Caríssimos
Serve este tópico para vos informar da minha muito má experiência com a embraiagem do meu GV. Comprei o meu com 65000 km (de 2000, um achado) a um vizinho que praticamente já não andava com ele. Tirando as coisas normais a mudar (oleos, kit de distribuição, etc) que me ficaram em 700€, o carro parecia novo. Tirando um pequeno arranhar na marcha atrás e um ligeiro toque a meter a 3ª... Sempre fiquei com a pulga atrás da orelha com isto, mas toda a gente dizia que era normal (eu não achava).
Um mês depois, um bater metálico ao embraiar da 2ª pra 3ª quando um bocadinho mais acelerado. "Veio com folga" pensei eu... Ao fim de três meses, um ligeiro aumento do som do bater metálico e o tanque da bomba principal da embraiagem quase vazio.
Ontem a embraiagem deixa de funcionar... Venho aqui ao forum, procuro pelos tópicos e de facto falam de fuga da bomba, o que se confirmou no meu, tinha escorrimentos no interior do carro, por cima do pedal do acelerador.
Meti-o na oficina, convencido que era apenas a bomba... Mas obviamente que não.
Conclusão... O eixo que segura a forqueta da embraiagem partiu, pelos vistos foi algo causado pela má condução do anterior condutor. Infelizmente ele já estava muito folgado e foi destruindo as bombas, forqueta e consequentemente o disco e rolamento da embraiagem.
No fim, 900€, forqueta nova, kit de embraiagem novo, soldadura reforçada do eixo da forqueta e bombas novas.
Segundo os mecânicos agora que está reforçado não terei com que me preocupar tão cedo. Mas avisaram-me que era normal neste modelo.
Espero que, caso vos aconteça o mesmo, não o descubram tão tarde quanto eu e que lhes saia mais barato...