FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
18 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 18 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 Ventoinha Vitara 2.0 TD GR

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
foca




Número de Mensagens : 29
Idade : 57
Localização : Almada
Data de inscrição : 15/01/2013

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeQui maio 05, 2016 1:40 am

Bom dia malta!
Estive a mudar o anticongelante do meu Vitara 2.0 TD GR (motor Mazda), e reparei que a ventoinha do radiador sempre que ponho o motor a trabalhar (mesmo a frio) ela começa também a funcionar. A ideia que me da, é que à medida que o motor aquece ela vai aumentando a velocidade.
Tinha ideia que a ventoinha só devia ligar quando o motor atinge determinada temperatura.
Isto é normal?
Ir para o topo Ir para baixo
J. VITARA




Número de Mensagens : 683
Idade : 51
Localização : Santa Maria da Feira
Data de inscrição : 03/05/2010

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeQui maio 05, 2016 4:16 am

Nao sei como é a ventuinha nesses vitaras...... se for acionada por correia é perfeitamente normal.

Ir para o topo Ir para baixo
foca




Número de Mensagens : 29
Idade : 57
Localização : Almada
Data de inscrição : 15/01/2013

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeQui maio 05, 2016 8:07 am

J. VITARA escreveu:
Nao sei como é a ventuinha nesses vitaras...... se for acionada por correia  é perfeitamente normal.


Sim, é accionada por correia. Então será normal, não tinha pensado nisso.
Ir para o topo Ir para baixo
Xumbázio

Xumbázio


Número de Mensagens : 168
Idade : 41
Data de inscrição : 12/07/2013

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeQui maio 05, 2016 4:54 pm

foca escreveu:
Bom dia malta!
Estive a mudar o anticongelante do meu Vitara 2.0 TD GR (motor Mazda), e reparei que a ventoinha do radiador sempre que ponho o motor a trabalhar (mesmo a frio) ela começa também a funcionar. A ideia que me da, é que à medida que o motor aquece ela vai aumentando a velocidade.
Tinha ideia que a ventoinha só devia ligar quando o motor atinge determinada temperatura.
Isto é normal?

Boas,

Sim é normal, essa ventoinha tem um acoplamento viscoso, o que a faz girar com mais ou menos velocidade dependendo da temperatura que o motor emana.
Normal será ela rodar devagar mesmo a frio, com o motor bem quente, o óleo de silicone dentro do acoplamento fica mais viscoso o que a obriga a rodar à mesma velocidade transmitida pela correia associada.
Se ela não rodar a quente, algo está mal, é facilmente perceptível pelo som que ela produz...



Espero ter elucidado, cumprimentos Vitaristas cheers
Ir para o topo Ir para baixo
foca




Número de Mensagens : 29
Idade : 57
Localização : Almada
Data de inscrição : 15/01/2013

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeSex maio 06, 2016 10:59 am

Obrigado a todos pela ajuda, ja estou esclarecido! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
antonio.b.leitao

antonio.b.leitao


Número de Mensagens : 76
Idade : 43
Localização : Viana do Castelo
Data de inscrição : 12/05/2016

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeQua Set 14, 2016 7:37 am

Aproveitando o topico da ventoinha, tenho uma duviaa e queria ver se me podem ajudar.
Acabei de comprar um Vitara 1.9td e reparei que o antigo dono aplicou um botao para ligar a ventoinha do radiado. O problema é que não sei se é um bypass do sensor original ou se é uma ligaçao direta á ventoinha. Ainda nao andei o suficiente para ver se a ventoinha liga sozinha mas tenho medo que nao ligue e aqueca. como poderei saber?
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Moleano

Paulo Moleano


Número de Mensagens : 316
Idade : 30
Localização : Leiria
Data de inscrição : 10/06/2014

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeQua Set 14, 2016 8:12 am

Boas. Queres saber se a ventoinha liga automáticamente ou se esta direto certo?
Ir para o topo Ir para baixo
antonio.b.leitao

antonio.b.leitao


Número de Mensagens : 76
Idade : 43
Localização : Viana do Castelo
Data de inscrição : 12/05/2016

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeQua Set 14, 2016 8:16 am

se eu ligar o botão dentro do carro a ventoinha, não sei é se liga automaticamente caso a temperatura subir até a temperatura de ativação... não sei como poderei testar pois não sei em o momento em que a ventoinha deveria disparar sozinha
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Moleano

Paulo Moleano


Número de Mensagens : 316
Idade : 30
Localização : Leiria
Data de inscrição : 10/06/2014

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeQua Set 14, 2016 10:06 am

Na minha opinião. Se ligares o botao e a ventoinha não ligar, sendo assim o botao não esta a fazer ND. Pois porque no radiador ha um sensor que faz disparar a ventoinha. O que podes fazer é arranjar um sitio para pores um sensor que dispare mais sedo tal como fiz. Uma ventoinha pus a disparar mais cedo
Ir para o topo Ir para baixo
antonio.b.leitao

antonio.b.leitao


Número de Mensagens : 76
Idade : 43
Localização : Viana do Castelo
Data de inscrição : 12/05/2016

