nov 29, 2006 8:07 am | |
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xkill
Número de Mensagens : 421 Localização : Lagos Data de inscrição : 12/11/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Qua Nov 29, 2006 4:50 pm | |
| Não vais por uma traction bar no eixo posterior? Pelo que por vezes se le o SPOA faz com que as molas dobrem com relativa facilidade... Certamente que o Zeca sabe mais disto do que eu e terá algo a dizer! =P | |
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zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 61 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Sex Dez 01, 2006 1:59 pm | |
| Na minha opinião a melhor forma é manter o eixo da frente na posição original e alterar a inclinação do eixo traseiro de forma a repor o angulo de trabalho original do veio de transmissão.
A barra de tracção é aconselhável mas nos casos em que o SPOA não é acompanhado por um aumento da potência do motor, nem pela colocação de rodas muito grandes, a barra de tracção é dispensável. | |
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alenTTejano
Número de Mensagens : 102 Idade : 42 Localização : Arruda-Dos-Vinhos Data de inscrição : 21/11/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Seg Dez 04, 2006 12:49 am | |
| Boas, quanto a rotação do eixo traseiro, foi algo que fiz logo, de forma a diminuir o grande angulo que surgio, mas mesmo assim, penso que irá trabalhar em elevado esforço, podendo facilmente partir cruzetas...
Quanto a barra de tracção, gostava de saber onde se arranja e quais os preços. | |
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zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 61 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Sex Dez 15, 2006 3:44 am | |
| Como é que vai isso?? Já anda? | |
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alenTTejano
Número de Mensagens : 102 Idade : 42 Localização : Arruda-Dos-Vinhos Data de inscrição : 21/11/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Sex Dez 15, 2006 8:19 am | |
| Boas tardes para todo o pessoal deste indispensável forum, para os amantes destas pequenas Grandes máquinas...
Sim Zeca, efectivamente ele já anda, e como nunca...
Depois de tudo o que fui lendo ao londo destas semanas e já com a transformação iniciada, cheguei a ter vontade de disistir, mas em boa hora não o fiz, pois o meu Samuki está uma máquina, angulos espetaculares, não treme nada, curva muito bem em estrada, até agora não tenho nada a dizer, a não ser o seguinte:
Quando fiz a alteração, mandei espartar as molas e reforçar, pois eu estava com medo que ele se deitasse nas curvas e não tivesse força para voltar a posição original, pelo que o carro ficou um autentico "pau", pelo que depois tive que voltar a retirar a folha de mola que tina colocado, e agora está muito melhor.
Com os amortecedores da Calmini, não é necessário mais molas nenhumas, pois aquilo tem força que dá para um camião...
Tive foi que fazer tambem uma alteração na barra de direcção, pois com ela normal, quando virava a direcção toda ou quase, ela tocava nas molas. | |
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alenTTejano
Número de Mensagens : 102 Idade : 42 Localização : Arruda-Dos-Vinhos Data de inscrição : 21/11/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Sex Dez 15, 2006 8:26 am | |
| Aqui está uma foto que pode mostrar o pequeno toque que tive que dar a barra para ela não tocar nas molas. Atenção, isto foi feito por alguem que sabe, pelo que não me afectou nada a direcção, caso contrario não sei como ficaria, mas assim ficou muito boa. | |
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gattopretto
Número de Mensagens : 343 Idade : 43 Localização : Alenquer, Lisboa Data de inscrição : 23/10/2006
| Assunto: samurai Sex Dez 15, 2006 8:30 am | |
| Bem fixe, sim senhor. Tá um espectaculo.
Temos k combinar uma voltinha para ver essa máquina em acção. | |
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alenTTejano
Número de Mensagens : 102 Idade : 42 Localização : Arruda-Dos-Vinhos Data de inscrição : 21/11/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Sex Dez 15, 2006 8:36 am | |
| Boas gato...
Isso é só combinar...
Sei que no outro dia conheces-te um colega meu aqui na arrada, esse agora tem um Patrol 3300 Turbo, ele tb alinha sempre, e há por aqui muitos mais, 3 Ranges V8, Defeder, Patrois, é só combinar... | |
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gattopretto
Número de Mensagens : 343 Idade : 43 Localização : Alenquer, Lisboa Data de inscrição : 23/10/2006
| Assunto: voltinha Sex Dez 15, 2006 9:34 am | |
| Otimo. Parece k temos malta p uma bela voltinha... Agora tenho o Disco no estaleiro pk fiquei sem embraiagem, vamos lá a ver qnd é k tá pronta. | |
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alenTTejano
Número de Mensagens : 102 Idade : 42 Localização : Arruda-Dos-Vinhos Data de inscrição : 21/11/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Sáb Dez 16, 2006 3:20 am | |
| Boas, olha ainda ontem fizemos uma noturna aqui pelo forte de alqueidão, sabes onde é?
Bem, foi demais, 5 jipes, nas calmas 14 Km em 4 horas, muita lama, grandes picadas, e o meu Samuki em altas, grande máquina...
Uma das picadas com muita lama e grandes trilhos foi mesmo o unico a subir a primeira, o patrol 3300 Turbo esteve para lá uns 20 minutos...
Vê se dizes alguma coisa para o pessoal combinar a volta, aqui normalmente todas as semanas a noturna, sempre coisas "calmas" mas muito divertidas... | |
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gattopretto
Número de Mensagens : 343 Idade : 43 Localização : Alenquer, Lisboa Data de inscrição : 23/10/2006
| Assunto: voltinha Sáb Dez 16, 2006 5:32 am | |
| Bem fixe. K inveja, é k tenho o carro sem embraiagem... Dá uma vista de olhos no meu site e ficas a perceber melhor.
http://teamgattopretto.spaces.live.com | |
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joe_coelho
Número de Mensagens : 5 Localização : Sydney Data de inscrição : 11/04/2007
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Qua Abr 11, 2007 3:57 am | |
| Zeca, This is Joe Coelho from Australia. Did you do your own Spring Over? What do you do for work? I'm sorry it would take me too long to write this in portuguese. joe coelho | |
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zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 61 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Qua Abr 11, 2007 10:26 am | |
| Hi Joe, yes I did my own spring over sistem. My rig is homemade. To talk in english it's better by pm. | |
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Samuel Pires
Número de Mensagens : 352 Localização : Angra do heroísmo, Terceira, Açores Data de inscrição : 13/01/2008
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Qua Fev 06, 2008 5:36 pm | |
| Não sei se este é o devido lugar, mas como estou registado é relativamente pouco tempo não conheço bem os cantos á casa, mas de qualquer forma o tema relaciona-se. Gostaria só de deixar o minha opinião em relação ás barras de direcção. No inicio vi os diferentes sistemas possíveis, e por acaso já utilizei os 2 ( barra em Z provisoriamente) mas para mim o sistema mais eficiente é a utilização de um novo pendural aparafusado á cabaça e á bomba de travão de modo a nivelar a barra com o pendural da caixa, paralelamente á barra entre rodas. Este sistema tem entre muitas a vantagem de deixar a direcção mais leve (para quem não tem assistida) dado a resultante da força ser perpendicular ao movimento da roda, e ser todo o impulso aproveitado. Relativamente, a barra em Z empurra para baixo, existindo perdas de força no sistema (faz-se mais força no volante do que era necessário). Este foi o factor que notei logo de caras quando troquei a barra e o pendural. Deixo uma imagem do que fiz no meu | |
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zeca4x4
Número de Mensagens : 2273 Idade : 61 Localização : Lx Data de inscrição : 20/10/2006
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Qua Fev 06, 2008 6:27 pm | |
| Não concordo com essa posição da barra de direcção.
Nessa posição a barra vai bater no chassis ou, para que isso não aconteça, os batentes da suspensão tem que ficar demasiado baixos limitando o curso e diminuindo o cruzamento de eixos.
No primeiro post vê-se um carro onde foi cometido esse erro e que teve de curvar a barra para corrigir o problema.
Na minha opinião, quem optar por este sistema, deve deixar a barra o mais perto possivel da mola e nunca paralela à barra de interligação das rodas.
Este sistema não me agrada porque já vi vários braços desses empenados. E eram bem resistentes. Para desenvolver um braço deste tipo, com dimensões e peso dentro de limites razoáveis, é necessário recorrer a aços temperados e processos de fabrico industriais como a estampagem.
Como o Samurai é um carro para baixas velocidades é possivel construir uma peça destas, sem que se note demasiado os seus inconvenientes, e a maioria dos que andam em Portugal com SPOA usam este sistema.
É a forma mais simples e mais barata mas também é a menos fiável. Eu não uso. | |
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Samuel Pires
Número de Mensagens : 352 Localização : Angra do heroísmo, Terceira, Açores Data de inscrição : 13/01/2008
| Assunto: Re: SPOA - Samurai Qui Fev 07, 2008 5:38 am | |
| São todas verdades as afirmações que fez, mas antes que elas acontecessem eu previ-as. Tenho a barra a 1,5cm do chassis no cruzamento máximo (já a contar com o que a borracha encolhe), está tudo por medida, do lado direito e do lado esquerdo no pendural da caixa que por sua vez não pode estar muito baixo porque quando vira para a esquerda fica sujeito á mola quando vem para cima (este aspecto foi o que tive de corrigir levantando um pouco o pendural) Do lado direito a peça que fabriquei uma vez empenou mas como se nota na foto está reforçada e aparafusada na ponta ao cabeçote. Para fazer o furo cónico utilizei o olha da antiga barra e soldei-o na peça (pendural). Outro pormenor, tenho 8 cm de curso de mola para cima, mais não convêm para não ultrapassar o ponto de flexão da mola (perder esperto), enquanto que para baixo ela vai de livre vontade mais uns 10 cm (cerca de 18 a 20 cm de curso total disponível.) Respeitei todas as medidas de origem para que tudo pudesse funcionar como dantes (se formos a ver o samurai de origem não tem mais que uns 7 a 8 cm de curso até ao batente) Por isso é que os espertos nas molas não aguentam, a malta altera o ponto de flexão da mola pondo-o mais para baixo, mas esquece que se o batente ficar na mesma posição a mola vai percorrer um espaço muito maior e o aço acaba por pasmar (para baixo não á problema porque é a penas o peso do eixo + roda não é suficiente para fazer alteração, mas para cima com os saltos e o peso do carro excede-se a elasticidade da mola e esta pasma. São opiniões, válidas claro, e que tive de ter em conta no meu jipe entes de fazer e de dar qualquer passo. Mas acho que este sistema é o mais próximo do original possível, basta ver que a barra de origem é quase direita e paralela á entrerodas (ligeira inclinação) Como disse algures por ai, não existe nenhuma alteração que faça-mos que não precise de outra por acréscimo, mas pode-se sempre minimizar algumas delas ou prevê-las (neste momento estou a faze-lo, tenho excesso de travagem a traz e vou meter um divisor de travagem com regulação) Abraço amigo Zeca é sempre uma prazer discutir estes pormenores com alguém | |
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| Assunto: Re: SPOA - Samurai | |
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