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeQua Set 14, 2016 10:18 am

Se calhar não me expliquei bem. Se eu ligar o botão, a ventoinha começa a andar, mesmo com o carro desligado.
A duvida é se, com o botão desligado, a ventoinha activa automaticamente ao atingir a temperatura...
Num outro carro que tive, para testar se a ventoinha trabalhava, desligava o fio que ia ao sensor de temperatura da agua e quando chantava os fios ela começava a dar. Se calhar posso fazer o mesmo, não sei é onde fica?
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Moleano

Paulo Moleano


Número de Mensagens : 316
Idade : 30
Localização : Leiria
Data de inscrição : 10/06/2014

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeQua Set 14, 2016 12:16 pm

Se ligas a ventoinha com o botão é porque não esta ligado ao sensor. O sensor é como se fosse um botão on/off. Chega aquela temperatura liga
Ir para o topo Ir para baixo
antonio.b.leitao

antonio.b.leitao


Número de Mensagens : 76
Idade : 43
Localização : Viana do Castelo
Data de inscrição : 12/05/2016

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeQua Set 14, 2016 1:23 pm

Se o botão estiver ligado tipo bypass, pode estar ligado aos dois... tipo continua ligado ao sensor, que ao chegar a determinada temperatura funciona tipo um botão que se liga e deixa passar corrente. Mas caso o botão que está no tablier esteja ligado antes do sensor, quando se liga funciona como um atalho para a continuidade da corrente, fazendo com que esta não necessite de chagar ao sensor para passar - isto teoricamente falando, claro...
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Moleano

Paulo Moleano


Número de Mensagens : 316
Idade : 30
Localização : Leiria
Data de inscrição : 10/06/2014

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeQua Set 14, 2016 2:59 pm

Pois. Eu por exemplo mandei fazer uma peça para por um sensor para disparar mais cedo....
Ir para o topo Ir para baixo
antonio.b.leitao

antonio.b.leitao


Número de Mensagens : 76
Idade : 43
Localização : Viana do Castelo
Data de inscrição : 12/05/2016

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeSex Set 16, 2016 6:16 am

Já descobri... o anterior dono colocou uma segunda ventoinha. Uma ativa com o botao e outra com o sensor de temperatura...
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Moleano

Paulo Moleano


Número de Mensagens : 316
Idade : 30
Localização : Leiria
Data de inscrição : 10/06/2014

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeSex Set 16, 2016 11:11 am

Acho que tens duas no total. Não?
Ir para o topo Ir para baixo
antonio.b.leitao

antonio.b.leitao


Número de Mensagens : 76
Idade : 43
Localização : Viana do Castelo
Data de inscrição : 12/05/2016

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeSex Set 16, 2016 11:58 am

Exato...
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Moleano

Paulo Moleano


Número de Mensagens : 316
Idade : 30
Localização : Leiria
Data de inscrição : 10/06/2014

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeSex Set 16, 2016 12:25 pm

Vem assim de origem.... Que no caso a mais pequena era para o ac
Ir para o topo Ir para baixo
antonio.b.leitao

antonio.b.leitao


Número de Mensagens : 76
Idade : 43
Localização : Viana do Castelo
Data de inscrição : 12/05/2016

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeQui Jul 27, 2017 5:48 am

E já agora, noto que a ventoinha trabalha volta e meia quando faz falta, mas mesmo assim acho que a temperatura dos tubos é bastante alta ao ponto de custar a aguentar com a mão. Como posso fazer com que a ventoinha accione mais cedo?
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Moleano

Paulo Moleano


Número de Mensagens : 316
Idade : 30
Localização : Leiria
Data de inscrição : 10/06/2014

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeQui Jul 27, 2017 1:03 pm

Arranjas um sensor que actue mais cedo
Ir para o topo Ir para baixo
antonio.b.leitao

antonio.b.leitao


Número de Mensagens : 76
Idade : 43
Localização : Viana do Castelo
Data de inscrição : 12/05/2016

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeSeg Jul 31, 2017 6:54 am

Estás-te a referir aquela peça que fica no topo do radiador?
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Moleano

Paulo Moleano


Número de Mensagens : 316
Idade : 30
Localização : Leiria
Data de inscrição : 10/06/2014

Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitimeTer Ago 01, 2017 5:13 am

Sim
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Empty
MensagemAssunto: Re: Ventoinha Vitara 2.0 TD GR   Ventoinha Vitara 2.0 TD GR Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ventoinha Vitara 2.0 TD GR
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ventoinha Electrica no Vitara 1.6 8v
» Ventoinha do ar condicionado
» Ventoinha do radiador do motor 1.9 TD /TD intercooler
» Ventoinha
» Ventoinha

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Vitara-
Ir para: